Resenha: The Assassin's Curse - Cassandra Rose Clarke

janeiro 17, 2015

Livro #1
Autora: Cassandra Rose Clarke
Editora: Strange Chemistry
Ano: 2012
Páginas: 406
Gênero: Fantasia, jovem adulto
Nota: 3,75
Skoob
Anana é a filha de um capitão pirata e abandona o navio (literalmente) quando seus pais tentam casá-la com o filho do capitão de outro clã. Antes noivo, agora clã inimigo, eles decidem enviar um assassino atrás dela. Quando Anana finalmente o enfrenta, armada com uma magia que são sabe realmente como usar, ela acidentalmente ativa uma maldição que acaba ligando o assassino a ela. Para quebrar o feitiço, Anana e o assassino devem completar três tarefas impossíveis enquanto lutam com feiticeiros, ilhas flutuantes, manticoras, magia estranha... e a tensão romântica crescendo entre eles


Alguma editora, por favor, publica essa duologia (?) aqui no Brasil, muito obrigada. Decidi que simplesmente não poderia deixar de falar sobre esse livrinho que entrou timidamente na minha vida por curiosidade (e por teimosia, já que não achava o livro em lugar nenhum e li no celular, pasmem).

É uma história simples, e essa sinopse não é só do primeiro livro, engloba os dois livros, só pra vocês saberem. Digo isso porque a maior parte do que me desapontou foi por meio que ser enganada pela sinopse com coisas que só acontecem no outro livro. Mas enfim.

O que eu gostei.

Na verdade, não tem nada de excepcional nesse livro, mas... piratas!... e assassinos! Isso é uma coisa que não se vê todo dia e foi o que deu um toque especial à história (e me fez gostar, na verdade). Os personagens são simples, sem muitas descrições cheias de adjetivos e floreios, o que deu toda uma sutileza na história. Anana é completamente acreditável como pirata, e eu gostei muito dela. Falaremos do assassino depois. 

O que também me fez cair de amores pelo livro foi o romance. Completamente sutil. Acho que se tem uma palavra pra descrever esse livro é sutileza. Ninguém se apaixona por ninguém do nada, ou age como se não soubesse dos próprios sentimentos. Nada de descrições floreadas. Nem tem romance romance nesse, acho que ficou mais para o segundo livro. Temos muito companheirismo nesse e construção de personagens e relacionamentos.

Também gostei da escrita. Simples, nada muito genial, mas é gostosa de ler e te compele a querer ficar só lendo sem parar.

O que eu não gostei

Embora parece um história completamente original (e é), nada de muito impressionante acontece, o que pode ser um pouquinho desapontante. O fato de que o que está na sinopse quase não acontece (porque está no segundo livro) também.

Quase todos os personagens secundários são sem graça e unidimensionais. Especialmente Leila, que não poderia ser mais estereotipada e inútil para a história (sério, só consigo pensar em um propósito para ela, que não posso falar porque spoiler).

Naji, o assassino, que não me convenceu muito como assassino já que ele passa muito tempo da história doente, recuperando-se, doente, é praticamente uma donzela em perigo, que se acha feio e adora reclamar sobre isso (tipo a maioria das meninas dos livros atualmente). O trabalho todo fica quase sempre pra Anana, inclusive de levantar a auto estima dele. O que me incomodou é que todas as coisas que aconteceram de ruim com a Anana depois que ela fugiu só aconteceram porque ela estava tentando ajudar ele. E ele nem agradece! Ele é mole demais, sensível demais para um assassino.

***

Enfim, é um livro jovem adulto com magia do qual eu gostei muito, mas também tive probleminhas. Fui com expectativas medianas que foram atendidas em maioria. Me diverti muito e indico como uma leitura descontraída, dessas que a gente não espera muita coisa.


De novo, alguma editora brasileira tem que publicar esses livros. Me parece algo que a Galera Record publicaria.

Até a próxima!
Xoxo!


You Might Also Like

2 comments

  1. Conheci esse livro por causa da Catriona e desde então também quero que alguma editora publique essa duologia!
    Nunca vi nenhum livro sobre Piratas ( a não ser Piratas do Caribe, mas são a história é muito infantil ~a contrário do filme~) então a sinopse já me interessou pra caramba hehe
    Adorei a resenha, beijão | http://curtindoavidalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro mas gostei da sinopse. Eu também nunca li um livro que tenha piratas e fiquei supercuriosa! Como assim esse livro não foi publicado ainda no Brasil??? Pode isso produção?

    heylittlesen.blogspot.com.br

    ResponderExcluir