Quero fazer um blog. Por onde começo?

abril 19, 2013



Algumas pessoas já me perguntaram isso e eu decidi fazer um post completinho reunindo coisas que me ajudaram e que podem ajudar vocês. Eu sei que já faz um bom tempo que tenho o blog e ele nem cresceu tanto assim, mas ele me trás resultados muito satisfatórios mesmo sendo pequenininho. 

Então, primeiramente, só faça um blog se você tiver domínio sobre o que você quer falar. Não estou falando em técnicas ou conhecimentos avançados, mas por exemplo, se você raramente lê, dificilmente vai conseguir manter um blog literário sozinho.

E não adianta fazer um blog se seu intuito primário é: ser famoso, ter parceria com editoras, ganhar dinheiro. Você só irá se frustrar. Coisas como essas podem vir ou não. Se você fizer um bom trabalho, provavelmente virão gradativamente, com o tempo (dinheiro eu não sei, mas acho que você tem que ser extremamente famoso pra isso haha).

No começo será só você visitando seu blog. Nenhum comentário, visita, nada. Não espere que as pessoas apareçam antes de você postar. Vá postando, mesmo sem comentários. Por isso sempre digo: faça um blog por você e para você, os outros se achegarão depois.


Nome e url

Essa parte é muito mais difícil que se pode imaginar. Quando eu comecei eu fiquei horas e horas testando urls e a maioria estava indisponível. E o que é frustrante é que muitas vezes urls muito legais estão ocupadas, mas o tal blog não é atualizado nunca! Pense bem antes de mais nada, porque não é bom ficar trocando toda hora e confundir seus leitores.


Aparência

Sei que o conteúdo é o que importa e bla bla bla, mas falando por mim, eu não gosto de ficar em blogs/sites feios ou desarrumados. Já deixei de visitar muitos blogs por isso, sim, admito. Então, se você não sabe fazer layouts, procure alguém que possa fazer pra você ou baixe um layout free. Não recomendo tanto os layouts free porque você corre o risco de ter outra pessoa com um igualzinho ao seu. Você pode personalizar os que o Blogger oferece, também (tipo o meu).

A barra lateral também é importante. Não coloque coisas ali que não sejam necessárias ou relevantes para seu blog. Antes ser uma barra lateral vazia do que poluída.

E organize seu conteúdo. Categorias são uma ótima saída.

Mas Mari, eu não sei mexer nisso de HTML e códigos!

Lá no fim do post eu vou deixar uma lista de sites e vídeos que ajudam com isso. Parece coisa de outro mundo no começo, mas ninguém nasce sabendo. Se você não sabe nada mesmo, procure alguém que possa fazer pra você ou possa te ajudar mais especificamente. Claro, nada te impede de aprender sozinho, experimentando. Foi assim que eu aprendi. Google é uma mina de ouro.


Diagramação

Além do layout, preocupe-se também com a diagramação do texto. Procure usar sempre a mesma fonte (letra), o mesmo tamanho, de preferência justificado (isso é quando as duas bordas ficam retas). Deixar um espaço entre os parágrafos também ajuda muito quem está lendo. E tente manter um padrão de tamanho das imagens para tudo para ficar mais organizado.


Finalmente, o conteúdo

Por que ele veio depois sendo que é o mais importante? Porque se seu blog for bagunçado as pessoas não vão nem ler o que você escreveu, o que faz seu esforço para fazer um bom texto ser desperdiçado. Claro que tudo o que eu disse acima é inútil se você não tiver um bom conteúdo, mas as pessoas primeiro olham o visual e depois leem,  isso é fato.

Escreva seus textos com cuidado e com atenção ao português. Seja sincero! Nada de falar que amou uma coisa que na verdade detestou ou dizer que leu um livro quando na verdade não leu. Não copie ninguém. Se caso postar algo que não é seu, peça permissão e dê os créditos. 


Compromisso e criatividade

Algumas vezes é difícil manter o blog por causa de compromisso externos e seus leitores irão entender isso desde que você não desapareça do mapa. Você tem que postar com certa periodicidade ou as pessoas vão acabar esquecendo do seu blog. Postar coisas variadas, também, para manter o público interessado. Aqui vale se inspirar em outros blogueiros, claro, dando créditos. E é inspirar, não copiar, ok?


Divulgando

Essa é a parte que todo mundo fica meio perdido no começo. Como divulgar? Primeiramente NÃO FAÇA SPAM! Sabe, aquilo de visitar todo mundo e mandar para cada indivíduo um: "Ei, visita meu blog?". É chato demais e espanta mais do que convida. Ok, eu admito, eu fiz spam no começo. Eu errei, spam não é legal. E ajudou? Não. Eu tive minha conta no twitter bloqueada, recebi respostas não amigáveis, sem falar que fiquei como chata pra muita gente. Bom, eu me toquei e parei pouco tempo depois, antes que recebesse leitores de verdade. Não vale a pena, estou avisando.

O que você pode fazer, então? Primeiramente, crie uma conta no Twitter. Eu odiava o Twitter no começo porque não tinha nada de interessante para falar, mas quando criei o blog eu tive assunto: livros! Siga outros blogueiros e puxe assunto sobre aquele livro que vocês dois gostaram. Poste seus links, mas fale de outras coisas interessantes também para as pessoas se sentirem mais próximas de você. Uma pagina no Facebook também é uma boa ideia. Se seu blog é literário, crie um Skoob também e poste suas resenhas (ou um pedaço delas com o link pro blog) na área de resenhas dos livros. Visite outros blogs, leia e comente. Comente de verdade, algo construtivo e com opinião. E deixe seu link lá, isso ajuda muito! 

Depois que você já tiver algum conteúdo comece a fazer contatos com outros blogueiros, entre pra turma. Nós não somos inimigos em uma competição, somos camaradas! Procure parcerias com outros blogs. Elabore um texto legal de porque você quer ser parceiro, essas coisas. Faça tudo com capricho que dá tudo certo.


Responda os comentários e e-mails

Não sei com você, mas quando eu comento em um blog eu gosto de ser respondida. Acho que isso é com todo mundo. Eu volto mais vezes em um blog que me responde do que nos que não respondem. Isso é uma maneira de conquistar seus leitores, mostre pra eles que você se importa com os comentários deles, com a opinião deles. Eu me importo. Eu amo quando alguém comenta e só não respondo se não tiver nada pra falar. Fiz meu blog para ter mais gente com quem conversar sobre livros, que sentido isso teria se eu não respondesse vocês?


Tenha paciência e perseverança

Brega, mas é verdade. Com a competitividade hoje em dia é difícil conquistar seu espacinho, mas não desanime. Meu blog é pequeno e não muito conhecido, nem sei se vocês vão dar crédito às minhas dicas, mas as pessoas que conheci, blogueiros e leitores, fazem valer a pena. Eu espero conseguir conquistar um lugar melhor que hoje, claro, mas estou muito feliz com o progresso que tive, mesmo que pequeno. Eu amo tudo isso. E espero que você ame também.


E para vlogs, você tem dicas?

Eu acho vlogs mais fácil. Só tem que aprender a falar com a câmera e isso só vem com o tempo. O que posso dizer pra ajudar é: faça um roteirinho do que você quer falar pra não ficar falando mais do que devia. Não ligue se você tiver que tomar uma pausa para pensar no que falar, esse espaço em branco você edita depois. Não tente falar tudo de uma vez porque você pode acabar gaguejando e esquecendo o que queria falar. Arrume uma câmera com pelo menos o áudio bom, um cenário bacana e iluminado. E edite os vídeos, corte todos os pedaços em que não fala nada ou que você fique só no "hum" e "éh". Sério, edite, nem que seja no Movie Maker. Mas eu indico que você tente aprender pelo menos no Sony Vegas ou mergulhe logo de cara no Adobe Premiere e After Effects. Não existe bom editor gratuito, já aviso.


Agora, uma lista de blogs, outros posts e vídeos que podem te ajudar.

Dicas Blogger - todo tipo de código você encontra aqui e no site abaixo, com explicações passo a passo de como colocar no seu blog.
Dicas para blogs
Lully de Verdade: Como fazer um vlog?
Lully de Verdade: Como Divulgar seu Vlog - pode ajudar com blogs também (:
Ler ou Não Ler: Como eu gravo meus vídeos e dicas para novos canais literários - os vídeos do Luiz são ótimos e os procedimentos dele são bem parecidos com os meus :D
Retrospectiva 2012, Natal e a vida de blogueiro - eu falo um pouco sobre como foi minha experiência de blogueira em 2012.

Layouts de graça
btemplates.com - portfolio com vários layouts (ou templates).
Vinte e Poucos: 15 layouts free - Liiiiiindos layouts para meninas.
Gabrielafour - postfolio com vários layouts lindos e de graça.

É só pesquisar no Google como instala, é fácil :D

Espero que esse post ajude pelo menos alguém :)


You Might Also Like

68 comments

  1. Mari!!! Como já dizia Ron Ron: Brilhante!
    *copiando e colando tudo no word pra ler de novo mais tarde* *e usar as dicas no Ourives*

    +1!

    G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Affe, Gui, vc nem precisa copiar pro word, vai ficar aqui, ué HAHAHAH
      \o/ foi útil para alguém :D

      Excluir
  2. amei esse post e achei ótimas dicas , vou parar de fazer spam...sério e-e . E né que é verdade , no começo só queria fazer parceria , ter um blog super famoso e parei com isso , o meu blog tornou-se para mim uma hora do dia que eu relaxo como o tumblr . E também o html , nossa sempre fui acostumado com o html do tumblr que é mais fácil e simples mas do blog ...Levou 3 meses para conseguir operar certinho e né que eu já sei fazer os meus próprios layout ^^ . Amei as dicas abraços .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sério, spam só espanta :/ Sabe eu tinha curiosidade com isso de parceria, mas não era meu objetivo. Nem sei qual era meu objetivo quando criei o blog hahaha. Eu lembro de ter visto o da Pam e da Juh Oliveto e pensei "ah, vou fazer também" hahahaha.

      Verdade o html do blogger é beeem diferente do tumblr.

      Obrigada! :D

      Excluir
  3. Oi, Mari!
    Ótimas dicas para blogs inciantes, também já pensei em criar um post com este intuito, você foi brilhante!

    Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo lksadjsakdhskljf Obrigada! Espero que ajude quem tem muitas dúvidas sobre isso e não sabe mesmo por onde começar (:

      Excluir
  4. Mari, post bacana!!!
    Com certeza vai ajudar muita gente e eu sei bem do que estou falando, já que estou no meio dessa transação ainda hahaha
    Eu só peco na parte de divulgação, sempre quando posto no twitter ou faço um comentário em video/blog acho que estou fazendo spam ou incomodando alguém hahaha Mas enfim, ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igor sdlfknçsdkjngçjkbfdkjgdfg <3
      Ah, mas postar no seu twitter não tem nada a ver. O chato é mandar individualmente, sabe. Tipo, se eu ficasse mandando especificamente pra você por @mention todos meus novos posts pedindo pra vc ler u.u Isso que é chato.

      Muito obrigada!

      Excluir
  5. Oi Mariii..
    Poxa, mesmo nova nas blogosfera, concordo com tudo o que você postou.
    Eu tenho muita preocupação com relação a aparência. Não. Não sei mexer em html e tal, mas sempre procuro deixar tudo o mais organizado e "limpo" possível.
    Concordo que a aparência é um fator fundamental para a volta de um leitor no blog.

    Parabéns pelas dicas :)

    Beijos e um ótimo final de semana, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, html é complicado mas aos poucos a gente acaba aprendendo, afinal, tempos que mexer com isso de vez em quando.

      Ah, isso é bom, quanto mais limpo, menos chance de exagerar e passar da conta, né? hahaha.

      Obrigada, Lu!

      Excluir
  6. Oieee...adorei o post. Super explicativo e detalhado sobre um blogueiro iniciante. Acho super válido e ficou bom de verdade.
    Acabei de mudar o layout do meu blog...um novo passo para aumentar o número de visitantes.

    Beijos - http://livrosyviagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Aline, que bom que gostou! Layout é mais importante do que muita gente imagina, né? (:

      Beijos!

      Excluir
  7. Adorei as dicas! Me identifiquei muito com aquela parte de " E o que é frustrante é que muitas vezes urls muito legais estão ocupadas, mas o tal blog não é atualizado nunca!" AUHEUAHEUAHEUA
    Eu tô pensando em criar um blog e queria a mesma URL do meu Tumblr, mas ela é usada por um blog que nunca postou! Isso é muito desanimador.

    E concordo PLENAMENTE com a questão da aparência. Tenho agonia de ficar em blogs que usam uma Comic Sans gigante e enxem de coisas piscantes, por exemplo. Acho que um blog tem que ser "limpo" visualmente. Se for claro melhor, na minha opinião. Adoro o layout do seu.

    Parabéns pelo post, foi de grande ajuda! Seu blog é um amor. ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aconteceu com muitas urls que eu queria colocar, nossa eu ficava vermelha de raiva hahahaha. As que eu queria tinha blogs criados em 2004 por aí e tinha uma postagem só de "oi" e nenhuma mais ¬¬ É desanimador mesmo :/

      Ai, odeio blogs cheios de coisas, ainda mais quando é uma foto de cada tamanho, argh! Esses selos de parceria me dão nos nervos por causa disso.

      Aawwnnn, muito obrigada, Juliana!

      Excluir
  8. Adoro essas dicas para os novatos. Eu não divulgo muito meu blog e o canal que eu acabei de fazer no youtube por preguiça mesmo, admito! HAUHAU Mas as dicas para quem quer e não tem preguiça são ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho muita preguiça, mas as visitas caem muito só de eu ficar sem postar no meu twitter.

      Obrigada!

      Ps: vc é a allonsycarol? *-* ALLONS-Y!

      Excluir
    2. Sim, sou eu! HAHAH Adoro DW e senti necessidade de conversar sobre a série SEMPRE HAHAH Vou tentar tomar vergonha na cara e começar a divulgar mais meu blog. hihi

      Excluir
  9. Oi, concordo com todas as dicas que você deu, começar um blog pode ser meio desanimador, as poucas visitas, quase me fizeram desistir no começo, mas ainda bem que eu continuei, por que adoro o cantinho que construi. Acho super importante que a pessoa que vai fazer um blog, goste e tenha domínio do que esta falando, seja o que for, se for abrir um blog pq esta na moda, ou para ganhar coisas grátis, é melhor nem começar.
    Enfim, ótimo post.

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, blog por interesse não funciona, já vi muita gente se frustrar por isso. Tem que fazer por gosto mesmo :)

      Muito obrigada!

      Beijos!

      Excluir
  10. e vejo que quando chega na divulgação alguns blogueiros não querem
    e por isso ficam sempre de mimimi que ninguem visita o blog deles
    aiai

    adoro seu blog, apesar de pouco visitar ele xp http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alice!
      A Divulgação é mesmo a parte mais tensa hahaha

      Excluir
  11. Muito interessante suas dicas, gostei...
    e vi que mudou o cabeçalho do blog.. ficou fofo...
    Beijos....

    http://mundoda-resenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! :D
      Obrigada, já tem um bom tempinho que mudei ^^
      Beijos!

      Excluir
  12. Otimo post! (;
    Essa parte da aparência realmente é crucial, tanto que eu já montei o layout de uns cinco blogs e nunca botei as postangens pra frente huehauejau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz isso! Ficava só ajeitando o layout e nunca postava hahahaha.
      Obrigada! (:

      Excluir
  13. Otimo post, Mari.
    Concordo com vc sobre a aparência do blog, ela é crucial, tanto que já montei uns cinco layouts de blogs mas não segui por não achar q o layout estava bom huehaheuah

    ResponderExcluir
  14. Adorei e concordo com tudo!

    Sobre o spam, assim como você, eu fiz no começo e me arrependo, pois sofri todas as consequências disso! Mas não teve ninguem pra me falar que não era legal, então aprendi da pior forma. Mas o importante é aprender e agora passar isso para os novos blogueiros, né?

    Então, parabéns pelo post!

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, também tive que aprender da pior forma sobre o spam :/ Sim! Eu espero ter esclarecido algumas coisas que me assombraram no começo :)

      Obrigada, Lana!

      Excluir
  15. Oi Mariana, seu blog caiu do céu. HAHAHA
    Estou começando meu blog agora, agora e estou muito empolgada. Eu o criei pra juntar as coisas que eu leio e que às vezes eu nem lembro. E tive a ideia de fazer isso e compartilhar minha opinião com outras pessoas. Eu concordo com você no que diz respeito a aparência dos blogs. Tem uns que são muito bagunçados ou possuem muita informação na página, coisas assim.
    Valeu pelas dicas e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! \o/
      É, esse era meu intuito também, compartilhar minhas opiniões e ter um acervo para me lembrar detalhadamente depois porque gostei ou não gostei de um livro.

      Espero que tenha te ajudado :)

      Excluir
  16. Tentei reunir o máximo de dicas úteis que pude. Sei como é confuso quando não se sabe nem onde procurar por ajuda no início. E algumas vezes cometemos falhas que poderiam ser evitadas com essas dicas como o spam por exemplo.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Oi Mari, muito legal essas dicas, concordo com tudo o que você falou. É legal essas dicas porque alguns que estão começando fazem certas coisas, tipo comentários ctrl c ctrl v, e nem sabem que isso não se faz. E eu estou comentando só agora, porque achei que já tinha comentado rs. Depois lembrei que só tinha falado com você no twitter haha.

    Beijos
    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      O ctrl c ctrl v e o spam são os mais chatos que mais vejo nos iniciantes, infelizmente.
      Hahaha awn, fico feliz que tenha lembrado de voltar e comentar *-*

      Beijos!

      Excluir
  18. Adoreeeei o post, Mari! Com certeza vai ser muito útil pra muita gente e pra mim, que comecei agora. Há muito tempo queria me engajar em algo que gostasse e, acho que o blog é uma ferramenta interessante pra isso, visto que adoro ler e escrever. Seu blog já tinha me cativado e depois desse post então, não largo mais. Parabéns e sucesso! (:

    Beijos!
    http://desventurasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Belas dicas, Mariana. Bem úteis, tanto para inciantes, quanto para gente que já tem blog há tempos (note que eu evitei o termo "veterano", pois estes tem tempo e experiência). Mas quanto à questão de responder os comentários... Não fica chato? Tipo, responder até uma letra "A" que postam, ainda mais três segundos depois de postado o comentário. Devo responder moderadamente e escrever coisas coerentes como resposta, certo? E ainda, se possível, demorar um pouquinho, pra não ficar parecendo obcecado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu só respondo quando tenho alguma coisa pra responder, tipo o seu agora hahaha. Eu gosto de responder, especialmente quando fazem comentários elaborados *-* Nem que seja só pra agradecer. Quanto a tempo, sei lá, eu respondo quando vejo ou quando to no clima pra responder. Não me preocupo muito com isso, só acho que é importante responder pelo menos alguns ;D

      Excluir
    2. Acho que depende do blog. O seu é bem movimentado, então não tem problema responder nove minutos depois, tipo como vc fez. Se bem que é natural a gente monitorar nossas postagens (principalmente se o blog for meio "lento") a cada segundo né... Bem, creio que depende do comentário e da sua resposta, não do tempo. Até porque se for uma adição elaborada, vai precisar de uma resposta elaborada.

      Excluir
  20. Olá Mariana,

    Parabéns pelo trabalho! Incentivar a leitura e compartilhar conhecimento é muito importante. Continue!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Mariana..adorei suas dicas,´parabéns ,seu blog é muito fofo!

    ResponderExcluir
  22. Mariana,obrigada pelas dicas.Parabéns,seu blog é lindo!

    ResponderExcluir
  23. Era tudo o que eu precisava para melhorar o meu blog. Falta de tempo é o que mais me preocupa! Mas nada que uma organizada na agenda não resolva ;)
    Sabe que a minha opinião sobre o Twitter acabou mudando por causa do blog? Fica fácil divulgar e acompanhar as notícias literárias.
    Layout e aprender a lidar com essas modernidades.
    Dicas valiosas, Mari!!
    Parabéns pelo post, porque ficou incrível.

    Beijos e bom começo de semana
    http://asleiturasdedeni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nossa ajudou bastante pq eu ja estava querendo fazer um blog e um vlog agora ja sei como fazer ja tenho nome e tudo mt obrigado Mariii vou comçar agr msm ;)

    ResponderExcluir
  25. Isso aí Mari, tudo que você pôs nesse post é super útil e eu realmente sei como é o drama do SPAM; já fiz isso no início do meu falecido blog - falecido por opção, mas em breve to de volta - e realmente, não é nada legal as respostas que se recebe.
    E eu não considero seu blog pequeno, para mais de 1.500 curtidas no página do face, acho que eu estaria dando saltos de alegria. iuahsoiaus
    Continua sempre desse jeitinho lindo que você só vai crescendo Mari, beijos e parabéns pelo bom trabalho.

    ResponderExcluir
  26. Nossa,muito obrigada eu adorei suas dicas.Muito sucesso para o seu blog você merece!
    http://blogciadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Nossa,muito obrigada eu adorei suas dicas.Muito sucesso para o seu blog você merece!
    http://blogciadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adorei! Muito obrigada Mari!
    Dicas que vao ajudar todos! Como me ajudou!

    http://chocolatecomlivros.blogspot.com.br/2013/10/entre-no-clima-do-halloween-top-5.html

    ResponderExcluir
  29. Oi menina linda! Achei hoje seu blog. Amei as dicas super sinceras! Tenho idéias e quero acertar, obrigado por compartilhar também seus erros. Eu também amo ler.
    Sucesso pra vc! Obg mesmo! Bjinho

    ResponderExcluir
  30. Nossa... tava precisando mesmo dessas dicas "sendo verdadeiramente sincero" tava com a pulga atrás da orelha sobre essa questão de divulgação, só quero mesmo é que meu trabalho seja visto e apreciado... vou ter que fazer um twiter mesmo, é, mas sacrifícios devem ser feitos não é?

    ResponderExcluir
  31. Oii Mari, adoro seu blog e vlog, suas dicas são muito úteis para quem está começando agora, como eu.

    http://eueminhapequenaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Amei tuas dicas, Mari. Eu tenho um blog literário, até que faço uma divulgação, mas tem algumas coisas que morro de vergonha, tipo criar um twitter pra ele, ou até mesmo divulgar entre as pessoas que eu conheço, hahahaha.

    http://relativismoescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá Mari :) ajudou sim e muito haha....só queria fazer uma perguntinha...Você paga pelo Domínio do Blog ne? perguntinha óbvia, mas vai saber...Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. humm eu não sei como fazer isso... mas gostaria de criar um blog, mas depois vem a sensação de fracasso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço a sensação... já tentei criar inúmeros blog, mas é difícil fazer tudo sozinha... criar nome, administrar, arranjar tempo...

      Excluir
  36. Amei as dicas são muito boas, pois estou começando com o blog agora e as vezes fico meio confusa com certas coisas!

    http://6ancoras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Mariana, qual site você usou para fazer seu blog. Estou te perguntando isso porque gostei muito da aparência dele (do blog haha) e queria saber onde você fez. Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o blogger mesmo, com um layout personalizado por mim e pela minha amiga Bia do Pepper Lipstick :D

      Excluir
  38. Em pleno ano de 2015 e abandonei meu primeiro blog para criar outro em que eu conseguisse organizar layout, as categorias e tal... Sempre venho aqui relembrar suas dicas :)

    ResponderExcluir
  39. Ola Mariana, tudo bem?
    Após ver vários blogs e posts q me ajudaram, consegui começar o meu blog, que é algo q eu deseja a um bom tempo, pois amo livros e tenho amigas que compartilham essa mesma paixão! Acontece que estou com dúvidas em relação ao primeiro post, e gostaria muito que pudesse me dar sugestões em relação a isso, o que devo começar a postar? Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Conheci seu Blog hoje, 06 de maio de 2015. e amei, parabéns pelo trabalho feito nele.

    ResponderExcluir
  41. Que legal!
    Comecei meu blog esse mês e confesso que ainda ando perdida em vários assuntos. Começando por como montar o layout dele.... ai ai como isso é difícil! rs
    Estou pesquisando bastante pra conseguir deixar ele bem bonitinho! :)
    Adorei suas dicas, e certeza que colocarei elas em prática a partir de hoje, muito obrigada!
    Caso queira dar uma olhadinha no meu, aceito dicas também! beijinhos ;)
    https://diaddicas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  42. Wow, me ajudou muito, já que estou começando e tô um pouco perdida haha
    Muito obrigada e parabéns :)

    ResponderExcluir
  43. Mari, adorei as dicas. Quero mto criar meu blog falar de tudo que amo, q sei (universo da beleza) estava meio em dúvida se deveria ou não. Mais lendo as suas dicas assim q eu tomar coragem e tiver um tempo pra realmente se dedicar eu vou entrar de cabeça e agr ja sei o q fazer pra não errar. Bjos flor!

    ResponderExcluir
  44. Adorei, eu tava pensando em fazer um blog, gosto muito de expor minha opinião é de tirar fotos essas coisas sabe?! Só q não faço a mínima ideia de por onde começar ou de sobre oq quero falar. MS me ajudou muito seu post.
    Muito bacana seu blog.
    Bjs Mell Gabrielly

    ResponderExcluir
  45. Olá linda, amei seu post, eu estava pensando em criar um blog, só não faço a mínima ideia do que quero, falar gosto de vários assuntos... Tbm pensei em fazer um vlog MS tenho muito vergonha... Bom eu não sei por onde começar, tenho muita vergonha,myitas dúvidas rondam minha cabeça sobre isso... Mais eu gosto muito de dar minha opinião, tirar fotos...
    Bom adorei seu blog.
    Bjs Mell Gabrielly

    ResponderExcluir
  46. Obrigada Mari, estou querendo fazer um blog literário com uma amiga e todas as suas dicas ajudaram muito! Espero que você tenha sucesso no seu blog, depois de ler esse post já virei sua fã ;)

    ResponderExcluir