Refletindo sobre 2013

dezembro 30, 2013


Eu realmente acredito que 2013 foi o ano em que mais teve mudanças para mim. Talvez não tanto na minha "vida real" ou no meu dia a dia, mas minhas opiniões, personalidade e principalmente minha vida online estão muito diferentes. Muita coisa acontece em um ano. E muita coisa aconteceu em 2013.

O canal e suas influências.

Eu comecei 2013 com cerca de 500 inscritos no canal (antigo) e acho que quase ninguém visitava o blog. Eu não tinha visão nenhuma para isso. Em fevereiro eu mudei de canal e fiquei surpresa com a rapidez com que as 600 pessoas que me acompanhavam se mudaram pra lá comigo, mesmo não tendo vídeo nenhum ainda (porque estava esperando minha câmera nova). Fechamos o ano com 8400 inscritos e isso é tão surreal que não cabe em mim. 

Vendo meus vídeos antigos e comparando com os novos eu percebo claramente o quanto eu evoluí. Não só nos vídeos em si. Fazer vídeos me fez ficar mais consciente da maneira como eu falo e gesticulo e eu percebi que eu evoluí em tudo que diz respeito a fala e postura. Melhorei minhas apresentações de trabalho na faculdade. Melhorei minha dicção. Até mesmo para conversar com outras pessoas, estou sempre auto consciente de mim mesma. Não de uma maneira ruim, mas faz com que eu queira me aperfeiçoar.

Querendo ou não, ter um canal literário influenciou nas minhas compras de livros. Alguém se lembra de como era minha estante em agosto de 2012 (sei que voltei um pouco demais, mas enfim)? Nunca comprei livros apenas por comprar, apenas para encher a estante, mas eu não tinha esse costume de ler sempre até começar a contar sobre minhas leituras na internet. Ou melhor, até descobrir os booktubers e book bloggers e descobrir milhões de livros legais. Boom! Fechei o ano com 65 livros, 29 leituras (e mais 4 pela metade). E eu estou muito orgulhosa.

Descobri esse ano

Há exatamente um ano eu li Os Instrumentos Mortais. 2013 foi um ano Shadowhunter para mim, em todos os sentidos. Meu tumblr era só sobre isso e como o filme estava para sair várias coisas foram liberadas, alimentando meu assunto sobre esses livros. Entrei para um grupo lindo no Facebook sobre isso (o IdrisBR) e fiz muitos amigos por lá (um salve para o Gui, João Pedro, Thalissa, Lígia, Nicolas, Victória, Mariana, que foram os primeiros membros do nosso grupinho separado e alguns podem ser encontrados no Ourives das Palavras). 

Também foi o ano em que eu descobri Divergente, As Peças Infernais, Maze Runner, Vampire Academy, Bloodlines, Sombra e Ossos, John Green, entre tantas outras leituras magníficas. Esse ano também foi whovian pra mim. Acho que foi uma das melhores descobertas que fiz, o seriado Doctor Who que amo com todas as minhas forças. Também descobri Teen Wolf e Arrow. 

E eu descobri o Document Your Life, meu projeto favorito (clique aqui para saber detalhes). Eu tenho tanto, tanto a agradecer à Lauren por ter inventado isso. Juntamente com isso descobri que amo fotografia, coisa que ainda pretendo falar sobre em um post.

Na música eu redescobri The Strokes e descobri Imagine Dragons, duas das minhas bandas favoritas do momento.




Eu aprendi esse ano

É difícil lidar com pessoas. Quando eu tinha 100 inscritos era muito fácil lidar com tudo. À medida que o canal cresceu, pessoas de todo tipo foram aparecendo também. A maioria é super legal, mas sempre tem o que acha que você deve algo a ele só porque faz algo na internet. Como se ele fosse seu chefe. Acho que vocês sabem do que estou falando. Os exigentes, os acusadores, os que não suportam ver uma opinião diferente. E eles também não aceitam que você mude, mesmo que seja o melhor pra você. E é difícil lidar com essas pessoas sem perder a cabeça. Felizmente, aos trancos e barrancos, eu acho que cheguei a um equilíbrio comigo mesma para não explodir de estresse ou largar esse negócio de vez. Nem sempre funciona, mas desenvolvi uma casca grossa e me tornei mais tolerante.

Você não continuará o mesmo. Ninguém te conhece de verdade... nem você mesmo. Até dois anos atrás eu tinha uma visão completamente diferente de mim mesma. Em 2013 eu tive um choque de realidade quando percebi que eu sou uma pessoa mais criativa e artística do que calculista e racional, como eu sempre achei que fosse. Sempre achei que meu lance era matemática (ainda é um pouquinho), mas a maior parte de mim é arte, história, cultura. Talvez pareça óbvio pra você, mas eu nunca, nunquinha me vi dessa forma até esse ano. Isso prova como é errado fazer adolescentes de 16/17 anos decidirem o que querem fazer das suas vidas.

Pessoas apontam e julgam. Bom, eu já sabia disso, claro, mas até esse ano nunca tinha sido tão intenso na internet. Pessoas que acham que te conhecem pelo que você posta, mas elas nunca param pra pensar que você só mostra o que você quer que elas vejam. Ninguém vê a sua parte que sofre, que não tem tempo, que tem tempo mas quer gastar com outras coisas, que pensa em desistir, que acha que as coisas nunca vão se resolver, que tem dúvidas. Elas se esquecem da sua humanidade e apontam, julgam e cobram, sem piedade. 

Ha mais pessoas boas que ruins. Quando algo ruim acontecia comigo e eu por acaso compartilhava recebia muitas mensagens de apoio e incentivo. Muitas vezes de pessoas que eu nem conhecia. O mundo não está tão perdido, pessoal.

Só você pode te impedir de ser feliz. A felicidade pode ser encontrada até mesmo nos momentos mais sombrios. A pessoa só tem que se lembrar de ascender a luz. Não fui eu quem disse isso, foi o Dumbledore. E essa frase fez mais sentido do que nunca esse ano.


Obrigada por terem me acompanhado até aqui. 
Desculpem qualquer coisa que possa ter saído errada. 
Que 2014 seja lindo e maravilhoso pra todo mundo.

Beijokas!
xoxo


You Might Also Like

20 comments

  1. Adorei o post!!!!!!! 2013 foi o ano que eu descobri os blogs literários (inclusive o seu!) e foi o ano que eu mais li também. Feliz Ano Novo!!

    ResponderExcluir
  2. Você tá dizendo que nós não somos melhores amigas só porque eu leio seu blog?? Mas... mas... chateada.
    hahaha
    Parabéns não só por ter mudado (eu nem vi, porque comecei a ler faz pouco tempo), mas principalmente por ter essa percepção e saber que as mudanças foram boas. Tem gente que precisa de meses de terapia para atingir esse nível.
    Que 2014 seja ainda melhor e você continue postando muito, se não a gente vai descobrir onde você mora e aparOW WAIT tenho q fingir ser normal.

    Enfim, a gente não não é BFF mas seu blog e vlog são os mais legais ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade eu fiz meses de terapia, mais de um ano, só parei recentemente. E agora que parei pra pensar, grande parte das minhas reflexões nesse texto vieram de lá.

      HAHAHAH Obrigada, Natasha!

      Excluir
    2. hahaha agora tudo faz mais sentido!! Terapia é amor <3 e traz as melhores reflexões.
      Quer dizer, eu tive uma psicóloga que me fazia chorar depois de todas as sessões, aí não era tanto amor. Mas depois que troquei para uma menos traumática e fiz lindas reflexões para a vida. Que agora eu aprendi a fazer mesmo após parar a terapia, então olha só que bom: ano que vem você ainda terá um texto legal de conclusão de 2014 mesmo sem ter um psicólogo \o/

      Enfim, parei.
      outros beijos pra vc

      Excluir
  3. Mari eu te acompanhei o ano todo (e isso pode parecer irritante as vezes >.<), e você realmente evoluiu muito em todos os sentidos. <3 Eu conheci algumas coisas que você citou como Teen Wolf, Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais, e juro que ainda irei assistir Doctor Who, rs :P

    Feliz Ano novo e até mais!!!

    http://thesagasofworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é irritante, claro que não! Eu tenho até vergonha de ler meus textos antigos e ver os vídeos antigos HAHAHA. Ah, assista sim, é muito amor <3

      Feliz ano novo!

      Excluir
  4. Post lindo Mariana, este ano também foi o ano em que conheci seu canal,seu blog e um pouquinho de vc :p
    Vc é uma pessoa maravilhosa, inteligente, carismática, criativa e muito mais.
    Sei que não te conheço pessoalmente, mas acho vc incrível :)
    Vc me incentivou a muitas coisas sem mesmo perceber, me fez conhecer Doctor Who, Os instrumentos mortais e muitas outras coisas.
    Por ter um gosto extremamente parecido com o seu, vc acabou se tornando minha blogueira/vlogueira favorita!
    Parabéns por tudo, vc merece. E feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  5. Aw Mari, quando te conheci, menina? Na época da tag #ShareMortalLove, que nós descobrimos que moramos no mesmo estado e muito perto uma da outra. Você lembra? rs
    Nós iríamos nos conhecer, assistir CoB no cinema e você fazer as runas. Mas é, não deu certo :c
    E bom, eu descobri seu blog e vlog e fiquei apaixonada por tudo isso aqui, porque é bom saber que tem pessoas que se parecem com a gente <3 me identifiquei muito contigo e acompanhei aqui durante o ano todo (apesar de não comentar muito, leio todos os posts e vejo todos os vídeos). Descobri muuuuitos livros interessantes e comprei apenas pelas suas resenhas (nunca me decepcionei tks tks parabéns *-*).

    Enfim, eu espero que 2014 seja um ótimo ano para você e para o blog. Isso aqui vai crescer ainda mais, e eu espero estar aqui sempre.

    Beijos e abraços, Mari!

    ResponderExcluir
  6. Ah, Mari!!! Que texto lindo! ♥
    Como eu já disse no grupo, esse ano foi incrível, conheci pessoas incríveis e mudei totalmente meu senso crítico em MUITOS aspectos!! (Graças, claro, aos papos que tive com vocês e às leituras que fiz.)
    É tão gratificante olhar pra trás e ver tudo pelo que passamos e superamos, né? ♥
    E essa estante aí?? Daqui a pouco vai precisar de mais prateleiras, heim, mineirinha???
    E A GENTE SE VIU!!!! Dá pra acreditar? HAHAHAH tão mágico! *----*
    E você, junto com o Nic, me convenceu a assistir ao Doutor! U.U Agora posso entender as referências de vocês e imaginar como eu entrei na sua sessão igual ao Chris indo procurar pela Rose! hehehehe
    Feliz ano novo, guria!! *-*
    Que 2014 seja ainda melhor, com mais surpresas, mais mudanças e muito mais conquistas!
    Abraços d'O Capixaba! :P

    ResponderExcluir
  7. Amei o post Mari!
    Tão intenso e tão verdadeiro, deu para conhecer um pouquinho mais de você! E cada dia que passa te admiro mais!
    Que 2014 seja um ano incrível para nós! Deus abençoe <3

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  8. Mari liiiiiiiiiinda. Amo seus posts no blog e no yt. Beijos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  9. Aii lindo o post, Mari. E esse ano eu descobri...... o Corujinha Leitora e o Marianareads. Você tem ideia do que isso significa pra mim?? Significa que encontrei na internet uma menina mega fofa e que é louca por livros e que simplesmente me despertou uma curiosidade enorme sobre Harry Potter com o seu vídeo Especial Harry Potter. E agora estou aqui começando O Cálice de Fogo.
    Desde o ano passado eu vinha fazendo resenha dos livros que eu andava lendo pro meu blog e tinha vontade de fazer vídeos também. E depois que encontrei seu canal eu tomei coragem. Tudo ainda é muito recente e pequeno. Tenho apenas 5 vídeos e 14 seguidores, mas eu devo essa coragem a você.
    Desejo todo o sucesso do mundo pra você, Mariana. E que em 2014 venham ainda mais inscritos no seu canal, mais seguidores no seu blog, mais livros na sua estante e claro mais felicidade na sua vida.
    Beijooooos e feliz ano novo.
    Blog Mais amor, Mais livros
    Página do Facebook
    Canal do Youtube

    ResponderExcluir
  10. Muitas felicidades, Mariana! Que o sucesso continue, pois tu mereces :) Eu AMO o teu blog, mesmo!
    Beijinhos aqui de Portugal e um feliz ano novo *-*

    ResponderExcluir
  11. Mari, esse ano parece ter sido meio difícil, mas que em 2014 tudo dê certo e tudo de bom para você!

    ResponderExcluir
  12. Esse ano foi um ano de muitas mudanças pra todos! O importante é podermos aprender com toda a experiência boa ou ruim e nos tornarmos uma pessoa melhor! Mari, que app vc usa para escrever na foto como nessa? bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Sim, com certeza, cada mudança é um aprendizado.

      Eu uso o PhotoScape no computador mesmo :) A fonte eu baixei no Dafont.com

      Excluir
  13. Oi, Mariana!
    Bom, eu estou acompanhando seu blog e o seu canal no Youtube a pouquissimos dias, já vi grande parte dos seus videos e estou adorando! Já acompanho outros blogs e vlogs a bastante tempo e realmente me identifiquei aqui *-* Espero que você tenha muito mais sucesso em 2014 e pode ter certeza que você ganhou mais uma fã aqui :)
    Abraços!

    ResponderExcluir