Resenha de O Hobbit de J.R.R. Tolkien

março 14, 2015


Então, terminei O Hobbit hoje, weee!

A história não poderia ser mais simples, aquela história que você contaria para uma criança antes de dormir. Conta a história do Bilbo, que é um hobbit que decide ousar e ir em uma aventura - algo que não é bem visto para os hobbits, que preferem a vida calma no Condado. Ele é contratado pelos Anões para ajudá-los a recuperar seu tesouro que foi apossado pelo dragão Smaug. E toda a história é a jornada deles. 

Terminei esse livro com a mesma sensação que tenho com relação a Harry Potter - a sensação de não conseguir falar sobre ele. Harry porque é a saga da minha vida, O Hobbit  eu não sei o que é, mas eu não consigo sentar, pensar e analisar o que achei da história, dos personagens, da escrita.

Mas uma coisa que eu posso dizer é que a escrita é um presente para os olhos, de tão bela e tão gostosa. E eu juro que não esperava o que acontece no final (só vi os dois primeiros filmes, ainda falta A Batalha dos Cinco Exércitos).

Minhas partes favoritas foram Gollum e Smaug! 

E os personagens fofos, gente! Adoro o Bilbo e adoro os anões - apesar de não ter decorado o nome de todos, são muitos.

Também adoro a mensagem que o livro passa de tentar sair da mesmice, fazer coisas novas, não fazer só o que os outros acham certo.

Levei muito tempo, mas descobri o que não me prendia nesse livro, o que me fez levar taaanto tempo para terminar e o que fez com que eu parasse diversas vezes e lesse outros livros. 

A primeira coisa é que eu li esse livro na época do ano errada, no verão. Eu tenho essa coisa com alguns livros. Alguns a época não me importa, mas outros, se eu ler na "época certa" pra mim se torna uma experiência completamente diferente - e é por isso que lerei O Senhor dos Anéis em Maio, Junho ou Julho, no inverno.

A segunda coisa é que ter os filmes tão frescos na memória não ajudou muito porque eu já sabia o que ia acontecer. Tanto é que depois que passa os acontecimentos dos dois primeiros filmes eu li o resto todo de uma vez só, querendo saber o que ia acontecer. Isso é uma coisa que eu não acho que vá atrapalhar com O Senhor dos Anéis porque faz muito tempo desde a última vez que vi esses filmes e lembro de pouquíssimos detalhes.

A terceira coisa é que, mesmo sendo mais leve que O Senhor dos Anéis, ainda assim é bem denso. Poucos diálogos e muita narração. Isso não é uma coisa ruim, mas ficava cansativo às vezes e me impedia de ler por horas a fio depois de um dia cansativo de trabalho (porque leio à noite).


Quanto ao inglês, que muita gente sempre pergunta, não é tão tranquilo quanto os contemporâneos e pode ser um pouco cansativo às vezes por ter tanta descrição. Mas também não é um bicho de sete cabeças. Não indico pra quem não tem uma boa base em inglês ou pra quem nunca leu em inglês (pode estragar um pouco seu envolvimento na história).

Não sei se você conseguirá ler, não adianta descrever como é seu inglês, não vou saber te responder, não entendo nada de níveis.

É isso por hoje, gente!
Xoxo!


You Might Also Like

8 comments

  1. Eu vi os 3 filmes de Hobbit só pela Evangeline Lilly (Kate de Lost) e para falar a verdade, teve muita coisa que eu boiei porém algumas cenas foram tão mágicas que eu ficava com o olho brilhando.Eu fico muito inseguro de ler o livro por causa das descrições mas também imagino que deve ser muito legal!Então,fico nesse dilema eterno.
    http://aquelequecomelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não consegui passar da metade, achei chato, eu praticamente dormia o lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achava que eu fosse o único que pensava assim, o livro tem um ritmo lento na narrativa. :/

      Excluir
  3. Estou com esse livro parado na minhba estante há séculos. E ainda é uma edição linda demais (não tanto quanto a sua <3), mas não consegui ter ânimo para pegar para ler.
    Sabe, acho que o que você falou de ter uma época do ano certa para ler um livro é a mais pura verdade. Descobri que durante o verão gosto de ler livros leves e engraçados, sabe, bem adolescentes. Agora, quando estamos em um dia de chuva ou em uma época um pouco mais fria (nunca realmente frio, já que moro no nordeste hahaha), os tipos de livro que tenho vontade de ler mudam.
    Adorei a resenha, quem sabe o ânimo não vem.
    Lilah
    http://entre-osespelhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu AMEI O Hobbit, e amei os filmes também, apesar de achar O Hobbit um pouco cansativo por justamente ter muitas descrições, eu acho que vale a pena a leitura. Amei os filmes, porém o último ficou a desejar em VÁÁRIOS aspectos.

    Amo suas resenhas, e suas fotos, ahhhh só amoooor. <33

    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo O Hobbit! To querendo ler de novo, porque faz um tempo que li e também não decorei o nome dos anões hahaha, Achei linda a edição do seu livro, a minha é bem simples, acho que paguei uns 20 reais. Nunca parei pra pensar que em certas epócas do ano prefiro ler um tipo de livro e nas outras epócas outro, mas acho que é assim mesmo né?
    http://cadernodeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já tentei ler os trabalhos do Tolkien... Tenho inclusive um box importado com várias obras do autor (algumas até bem desconhecidas). - Mas comigo é assim:. Eu começo a ler, e aos poucos vou perdendo o interesse pela obra. - Não que sejam livros ruins, muito pelo contrário. Mas creio que esse não é bem o meu tipo de leitura favorito.

    Apesar que verdade seja dita: Tolkien criou realmente um universo incrível... É uma leitura rica, intrincada, e cheia de detalhes e referências. - O problema é que as vezes, são justamente esses detalhes que acabam fazendo com que o leitor perca um pouco de interesse pelo material. (Principalmente nestes outros trabalhos que antecedem a trilogia do Senhor dos Anéis). - Se você não ler na ordem certa, e as vezes até mesmo lendo, muitas coisas acabam ficando confusas.

    Os trabalhos do Tolkien são um tipo de leitura que sempre requer releituras dos outros volumes da coleção... Ou seja, depois de um certo ponto, isso acaba se tornando algo cansativo (mais ainda do que ter que se ler glossários). - Bom, mas Tolkien é Tolkien... Ou a gente ama, ou a gente odeia! (Não que eu odeie, mas realmente não sei se algum dia conseguirei terminar de ler essa coleção).

    ResponderExcluir
  7. O Hobbit foi um dos livros mais gostosos que já li. Recentemente, reli pela terceira vez em um BR com um amigo e só nessa última vez senti a narrativa pesando. Não sei se era por que eu já tinha lido duas vezes antes ou se eu estava numa leve ressaca literária. Inicialmente, o livro foi escrito para entreter os filhos de Tolkien, por isso ele tem uma história 'bobinha', mas tão encantadora quanto O Senhor dos Anéis.

    ResponderExcluir