Não uma resenha: Sol e Tormenta - Leigh Bardugo

fevereiro 28, 2015





Não vai ter vídeo-resenha.

Não uma resenha por preguiça de ser tão minuciosa pra falar desse livro lindo e maravilhoso. Esse é o segundo livro de uma trilogia, se você não leu o primeiro (Sombra e Ossos, resenha aqui e aqui) e pretende ler não continue! A menos, é claro, que você não ligue para spoilers sobre o primeiro livro.

Então, devo confessar que depois que meu personagem preferido do primeiro livro não ser bem o que eu pensava que era e sim um cara do mal, confesso que fiquei um pouco desanimada para ler Siege and Storm e por isso adiei a leitura por tanto tempo. Isso e o fato de que sempre achei o Maly (ou Mal, em inglês) um porre de chato e eu sabia que ele ia aparecer muito aqui. Então, com todas essas expectativas baixas imaginem minha surpresa quando o livro se provou tão bom que é melhor que o primeiro.

Não sei se foram minhas baixas expectativas que me fizeram gostar tanto, mas ó, só amor.

Se você leu o primeiro e teve a mesma decepção com o Darkling, te aviso que nem vai sentir falta dele aqui. O porquê você só vai descobrir lendo, hehe.

O que eu realmente gostei na continuação foi a jornada da Alina em busca de "coisas". não vou falar os objetivos dela porque, né, é legal descobrir lendo. Mas essa busca faz com que ela questione muitas coisas sobre ela mesma, sobre quem ela é, se o que ela está fazendo é realmente o que é certo, se seus poderes são realmente para o bem. É muito bom ver tudo isso se formando e meio que explodir no final.

Eu tive uma certa batalha interna sobre se eu gostei ou não da Alina nesse livro. Cheguei à conclusão que as únicas vezes que eu achei ela um porre o Maly estava envolvido. Então, o problema é com o Maly.

A coisa é que eu nunca consegui torcer para os dois. No final de Sombra e Ossos ele diz que "finalmente enxergava" a Alina e em Sol e Tormenta eles são um casal, óbvio. Eu gosto de ver pessoas se apaixonando nos livros e nesses a Alina sempre gostou do Maly e pronto, engole essa leitor. Não gosto disso porque eu não vejo a construção do relacionamento. Maly sacrificou muito pela Alina e ele espera que ela faça o mesmo, mas o que ele pede dela não é certo (por mais que ela queira também). E o que ele faz? Birra. E o que ela faz? Perdoa ele num piscar de olhos. Argh! Pra mim não dá. Foi a única coisa que eu realmente não gostei.

Mas ganhamos Nikolai, que é a alma do livro inteiro, então está tudo bem. Não vou nem falar sobre ele, mas ó, Darkling who?


You Might Also Like

3 comments

  1. Mari (pode chamar de Mari? haha), eu tô super empacada na leitura desse. Terminei o primeiro num pulo e amei muito - mesmo com toda a reviravolta do Darkling, que eu até curti, já que meio serviu pra mim como a Alina aprendendo com isso sobre como nem tudo é o que aparenta e etc - mas o começo do segundo tá muito boring pra mim, nossa. Toda a coisa do triângulo Alina/Darkling/Mal me cansa, e eu super concordo com o que tu disse sobre o relacionamento da Alina com o Mal ser mal construído. E como eu disse tô bem no começo - eles acabaram de achar a serpente lá no mar - mas nossa, toda vez TODA VEZ que o Darkling abre a boca pra falar com a Alina eu quero jogar o livro longe. ENFIM. Desabafo básico haha, teu post me deixou um pouco mais animada pra continuar, vamos ver se eu consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa tem TANTA COISA pra acontecer ainda, sério. Também achei bem boring o começo, mas depois ÇAKFJNSÇDKGJSÇGKJB apenas!

      Boa sorte, espero que sua leitura engrene *-*

      (Pode chamar de Mari, hahaha! :D)

      Excluir
  2. Olá Mariana :D

    Bem, acho que MUITAS COISAS nós simplesmente achamos igual em Sombra e Ossos & Sol e Tormenta, tipo: Amava o Darkling (até descobrir que ele é vilãozinho). Odiava o Maly, mas depois passei a suportar, e no ultimo livro passei a gostar dele. Mas... Nikolai. Gente, tenho um carinho enorme por ele, de verdade. Terminei Ruína e Ascensão no carnaval, e simplesmente amei o final. Não sei se leu ainda, mas sei que você tem na sua estante, então LEIA MULHERZINHA. É ótimo. O final não é o que eu esperava, mas ficou satisfatório. O melhor do livro inteiro é toda essa aventura da Alina atrás dos objetos, e o ensinamento da Leigh por trás de tudo isso.

    Enfim, adorei sua resenha. Batemos vários pontos em comum :D

    ResponderExcluir