Resenha: Inferno - Dan Brown

abril 21, 2014



SINOPSE 

Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, acorda em um hospital em Florença sem memória do que aconteceu nos dois últimos dias. Desorientado e com um ferimento à bala na cabeça, ele não tem a menor ideia de como foi parar ali. Quando um novo atentado contra sua vida acontece dentro do hospital, Langdon se vê obrigado a fugir e para isso conta com a ajuda da jovem médica Sienna Brooks. De posse de um estranho objeto que leva a diversos códigos, ele é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele tem que resolver um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos mude completamente.

Título original: Inferno
Autor: Dan Brown
448 páginas
Editora: Arqueiro
★★★

O que acontece quando um cientista fanático pelo estudo da superpopulação no planeta e pela obra de Dante decide endoidar de vez? Vocês descobrirão nesse livro.

Já começo avisando que o início é bem confuso. Muito mesmo. Você se sente tão perdido quanto o Robert sem memória. Mas passa, faz parte, aos pucos tudo se encaixa. E, ah, você não precisa ter lido os livros anteriores sobre o Robert Langdon para entender esse porque não é uma série, é um livro único, standalone, assim como os outros. Apesar de ter o mesmo protagonista as histórias não têm nada a ver umas com as outras.

Esse livro tem uma história FASCINANTE. É extremamente rica de informações, tanto verdadeiras quanto inventadas, e os mistérios e enigmas são simplesmente incríveis. Eu senti a pegada de "aula de história" que a Mariana Gastal falou que tinha, você sente que está aprendendo alguma coisa, principalmente sobre arte e um pouquinho sobre o agravante fato da superpopulação no planeta. Te faz pensar no assunto.


Achei fantástico o modo como o Dan Brown soube usar a realidade em prol da história que ele inventou. Ele cita com precisão vários quadros, museus, ruas de Florença, trechos de A Divina Comédia, a vida do autor Dante, dados estatísticos. Não dá pra explicar a riqueza dessa história. Dan Brown deve ter tido um trabalhão, viu.

E tem muita ação, muitas teorias de conspiração, organizações secretas, muitas reviravoltas meeeesmo, alguma coisa ameaçando a humanidade, diferentes tipos de pessoas envolvidas, é tudo muito rápido e não dá vontade de largar o livro. É incrível a história e os mistérios se encaixando devagarinho, o boom de informações no final, é sério, é fantástico. E quando você acha que sabe exatamente o que está acontecendo vem alguma informação nova e você se sente totalmente surpreso. Não dá pra prever.

Pela primeira vez eu não me importei tanto com os personagens. Vocês sabem que eu amo personagens, só que nesse caso a história como um todo estava tão, mas tão boa, tão interessante que eu não estava nem aí para os personagens.

Robert Langdon pra mim tanto faz quanto fez. Ele é um professor universitário de história da arte e simbologista e é um ótimo personagem, inteligente e sagaz, com suas tiradas legais. Mas só. Ele não teve nada que realmente me encantou e seu desenvolvimento no livro gira em torno de descobrir o que aconteceu nos dias que foram apagados de sua memória. Nunca gostei da Dra. Sienna Brooks. A personalidade dela pra mim foi disforme o livro todo porque a cada momento ela agia e reagia de uma forma e ela era um pouco irritante, além de convenientemente tirá-los de confusões por ser uma atriz muito boa (isso, ela é médica e atriz). Várias vezes eu me perguntei o que ela estava fazendo ali, mas, bem, as coisas se encaixam depois e ela é importante, vocês vão descobrir quando lerem hehehe. Também temos o "vilão" que não sei se posso chamar assim realmente. Ele e sua mente brilhante me fascinaram, juntamente com a Dra. Elizabeth Sinskey que deve ser interpretada pela Hellen Mirren se algum dia for feito o filme, por favor.

Acho que o problema com os personagens é que a história magnífica os ofuscou, quem diria, não é?

O livro é narrado em terceira pessoa e o que eu detestei na escrita do Dan Brown foi o tanto de "pensamentos" que ele colocava no meio da narrativa. Como por exemplo, quando o Robert acorda em Florença ele fica "Estou em Florença?" "O que estou fazendo na Itália?" "Se eu conseguir acessar a internet, talvez encontre respostas". Isso é muito irritante! Mas tirando isso a narrativa foi tranquila e bem dividida.



Resumindo, é um livro incrível, principalmente para quem gosta de história da arte, mistérios, conspirações, perseguições e, claro, da Itália. Foi minha primeira experiência com o Dan Brown e eu amei com todo o meu coração. Me deu vontade de ler os outros livros dele <3


You Might Also Like

7 comments

  1. Falou em aula de História já me interessei haha, amo a matéria e os livros do Dan Brown sempre me interessaram por este motivo!
    A história parece ser bem interessante, mas quero começar por " Fortaleza Digital ", tenho esta mania de querer ler desde o primeiro livro do autor quando sei que o personagem existe desde outros livros dele.
    Amei a resenha, Bjss | curtindoavidalendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. não é um livro que me interesse, mas quem sabe eu não leia ele um dia.
    sei lá, não é uma temática que me agrada sabe, nao faz meu estilo!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Ebaaaaa, tava esperando essa resenha <3
    Comprei o livro tem umas semanas e já comecei a ler, só que beeeem lentamente. (costumo ler assim que chego da faculdade, antes de dormir).
    Seu cachorrinho nessas fotos tá tão lindo :9 um amorzinho.
    Eu comecei a ler/conhecer Dan Brown tem pouco tempo. Li "Anjos e Demônios" e adorei! Precisava ler mais coisa. Inferno tava numa promoção incrível, então resolvi comprar. Só com esse pouquinho já descobri esse ar de "aula de história" que os livros dele passam. A-M-O isso!
    Mal comecei a ler o livro e já tou desconfiada da Sienna, tem alguma coisa nela u.u
    E a vontade de conhecer Itália e todos aqueles países ao redor ali? Enorme. Ainda vou realizar esse sonho haha

    Ótima resenha, Mari, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o Robert era personagem nesse livro também :)
    Já li O símbolo perdido, O código da Vinci e tô com Anjos e demônios aqui :P Adoro os livros do Dan, e, pela sua resenha, o jeito dele escrever, da história se desenvolver e tal, parece que predomina as características de todos os livros dele que eu já li (além desses que citei acima, tem Fortaleza Digital, que é bem legal também; mesmo não tendo o Robert como personagem, tem a mesma pegada de todos os livros em que ele é)
    Ótima resenha, :)
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhh Dan Brown <3 Eu li todos os livros dele, e os que se referem ao Robert Langdon tem um diferencial enoooorme de 'Fortaleza Digital' e 'Ponto de Impacto' hehehehe. Cada livro tem um tema diferente, uma história, mas aos poucos você vai aprendendo um pouco mais sobre o Rob e as suas companheiras de livro (blé). O diferencial do Dan é que os personagens são pontes para a real história, então pra quem gosta de personagens pode ficar um pouco monótono. Maaaas, dando a minha opinião, eu amooo as histórias dele pelo fato de que não é a história de um personagem em meio à um tema verdadeiro, mas é um personagem que nos guia dentro do tema. É uma ponte para a fonte de iluminação chamada Dan Brown hahahahaha Os personagens ganham espaço, mas não muito. Apesar que o Rob é liendo, maravilhoso, pegador rsrssr e perfeito. Lendo os outros livros você conhece ele um pouquinho mais, e principalmente um fato que não tem muito em Inferno: as palestras do Rob. O Robert nos outros livros nos leva por 'passagens' da lembrança dele onde ele está dando as suas palestras referentes ao assunto que tá passando no livro. E essas aulas são tãão legais que até você quer estar lá (sério, eu estava lendo e perguntei pra mim mesma alguma coisa - que nem lembro - e bem na hora ele dizia "Ah vá na minha palestra sobre bla bla bla" e eu ANOTEI no bloquinho isso hahahahaa depois é claro me toquei que não dava pra ir na palestra dele :'( ...). Que bom que você gostou do livro <3 <3

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. Dan Brown é muito bom. Já anunciaram que as gravações irão começar o ano que vem, ansiosa.

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei Inferno de Dan Brown em uma promoção nas Americanas e, como já tinha lido O Código da Vinci e O Simbolo Perdido, sabia que não iria me arrepender. De fato, a história é frenética e muito boa! Ela segue o mesmo esquema dos outros livros com Robert Langdon, o professor que resolve todos os problemas enquanto é perseguido pelo resto do mundo, mas a história consegue te prender até o fim!
    No site Gnomo da Estante (http://gnomodaestante.blogspot.com) você pode conferir as notícias mais atuais sobre Dan Brown e as novidades do filme que estão fazendo desse livro. Vale a pena passar de lá ;)

    ResponderExcluir