Sobre como aprendi inglês e meu nível atual

dezembro 08, 2013


Quando eu fiz meus vídeos com o Unboxing de Clockwork Princess e a resenha dele muita gente me perguntou sobre meu inglês, como eu aprendi e até me pediram dicas de livros em inglês e tal. Me pediram para fazer um vídeo, mas eu nunca fico confortável em falar (no modo literal) desse assunto. O motivo? 

Bom, eu aprendi praticamente sozinha. Isso quer dizer que eu não fiz nenhum curso específico de inglês e isso parece ofender algumas pessoas. Mas tudo foi uma questão de interesse. Garanto que você também aprendeu alguma coisa por persistência. Quem faz esses layouts na internet, em sua maioria, aprendeu HTML e CSS sozinhos também.

Então, vou contar a historinha. Senta confortável porque a história é longa. Se é pra contar, vamos contar direito.

Eu estava na 5ª série e detestava inglês. Por quê? Não entendia nada e não queria aprender. Levava tudo na brincadeira, passava na tampa, esse tipo de coisas. Foi assim até janeiro de 2006, quando meu pai comprou pra gente nosso primeiro aparelho de DVD - juntamente com os 3 filmes de Harry Potter que já estavam lançados em DVD.

Maravilha, eu assitia Harry Potter todo dia - e quando digo todo dia é literalmente todo dia. Era chegar da escola e passar o dia vendo os DVDs. Se você viu meu especial de Harry Potter sabe que eu não tinha nada pra fazer na minha pré-adolescência. Nada na TV prestava, não tinha videogame e nem sabia o que era internet ou computador (é sério). Então, quando meu pai me arrumou os filmes de Harry Potter, aquilo era a coisa mais legal do mundo! Ainda é, mas era ao extremo, julgando falta de outras opções.

Então, eu assistia Harry Potter todo dia em português. Até que começou a ficar chato e eu comecei a inventar ideias. Eu já sabia o que eles estavam falando então, ta-da, quero ouvir as vozes dos atores. Coloquei em inglês e as legendas em inglês e fui tentando acompanhar a fonética com as palavras. Outra ideia, quero falar igual a Hermione! Então eu ficava tentando falar as frases junto com ela. Tipo uma doida, as pessoas me viam e olhavam torto. 

Minha mãe tinha um dicionário de inglês que eu usei pra tentar descobrir qual palavra significava o quê (afinal, pfff, eu já sabia a história) e esse mesmo dicionário tinha um sistema muito legal para ensinar a pronunciação (era com alfabeto fonético, nada de "hi = rái"). 

O alfabeto fonético pode parecer coisa de outro mundo à primeira vista, mas é só pegar uma palavra conhecida como exemplo e aplicar o símbolo a outras palavras. Não é difícil entender como funciona, eu aprendi sozinha e eu tinha 12 anos. Esse é um exemplo:

Tem várias coisas mais detalhadas e explicativas sobre o alfabeto fonético no Google

Pra quem não sabe, "book" e "too" não têm a mesma pronúncia só por ter "oo".

Bom, eu não fazia isso com Harry Potter com intuito de aprender inglês. Como em português já estava chato eu estava tentando achar maneiras de assistir Harry Potter de um jeito divertido. E eu comecei a achar inglês divertido, como montar um quebra cabeças. Os alfabeto fonético só me deixou mais curiosa.

Então eu chegava na escola e perguntava pro professor as coisas que eu não entendia, principalmente gramática. Passei a prestar atenção nas aulas, principalmente quando era sobre verbos. Nesse ponto eu já estava interessada em aprender mesmo porque estava curiosa.

No fim de 2006 eu já sabia os três filmes de Harry Potter de cor em inglês. De cor mesmo, de falar junto com eles - pelo menos as falas dos principais. Mesmo que fosse mais embolado do que inglês de verdade, eu falava e algumas coisas eu acertava. Nisso saiu o DVD de O Cálice de Fogo e por aí vai.

E eu comecei fazer isso com outros filmes também. Piratas do Caribe 1, 2 e 3 são outros que eu sei mesmo de cor. Tenho outros filmes aqui também que decorei uns pedacinhos. Foi quando descobri as diferenças entre o inglês britânico e o americano.

Em 2008 eu tive um pequeno período de internet em casa e isso foi uma bênção. Passei a ler vários artigos (geralmente sobre Harry Potter) em inglês e isso aumentou muito meu vocabulário. Até então meu vocabulário era praticamente todo bruxo e outras coisas que aprendi com a minha curiosidade com o dicionário. Fiquei sem internet de novo e voltei ao método antigo com filmes.

Quando digo isso sobre filmes, são muitos. Eu alugava na locadora e assistia pelo menos duas vezes: uma normal e outra pausando pra tentar acompanhar o inglês.

Também em 2008 (2009 e 2010 também) eu tive a melhor professora de inglês do universo (haha beijos, Cíntia), que me tirou muuuuuitas dúvidas MESMO. Nessa época eu já me considerava muito boa em inglês devido às circunstâncias que eu aprendi e o material que eu tinha.

Voltei a ter internet em 2010. Dessa vez eu comecei a interagir com pessoas de outros países, já lia sem ter que ficar procurando palavras o tempo inteiro. E de lá pra cá eu vim só aprendendo e aperfeiçoando. 

Fim da historinha.

Sobre o meu inglês hoje

Eu não faço ideia de qual é meu nível em inglês. Talvez avançada. Não sei. Eu consigo escrever bem e entender muito bem. Eu falo, mas gaguejo um pouco ainda porque não tenho com quem praticar uma conversa ao vivo pessoalmente e algumas vezes o vocabulário falha. Também tenho problemas com o "r" americano, por isso prefiro o britânico. Não que eu tenha sotaque britânico, quem me dera, apenas o modo de pronunciar o "r". E eu ainda pratico com filmes

Porém eu sou um horror para traduzir. O inglês está tão encarnado em mim que se eu ativar o inglês no meu cérebro eu não penso em português. Eu não ligo de não saber a tradução se eu souber o significado. E como as expressões quase nunca batem nas duas línguas, traduzir é difícil pra caramba.

Gosto de pensar assim: quem aprende com curso específico é como uma criança sendo alfabetizada pela primeira vez. Ela vai aprender as regras gramaticais e as formas corretas. Eu aprendi como um bebê aprendendo a falar. Eu me comunico, mas não sei todas as regras. Portanto, não sirvo como referência para nada. Não sei se tal livro é fácil ou não, não sei indicar nada e muito menos dar dicas!
     
Quanto a livros, só agora eu comecei a ler livros em inglês. Clockwork Princess foi o primeiro que li e só li ele e Vampire Academy. Quero começar a comprar mais em inglês, mas eu perco a paciência às vezes porque leva muito tempo pra chegar do exterior até aqui (eu compro no Book Depository).

Mas o que me faz ficar cada vez melhor é que eu gosto de inglês. Eu me dedico a isso há quase 8 anos. Gosto de conversar sozinha em inglês, de praticar, de fazer o máximo que eu posso em inglês, de imaginar o que eu teria que saber se estivesse em um lugar onde todo mundo só falasse em inglês. É a coisa que mais deu certo na minha vida.

Então, como eu sou um pouco perdida quando vou falar de dicas e do meu nível em inglês e tal eu vou indicar pra vocês a Cíntia (que não é minha professora) do canal Cíntia Disse. Curiosamente ela aprendeu mais ou menos da mesma maneira que eu, só que com música. Ela não deixa incorporar os vídeos, então vocês vão ter que clicar.

E aí, quem leu tudo? hahaha

***

Vocês são uns lindos. 
Eu li e amei todos os comentários no post anterior apoiando meu bloguezinho. Sei que respondi poucos, mas as coisas estão corridas (será uma surpresinha pra vocês hehe).

Xoxo!

You Might Also Like

61 comments

  1. Estou com uma super inveja. Pois, porque eu não fui uma criança interessada no inglês? Agora poderia estar com 18 anos e falando fluentemente. Sabe, apesar de você não saber o nível, quando você entrar, vai diretamente para o avançado pois fala e escrevendo, aprendendo as regras. Agora, é uma droga comprar livros em inglês, pois demora para chegar no Brasil o que faz parecer que a compra foi roubada (eu sei, sou dramática). Mas, enfim!

    ResponderExcluir
  2. Legal a forma que tu aprendeu inglês ,mas acho que a forma que mais se adequa meu dia dia é aprender com música pq com filme ficaria muito cansativo haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal dos filmes é que tem diálogo, é mais condizente com a vida real. Mas a Cíntia é prova de que a música funciona muito bem :D

      Excluir
  3. Eii Mari!

    Em 2006 eu me mudei do Rio de Janeiro para Santos Dumont - MG ( cidade onde minha avó morava e onde minha mãe nasceu)

    E tive a oportunidade de entrar para um curso de inglês. Em 2006 eu estava na 8º Série. Meu curso durou 4 anos. Faltou 1 período para mim formar no TN que seria o Teenagers, e depois faria mais 1 ano e meio. Então eu entendia que estava no intermediário.

    Depois que eu mudei pra onde eu moro agora e entrei pra faculdade não consegui outra oportunidade para aprender inglês em sala de aula. As disciplinas extras da faculdade em si, não me atraiam pois boa parte dos professores eram alunos e boa parte deles tinham um nível parecido com o meu. O que me restou foi ampliar meu vocabulário e aprender sozinho. Filmes,séries e música foram osp rincipais meios, e passei a ter contato com americanos em jogos online(fã de rpg rs). No finalzinho do ano passo eu descobri a comunidade literária na internet e comecei a acompanhar vlogs e blogs sobre livros. Gostei tanto que criei o meu rs, passei a acompanhar vlogs americanos e percebia que eu conseguia entender 90% do que eles falavam. Então quiz experimentar a ler em ingles. Primeiro livro que eu li foi The Mark of Athena(A marca de atena) do Rick Riordan e achei a letitura super tranquila. Em seguida comprei os 5 livros do TMI em inglês e achei a leitura muito tranquila tbm.

    Agora que eu tneho um Kindle recheio ele de ebooks em inglês, e é muito mais fácil para ver o significado é só "clicar" na palavra rs, antes eu morria de preguiça de pegar o dicionário.

    Para o um post grande um comentário maior ainda :X desculpa o testamento SUHSUHSUH
    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pra aprender com música é melhor pq com filme seria muito cansativo hahah

    ResponderExcluir
  5. Hahaha, fiquei impressionado pela sua força de vontade e capacidade de assimilação. Eu também aprendi sozinho e foi através de uma forma extremamente divertida. Por uma incrível coincidência, também iniciei meu aprendizado por volta de 2006. Meu irmão conseguiu um computador, do qual jamais vou me esquecer: um AMD K6 - 400MHz, com 512 mb de memória e 8 gb de HD. Nós não tinhamos internet, mas o computador veio com um emulador de Super Nintendo.

    Eu comecei a jogar todas roms que haviam no HD e entrei em contato com um jogo que me cativou: Final Fantasy V. Ele era uma versão traduzida para português e o joguei até o final. Fiquei apaixonado pelo gênero de RPG e procurei por outros jogos parecidos. Para meu espanto, todos estavam em inglês. Dessa forma, para conseguir jogar outros RPG's parecidos, eu tive de aprender a me virar com um dicionário de inglês. Eu tinha um programa chamado UOL Dicionário Michaellis e, com ele, pude terminar mais jogos desse gênero. RPG's possuem quantidades gigantescas de diálogo e traduzir cada frase, além de deduzir alguns significados pelo contexto ampliou meu vocabulário exponencialmente. Cheguei a um ponto em que não precisei mais consultar o dicionário. Hoje, acompanho diversos sites estrangeiros com facilidade. Por esse motivo, minha leitura é bem melhor do que minhas outras habilidades em inglês.

    Apenas há alguns anos, quando fui aprovado no vestibular, comecei a treinar minhas habilidades de escuta e fala. Tenho assistido várias séries e filmes com legendas em inglês e tenho acompanhado alguns canais estrangeiros no youtube. Você, por exemplo, me apresentou a Catriona do LittleBookOwl, que me ajudou muito a aprimorar minhas habilidades.

    ResponderExcluir
  6. É nóis que aprendemos inglês sozinhos assistindo coisas e tal. Apesar de eu não ter 8 anos de experiência igual você. 8 anos atrás eu nem pensava em aprender inglês ou qualquer outra língua.
    Sobre as pessoas que se incomodam com a sua forma de ter aprendido: Suck it up bitches, it's not her fault if she made the decision to use her brain instead of just keep bitching about being hard to learn other languages ;)
    Esse alfabeto fonético eu nem sabia que existia Mariana, que coisinha confusa e dahora kk
    Enfim, falei, falei e não falei nada, bom, que você fique cada vez melhor no inglês, e em qualquer outra língua que tenha vontade de aprender.
    Beeijo. Deixa eu voltar pra essa tortura de CoFA t.t"
    Bye kk

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ler inglês não tem nem um mês haha comecei com Allegiant (terceiro livro da trilogia Divergent) e levando em conta que tenho 14 anos e nunca fiz curso de inglês, devorei o livro em 4 dias.Eu vi que você não compra mt em inglês por causa da demora do BD, eu comprei (no submarino msm )a versão paperback e recomendo mt!É super linda e tá por R$24,90!

    ResponderExcluir
  8. Estou a 3 anos sem aula de inglês praticamente, porque sempre troca de professor e a maioria são horríveis.Eu tenho muita vontade de saber inglês, na minha cidade os cursos são mais ou menos e eu também não procuro na internet, saber inglês só fica na vontade mesmo, então se continuar assim, meu sonho de morar em NYC vai ser difícil. :/

    blogmeninodesocupado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Meu inglês não é tããão bom quanto o de várias pessoas, como você por exemplo, mas estou tentando ler o hobbit em inglês. Massssss, me considero uma boa entendedora da língua (: E grande parte do que eu sei atualmente eu aprendi com jogos de RPG. Meu irmão e meu pai sempre me influenciaram muito, meu irmão é 4 anos e meio mais velho que eu, quando a gente ia para a casa do nosso pai sempre ficávamos jogando. Muito. Mesmo. (Sdds Prince of Persia) E a maioria dos jogos eram em inglês :B E meu pai me influenciou muito (Além de jogos, que ele também sempre foi apaixonado) na parte de cinema! Então desde bem pequena eu sou "cinéfila", hahaha. Resumindo, com o passar do tempo, foi bem parecido contigo, eu comecei a assistir os filmes de DVD em inglês legendado e no cinema também.
    Enfim, que carta! KKKKKK. Adorei o post <3
    PS: Toda sua relação com Harry Potter e como mudou sua vida é incrível! haha

    ResponderExcluir
  10. Mas não tem algo tipo uma Livraria Cultura com uma área só de livros em inglês aí na sua cidade? Esperar muito por livros que a gente quer ler é triste... Mas se vc não for dessas q odeia ler e-book, tbm é uma ótima opção, chega na hora =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser nova aqui haha :D Minha cidade não tem livraria nenhuma e livros estrangeiros no Brasil são caros demais. Eu não leio em e-book, só abri uma exceção para Vampire Academy :) O jeito é o Book Depository mesmo.

      Excluir
    2. Nossa, para tudo: nenhuma livraria? Poxa... desculpa te lembrar de uma coisa triste assim :P Se algum dia vc abrir uma caixa postal eu te mando um.
      P.S.: sou nova mesmo, mas ta tudo bem agora, já li o FAQ

      Excluir
    3. HAHAHAHHAHAHA! Tem uma, mas não é onde eu moro, fica a 1h de viagem e é tão pequenininha. Quase nunca acho livros que quero lá :/

      Aaahh, seja bem vinda, então! *---*

      Excluir
  11. Legal Mari, eu gosto muito de inglês. Comecei a amar esse idioma quando estudava o ensino médio e esse amor foi só crescendo. Hoje faço facul de Letras - Inglês, tô no penúltimo semestre. E do EM pra cá meu inglês só melhora e pra aprender mais coisas faço algo parecido como vc com os filmes e seriados rsrs, é uma boa dica! Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi flor!

    Bem legal como você aprendeu o inglês. Eu fiz curso por muito tempo, quase 9 anos, fiz o completo. E eu sempre gostei, então assistia filmes em inglês com legenda em português, depois com legenda em inglês e por fim sem legenda nenhuma. Mas o que fez a diferença pra mim mesmo foram as músicas, como a Cíntia. Eu sou viciada, e sempre fui curiosa sobre o significado das letras. Virou hábito eu tentar "pegar de ouvido" e traduzir o que escutava. Os livros eu só comecei a ler em inglês esse ano. Já tinha lido alguns, mas livros pequenos específicos do curso ou de quadrinhos. Estou adorando a nova experiência!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu fiz apenas três anos de curso, e nada como filme/música/séries pra te ensinar. Meu inglês foi de nada pra avançado, sei mais coisas do que meu nível no curso.
    Cursos ajudam muito, mas se não houver interesse e a pessoa não gostar a coisa não flui. Estou querendo começar a ler em inglês, mas nem sei por onde começar.
    http://nuvensdecrepom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu aprendi inglês (assim, o básicão), acho, foi vendo séries e escutando músicas. Eu via muitas séries que não tinham sido traduzidas, só legendadas, então fui pegando o jeito, descobrindo expressões... Com as músicas a mesma coisa, já consigo traduzir muita coisa (haha), mas eu prefiro tentar pensar em inglês, já que tudo faz mais sentido. Adorei sua historinha e a indicação, sou tipo super fã da Cíntia, aquele linda! HAUAHUAHUAHAUA Surpresinha..? Oba *O*

    {blog-espelhodigital.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  15. Hahaha, vc é esforçada! E curiosa! :D Foi assim (mais ou menos) q aprendi a tocar violão.

    Vc tb aprendeu violão sozinha? =)

    Beijos, e estou amando seu blog e canal.

    http://www.alemdemim.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tátila! Sim! Eu também aprendi violão sozinha, mas não sou tão boa. Só consigo "arranhar" algumas músicas hahaha.

      Obrigada, linda! Beijos!

      Excluir
  16. Oi, Mari!

    Vou admitir: eu fiz curso de inglês, mas sempre tive uma dificuldade muito grande com outras línguas. O curso serviu para que eu pudesse ler e escrever bem, mas ouvir e conversar é outra história. Posso traduzir qualquer texto, mas eu acho que o resto é também falta de prática. Comecei a treinar com séries em inglês recentemente, e acho que vem surtindo algum efeito. hehe

    Adorei o post!

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que fofa, Mari!
    Eu acho que é a melhor maneira de aprender algo - quando você se dedica, cai de boa e vai atrás. Com certeza, você tem mais nível e mais vocabulário do que muita gente que fez curso por anos mas só porque precisa ou foi obrigado.
    Eu fiz um tempo de cursinho e a única coisa que me ajudou foi que, como fiz quando criança, eu peguei uma naturalidade forte com o inglês, então eu tenho muita facilidade com ele.
    Quando entrei na adolescência, apaixonei loucamente numa banda canadense, aí eu pensava "Meu Deus! Já pensou se eles vem ao Brasil e eu não posso falar com eles pq não sei inglês?", aí eu pegava as músicas e os vídeos deles para me obrigar a ser fluente só pra falar com eles hahahahaha

    ResponderExcluir
  18. Adorei o jeito que vc aprendeu, bom eu também era assim não me importava com as aulas de inglês até que comecei a fazer o curso e tive que parar, até hoje eu faço a mesma coisa assisto em português e depois em inglês principalmente com série... acho que consigo entender 75% dos diálogos.

    Beijão

    :)

    ResponderExcluir
  19. poxa que legal.
    eu sou péssima em ingles e tenho vontade de aprender, mas minha facilidade é com japones '-'

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  20. Eu também me dedico ao inglês desde pequena, mas pra valer mesmo comecei há dois anos (quando coloquei internet em casa). O bom de gostar dessa língua e ter facilidade é que qualquer palavrinha nova que aparece fica grudada pra sempre no nosso cérebro. Coincidentemente eu li meu primeiro livro em inglês esse ano e adivinha qual foi? Clockwork Prince <3 (li em cinco dias e só senti dificuldade com algumas expressões do inglês britânico porque a maior parte do meu vocabulário é inglês americano). Comecei a fazer curso de conversação em fevereiro desse ano e perdi o medo que eu sentia de falar abertamente (levando em conta que eu também não tinha com quem conversar). Aprendi MUITA coisa nova e reforcei o que eu já sabia (porque a gente começa do zero, independente de ter nível médio ou intermediário). Um amigo meu me indicou o site Livemocha. Lá você pode aprender várias línguas e conversar com pessoas de todos os cantos do mundo, além de ajudar quem está aprendendo português - e ajudar o próximo sempre é satisfatório. Aí é só praticar cada vez mais e ser feliz!
    Acho que eu já falei muito aqui, mas resumindo: amei o post e me identifiquei ainda mais com você, Mari! Aprender é uma das coisas mais fantásticas que existem no mundo! Beijo :)

    ResponderExcluir
  21. Tipo Mari, sou viciada em HP e como tenho 12 anos pensei e resolvi fazer o mesmo que você, a partir de agora vou começar a ver vários filmes e séries em inglês!
    Obg e Bjss!

    ResponderExcluir
  22. Li tudinho, haha. Eu tenho uma grande dificuldade com inglês, como você comentou, acho algo difícil e não crio interesse, até porque fazer um curso é como quando você entra na escolinha e começa a aprender a escrever.. é chato e de vez enquando você até chorava. Mas ando tentando vencer tudo isso e creio que o mais fácil sempre é correr para a pronuncia primeiro pois, afinal, é assim que estamos hoje com nosso português. Exatamente por isso que me irrito em aprender inglês em cursos ou na escola. Eles querem nos ensinar já pela gramática, ensinar as coisas como aprendemos na escolinha, mas a grande diferença é que na escolinha já sabíamos falar a língua... Enfim, basicamente amei a postagem, beijos!!

    http://palavras-digitadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Eu aprendi quase que do mesmo jeito que a Cíntia. Adorei o post e agora estou curioso com a surpresa \o/

    ResponderExcluir
  24. Olha, tudo o que eu sei de inglês foi de aprender assim também, com filmes/séries e música. Tem infinitos vídeos na internet que ajudam e aplicativos e tudo o mais. Por isso acho chato aula de inglês. Hoje eu faço aula de alemão e já não aguento mais. Se fosse fácil achar coisas na internet como em inglês, eu parava o curso com certeza.

    ResponderExcluir
  25. Que bacana, aprendi inglês do jeito padrão (4 anos de curso) lá nos idos do ano 2000 (faz um tempinho =x). E fiz curso apenas para... APRENDER A LER! Embora domine a fala (na verdade domino mais ouvir do que falar) e a escrita; a leitura é o que mais curto, o desafio de cada nova expressão, cada nova história, enfim... Quem quiser iniciar, comece no básicão mesmo, não tentem fazer como eu que comecei com o integral de THE ADVENTURES OF HUCKLEBERRY FINN, creia em mim, você ficará perdido (a). Reli esse livro 5 anos depois e notei que não havia entendido nada na primeira leitura (que fiz quando ainda era nível intermediário no curso =x).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Ótimo Mari, é assim mesmo, eu por exemplo "estudo" inglês desde os meus 8 anos de idade, mas é de forma independente, até tentei engatar um curso, mas não rolou. Só eu falava em sala de aula e isso me perturbava, agora eu to é tentando acompanhar minhas séries favoritas legendadas em inglês, é muito mais eficiente de se aprender assim, já que não temos nenhuma amizade gringa pra isso.

    Obs: Adoro teu trabalho na internet Mari, beijos

    Guilherme Paulo Borba
    Blog Fora de Controle - Warm Up

    ResponderExcluir
  27. Gostei de sua história de persistência com o inglês. Eu comecei lá pelos 10 anos e nunca mais parei de estudar línguas. Arranho 7 idiomas, mas já estudei outros e desisti. Tive de ir selecionando. Cheguei a estudar 13 idiomas! É com persistência que se aprende uma língua! Parabéns!

    ResponderExcluir
  28. Queria gostar de estudar a gramática inglesa como gosto de estudar a portuguesa... Prefiro muito mais ler coisas aleatórias em inglês do que passar horas assistindo uma aula (assisto essas aulas todos os sábados pela manhã :'( ). Bom, gostei do seu método com relação aos filmes. Inconscientemente, eu já fazia isso. Agora minha vontade mesmo é ler livros em inglês. Acho interessante :)

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  29. Nossa adorei o seu post, mostra como você teve força de vontade para que tudo isso aconteça, achei tudo isso muuuito legal...tenho uma amiga que aprendeu inglês tbm assim, mais ouvindo música...ela também trva algumas vezes e nunca fez curso! Eu queria tanto ser assim! Parabéns

    e isso tudo é muito interessante, pode incentivar muita gente! adoro seu blog e sempre o acompanho, parabéns por todo o trabalho que você faz mesmo que não seja um trabalho, ahauhau beijos!

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei seu post, tem que ser assim mesmo, dedicada. Se a gente quer algo, é só correr atrás que consegue. Eu também aprendi inglês com Harry Potter. Sabia uma coisa ou outra, ouvindo música e filmes, achando que eu sabia de tudo, e então quis comprar o Harry Potter e as Relíquias da Morte no dia da estreia mundial e fiquei super triste por só ter em inglês. Então traduzi o livro inteirinho, palavra por palavra, muitas folhas depois, seis meses depois, cheguei na parte em que se descobre quem vive e quem morre - alegria. Hahahaha Depois disso eu e a língua inglesa somos um só coração, leio só em inglês, trabalho fazendo tradução, coisa linda.
    Achei linda a sua experiência também, espero que continue assim e que sua habilidade na língua só evolua (e eu super fiquei feliz quando vi que você copiou Harry Potter e a Pedra Filosofal, me identifiquei!)
    Adoro seu blog, enfim, beijos...

    http://imaginotecaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu vejo que têm pessoas com muita mais facilidade para aprender outras línguas. Eu não sou assim, porém não é porque eu não tenho facilidade que vou deixar para lá né? É só se esforçar um pouco mais e para mim o método de aprender sozinha tem funcionado bem mais do que todos os anos que eu passei nesses cursos de inglês. Eu sou esse tipo de pessoa que aprendeu html e css na marra, mas eu comecei a mexer com isso em 2005, com inglês foi diferente, só muito recentemente que surgiu o desejo de aprender realmente. Talvez seja por isso que os cursos não ajudaram muito. Não adianta você estudar aquilo que você não quer colocar na cabeça. Hoje eu consigo entender muito bem, vejo filmes, seriados e vídeos em inglês tranquilamente. Ler já é um pouco mais difícil, mas eu consigo entender uns 80% normalmente. Agora para falar eu sou um fracasso total. kkkkkkk
    Adorei o post, é sempre bom saber como foi a experiência dos outros.
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  32. Mariana, adorei o seu post. Mas confesso que fiquei com uma invejinha. haha Eu gosto muito da língua inglesa e como você, a minha paixão começou também por causa de Harry Potter. Eu raramente tirava notas baixas na escola, exceto na matéria de inglês, trocava tudo, confundia tudo e escondia a prova com nota baixa dos meus pais. kk Como eu disse, gostava MUITO dos filmes de Harry Potter só que não tinha DVD e os da locadoras eram muito arranhados porque muita gente alugava. Aí meu pai conseguiu um VHS legendado de A Câmara Secreta, todo santo dia eu assistia esse filme, adorava a forma como os atores falavam e meio que sem perceber já fui aprendendo algumas palavras e aprendi a identificar os tempos verbais das sentenças e os auxiliares. Quando consegui os DVD's percebi o quanto eu detestava a dublagem e daí pra frente só assistia em inglês e fui assistindo outros filmes que gostava legendados também, depois de um tempo com legenda em inglês e mais pra frente sem legenda.
    Acontece que nem de longe tive a dedicação que você teve, mas isso também pode ser até porque cada pessoa pode aprender de formas totalmente diferentes. Eu comecei a fazer curso em 2010 e o meu gosto pela língua só aumentou, tanto que hoje curso Letras - Inglês e sei que essa é a formação que eu quero pra mim. Mas existem muitos aspectos em que você tá mais avançada do que eu e isso é quase um tapa na minha cara. haha Sou mais segura no falar, mas de vez em quando entro em pânico quando leio artigos em inglês com muitas palavras que não conheço, vou comprar um livro em inglês e tentar sanar essa deficiência.
    Desculpa pelo comentário enorme e da desnecessária "história da minha vida". Queria que você soubesse que a sua iniciativa me inspirou a me dedicar muito mais à aprender por completo essa língua.
    Beijo.
    p4raparadise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Eu apoio, eu apoio!!

    E li tudo.

    E estou com inveja da sua dedicação, sério =/, queria ter aprendido inglês assim. Talvez eu faça isso com francês (será que eu consigo ler os miseráveis em francês algum dia??)

    Se precisar de alguém pra praticar inglês é só chamar viu!!! (não que eu seja fluente, mas acho que dá pra quebrar um galho)

    Bjs

    ps.: sobre o outro post, ter um blog é um divertimento, escrever é sensacional, conseguir transmitir em palavras aquilo que você pensa é um desafio! É por isso que nós temos blogs =)

    ResponderExcluir
  34. Oiie Mari,

    Acho super interessante ver como as pessoas passaram a se interessar por inglês, é sempre refrescante ver que alguém ama essa língua tanto quanto eu. No meu caso, eu sempre amei essa língua, minha mãe me disse que quando eu tinha três anos costumava assistir o DVD da família Adams todo em inglês e dizia entender tudo. Também comecei a ler em inglês a pouco tempo, benditos ebooks, e a confiar mais no meu vocabulário.

    ResponderExcluir
  35. Mari, vc agora me serviu de inspiração. Parabéns pela dedicação. Acho que tudo na vida depende disso, de se dedicar. Faço curso e tals, mas nada me impede de me esforçar um pouquinho mais, né?

    Você é uma fofa =]
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Muito bom o post Mari, meu inglês não é muito bom. Faço na casa de cultura da minha cidade, aos poucos vou tentar me dedicar mais para poder realmente aprender.
    http://devaneioselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Comigo foi um pouco diferente.

    Eu não tinha uma opinião formada sobre o inglês, apesar de sempre tirar boas notas nesse língua, nunca tinha me interessado até que meu pai falou que iria me colocar em um curso. Ele demorou um pouco para me matricular, mas hoje já faz um ano e meio que faço parte dele. Quando comecei, não estava muito interessada porque era chato, mas logo depois mudei de opinião. Agora, quando tenho vontade, procuro assistir a filmes sem legendas ou legendado em inglês mesmo. Ajuda muito. Há pouco, comprei um box em inglês e estou lendo! É maravilhoso ler em outra língua e entender, uma sensação incrível. Pretendo continuar assim.

    Sarah, do Blog adoravelsasarete.blogspot.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir
  38. Eu aprendi um pouquinho de inglês com séries, quando eu comecei a assistir pretty Little Liars eu assistia dublado,achava muito complicado assistir legendado mas na segunda temporada deu problema no áudio,no site onde eu vejo e eu fui obrigada (Graças a Deus) a começar a ver legendado.... Hj em dia em vejo tudo (séries e filmes) legendados, porq algumas expressões grudou na minha cabeça,...kkkkkkkk'

    ResponderExcluir
  39. Muito legal mesmo o modo como você aprendeu inglês... sou professora de inglês e os filmes e músicas também me ajudaram bastante, lógico que eu frequentei o curso durante seis anos também, mas tem muita coisa interessante que nos cursos eles costumam não ensinar.. a internet tb foi uma forte aliada ao meu aprendizado... sempre recomendo aos meus alunos assistir filmes, passo músicas no final de cada aula e sempre levo algo diferente.. nunca gostei muito de me limitar a um simples livro com cd... Ah, e pro pessoal que tá interessado em aprender inglês recomendo também o site TECLA SAP, é bem interessante.. tem muita coisa lá que vale a pena conferir..
    xoxo

    ResponderExcluir
  40. Muito legal o post Mari!
    Eu gosto de inglês, mas prefiro muito mais español, por isso não sou tão boa em inglês, tenho um pouco de preguiça :S
    Eu faço curso há um ano, e já entrei no intermediário (agora tô no pré-avançado). E o que me ajudou foi justamente ver muito filme e principalmente série em inglês! Mesmo com a legenda em português dá para aprender bastante :D
    Nesse ano conheci o site interpals.net, você conhece? Lá dá pra falar com gente do mundo todo! é bem interessante...
    Parabéns pra você que aprendeu inglês sozinha o/

    Ah, só li um livro em inglês (que foi justamente pro curso, e era um livro pro nosso nível). Mas comprei Harry Potter and the Deathly Hallows em inglês e tô esperando ir pro avançado pra tentar ler haha.

    Adorei o post o/ Bjs.

    ResponderExcluir
  41. Eu amo aprender outra língua (menos o espanhol, que acho bem chatinho). Aprendi inglês parte com escolinha e parte por minha conta. Sou doida para aprender italiano sozinha, mas nunca sei por onde começar: se vejo vídeo, se compro algum livro ensinando... Acho que não tenho tanta autonomia assim!
    E você dizendo que tinha inglês bruxo na cabeça foi demais! Quem me dera <3

    ResponderExcluir
  42. Moça você é inspiradora! ;)

    Abraços! o/

    ResponderExcluir
  43. Eu também aprendi ingles sozinha, comecei a ver filmes e seriados legendados e me esforçar mais nas aulas de ingles na escola. Nunca tinha feito curso e também gaguejava em algumas frases. Então fiz minha primeira viagem para os EUA e tive que me virar. A experiência foi muito positiva porque eu pude treinar mais meu inglês! Decidi entrar em uma escola de idiomas no começo desse ano e descobri que já estava no nível intermediário para o avançado hahah Mas saí porque achei muito mais legal aprender sozinha mesmo :P (muita coisa que eu já sabia era aprendido no curso, eca). Quando a gente se esforça, consegue. Não vale só para o inglês, claro. Beijos <3 (desculpa o super texto uheuhehu)

    ResponderExcluir
  44. Muito Legal! Certamente servirá de inspiração pra mim! Desejo muito ser bilíngue.

    PS. Sou muito fã de Harry Potter também! :D

    ResponderExcluir
  45. Oi Mari!!
    Gostei muito desse post, eu gosto muito de inglês, fiz um tempo de aulas particulares, mas como não estou tendo tempo, dinheiro e animo devido as correrias do dia a dia, não consigo me dedicar muito em casa muito menos retomar as aulas. Acho que a falta de ter com quem praticar a conversação implica muito também, pois acabamos pensando e falando muito em português e isso acontece muito nas aulas, é algo que eu vejo como sendo o lado ruim se tu não entender alguém vai te traduzir...acabando que tu não te obriga a realmente buscar o idioma da mesma forma que buscaria se estivesse em um local onde só falassem em inglês.
    Mas seu post acabou me dando umas ideias de como me aplicar mais e quem sabe em pouco tempo relembra e aumentar meu vocabulário.
    Grande beijo e continue com seu trabalho no blog, está muito legal!!
    Nathy Pasini

    ResponderExcluir
  46. Olá Mari.
    Me identifiquei com você em relação a tradução. Eu fiz 4 períodos num curso de inglês numa escola considerada renomada no ramo. Mas o pior de tudo, eram quando me pediam pra traduzir alguma coisa. Eu tremia. Eu tenho muita dificuldade na tradução e um pouco na gramática. - Já fechei a prova oral do meu curso, mas na prova gramatical, eu era "razoável". - e sempre olhavam torto. Pois para os ignorantes de plantão, quem não sabe traduzir, não sabe falar. Mesmo tendo feito apenas 4 períodos, eu converso com qualquer pessoa que fale a língua, tenho a facilidade e compreendo o que falam a maioria das vezes, pois, aprendi mais assistindo séries em inglês do que com o próprio curso, mas por favor, não me peça pra traduzir. Eu me enrolo toda nisso.
    O fato de ser ruim na tradução me deixa com receio de ler em inglês, pois tenho medo de começar me enrolar, não entender nada e confundir toda a história. Afinal, as expressões são diferentes. E vamos combinar, google translate é bom, mas pra te confundir é melhor ainda.

    ResponderExcluir
  47. Mariana! Eu aprendi inglês assim também! Quase TUDO que eu sei de inglês foi só assistindo os DVDs que eu tenho em casa! :)
    Gosto muito do seu Blog e seu Vlog! :D

    ResponderExcluir
  48. Mariana! Eu aprendi inglês assim mesmo! Quase TUDO (quase TUDO mesmo kkk) que eu sei de inglês foi só vendo em inglês os DVDs que eu tenho em casa! Gosto muuito do seu Vlog e do seu Blog! =D

    ResponderExcluir
  49. Olá... Eu não li tudo, pq sou preguiçosa e já me habituei pela falta de tempo à fazer leitura dinâmica.
    Mais peguei o recado principal do seu post e seu método de aprender. Mais uma coisa me chamou a atenção: Me corrija se eu estiver errada. Vc disse que já estuda a 8 anos, tem dificuldade na tradução e todo esse esforço foi solitário. Eu faço inglês a 1 anos e 8 meses, estou nos penúltimo módulo e já leio e traduzo muito. Muito mesmo. Para falar eu demoro um pouco, pq ainda penso em português. Para ouvir a língua na rapidez que os americanos falam eu ainda tenho um pouco de dificuldade. Mais assim que terminar o último módulo, pretende me dedicar somente à conversação. Porém, tive quem me tirasse as dúvidas gramaticais básicas e mesmo que eu me demore na fala, falo com a segurança de não estar atropelando nenhum tempo verbal. Entaum eu acho que ficarei fluente em menos tempo que vc. Mais cada experiência tem uma conotação especial e eu te parabenizo por isso. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  50. poxa cintia eu estava procurando por tradução, pois passei 16 anos sem fazer inglês curso e resolvi fazer agora então es1queci alguma coisa, mas tenho zap do curso de inglês e eu gostaria de fazer umas perguntas lá em inglês como por exemplo

    quanto tempo falta para nos formarmos em inglês? passei 14 anos, mesmo assim em um total de 9 níveis fiquei no nível 5, mas sometimes I´m afraid to speak english . Because I hate to commit mistakes.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde. Mariana queria saber se na sua opiniao ver um filme em ingles, e sempre que voce ver uma palavra que voce nao entende voce procurar o significado dela no dicionario, voce acha que isso fara voce ficar fluente ?

    ResponderExcluir
  52. Hoje estou com 40 anos e muito arrependida de nunca ter dado atenção aos meus professores de ingles, eu nem se quer lembro de uma aula.. triste, gostaria deter enxergado o quanto era importante ter um professor...agora fico aqui tentando sozinha todos os dias aprender..

    ResponderExcluir
  53. Meu Deus, eu ameeeei sua história, mais ainda porque sou apaixonada por Harry Potter e mesmo achando que não deu dicas, você me deu super dicas... Estou louca para começar a fazer o que você fez e claro, com Harry Potter. Abraços e continue escrevendo, você é ótima!!!

    ResponderExcluir
  54. Interessante a sua história. Realmente dá pra ver que não é um bicho de 7 cabeças e que dá pra aprender de vários métodos. Gostei muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir