Resenha: Cinder (Lunar Chronicles #1) - Marissa Meyer

fevereiro 15, 2015






Livro no Skoob
(a sinopse é um pouco dramática demais, mas ok)
Comprar!
★★★★★

A resenha de hoje é sobre um livrinho que eu li em um dia e ganhou meu coração, Cinder. Comecei a ler sexta-feira (13) e terminei na madrugada de sábado pra domingo. Simplesmente não conseguia colocar de lado e ir dormir.

A história de Cinder é muito simples - uma reformulação da história da Cinderela em tempos modernos, com ciborgues e androides e tudo mais. Tem uma doença assolando o planeta. A Quarta Guerra Mundial aconteceu há 126 anos e uma nova guerra está por vir. Pessoas moram na lua. É um cenário muito legal e intrigante.




E no meio disso tudo nós temos Cinder, que é uma mecânica reconhecida como boa por muita gente. E ela é uma ciborgue - humana, mas com partes robóticas - e trabalha em uma oficina. Todo o dinheiro que ela recebe vai direto para a madrasta dela suas irmãs.

A história não segue o curso de Cinderela precisamente, mas o básico está ali em diferentes formas - madrasta, baile, príncipe, menções a abóboras, os ratinhos amigos da Cinderela. Apesar da base no conto infantil, é tudo novo.





Eu adorei todo o contexto das diferentes histórias paralelas que temos nesse livro. Temos a história de Cinder com sua madrasta, a história da praga e da procura por uma cura, a história dos Lunares (as pessoas que moram na Lua) e sua rainha má, a história do Príncipe Kai.

Todas essas histórias de entrelaçam de uma maneira fluida e tudo se encaixa perfeitamente bem. Nada fica com aquela impressão de que está ali para encher espaço, todos os assuntos foram bem pesados, balanceados e distribuídos pela história.

Os personagens foram ótimos, cada um com seu propósito na história. O jeito que a Marissa descreve seus personagens, sem ficar enfatizando muito as coisas, foi essencial para que eu gostasse deles. Ela te mostra como eles são, sem precisar ficar te contando.




Cinder foi a primeira protagonista feminina em um bom tempo que não me irritou em nada. Ela não teve "distúrbios de personalidade", mas conseguiu crescer durante a história sem se mudar completamente. Príncipe Kai é o primeiro cara bonzinho e charmoso que não é tedioso que eu vejo desde muito tempo também. Eu estava esperando um príncipe mimado e foi uma surpresa agradável ver que ele não era isso, nem a perfeição em pessoa. Ele esta tentando fazer o melhor que pode na posição de príncipe e eu senti simpatia por ele muitas vezes. A madrasta e as irmãs não são simplesmente más - elas também têm uma história. A Rainha Levana dos Lunares é super creepy e, embora ela seja a vilã, não fica uma coisa completamente heróis x vilões. Ela é mais uma vilã política.

Mas o melhor personagem é a Iko, a android que cuida da casa da madrasta da Cinder, cujo chip de personalidade tem um defeito e ela meio que tem "opiniões" demais. Sério, ela é a melhor! Acho que ela é meio que a representação daqueles ratinhos que são amigos da Cinderela.




Só tive um desapontamento com Cinder - na página 44 eu tive minha primeira teoria e que ficou óbvia poucas páginas depois e mais ainda durante a história. Então, na grande revelação final eu já estava "meh, sei disso desde o começo". Mas ok, não fez eu me divertir menos, só que poderia ter sido algo menos clichê e mais bem escondido.

Eu li em inglês e, embora não tenha achado difícil, não recomendo pra quem está começando agora por causa dos termos futurísticos inventados que podem acabar causando confusão.



Recomendadíssimo! 

You Might Also Like

11 comments

  1. Oi Oi :)
    Li esse livro nas minhas férias de Verão (aqui em Portugal já foram a algum tempo) e adorei :)
    Tive a mesma opinião sobre aquele "segredinho" que eu também achei que poderiam ter escondido mais um pouquinho para ficar mais interessante, mas mesmo assim o livro é maravilhoso.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Uma das melhores trilogias que eu já li, apesar de ser previsível. É bem escrito, é diferente, e tem personagens incríveis. Estou muito ansiosa para Winter, que é o quarto livro. Mas e aí, você pretende continuar com a série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo sim! Assim que der comprarei os outros *-*

      Excluir
    2. Ainda bem que eu não compro eu leio tudo no meu celular tudo o o oque eu quiser.

      Excluir
  3. TÃO LINDO TE VER LENDO CINDER! <3 Foi uma das melhores descobertas que tive em 2014. Ficção científica + reconto de fadas + sailor moon? A receita perfeita pra eu cair de amores pelos livros! Te entendo, saquei o clichê também logo de início, mas mesmo assim, isso não diminuiu a qualidade da narrativa pra mim. Ahhhh, lê logo os outros e faz um video discussão, vou amar. Prometo que os outros livros ficam ainda melhores! <3 E super concordo contigo que cada personagem tem uma história, ninguém ali é estereotipadamente mal ou bom, principalmente os "malvados", cada qual tem suas razões e eu amei isso. Enfim... AMOR DEMAIS. <3
    bjsbjsbjs

    http://dosdiascorridos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo sacou logo de cara né? HAHAHAH. Mesmo assim esse livro é amorzinho <3

      Excluir
  4. Mariana,
    Queria saber se eu que já li Percy Jackson em inglês irei conseguir ler Cinder.
    Ótima resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a resenha e me interessei demais no livro, tem ele em português? Pois não sei quase nada de inglês, embora vá começar a cursar letras portugues-ingles :) Pretendo aprender o mais rápido possivel para ler tudo em ingles além dos livros serem mais bonitos e em conta né?
    Beijos Mari te admiro muito!
    http://garotaliterary.com

    ResponderExcluir
  6. Parece super giro!!
    Graças à tua resenha já está na minha lista de leituras!
    Adorei o blog!Ganhaste uma nova seguidora!
    Beijinho
    http://the-banal-girl.blogspot.pt/

    ResponderExcluir