Resenha: Sombra e Ossos (Grisha #1) - Leigh Bardugo

outubro 11, 2013

Trilogia Grisha #1
Autora: Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Ano: 2013
Páginas: 288
Gênero: Fantasia (high fantasy)
Nota: ★★★★★ + 
Skoob
Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.

A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.

Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.

Post longo, mas esse livro merece, ok? A sinopse está ótima, então não vou falar muito da história. Resenha em vídeo assim que der, relaxem.

Eu simplesmente me apaixonei por esse livro, por tudo nele. No fim me deu vontade de "des-ler" só pra ler de novo com as mesmas surpresas <3. O universo criado pela Bardugo (inspirado na Rússia!) é simplesmente incrível, muito bem trabalhado, detalhado e explicado. O começo é um pouco confuso, com muitos nomes estranhos, mas rapidinho aprendi as coisas e me acostumei. Pensem em um mundo completamente próprio e diferente - é o mundo dos Grishas.

Mas o que são esses Grishas? Aqui as pessoas são divididas em dois grupos: as pessoas normais e os Grishas, que têm poderes. O que eu achei muito legal é que a sociedade Grisha é totalmente organizada e dividida. Não é simplesmente "nós temos poderes". Tudo tem uma hierarquia e um regimento, regras e leis. Eles testam as crianças para ver se elas têm algum poder e tem uma razão muito boa para não terem identificado isso na Alina.




Acho importantíssimo dar destaque à escrita da Leigh, porque ela é diferente. Aqui tudo é tratado com extrema sutileza. Ela não precisa descrever o Darkling, por exemplo, até o último detalhe pra gente perceber que ele é um cara muito bonito e charmoso - e poderoso. Ela não conta, ela mostra que ele é assim, não só através da visão da Alina, mas pelo modo como ele age sem que a Alina fique pensando nisso. Ela nos mostra como as coisas são sem precisar ficar descrevendo tudo que a Alina vê e sente. Gosto de como Leigh nos trata como leitores inteligentes e capazes de perceber as coisas sem a Alina ter que "contar" pra gente. Entendem? Isso vale para tudo, para lugares, roupas, seres...

Outra coisa, Leigh é muito sutil também em esconder os detalhes que levam à reviravolta no meio do livro. Eu não percebi (portanto não previ) certas coisas até o momento que pá, aconteceu. Só depois eu reparei e fiquei "nossa, bem que tal coisa aconteceu lá atrás" e "nunca adivinharia isso!", não porque ela não deu pistas, mas porque as pistas estavam bem escondidas. Eu adorei isso!

Foi a coisa mais legal do mundo imaginar todo o visual do mundo Grisha. É riquíssimo em cores e detalhes, dá vontade de fazer parte daquilo tudo! E eu acho que ficará belíssimo no filme (sim vão fazer um filme!). Quando Alina entra nesse mundo nós temos o baque das diferenças sociais da corte e dos Grishas com o restante da população do país de Ravka, que é uma questão que eu adorei ler sobre.



Sobre os personagens, eu gostei de todos em geral. Alina pode ser um pouco chatinha às vezes, mas na maior parte do tempo ela é totalmente identificável. Ela nunca foi a mais bonita, sempre ficou pra trás, não se encaixa em lugar nenhum e isso a tornou independente e forte - e ela tem seus momentos de glória, não é uma coitada. Depois que ela vai viver com os Grishas ela tem uma luz de esperança de que finalmente se encaixará em algum lugar. 

Maly - que é um homem com um nome um tanto feminino - também é muito legal. No início o relacionamento dele com a Alina me irritou um pouco (explico mais abaixo), mas eu acabei gostando mesmo do personagem dele mais tarde. Ele é charmoso e bonitão, mas tem uma personalidade comum (não é "o irônico" ou "o engraçado", ele é normal).

Agora o Darkling, hummm, não posso falar muito sobre ele porque quero que vocês tenham uma surpresinha. Só digo: misterioso e sutilmente sedutor (e vocês me conhecem).

O vilão é ótimo e eu tive uma relação de amor e ódio com ele. Também quero que vocês tenham uma surpresa, então não vou falar mais. Os outros personagens também têm seu brilho próprio e importância. Esse não é um livro que fica girando apenas entre os principais (apesar de termos apenas o ponto de vista da Alina).


A única coisa que não gostei (e não gosto disso em nenhum livro) é que a Alina era apaixonada pelo Maly desde sempre e no começo do livro fica naquele mimimi de "eu sou apaixonada por ele mas ele não me nota e eu não tenho coragem de falar". Eu não gosto disso. É por isso que eu não gostava do Simon em Cidade dos Ossos. Mas em questão de páginas passa, amém. Ela continua gostando do Maly mas para de ficar de mimimi. Isso foi o único mimimi do livro e é beeeem no comecinho mesmo.

O que nos leva ao romance, que devo dizer, foi muito bom. Nós temos um meio triângulo amoroso, mas não é beeeem um triângulo, hum, a Alina se sente atraída por dois, mas não fica "ah, céus, com quem eu fico" e bla, bla, bla. Assim como tudo nesse livro o romance foi sutil e em certas partes me fez dar gritinhos histéricos.

Não deixem esse "triângulo" desanimar vocês! Não é como outros triângulos, ok? Não ocupa o livro inteiro, não é a parte principal. É um adicional. Ouvi dizer que tem mais coisas no segundo livro (com um novo personagem), mas não sei nada a respeito e isso também não me desanimou porque eu confio na escrita da Leigh.

A edição da editora Gutenberg está fabulosa, cheia de detalhes. E TEM UM MAPA!





E aí, ficaram com vontade de ler esse livro maravilhoso e lindo e perfeito? Esse post ficou enorme e ainda assim não expressou todo o meu amor por esse livro lindo. Quem leu o post todo? hahaha.


You Might Also Like

28 comments

  1. Heeey! Preciso parar de ler resenhar em blogs literários D: , só aumenta minha lista de livros pra comprar ... sim, pra comprar , pq a lista pra ler não tem mais lugar T_T haha!
    Gostei muito da resenha e não ficou tão grande não \o\ bjs

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até evito ter uma pilha de livros comprados pra ler por esse motivo D: Ah, mas esse merece pular a lista hahaha <3

      Excluir
  2. MARIANA, SUA CRIATURA!
    Cá estou eu, escolhendo uns livros para comprar (tipo assim, "escolhendo" mesmo, só posso comprar 3) e já estava com eles decididos, até eu ler essa resenha. Agora tou aqui tirando um e colocando ele. E eu tenho plena confiança em fazer isso, porque todos os livros que você lê e fala tão bem assim, são ótimos! Digo isso por causa de Maze Runner. Tou apaixonadíssima <3
    Sombra e Ossos não estava nem em "vou ler" ou "desejados" no meu skoob. Nunca tinha lido ou ouvido falar sobre ele. Mas dane-se.
    Então é isso. Acho que é a primeira vez que comento aqui no blog (mas eu leio tudo, absolutamente tudo que você posta) e espero fazer isso mais vezes.
    Ótima resenha, ótimas fotos. Fiquei MUITO curiosa com tudo.

    Beeeijos!

    PS: Carla aqui, cara de mértila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, sua trolha! SIM SIM SIM, cara, esse livro é tanta perfeição, cê não tem noção. E não esquece de comentar comigo sobre a leitura, viu, hum!

      Beeeeijos!

      Excluir
  3. Acho que a Mônica disse tudo o que eu iria falar: ler resenhas em blogs literários só faz aumentar minha lista de livros pra comprar. E eu também gostei bastante da sua resenha, mesmo tendo ficado um pouquinho só grande.

    http://enfim-dezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Caroline! Ah, mas esse livro mereceu uma resenha caprichada HAHAHAHA

      Excluir
  4. Essa Mariana!
    Vou ficar mais pobre do que já sou e a culpa é sua kkk
    Comprei A Cronica dos Kane na promoção de hoje do submarino e lá vou eu pra comprar Sombra e Ossos. Adorei a resenha, parabéns pelo blog ;D
    Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu comprei esse livro, chegou hoje! Espero gostar tanto quanto você haha!

    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ah flor, nem liguei do post longo, a resenha ficou maravilhosa! Eu adoro quando as sociedades criadas são assim todas estruturadas, dá uma veracidade maior, é mais fácil de imaginar, sei lá hehe. Curti o que você falou sobre a escrita da autora porque não sou fã daquelas descrições exageradas e repetitivas. Os personagens parecem muito bons, e as relações entre eles também. E essa diagramação? OMG muitos motivos para eu querer esse livro!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, alguns autores se preocupam tanto com as coisas super importantes e esquecem dos detalhes e são esses que deixam tudo mais real *-*

      É lindo e maravilhoso!

      Excluir
  7. Este livro foi uma surpresa e, realmente, o triângulo amoroso não é bem um triângulo amoroso e é um pouco diferente mesmo dos convencionais e tão batidos nos livros deste tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EXATO! Eu estava com altíssimas expectativas e foram superadas <3

      Excluir
  8. Ah, fiquei com muita vontade de ler esse livro! Só com a resenha, quase me apeguei aos personagens. Parece ser um livro bem diferente, e eu gosto disso, sair do "clichê".
    Mas, o que mais me chamou à atenção não foi nem a história em sim, e sim a sua referência à escrita da autora. Pra mim, mesmo que o livro seja bom, sem "aquela escrita", sem "aquela narrativa", não se torna um livro tãão bom.
    Sombra e ossos entrou na minha lista de leitura.
    Um abraço, Mariana!
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo totalmente. É a escrita que marca o autor, juntamente com uma história tão magnífica quanto essa <3

      Excluir
  9. Fiquei curioso! Esse relcionamento dos personagens principais me deixou super interessado na história então é provavél que eu leia!

    http://www.thecrazypotter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. mais um pra lista... assim eu vou falir !!!
    conheci seu blog a pouco tempo e adoro ele =]

    http://michiamorenata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Boa resenha ! Gostei muito ! Eu já tive alguns problemas de não gostar tanto de certos livros devido á nomes diferentes,perdi um pouco o desenrolar da história,fui entender realmente no final, espero quem sabe ler Sombra e Ossos,a temática parece ótima !

    ResponderExcluir
  12. Oi, que lugar lindo *-*
    me apaixonei por você no vídeo de apresentação do youtube! hahah
    gostei tanto que vim procurar o restante do seu cantinho,

    Quanto a resenha, o livro parece muito bom! Nesses momentos que me bate um aperto no peito, minha booklist não para de crescer. Já estou quase acreditando que morrerei sem comprar a metade dela! hahah

    Beijão,

    enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Ficou ótima a resenha Mari, só me deixou com mais vontade de ler? A continuação dele já saiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Não, a continuação só saiu no EUA, aqui acho que só ano que vem :/

      Excluir
  14. Dona Mariana, estou no serviço, sem nada, absolutamente nada pra fazer e resolvi passar o tempo no seu blog, aí estou fuçando e ja estava com vontade de ler esse livro quando falei com você no twitter muuuuuito tempo atrás, mas agora a vontade só aumentou depois de ter visto sua resenha. MEU, LIVROS COM MAPA SÃO FODAS. haha
    Vou tentar ser um amigo que entra mais no seu blog u.u
    Se cuida doidinha.
    Talvez eu comente em outro post porque to realmente a toa aqui.

    ResponderExcluir
  15. Ai meu deusss do céu!!! Acabei de terminar esse livro e meu coração dói pelo Darkling!!! Hahaahaha amei a história mas... o darkling!!!! Uma expressão: noooooooo! Gente eu acho que eu me apaixonei sem querer por ele! Vc também sofre?

    ResponderExcluir
  16. Mari, pelo que eu vi nas suas mãos, eu percebi que o teu livro tem padões de tamanho de por exemplo os intrumentos mortais ou hush hush, e a minha edição é do tamanho dos livros de Harry Potter por exemplo. (percebi que seu livro tem um selo de 2ª edição).
    O seu realmente é maior ou eu to meio doido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não, ele é do tamanho dos de Harry Potter, Jogos Vorazes, Divergente, Maze Runner. Eu que sou muito pequena mesmo e os livros parecem gigantes perto de mim HAHAHAHA

      Excluir
  17. Oi flor! Tudo bem?!
    Li sua resenha. Perfeito! Vc disse tudo e ainda deixou aquela curiosidade para descobrir o final da história... ou o quase final já que é uma trilogia. Enfim hoje eu finalmente terminei a leitura e, tive a mesma impressão que vc em quase tudo.
    Sendo uma fantasia, o livro me cativou por completo, amei desvendar alguns segredinhos do mundo dos Grishas...E tbm concordo com vc, a Alina ñ ficou com quem eu queria... Mas quem sabe no próximo livro as coisas melhore para nós (;

    Bjs e parabéns pelo lindo blog! Se quiser me fazer uma visitinha, ficarei honrada ^^
    www.depoisqueeumudei.com

    ResponderExcluir
  18. Eu me apaixonei pelo livro tanto quanto você. Mas, só depois de ler a sua resenha, eu parei para refletir sobre a escrita da Leigh. Geralmente, a escrita do escritor é a primeira coisa que me chama a atenção num livro, mas, dessa vez, eu passei um pouco despercebida por ela. Eu fiquei tão presa à história, que nem a percebi.
    Agora, parando para pensar, você tem razão. A escrita dela é muito sutil e, em certa partes, poética.
    Fico contente por saber que o estilo da Leigh foi mantido mesmo após a tradução (li em inglês mesmo).

    A resenha ficou excelente, parabéns. Eu também fiquei com irritada com aquele mimimi no começo da história, mas, após termina o 2° livro, reconheço que ele tem lá a sua importância para mostrar a evolução da Alina. E que evolução! Essa trilogia é cheia de surpresas! Quando você pensa que não dá para ficar melhor...Ops...Já ficou.

    www.2surrealistas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Eu nem se quer li o livro e já começei a ama-lo, e sério a forma que você resenhou este livro e maravilhoso, e o engraçado e que eu estava naquela lista de livros e apertei em qualquer um ee...estou aqui, louca para ler esse livro kkkkk.
    Eu te conheci pelo youtube mas não me interessei muito por causa do seu gosto literário, mas amei a sua a forma que você da a sua opinião, não poderia dizer 'não gostei' pq ainda estou decobrindo (sim sou nova nesse ramo de ler, até pq eu odiava ler, não sabia da "magia" da leitura, faz exatamente 2 meses que eu comecei a ler "de verdade") eu diria não me interessei, eu não sabia que você tinha blog pensei que era só vlog mesmo, mas você está de PARABÉNS!! LHE DESEJO TODO SUCESSO DO MUNDO. Bjs

    ResponderExcluir