Resenha: Água para Elefantes - Sara Gruen

abril 05, 2013

Autor: Sara Gruen
Editora: Sextante
Ano: 2011 (nova edição)
Páginas: 272
Nota: 5/5
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
"Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera. - Skoob

Sabe quando você lê o título do livro e pensa porque “cargas d’água” ele tem um título assim? Então foi assim que tudo começou. Confesso que só dei uma segunda chance para a história por causa do Robert Pattinson (não me crucifiquem muito), mas passando isso tudo, não é que eu me surpreendi?

O livro narra à aventura do jovem Jacob Jankowski, estudante de veterinária, que perde os pais num trágico acidente automobilístico, se vendo completamente perdido e sozinho no mundo. Num momento de desespero, sai sem rumo e acaba embarcando no trem do Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini - O Maior Espetáculo da Terra, iniciando suas aventuras e desventuras. Mesmo não tendo terminado a faculdade, Jacob, começa a trabalhar no circo como veterinário e lá encontra as suas duas paixões. A jovem talentosa Marlena, casada com o inconstante, violento e prepotente August - chefe do setor de animais - e a elefanta Rosie, que foi comprada para ser a salvação do circo, mas aparentemente não sabe fazer um truque sequer.
"- Acho que é melhor você ir embora agora.
Eu a encaro por alguns segundos.
- Por favor - diz ela, sem levantar os olhos.
E então eu saio, embora todo o meu corpo grite contra isso."

Este livro é excelente, com uma narrativa contagiante, fácil de acompanhar, personagens muito envolventes e surpreendentes, além de cenários bem descritos, porém, não de um jeito muito maçante. Além do humor, o livro também me emocionou muito, pois a autora aborda a exploração de animais, e confesso, que para mim foi o único ponto negativo, pois, eu simplesmente não consigo ler tranquilamente alguma coisa que retrate esse tipo de assunto.

O livro foi adaptado cinematograficamente, e foi lançado em 2011. Sei que tem muito tempo, mas quem não conseguiu assistir no cinema, alugue que vale muito a pena. Além do ator londrino, Robert Pattinson, o filme também conta com a participação da atriz, que faz seu par romântico, Reese Witherspoon como Marlena, a estrela do circo.

Então, vocês já leram o livro?


You Might Also Like

17 comments

  1. Já li este livro, no geral, apesar de algumas partes que achei serem desnecessárias, adorei :) O tema de maus-tratos à animais também me incomoda bastante, as histórias que a autora cita no fim do livro são comoventes, não tem como pelo menos não encher o olho d'água lendo elas e as cenas mais fortes com a Rosie :/
    Ainda não vi o filme (e achei bizarro terem escolhido o Robert Pattinson porque ele SEQUER é ruivo, e a Marlena loira, comofas?) mas pretendo, até porque adoro a Reese :]
    Bisous!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Jun...
      Que bom que você gostou do livro.
      Experimenta assistir o filme, é um pouco diferente do livro (como sempre!), mas acredito que você possa gostar.
      Bjux

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha! Foi bem reveladora ^^
    Já li o livro e amei. Também achei bem perturbador as cenas de maltrato com os animais :( mas esse é a realidade, não?
    Assisti o filme e não gostei muito kkk

    Adorei o blog, é muiito fofo!

    Beijos,
    Le Lançanova
    http://palaciodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Leticia,
      O que eu mais detesto nas adaptações é que sempre tiram as partes mais legais ou colocam coisas que não tem nada a ver com o filme em si.
      Mas, fazer o que?

      Excluir
  3. Adorei a resenha, parece ser um ótimo livro e que capa bonita, nossa!
    Abraços. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Matheus,
    Eu gostei bastante do livro, se você tiver oportunidade, de uma chance a ele. ;)
    Bjux

    ResponderExcluir
  5. Acredita que até hoje não conseguir ler esse livro? Depois dessa resenha, a vontade só aumentou <3

    Beijos, Letícia.
    Desconstruindo Amélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Letícia,
      Que bom que você sentiu isso. Fico feliz em saber.
      Assim que você puder, leia que vale muito a pena!
      Bjux :D

      Excluir
  6. Já assisti ao filme e confesso que a parte em que maltratam a elefanta me incomodaram um bocado, não sei se aguentaria ler isso e ver tudo se repetindo em minha imaginação.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu...
      Quando eu sei antes de ler ou assistir a história que vai ter alguma coisa que me incomode com animais, eu evito.
      Tipo Marley & Eu, chorei horrores quando vi o filme e até hoje não tenho coragem de ler o livro...rs
      Bjux

      Excluir
  7. Ainda não li esse livro, mas confesso que estou bem curiosa para lê-lo. Também não assisti ao filme, mas pretendo ler o livro antes de assisti-lo!
    Também não gosto de filmes que falam sobre a vida triste de muitos animais, talvez esse livro não vá me fazer muito bem por isso =/

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefani,
      Eu fico sempre muito mal depois que leio algo do tipo.
      Mas, se mesmo depois da minha resenha a sua curiosidade ainda for grande em relação a história, arrisque e leia o livro... ;)
      Bjux

      Excluir
  8. Tenho um carinho muito grande por esse livro. Achei a estória diferente e o romance LINDO DEMAIS! <3 E eu gosto muito do filme, também. :)
    Ótima resenha!

    beijos!
    www.desejoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dyana,
      Que bom que você gostou.:D
      Eu também gostei do romance, mas isso é porque eu tenho uma "quedinha" por histórias românticas...

      Excluir
  9. Adorei a resenha! Eu vi o filme e chorei pra caramba HAHA imagina lendo o livro! Tenho muito vontade de ler o livro, parece ser muito bom!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rafaella,
      Essa história tem mesmo momentos muito emocionantes.
      Mas, se puder, leia o livro, que é tão bom quanto o filme.
      Fico feliz que você tenha gostado da resenha. :D
      Bjux

      Excluir
  10. Comecei a ler este livro, mas o abandonei. Simplesmente me decepcionei com ele logo nos primeiros capítulos. Quero muito poder dar uma segunda chance a ele, mas sempre hesito. Brenda. =)

    ResponderExcluir