Por que você não para com o blog?

dezembro 05, 2013


Engraçado que eu sempre recebo essa pergunta, talvez pelo fato de que o blog já não é mais tão atualizado quanto já foi um ano atrás. Ou talvez porque algumas pessoas pensam que o blog é culpado por eu não gravar vídeos. Nem um, nem outro.

Primeiramente: o blog e o canal no youtube foram desvinculados há muito tempo atrás. Quando comecei a fazer vídeos era para o blog. Com o tempo percebi que era melhor manter os dois independentes. Algumas vezes posto vídeos aqui ou menciono um post nos vídeos, mas em geral eles são independentes.

Blogar ultimamente não é mais tão popular quanto antes. Sei lá, acho que muita gente tem preguiça de ler e ver vídeos é mais fácil - além de ser mais interativo. Porém, vídeos são mais trabalhosos e alguns assuntos eu não conseguiria falar em um vídeo - como o assunto desse texto por exemplo. Outras vezes eu simplesmente quero muito falar sobre algo, mas não estou a fim de gravar (como foi o caso do livro O Lírio Dourado).

Além de que é fato de que as pessoas são mais duras e críticas no YouTube. Em vídeo a gente praticamente dá a cara a tapa - e muitas vezes recebemos o tal tapa.

Então, quando sinto vontade de falar algo que não se encaixa no vídeo ou não estou com vontade de gravar eu falo aqui, mesmo sabendo que nem metade da metade da metade das pessoas que vêm os vídeos leem o que eu escrevo aqui.

Porque, pra mim, escrever é algo mais pessoal. Eu gosto de escrever para mim e aprecio quando outras pessoas se interessam. Vídeo é algo menos pessoal, mais interativo... e mais tenso. 

Então, eu preciso ter um blog, mesmo que não seja para ser atualizado sempre, mesmo que ninguém leia.



You Might Also Like

20 comments

  1. Olá, como vai?
    Realmente, vou parafrasear aqui "Blogar ultimamente não é mais tão popular quanto antes. Sei lá, acho que muita gente tem preguiça de ler e ver vídeos é mais fácil - além de ser mais interativo."; Noto isso também, que, muitas vezes, o vídeo (ou vlog) parece ser mais interativo.
    Mas, blog é, realmente, difere bastante de vlog.
    Eu mesmo, não tenho -não agora, posso futuramente ter- vontade de ter Vlog; apesar de manter com meu noivo um blog mais voltado pra livros e tals.
    Mantenha mesmo seu blog.
    Ele é muito fofinho -e você é uma fofa ;) (adoro teus vídeos e teu blog hihi)

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de te acompanhar pelo blog e pelo canal e saiba que leio sim, hahaha. Te acho muito fofa e seus vídeos são muito agradáveis de assistir, mas eu amo ler e por isso sempre acompanho blogs também. Quero dizer que você não deve desistir, ok? Tô começando um blog agora, ainda nem criei, mas sei que vai ser difícil começar por causa do pouco público... Tem um tempinho que você faz isso, né? Pois é, não pare, saiba que te acompanho e gosto muito. Você está certa sobre isso de escrever quando achar que deve, os posts têm que ser espontâneos mesmo! Espero que consiga te incentivar :D

    ResponderExcluir
  3. Ola, como vai ?
    Bom não vim aqui para te consolar nem para tentar diferenciar um assunto do outro, mais aproveitando tal oportunidade, relevando que você leia mais oque escreve aqui no blog do que nos seus vídeos gostaria de primeiramente te parabenizar porque segurar a bronca como você segurou até agora de todos te criticando e te julgando não parece ser uma tarefa fácil.
    E também de afirmar algo que você escreveu e foi comentado acima (^) as pessoas te preguiça sim pois ler livro envolve história um assunto em que segura o leitor, já aqui no é considerado perca de tempo. Mas gostaria de te pedir que não feche esse blog por favor continue com ele porque se você aguentou até agora não faria sentido quebrar tudo que foi construído. Um beijo e até mais...

    ResponderExcluir
  4. Para algumas pessoas da preguiça sim mais continue assim porque tem gente que valoriza seu trabalho aqui também.

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Mari, sambou na cara de quem fica reclamando \o/.
    Não ligue para os haters e continue com os 2 sim, porque são muito bons mesmo!

    ResponderExcluir
  6. "Eu preciso ter um blog, mesmo que não seja para ser atualizado sempre, mesmo que ninguém leia." Ai Mari, cê traduziu exatamente o que eu sinto.

    Eu gosto de ter meu blog, mesmo que eu seja uma péssima blogueira e não o atualize todos os dias. Na verdade, acredito que meu blog se pareça muito comigo: se cala, ri, chora. Meu blog é realmente pessoal, não saio divulgando ele pra 5 milhões de pessoas porque esse não é o objetivo dele.

    Antes de der pros outros, o meu blog é pra mim! :)

    Beijo, Mari!

    ResponderExcluir
  7. Mari, eu entendo sua questão com o blog. Não sou vlogueira mas entendo que as vezes o blog nos é mais confidente do que um canal no youtube. Mas de qualquer forma, não é que a grande maioria do seu "público" (tá certo, né? hehe) não curta as coisas que você escreve. É que a maioria é preguiçosa mesmo. Talvez ninguém mereça realmente a culpa. O lado bom é que dá pra atingir dois tipos de pessoas: as leitoras de verdade e até mesmo as preguiçosas.

    Continua com os dois. Você faz um ótimo trabalho :3

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari, não e que as pessoas do youtube sejam mais criticas... elas são e mais maldosas, MUITO maldosas, quando um comentário parecer mais do que uma tiração de sarro do que uma critica mesmo, você passa reto e nem lê, porque não vale pena. E também quando as pessoas começam a te cobrar muito você tem contar 1, 2, 3 e respirar e lembra que o blog e um rob! um momento de laser... não um trabalho. ADORO seu blog e seu vlog!

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!

    Olha, eu assisto seus vídeos e leio aqui. As pessoas tem preguiça mesmo, eu percebo isso também :( às vezes isso desanima, mas amo bloggar e assim como você não vou parar de postar, mesmo que ninguém leia!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. (falando com voz de criancinha)
    Mas Maliiiii, eu leio tá?
    Olha, eu te entendo muito e muito bem. O negócio é: fazer o que gosta porque gosta, por tesão, por vontade, por paixão, por amor. A partir do momento que se torna obrigação, só porque os seus adoradores queiram que você faça, já deixa de ser uma coisa sua e se torna algo mais forçado, o que acaba por fazer a gente perder o tesão total pela coisa toda. Enfim, eu A D O R O seus vídeos, você tá me inspirando a fazer meu primeiro DOCUMENT YOUR LIFE, apesar de eu ainda não ter uma boa câmera, mas irei ter um dia. Eu tô reformulando o layout do meu blog. Não, eu não posto todo dia. Sim, eu posto quando dá vontade, por mais que ninguém leia. Mas como eu quero assumir contrato de parceria com alguma editora, eu ainda posto pelo menos toda semana, mas é quando eu quero mesmo, quando estou a fim. Continue assim, branquelinha (espero que não se ofenda, isso foi carinhoso kkkkkkkkkkkkkkkk'). Fique firme e forte e faça o que quer, o que lhe dá prazer. E é verdade, as pessoas do "utub" são bem maldosas quando querem. Eu comecei com o vlog, mas ainda nem posto tanto, também pelo fato de não ter a câmera boa desmotivar, mas também por N fatores. Eu te apoio e saiba que eu leio o teu blog sim, okay?

    NOOOOOOOOSSSSAAAAAA, mas quanto comentário? Viu como tem gente que lê, afinal de contas! Não se sinta só nunca nahuahuahua' :D

    ResponderExcluir
  12. Minha vida hoje é a blogosfera. Mesmo que achem que não é popular, muita, mas muita gente ainda lê e visita blogs constantemente. Quando conheci o CL já virei leitor, mesmo que eu nunca tenha comentado. Entre um vídeo e um post em um blog, eu fico com a segunda opção. Sei lá, eu simplesmente amo essa coisa de blogar! HAUAHUAAHUAHA Adoro os dois, então continue assim. Abraços! :)

    {blog-espelhodigital.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  13. Não acho que os blogs estão menos populares! Só algumas pessoas que estão pensando isto. Acho que é só questão de ir atrás, interesse sabe!? O blog realmente é onde a gente se expressa, não me vejo sem ele mesmo não postando sempre também. Mas mesmo nessas raridades de postagens são essas que me fazem melhor. Enfim, continue com os vídeos (por mais que eu não me interesse muito por vlogs) mas não pare com as postagens pois é importante e tem diversas pessoas, que mesmo que não comentem, gostam das postagens e tudo mais!

    Abraços, O Novo Cara Igual
    onovocaraigual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu comecei meu blog em fevereiro desse ano e o vlog há uns 2 meses. Sou suuuper novata, mas sei que uma hora surge alguém que vai me odiar pelo que faço. Sei lá, deve ser inveja dessas pessoas. Para falar a verdade, eu acho que o que mais curto no youtube são as pessoas. Você acaba conhecendo os vlogs e seus donos e se identifica. Nunca imaginei que existiam tantas pessoas que leem o que eu leio, que gostam do que eu gosto. A gente se enturma bastante! Haters always gonna hate, mas fazer o que, né? Gente do mal existe nos livros e na vida real mesmo :/

    Beijos e força, xará! Vai com tudo porque muita gente gosta do seu blog sim <3

    ResponderExcluir
  15. Mari *-*
    Nossa eu acho muito mais gostoso ler do que ver video, apesar de me divertir vendo video eu prefiro ler resenhas. Gosto mais de blogs do que de vlogs, mas acompanho os dois, vai do talento de quem faz HAHA :3
    Mas eu acho que assim, você deve continuar com o que você quer e postar quando sentir vontade :D

    Beijos
    www.pepperlipstick.com

    ResponderExcluir
  16. Esta certa. Não é porque não tem tempo ou até mesmo motivação para atualizá-lo sempre, que significa que não pode continuar com o mesmo.
    Não liga para o que os outros dizem, faça o que te faz feliz.

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Caraca Mari, falou tudo, eu tenho um canal e um Blog e penso igual a você, comecei o Blog para escrever por que eu gosto disso, e o canal para falar sobre livros, também por que gosto de fazer isto!
    Então, acho chato quando o povo pergunta este tipo de coisa. Cada um tem o seu motivo para seguir em frente com o que faz.
    Bjss <3

    ResponderExcluir
  18. Oi Mariana, tudo bem?? Eu penso exatamente como você! Hoje em dia tá muito difícil alguém parar para ler alguma resenha e tal (E foi esse o motivo pelo qual eu parei com o meu blog, o Notícias e Resenhas, no qual era seu parceiro). Apesar de amar escrever e querer muito criticar alguma obra, eu acabo perdendo a vontade, pela pouca visualização... Mas enfim, continue assim, não force nada e poste quando você bem quiser! Admiro essa sua opnião...
    Bjos,
    Lucas

    ResponderExcluir
  19. Adorei! O meu primeiro contato com você foi realmente por vídeo, foi procurar uma review de Insurgente e adorei o que você disse. Foi carismática e interessante. E eu não me importo muito com spoilers, mas dá para ver que você tem o cuidado de não revelar partes críticas da história para quem está lendo. ADOREI mesmo. E adivinha? Cliquei logo no link do blog para ver as coisinhas que você escreve. Sério. Amei. Já está nos meus favoritos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Adorei o blog. Na verdade eu acabei descobrindo ele graças ao vídeo de insurgente no seu canal no youtube. E gostei tanto do vídeo que cliquei para conhecer o blog.
    Estou adorando! Já está até nos favoritos. Continue assim.
    Beijos

    ResponderExcluir