Sobre a Trilogia Grisha, de Leigh Bardugo

março 30, 2015


Eu acabei de ler Ruína e Ascensão e eu simplesmente TINHA que vir aqui falar alguma coisa sobre ele. Ou melhor, sobre a trilogia. 
Essa resenha não terá nenhum spoiler sobre nenhum livro, então, se você não leu nenhum e quer saber meus pensamentos sobre a trilogia inteira, pode ler sem medo.

Resenha do primeiro livro: Sombra e Ossos

Resenha do segundo livro: Sol e Tormenta

Se você tinha dúvidas se queria ou não ler a Trilogia Grisha, eu te digo que ela fechou lindamente. E faz muito tempo que não digo isso de um último livro. 

Gente, esse livro, essa trilogia! Eu não tenho nem palavras para descrever como eu gostei de como as coisas terminaram. Não sei como está a fama do terceiro livro, mas para mim foi um dos melhores, se não o melhor dos três. 

A cada livro eu me surpreendia com alguma coisa e no terceiro eu tive vários momentos em que eu realmente não sabia como as coisas iam acabar. Eu tinha algo em mente quando bam! acontecia uma coisa e eu ficava "ai meu Deus, e agora?!". 

Eu realmente senti uma grande empatia pela Alina e pelas coisas que ela estava enfrentando. Gostei muito de como isso era retratado, sem fazer com que ela fosse uma personagem mimizenta. Ela claramente mudou desde o primeiro livro e aos meus olhos foi um grande crescimento para a personagem e a tornou mil vezes mais interessante

Agora, meu grande choque mesmo foi gostar do Maly. Do Maly, que eu tenho uma antipatia desde o primeiro livro, que só piorou no segundo, mas ele ganhou meu respeito e carinho nesse. Antes tarde do que nunca, né?

Não tenho nem o que dizer sobre o Nikolai, apenas que ele é o melhor personagem que eu li nos últimos tempos. O melhor desde Will Herondale.

Os outros personagens também ganharam uma certa ênfase e deixaram de ser tão genéricos como eram nos dois primeiros livros. Até a Zoya!

O final seria uma coisa para a qual eu torceria o nariz se alguém tivesse me contado, mas funcionou tão bem do jeito que as coisas foram acontecendo que não tenho nada a reclamar.

Eu poderia fazer um texto gigante explicando tudo que eu gostei. Uma das minhas trilogias preferidas.


You Might Also Like

5 comments

  1. Por sua causa, eu vou ler esse trilogia, mas ansioso que nunca!
    Espero gostar! Beeeeijos! <3 <3

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana, conheci a trilogia aqui no seu blog, e desde então tenho muita curiosidade sobre ela, agora que li seu post, com certeza a lerei! As minhas expectativas pra ela cresceram, vou passar ela pra linha de frente na minha lista! Depois te conto minha opiniao, bjo...

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que vai terminar de uma forma legal! Cansei de ler trilogias q no ultimo tudo fica pessimo..rs Vou comprar essa! Beijos e seu blog é uma fofura!

    ResponderExcluir
  4. Ja ouvi falar dela em outros blogs e me parece muito interessante... gostei muito mesmo! Vou ver mais pra frente se consigo ler essa trilogia :)

    http://euvoumaisalto.hol.es

    ResponderExcluir
  5. Acabeiii de ler , Ruina e Ascensão, eu to meio atônica, porque foi um livro que você tem muitas descobertas, muitas reviravoltas e , apesar de eu achado que o romance poderia ser diferente acabou sendo o previsível. E Nesse livro foi que passei gostar um pouco do Maly, pq eu detestava ele, era muitooooo chato. Sem dúvidas meu personagens preferidos foram o Darkling e o Nikolai .

    ResponderExcluir