Resenha: Carcereiros - Drauzio Varella

julho 07, 2013


Trilogia Estação Carandiru - Livro 2
Autor: Drauzio Varella
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2012
Páginas: 232
Nota: 5/5

Em Estação Carandiru Drauzio Varella focou seu corajoso relato na população carcerária de um dos presídios mais violentos do Brasil. Mas os vinte e três anos atuando em presídios brasileiros como médico voluntário também o aproximaram do outro lado da moeda: as centenas de agentes penitenciários que, trabalhando sob condições rigorosas e muitas vezes colocando a vida em risco, administram essa população. Foi com um grupo desses agentes que Drauzio passou a se reunir depois das longas jornadas de trabalho, em um botequim de frente para o Carandiru. E essa convivência pôs o autor em contato com os relatos narrados em Carcereiros, segundo volume da trilogia iniciada por Estação Carandiru – o terceiro livro, Prisioneiras, terá como ponto de partida o trabalho do médico na Penitenciária Feminina da Capital. Acompanhamos, assim, uma rebelião pelos olhos de quem tenta contê-la. Entramos em contato com o cotidiano dos carcereiros e as situações desconcertantes impostas pelo ofício, que eles resolvem com jogo de cintura e, não raramente, com humor. O que emerge é um retrato franco de um mundo totalmente desconhecido para quem está de fora. Skoob 

Continuando a me aventurar em outras vertentes literárias, resolvi ler um livro do médico e escritor Dr. Drauzio Varella, do qual estava muito curiosa. Depois que eu assisti Carandiru, filme do qual foi baseado o livro Estação Carandiru, fiquei muito intrigada com as histórias mostradas. Quando me deparei com o segundo livro, Carcereiros, movida pelo mesmo sentimento, não pensei duas vezes e resolvi lê-lo.

Neste livro ele relata as histórias dos carcereiros com os quais ele trabalhou durante seus 23 anos de trabalho voluntário nas penitenciárias, como são suas rotinas, medos, anseios, seus atos heroicos e covardes, a dedicação ao próximo, a humanidade dentro de cada um deles e os seus momentos de deslizes com algumas atitudes desumanas. Enfim, toda a realidade por trás dos muros de uma penitenciária dos quais, muitos de nós ainda bem, não tem a menor noção do que acontece.

“O carcereiro que faz diferença na imposição da disciplina e na manutenção da ordem nas galerias é aquele capaz de antecipar-se aos acontecimentos inusitados. No entanto, como adivinhar quem prepara um plano de fuga, destila pinga, suborna um funcionário para que traga celulares, drogas ou faça vistas grossas à entrada do revólver que causará a próxima tragédia, sem contar com a colaboração do informante, figura-chave nas cadeias do mundo inteiro? Sem ele não existem bons guardas de presídio.”


A história nos leva além da reflexão, mostrando a dura realidade dos presídios. Não estou dizendo que quem cometeu algum crime, mesmo ele sendo hediondo ou não, merece uma vida mais “fácil”. O que cada preso fez e se ele tem ou não passar por tudo isso, vai da interpretação de cada leitor. Porém, o que acontece depois dos muros, relatada pelos “olhos” dos próprios carcereiros, que estão lá desempenhando o seu ofício, não é de todo um “mar de rosas”.

Alguns relatos chegaram a me tocar profundamente, ora por raiva, ora por tristeza. Tristeza porque vemos pessoas chegarem ao fundo do poço e não se darem conta, por diversos motivos dos quais desconhecemos. E raiva de algumas que sabem e tem a consciência de que nada daquilo que estão fazendo é certo, porém, mesmo assim se arriscam. Não sei se conseguiria ser imparcial, como muitas vezes o Drauzio Varella demonstra ser. Mas, temos que partir da consciência que a vida é de cada um, e só eles podem decidir o que fazer com elas.

No enredo, diversas experiências são relatadas, mas em todas somos capazes de perceber o quão difícil e mal remunerado é o trabalho do carcereiro. Muitos são desvirtuados pelos presos devido aos salários aviltantes que lhes são pagos. Infelizmente essa é uma grande realidade do nosso país. Em outros momentos somos levados a histórias cheias de temores e perigosos. Com vidas sendo encurraladas por uma lâmina de uma faca ou o cano de um revólver em meio a uma rebelião. Correndo o risco de ter a vida ceifada definitivamente. Esse é o preço que alguns têm que pagar quando decidem querer a estabilidade instabilidade do serviço público.


Este livro é a segunda narrativa da trilogia Estação Carandiru. Pois, segundo o próprio site do autor, ainda haverá um terceiro livro, que ainda não foi lançado, mas já tem nome. O título será ”Presidiárias” e contará as histórias das detentas da Penitenciária Feminina de São Paulo.

E vocês, estão se aventurando também em outros livros?


You Might Also Like

6 comments

  1. Eu li um livro para adolescentes da Clarice Lispector e já me achei cult!Tenho que aprender a me aventurar com você!
    http://aquelequecomelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme,
      Faz pouco tempo que estou nesta nova fase, de experimentar livros "diferentes" dos que estou acostumada a ler. E até o momento, estou curtindo muito!
      Para mim, tem sido uma ótima experiência. :D
      Bjux

      Excluir
  2. Parece ser bem interessante, com certeza, quando tiver uma oportunidade, o lerei.
    Ultimamente ando meio relaxada, antes eu devorava um livro atrás do outro independente do gênero, aos poucos fui me afastando dos livros... Agora estou lendo A Menina que Roubava Livros *--* é muito bom.

    http://diferente-mentee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Biah,
      O livro é muito bom mesmo, e se vc puder, leia. Para mim, foi uma experiencia enriquecedora.
      Bjux

      Excluir
  3. Esse livro é fantástico. Humano, mostra a realidade das prisões, e ao final mostra o caminho que a sociedade deve seguir - mais educação-menos prisão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,
      É verdade.
      Essa dura realidade das prisões, e as situações que passam os carcereiros no dia a dia do sistema penitenciário é extremamente difícil e revoltante.
      Bjux

      Excluir