Férias e... ressaca literária

dezembro 12, 2013


Em novembro eu li Laços de Sangue e por causa dele fiquei com vontade de ler Academia de Vampiros (algo que já comentei por aí). Eu li um atrás do outro e em questão de alguns dias já tinha lido quatro. Enquanto isso também li O Lírio Dourado (que é continuação de Laços de Sangue) e comecei a ler O Temor do Sábio. Ufa! No que isso me rendeu? Uma ressaca literária.

Eu já fiz um vídeo no início desse ano falando sobre como fiquei com ressaca literária depois de ter lido Clockwork Princess. Foi um efeito colateral de um livro tão lindo. Agora minha ressaca é por ter lido demais. 

Eu não sou o tipo de leitora que consegue ler o tempo inteiro, um livro atrás do outro. Sempre que faço isso chega um ponto que eu canso. Não sei explicar de onde vem isso. Eu simplesmente não consigo mais ler. Porém, eu descobri uma coisa em que a ressaca literária não me afeta: releituras.

Então, eu tenho vários livros não lidos para ler aqui, mas não quero forçar a barra com essa ressaca porque corro o risco de não gostar tanto assim do livro. Então decidi relaxar e reler alguns. 


Coração de Tinta. Vocês já devem saber do meu amor infinito por esse livro. A história é linda, poética, tem personagens incríveis e uma prosa mais incrível ainda. Sempre quis reler e refazer uma resenha dele, então essa é uma opção.



Harry Potter. Eu pretendo começar a reler Harry Potter nessas férias, mas não irei resenhar. Esses livros sempre foram meu refúgio e não consigo fazer uma resenha deles.



Cidade dos Ossos. Gente, faz quase um ano que eu comecei a ler Os Instrumentos Mortais! Comecei na noite de Natal do ano passado. Achei que seria uma época legal para reler.

Não estou dizendo que irei com certeza reler esses três livros inteiros até o fim das férias. Mas são as opções que escolhi para tentar.

Alguma hora essa ressaca irá passar e pretendo continuar as leituras de A Casa de Hades e O Temor do Sábio. Não estou com pressa e nem desesperada porque a ressaca não me deixa ler. Quanto mais eu penso nisso, mas ela vai demorar a ir. O jeito é relaxar, fazer outras coisas e esperar. 

Em breve vou fazer um post sobre minhas férias, planos e metas.







.
Obrigada por estarem sempre por aqui.
Xoxo!


You Might Also Like

25 comments

  1. Eu fico com ressaca literária quando leio mt em inglês ou quando leio livros muito grandes. Aí eu resolvo lendo gibis ou lendo livros pequenos e fáceis. Mas nunca consegui reler um livro... embora ultimamente eu tenha notado que não lembro um monte de detalhes das histórias, então reler não seria uma má ideia.
    De qualquer forma, espero que suas férias sejam muito mais longas que as minhas e que você releia tudo o que quer e ainda tenha muitos dias para não fazer absolutamente nada =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ressaca bate em horas que estou menos esperando :/

      Obrigada! *O*

      Excluir
  2. Eu entendo você Mari. Depois deste post, acho que vou reler Harry Potter, bateu uma saudade. O_/

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo A Casa de Hades *.* Muito bom é claro, o tio Rick nunca decepciona ninguém rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Bom, ressaca acontece comigo de dois jeitos extremos: ou quando leio um livro MUITO BOM, ou quando leio um MUITO RUIM. Já aconteceu duas vezes esse ano :/ e o que me fez "sarar" foram exatamente as releituras!

    ResponderExcluir
  5. Marrrriiii, eu comprei a coleção de coração de tinta na Black Friday! Nossa, faz muito tempo que quero esses livros. As minhas férias ainda não chegaram, Mari. Os meus professores são de lascar a boca do balão. Já podiam ter fechado a cadeira e continuam querendo dar aula até semana que vem. Eu estou prestes a enlouquecer. Minha universidade ficou de greve ano passado e até hoje eu ainda não tive férias, por 3 semestres consecutivos. Ansiosa para as féria. Eu te tagueei num vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=ku3ha4xIUaQ

    feitadeversoseletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu passei pela mesma coisa em julho... Aproveitei as férias pra ler todos os livros que o vestibular não me deixava ler durante o cursinho, e foi tanta coisa (eu tava lendo tipo, 4 /5 livros por semana) que peguei uma ressaca daquelas. Mas sou como você, releituras não me afetam. Então agora já sei que quando ela bater, eu posso aproveitar pra ler livros não resenhados mas já lidos e atualizar o blog.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. EU TÔ COM UMA RESSACA TAMBÉM!!! Estou lendo o chamado do cuco, e eu tô adorando de verdade, só que não consigo dar continuidade a leitura. Tento pegar outros livros pra ver se o problema é com o livro em si, e nem uma outra leitura vai pra frente também. Assim como você, não faço ideia de onde isso vem, e nunca tinha tido uma tão intensa e por um período que eu considero ser grande pois creio que já vai fazer um mês, e o máximo de tempo que havia tido ressaca que eu me recorde foi o tempo de uma semana mais ou menos. Enfim, adorei o post, e estou louca para ler A casa de Hades e Coração de Tinta. Adoro seus vídeos também, é a primeira vez que comento aqui no blog, mas já venho acompanhando seu canal no youtube :) bjsss, boas releituras e que nossa ressaca passe logo haha

    ResponderExcluir
  8. Nossa... eu tinha muito isso quando lia os livros do Perry Rhodan, pois as vezes era mais de um por dia e cada saga pode chegar a uns 100 livros, chegava um ponto que minha cabeça só pensava naquele universo, sonho ficava agitado, ficava com sono constantemente por ter dormido mal... hehe se bem que isso também acontece com maratonas de série, estou diminuindo o ritmo de Buffy exatamente por isso. hehe

    ResponderExcluir
  9. Olá Mariana! Espero que você possa sair de ressaca, mas também aproveite as releituras!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acho que sou a única pessoa que leu Coração de Tinta e não amou. Eu gostei do livro, e amei o filme, sempre que passa tô assistindo. Mas não senti nada extraordinário pela história, tanto que estou enrolando demais pra terminar de ler a trilogia. Nunca nem vi ninguém falando se os dois últimos são bons.
    Nessa black friday comprei o box dos Instrumentos Mortais, mas vou ler só ano que vem. Espero que a série seja boa, porque agora já comprei. Hahaha
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, tem resenha dos três livros aqui, é só olhar no índice ;) O segundo é meu preferido, mas não gostei tanto do terceiro :/

      Beijo!

      Excluir
  11. Estou louca pra ler a série Instrumentos Mortais. Amei o filme.

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ah, que chato! Odeio ressaca literária! Mas gostei da sua ideia de reler livros! E adorei as suas escolhas! Quero muito ler "Coração de Tinta"!

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu consigo ler um livro atrás do outro porque sou aquela leitora lerda. Como eu leio muuuito devagar é meio impossível ficar de ressaca, haha. To lendo A Casa de Hades, Tio Rick <3
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  14. Oie linda, tudo bem?
    Estou vindo pela primeira vez no seu blog, porque eu te conheci através dos videos que vc faz pelo youtube falando dos livros e tudo mais.
    Adorei o jeito que vc se expressa e fala dos livros de uma maneira tão agradavel.
    Espero que possamos ser boas amigas e que eu possa ver muitas novidades aqui no seu cantinho =]
    Passa pra me conhecer. Já estou seguindo vc.
    Me retribui também?

    bjos e se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. São livros enormes... Eu tenho aqui Coração de Tinta e até hoje não consegui terminar, porque achei meio chatinho, mas pretendo dar outra chance para ele.

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  16. Estou muuito doida para ler Instrumento Mortais e já esta da minha lista de desejo hahaha Falaram que Casa de Hades é muito bom e ainda nem sei se leio ou não hehehe, ameeei seu blog e vim aqui visitar haha tem vídeo especial de natal (4 DIY) dá olhada e poderia seguir se gostar? Irei retribuir <3 beijos www.meninascapricho-dada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Entendo perfeitamente. É chatinho quando acontece, mas ao menos podemos voltar a alguns mundos que conhecemos anteriomente <3

    ResponderExcluir
  18. Estou passando pelo mesmo Mari! rs Fico torcendo para chegar as férias ( porque terei mais tempo pra ler , e coisa e tal ) Daí, quando chega... cadê? Estou cravada em Um dia de David Nicholls. Estou adorando o livro maaas, NÃO CONSIGO continuar. Vou ver se esse lance de reler da certo comigo hehe .. ótimo post! Beijinho!

    ResponderExcluir
  19. Tive muita ressaca literária em 2013. Mas reler algo que gostamos é sempre bom. Eu mesma reli "Anna e o beijo francês" nessas últimas duas semanas.
    HP é vida ♥♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  20. Estou passando pela mesma coisa, mas não chegou ainda no nível de largar a leitura atual. Li muitos livros rápidos demais como você. Estou lendo As Brumas de Avalon agora e não está fácil, apesar da série estar ótimo. Boa a dica de fazer releituras, vou utilizar se a situação piorar!

    Beijos
    aquelaborralheira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. oi!
    Acho que a ressaca que sinto é mais simples.
    Depois que termino um livro até o fim de tarde, eu só começo a ler outro livro no dia seguinte. Nem sei se isso pode se chamar de ressaca. rsrsrs...

    ResponderExcluir