Resenha: Correr ou Morrer - James Dashner

agosto 28, 2013

Maze Runner #1
Autor: James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Ano: 2010
Páginas: 426
Gênero: Distopia
Nota: ★★★★★ + 
Skoob
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 

Ok, eu precisava fazer essa resenha o mais rápido possível porque eu comecei a ler Prova de Fogo (o segundo livro) e não queria acabar misturando sentimentos (e estou gripada, rouca, ou seja, sem vídeo por enquanto).

Quem me acompanha no twitter sabe que eu estava com altas expectativas e completamente louca para ler esse livro. Só posso dizer uma coisa: superou qualquer expectativa que eu tinha. Esse livro foi INCRÍVEL! É o meu tipo de livro. É o tipo de livro que eu realmente gosto de ler. Não teve nada nele que eu não gostei.

Que história de tirar o fôlego, minha gente! Thomas acaba preso em uma Clareira cheia de garotos, cercada por um labirinto cheio de monstros e sem memória. Tudo que eles sabem é que precisam desvendar o Labirinto e encontrar uma saída. Porém, à noite, o Labirinto é invadido por monstros chamados Verdugos, o que os impede de explorar o lugar mais a fundo. Mas, afinal, por que estão presos em um Labirinto? Qual o propósito disso?

Sabemos o que Thomas sabe e, como ele está sem memória (assim como todos os garotos), passamos o livro inteiro "no escuro", sem muitas respostas. Até mesmo no final, percebemos que há muito mais além do labirinto. Para mim isso só funcionou como uma ótima ferramenta para querer ler mais e mais. 

A história é FANTÁSTICA. Me prendeu do início ao fim, sabendo misturar o mistério, suspense e ação com a angústia de não saber o que está acontecendo. Parece que o autor dava algumas respostas só pra confundir a gente mais ainda. Mas lá na frente, pá, aquela informação faz sentido e o quebra cabeça começa a formar uma imagem. Isso foi muito genial.








Os personagens foram M-A-G-N-Í-F-I-C-O-S. Para mim não adianta a história ser ótima se os personagens forem meia boca. Não teve um personagem que não gostei. Claro que tinha os personagens chatos, mas porque era pra eles serem chatos, não porque foram "mal feitos". Cada um tinha sua personalidade, eram fiéis a si mesmos (o que quer dizer que não se contradisseram em algum momento).

Achei eles muito maduros, não ficavam de mimimi sobre as situações terríveis a que foram submetidos. Podemos perceber o sofrimento deles sem ficarem fazendo drama o tempo todo. Outra coisa que realmente me ganhou de coração é como o Thomas foi tratado. Ele era o Novato na Clareira e por mais que fosse corajoso, tivesse alguns atos heroicos e a chegada dele causasse muitas mudanças, ele ainda era um novato e era tratado como tal. Não se tornou o líder nem um "Deus". Isso foi muito gostoso de ler.

O funcionamento e o propósito do Labirinto e da Clareira também foram muito, muito irados (alguém ainda usa essa palavra?). Eu não conseguia prever o que vinha, o que só aumentava meu desespero. E os monstros que habitam o Labirinto, então, os Verdugos? Cara, que coisa era aquela! Argh! Dá arrepios só de lembrar.

A escrita do James Dashner é divina. Narrativa em terceira pessoa (tipo Harry Potter, Os Instrumentos Mortais, A Guerra dos Tronos, etc.), intensa, nenhum momento de tédio, capítulos curtos e um cliffhanger em todo fim de capítulo.

Diálogos inteligentes. Não tem como explicar melhor que isso. Nada parecia forçado. Dava para ver que aquilo era uma conversa mesmo, sem aquele tipo de "por favor, ninguém nunca falaria isso na vida real".


Ah, não tem romance. Tem um indício e tal, mas nada mais que isso. Vai rolar nos próximos livros, tenho certeza, MAS eu me arrisco a dizer: não espere muitas cenas românticas nem mesmo nos próximos, porque elas são bem improváveis. O romance aqui é uma coisa mais sutil. 

E AQUELE FINAL! Senhor! Ok, o final foi legal, principalmente depois daquele super clímax, mas aí vem um epílogo e você fica "my life was a lie!". Sério, que epílogo foi aquele!

Essa resenha não expressou tão bem o quanto eu gostei desse livro, sério, gente é incrível! Eu estava realmente precisando ler algo desse tipo.


Eu NÃO indico esse livro se você:
  • Não gosta de não ter respostas. Sério, elas são mínimas e provavelmente só virão beeeem depois no fim da trilogia. Eu adorei isso, mas tem gente que não gosta.
  • Não gosta quando não tem garotas. Pelo menos nesse primeiro, só temos uma e ela não tem tanto espaço assim.
  • Portanto, não gosta quando não tem romance. Como eu disse, tem um indício (99,9 % de certeza de que vai se tornar real nos próximos).

You Might Also Like

24 comments

  1. Mari, to namorando esse livro faz um tempo já, mas ainda não comprei porque não acho a trilogia toda em um site só (o frete em alguns lugares é caro pra caramba).
    Li o primeiro capítulo dele em inglês e de cara já queria ele. Daqui uns dias eu nem vou me importar com frete mais e vou comprar de vez haha.
    E, claro, que resenha ótima. Pelo que posso perceber das tuas resenhas e do vlog, nossos gostos são bem parecidos (você foi responsável por eu virar Shadowhunter. Brigado!), então imagino que vou gostar de Maze Runner também :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez a mesma coisa que eu, também li o primeiro capítulo em inglês *-*

      Yay, bem vindo, Shadowhunter! Espero que você goste deste, é muito bom mesmo!

      Excluir
  2. Adorei a resenha Mari :)

    Só tem um personagem feminino?
    Sera que estamos longe de um triangulo? UHULLL

    Espero poder ler logo essa trilogia xD


    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem uma menina nesse. Não sei nos outros, mas julgando que é um YA, não me admiraria se aparecesse um triângulo depois. Mesmo assim, eu gostei da sutileza no romance, está longe de ser o foco do livro *-*

      Excluir
  3. Gostei bastante da resenha , estou querendo ler Maze Runner
    a muito tempo , eu vi na sua pag que você disse que comprou pois estavam
    com um preço ótimo , quanto foi ? e onde ?

    Obrigado Carlos
    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei no Submarino por 26 reais. Nunca vi por menos de 39,90, então foi um bom negócio :D

      Excluir
  4. Gostei da resenha, mas ainda acho o preço salgadinho pra mim.
    O que gostei mais foi o que você diz sobre diálogo.
    Volta e meia ao ler um livro eu fico: Véeei, não existe gente que fala tão certinho assim né?
    http://triplobooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu paguei 26, tava super barato! Bom, barato considerando o Brasil, né. Cara, você vai adorar o Minho, então, ele é meu preferido justamente por ser tão "garoto" hahaha.

      Excluir
  5. Oi Mari :)

    Nossa estou completamente doido nessa série, pela sua resenha ao ler o livro e pelo adjetivo que caracterizou os personagens a série é realmente boa, agora só me resta comprar não é !!! beijos .

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!
    Vi esse livro esses dias na livraria, li a sinopse e adoorei! Mas como eu ja tinha escolhido uns para comprar, acabei deixando ele lá "/
    Mas depois de ler essa sua resenha..super empolgada..falando dele..vou voltar e busca-lo com certeza!!..rsrs
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tô com muiiita vontade ler, ainda mais pq eu tenho uma "tara" por distopias HASHUAHASHUHASHUA

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha Mari, e agora tô morrendo de vontade de correr na livraria e comprar o meu! E o estranho é que eu já tinha ouvido falar do livro, mas não me chamou a atenção sabe? Mas depois dessa resenha mega empolgada, como não querer ler? E algumas coisas que você falou me fez pensar que esse é o meu tipo de livro também sabe. Por exemplo, quando você falou que eles nao trataram o Thomas como um Deus. Eu O-D-EI-O quando os personagens de um livro são tratados dessa forma do nada cara, me irrita demais.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Preciso ler esse livro AGORA
    Será provavelmente a minha próxima compra :)
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Eu já estava doida por esse livro e você aumentou ainda mais minhas expectativas, Mari! CARAMBA, PRECISO DESSE LIVRO. HOJE. AGORA. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Essa coisa de diálogos inteligentes é ótima mesmo, dá até tédio aquelas conversas enroladas com coisas que "ninguém nunca falaria na vida real" como você disse. Amei a resenha. Vou comprar esse livro assim que possível!

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu já estava ansiosa pra ler esse livro, e depois dessa sua resenha suuuper empolgada! E nós temos os mesmos gostos, então agora eu tenho mais do que certeza de que vou amar também!

    ResponderExcluir
  12. Agora sim estou bem ansiosa para ler este livro hahaha ! Gostaria de saber se você tem vontade de ler outras distopias se sim , quais ?

    ResponderExcluir
  13. Estou a muito tempo querendo ler este livro.Tem uma tag pra voce no meu blog Mariana:

    http://www.thecrazypotter.blogspot.com.br/2013/08/tag-campanha-de-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  14. Tô pensando em vender o rim no mercado negro pra comprar essa trilogia, parece ser realmente muito boa e é totalmente o meu estilo de livro; saudades dinheiro :(

    ResponderExcluir
  15. Oi Mari!
    Adorei seu blog, e seus vídeos são ótimos (:
    Beijos!
    http://www.depoisdesonhar.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Mariana!

    É difícil não ficar com vontade de ler o livro depois da sua resenha. Já era uma trilogia que estava na minha lista de desejados, mas agora vou querer adquiri-los mais rápido rs'

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari! Tem tempo que passo por aqui e fuço seu blog, acho tudo muito lindo por aqui.
    Vi esse livro na Saraiva e quaaaase comprei, porque lembrei que tinha lido essa sua resenha aqui no blog!
    Acabei optando por outros, mas ainda quero muito ler esse!
    Me visita também? Adoraria te ver por lá, apesar do meu blog ainda ser novinho e estar aguardando seu layout mais bonitinho hehe :)
    www.nuvemliteraria.wordpress.com
    Beijos e bom finde! <3

    ResponderExcluir
  18. Já vi tanta gente falando desse livro que acho que vou ler no pc mesmo haha
    Até agora as indicações da Mari não me decepcionaram =D

    Beijos Mari !!!!


    http://meumundodepois-da-meia-noite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Já um monte de gente falando desse livro... acho que vou acabar lendo no pc mesmo haha e todas as indicações da Mari eu dou valor pois não me arrependi com nenhuma =D

    Beijos Mari! adoro teu blog =)


    http://meumundodepois-da-meia-noite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nooosa! Já tinha lido a sinopse dele em algum lugar e lembro que gostei, mas por um motivo abstrato acabei me esquecendo dele...

    Amei a resenha! Vou colocá-lo na listinha de desejados! ^^

    ResponderExcluir