Resenha + Vídeo: A Culpa é das Estrelas - John Green

abril 16, 2013

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 288
Gênero: Romance / Jovem adulto
Nota: 5 / 5
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. - Skoob

Foi só depois de ter passado o boom de TFiOS (The Fault in Our Stars) que eu fiquei com vontade mesmo de ler. Isso e depois de ter conhecido o John Green. Virei super fã dele só pelo vlog que ele divide com o irmão, antes mesmo de sequer ler um livro dele. Ele é awesome!

Mas voltando a TFiOS, acho que todos já devem estar cansados de saber sobre o que se trata do enredo então pouparei vocês dessa parte. Acompanhar a história de Hazel e Augustus foi simplesmente incrível. Para mim, que estou acostumada a ler só fantasia, foi uma coisa muito boa poder mudar um pouco esse cenário e descansar meu cérebro de seres sobrenaturais, essas coisas. Porque não há nada disso aqui.

Devo dizer que o livro é totalmente diferente do que eu esperava. Mas foi um diferente bom, ótimo até. John escreve de maneira simples, mas eu encontrei um quê de "filósofo" nele. Ele usou analogias muito inteligentes e soube me compelir a continuar a ler. Não sei qual é a "fórmula" de narração que me compele a ler, mas alguns autores têm esse dom comigo. Eu li o livro em um estalar de dedos e não queria que terminasse.

O que eu achei muito legal é que o livro tem vários enredos paralelos. Temos os dois se apaixonando, a busca pelo autor do livro preferido da Hazel e do Gus e a doença. Então temos várias coisas acontecendo, não é um livro só sobre uma coisa.

Uma coisa que eu achei importante é que Hazel é uma personagem muito realística.  A última coisa que queremos é que o personagem que está narrando a história seja irreal. E eu acho que o que fez ela ser realística é o fato de que ela é muito pé no chão com a doença. Ela não é dramática. E estar doente não faz dela uma santa, uma alma caridosa que abre instituições contra o câncer. Nós vemos ela se comportar como uma adolescente normal, ela fala coisas que não deve, às vezes é incompreensiva com os pais, tudo isso fez com que tudo parecesse mais real.

Já o Augustus, bem, eu amei o Gus porque não tem como, gente, ele é tão fofo! Maaaas, eu achei ele muito perfeitinho, cavalheiro, que faz de tudo por todos a todo momento. Ele é altruísmo em pessoa. E eu (isso sou eu, minha pessoa) não consigo gostar completamente de personagens assim. Eu gosto que personagens façam coisas por si também, só por si, não apenas pelos outros. Gosto que tenham seus momentos de egoísmo e Gus não tem isso. Minha coisa com ele é que ele pareceu justamente... irreal. Mesmo assim não dá, por mais que eu revirasse os olhos às vezes e suspirasse de exasperação, Gus é muito amor.

Eu amei que nada nesse livro é excessivamente dramático - tem sim seus dramas, mas na medida certa. John também soube muito bem como retratar a doença. Ele não fez a doença ser o alvo principal do livro, com aquele drama e toda aquela coisa que a gente vê. Ela é apenas um obstáculo. E não é nada bonito e pacífico, porque não é assim na vida real. Foi o que realmente me fez gostar desse livro, o modo como ele tratou o câncer e suas vítimas terminais, de modo tão real.

Recomendadíssimo :D



You Might Also Like

28 comments

  1. livro ótimo , vou ler ele depois de '' senhora '' ^^ .

    ResponderExcluir
  2. Eu ameeeei esse livro,o Gus é um fofo,eu não acreditei quando aconteceu aquela coisa com o ele!! )=
    O final é triste mas eu também não consegui chorar #coraçãodepedra kkk (brincadeira)
    Adorei a resenha,e faça mais vídeos ;)
    Bjs
    Carol - http://cantinhodoleit0r.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carol! Triste demais, né?
      To tentando fazer mais vídeos, mas to tão lotada de coisas que tá complicado hahaha (:

      Excluir
  3. Olá, Mariana
    eu realmente gostei do livro e a capa é muito fofa !não devemos julgar um livro pela capa mas fazer oq? (rsrssrsrsrsrs)
    Gostei do blog ! Beijos !
    seguindo:)

    http://mundoda-resenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa também me seduz hahaha. Mas não tem jeito, acabamos julgando mesmo sabendo que não devemos '-'

      Obrigada!

      Excluir
  4. Oi Mariana! Ficaram excelentes a resenha escrita e a em vídeo, o livro é um dos meus próximos alvos de leitura e como você preferi esperar passar o 'boom' dele para ler sem muita influência. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jean! É, eu tenho um pouco de medo desses livros que a gente encontra pra todo lado rsrs. Mas é muito bom! :D

      Excluir
  5. Esse livro é ótimo, concordo com tudo o que você citou a cima e sim, não tem como não amar o Gus, hahah! John Green é fera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Apesar de tudo o Gus é tão <3333333
      Quero ler mais do John Green agora hahaha :D

      Excluir
  6. Oi, Mariana!

    Também AMEI esse livro! Ao contrário de você eu leio mais livros com personagens reais que livros sobrenaturais... Mas ainda assim considero A Culpa é das Estrelas um livro único. <3

    Beijos,
    Amanda — Lendo & Comentando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda! Livros sobre a vida comum não são meu estilo, mas muitas pessoas acham que eu "não gosto" desse tipo de livro, o que não é verdade, sabe. Só é mais difícil de me chamar atenção. A Culpa é das Estrelas é único, com certeza, e eu amei. *-*

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, Mariana :)
    Antes de qualquer coisa, amei seu blog *-* Primeira vez que venho aqui e estou apaixonada.

    Li A Culpa é das Estrelas na semana retrasada, se não me engano, e gostei muito da estória. Concordo com você sobre os personagens, Hazel é muito "de verdade", já Gus parece muito "montado" :/ Ainda assim, me apaixonei pelo casal, e adorei o livro.

    Resenha suuper bem feita :) Adorei!

    Beijo
    Mariana | Sem querer me intrometer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana!

      Até que enfim alguém que concorda comigo! Toca aqui o/ Mas eu amei, amei mesmo esse livro *----*

      Awn, muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Mari, tudo bom? ((:
    só leio críticas positivas a respeito desse livro, mas admito que ainda tenho o meu pé atrás. Não curto muito histórias dramáticas ou tristes demais, principalmente quando envolvem doenças terminais ou alguma morte iminente, e acho que 'A Culpa é das Estrelas' envolve muito desses assuntos, o que não me atrai nenhum pouco \\: mas acho a capa tãão linda, e são tantos elogios direcionados ao livro e ao autor, que eu acho que ainda posso me arriscar na leitura em um momento de TPM muito sentimental ou coisa assim u_u uashdiuhasiudiuashdiuads.

    Beeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Rafa! É, é triste mesmo, mas acredite, não é um livro triste em si, sabe. Se decidir ler, não esquece de contar o que achou depois ;D

      Beijos!

      Excluir
  9. Aii Mari, eu já vi tanta gente falando bem desse livro que até tenho vontade de ler, mas não sei se tem muito haver comigo sabe, pelo menos o enredo, não é o tipo de livro que me puxa a ficar grudado, mas vou tentar ler pra ver se gosto *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, comigo tem menos a ver ainda, eu só leio fantasia hahaha. Também não me chamou muita atenção logo de cara, não, mas é muito gostosinho de ler e emocionante (:

      Excluir
  10. Ah, realmente esse livro é muito amor <3 Li há algum tempo já, mas cada vez que vejo alguém falando sobre ele me dá vontade de reler. Realmente a medida certa de drama e humor no livro foram perfeitas! Mas o que eu mais gostei no livro foi a construção dos personagens, me senti tão próxima da Hazel e do Gus! Saudades deles.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro tem a dose certa de tudo, John foi fantástico. Também sinto saudades deles :/

      Beijos!

      Excluir
  11. Não tenho interesse em ler esse livro, teve uma resenha, não me lembro qual, que me cativou, mas acho que esse livro não é para mim, parece ser cliche, muito fofinho e o John Green não me atraiu muito. Eu já vi os vídeos na internet e ele é muito metido......x_x" enfim......xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você comentou sem sequer ler a resenha porque eu falei exatamente que não é um clichê. Eu acho o John Green super simpático. Ser extrovertido não é o mesmo que ser metido ;)

      Excluir
  12. Eu quero muito ler esse livro. Só pela capa da pra ver que ele é bom. Mesmo sabendo que vou ficar meio '':/'' no final, continuo querendo ler. Haha, beijo.

    http://www.youtube.com/vloglepont

    ResponderExcluir
  13. Olá, blog bacana o seu, hein? Conheci agora. =)
    Li há poucos dias esse livro e ainda estou de ressaca dele. É muito amor, muito, muito amor por ele e por esse casal fofo que é a Hazel e o Gus. Sem falar que o Green virou um dos melhores autores pra mim. Desde A Menina que Rouvaba Livros que eu não tinha uma leitura tão impactante. E esse livro é clichê onde, meu Deus do céu?? rsrsrs

    Excelente resenha!

    Janne
    baguncinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Mari!
    Não sei o que acontece, só li boas críticas desse livro mas ele não me conquista.... Para mim parece que falta algo, não sei...
    Uma pena mesmo!
    Maaaaas, quanto ao seu texto, senhorita, meus parabéns! Está maravilhoso como sempre!!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é lindo, eu acabei de terminar e ainda estou meio em choque com isso, mas estou lendo algumas resenhas pra poder fazer a minha, por que tipo assim, to meio perdida de tanta coisa boa nele =[
    Não queria que ele acabasse que droga.
    Adorei a sua Ma, quando eu tiver liberado a minha dá uma lida depois?

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Como dizem que nesse livro o final é triste, então acho que nem vou ler...
    Quase todos os livros que já li são tristes, e já estou cansada de chorar tanto kk'

    ResponderExcluir
  17. Chorei demais com esse livro no ônibus, ri demais com esse livro no ônibus, ou seja, muito da minha dignidade que ja é baixa eu perdi por causa desse livro. Adorei sua resenha, só discordo na parte que você disse que o Gus parecia irreal com o altruísmo dele, existem pessoas assim, hoje em dia está bem escasso, mas existem, e não vale a pena, porque atualmente as coisas são meio cruéis. Acredite ou não, eu sou altruísta e é uma bosta ser assim, enfim.
    Beijos. Bye ;)

    ResponderExcluir