Tudo bem gostar do que você faz

outubro 06, 2013

Everybodies Beautiful

Recentemente eu tenho pensado muito no fato de que somos levados a pensar que para sermos humildes e modestos não podemos aceitar elogios e não devemos achar que o que fizemos é bom. Não podemos nos sentir orgulhosos se fizemos um castelo de cartas que não caiu porque isso "é arrogante". 

É muito fácil dizer "oh, mas isso é besteira, claro que você pode se sentir orgulhosa, bla bla bla" mas a verdade é que quando acontece comigo, quando eu me sinto orgulhosa de algo que fiz, me chamam de metida, arrogante, cheia de mim, "você não era assim".

Não tem nada errado em gostar de como eu realizei meu trabalho, seja ele qual for, tão bem que eu me sinta bem com isso. Em gostar de mim mesma, mesmo eu sendo baixinha, sem nenhum senso de moda, cheinha e com cara de criança - e não me chame de fofa. 

Acredito que tem uma grande diferença entre gostar de si mesmo, do que você faz ou fez, das suas roupas, dos seu cabelo, mesmo que nada disso seja perfeito como dizem que deve ser... e se achar melhor que os outros. Ser arrogante é se achar melhor que outra pessoa, o que não tem nada a ver com gostar de si mesmo.

Parece uma coisa óbvia, mas não é. Não é porque já jogaram isso na minha cara muitas vezes. Pessoalmente, pelas minhas costas e principalmente na internet, onde as pessoas acham que podem falar de tudo porque as pessoas não estão tem aí para as ofensas.

E é boooom gostar de si mesmo. Acho que ninguém consegue isso o tempo inteiro e auto confiança nunca foi o meu forte por motivos pessoais, mas eu me esforço porque esse sentimento é bom. E não importa sua aparência. Não é sobre aparências, é sobre o sentimento de amor próprio para fazer o que você gosta, o que te faz bem, pensar um pouco em si mesmo e deixar o que os outros querem de lado.

Uma das minhas vlogueiras favoritas, Emma Blackery, disse em um dos vídeos dela que "nós somos 'treinados' para não gostarmos de nós mesmos" e eu acredito nisso também. Somos levados a acreditar, direta ou indiretamente, que o gramado do vizinho é sempre mais verde e que todo gramado deve ser verde e que o seu vizinho deve te dizer como deixar o seu mais verde. Que se dane! Se eu quiser meu gramado marrom, que se dane. É meu gramado! Precisamos parar de pensar que temos que viver para agradar outras pessoas. E vice-versa. 

Ah, e outra coisa que precisamos fazer é parar de minimizar os problemas dos outros porque você acha que a vida dele é perfeita e tem gente pior. É uma porcaria quando dizem isso pra você, sabe, que você não deveria estar reclamando. Isso não tem nada a ver com o assunto, mas queria aproveitar pra dizer.



You Might Also Like

12 comments

  1. Desculpa Mariana, mas ser fofa está Íntrinsicamente ligado a você, nem dá pra separar... Tipo a Jenna coleman sabe.

    ResponderExcluir
  2. "(...) mesmo eu sendo baixinha, sem nenhum senso de moda, cheinha e com cara de criança ", poxa Mari, você está praticamente me descrevendo haha. Parece que todos crescem e só eu continuo pequena. 1,63 ou algo assim! Gostei muito do seu texto, concordo com essa ideia de que devemos gostar de nós mesmos, não tem isso de querer ser perfeito, ninguém é, por mais que tente. E isso de não podermos nos sentir orgulhosos (pelo menos não contar que estamos orgulhosos) do que fizemos ou do que somos porque as pessoas chamam de arrogância é pura hipocrisia. As pessoas que te elogiaram não esperam que você concorde com o elogio, por que?

    Ah, desculpa pelo comentário enorme (pelo menos eu acho que ficou grande haha) e parabéns por esse seu blog lindo! :33

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Super concordo com você Mari. Muitas vezes já deixei de comemorar algo que deu certo ou simplesmente sorrir e contar a alguém o elogio que recebi por saber que as pessoas vão dizer que estou sendo arrogante e que só sei me vangloriar das coisas. Agora me diz, porque não podemos nos vangloriar do que conseguimos com nosso esforço e dedicação?

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei o texto e concordo com tudo o que você falou. Eu não costumo aceitar elogios muito bem, também tenho meus motivos pra não ser lá muito confiante. Então as poucas vezes em que me "vanglorio" de algo que fiz bem, as pessoas olham torto e lançam indiretas (bem diretas) sobre eu me gabar. Eu fico muito chateada :/

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você Mari. Sempre que queremos comemorar algo, nos sentir-nos orgulhosos, alguém vem e estraga nos chamando de egoístas e arrogantes. Infelizmente, isso ocorre muitas vezes :/ Beijos,

    http://umaprimavera.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Se nós que estamos fazendo o trabalho ou seja lá o que for, não gostarmos e não valorizarmos o que estamos fazendo, como vamos querer que o outro veja isso não é mesmo?

    Amei o post Mari =) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. O texto inteiro é excelente!
    Como tu disse ... somos levados a acreditar, diria que estamos condenados a crer que o gramado do vizinho é mais verde, acho difícil mudar isso e admiro quem consegue ou se esforça pra deixar essas opiniões dos outros de lado, que não se deixa abater por isso!
    E realmente, há uma grade diferencia entre ser/estar autoconfiante e se achar o melhor!
    E sobre o último parágrafo, que se eu entendi bem é algo com o que concordo totalmente ... as pessoas tem problemas diferentes, talvez alguns sejam ou pareçam mais sérios que outros, mas isso não minimiza minha dor, meu problema e minha forma de sentir isso ...! ;*

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Mariana!

    Não tinha visto a nova cara do blog ainda então só pra constar: está lindo! Parabéns pelo texto, certamente concordo com muito do que você disse. Sua última colocação me lembrou de um quote do livro As Vantagens de Ser Invisível que fala exatamente sobre isso de achar que os nossos problemas são pequenos em comparação ao dos outros. Se ainda não leu o livro, está aí uma dica rs'

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, mas quando li "não me chame de fofa" pensei em como você foi cruel! Poxa, é como pedir para cuspir chocolate :x não dá, mas vou me esforçar!
    Parabéns pela ótima escrita Mari - posso chamar assim? - e muito sucesso!
    Beijão,

    enfimepilogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ai ai, Mariana! É sempre tããão raro eu entrar no seu blog, e quando eu entro, me pergunto pq eu não entro com frequência. E esse seu texto, ó, todo meu amor pra ele! Você não tem noção do quanto isso era o que eu precisa agora, assim, nesse segundo haha.
    Beijo!

    ResponderExcluir