Livros e músicas

março 30, 2014


Já repararam como algumas músicas nos fazem pensar em certos livros? Seja porque combina, seja porque escutamos muito a música na época que estávamos lendo (ou durante a leitura), acho que pelo menos alguma vez isso aconteceu com todos nós leitores. Isso não acontece tanto comigo, mas quando acontece tal música vai sempre me lembrar do livro. Algumas vezes a música nem tem nada a ver com o livro em si, mas eu escutei tanto durante os dias da leitura que é impossível eu não associar depois.

Vou deixar um link com as músicas mencionadas, caso vocês queriam escutar.



Lá vamos nós de novo com Harry Potter. Quando eu li Harry Potter pela primeira vez foi bem na época em que eu estava criando meu gosto musical e eu tinha acabado de começar a ver Malhação também. Então eu disparei a comprar CDs da Malhação e toda vez que eu escuto esses CDs eu me lembro de Harry Potter. Especialmente o primeiro CD da Marjorie Estiano e o CD Malhação 10 Anos. Pode parecer estranho porque não tem nada a ver com Harry Potter, mas eu não consigo evitar um sorriso toda vez que escuto essas músicas e a memória de estar no meu quarto na casa da minha avó lendo esse livro incrível pela primeira vez vem fresca na minha mente. 

Claro que um plus a isso é a trilha sonora dos três primeiros filmes (principalmente a do terceiro) que é simplesmente maravilhosa e mágica e combina perfeitamente com tudo nos livros e nos filmes. Não gosto tanto das músicas dos filmes seguintes, John Williams, por que deixou Harry Potter?

Minhas músicas preferidas da trilha de Harry Potter são Hedwig's Theme, A Window to the Past, Buckbeak's Flight, Harry's Wondrous WorldThe Wand Of The Phoenix... ah, todas <3



Talvez o maior exemplo de música que combina com personagem que eu já tenha presenciado seja esse. Não consigo ouvir Arctic Monkeys sem lembrar do Adrian Ivashkov da série Academia de Vampiros e Bloodlines. Especialmente Do I Wanna Know e R U Mine?. E eu não fui a única a achar isso haha! É tão a cara dele, com uma melodia mais carregada, a pegada indie. É só ouvir que a imagem do Adrian com um cigarro vem logo na minha mente.




Imagine Dragons me faz lembrar de A Hospedeira porque foi com o trailer desse filme que eu descobri Radioactive e a banda, e eu escutei muito as músicas deles na época que li tanto A Hospedeira quanto e Cidade dos Ossos. Outras que me lembram muito mesmo Cidade dos Ossos são Don't Stop Me Now e Bohemian Rhapsody do Queen porque na primeira pesquisa que eu fiz sobre o Jamie Campbell Bower enquanto ainda estava lendo eu encontrei um vídeo dele cantando essas músicas e eu acabei ouvindo muito na época (yep, Cidade dos Ossos me fez ouvir músicas do Queen).



Eu não me lembro do que eu ouvia na época que li Coração de Tinta, mas eu descobri que tinha um filme logo em seguida que li (ou foi durante a leitura, não me lembro bem) e quando assisti ao trailer me apaixonei pela música e baixei. É uma música instrumental de uma empresa de produção musical (segundo a wikipédia) chamada Two Steps From Hell, que faz músicas para trailers. A música se chama Protectors of the Earth e é fantástica, sério. Eu amo músicas épicas e tenho uma pasta com mais de 60 músicas só nesse estilo. Quem sabe um dia não faço um post sobre isso? Alguém mais aí gosta?


O mesmo aconteceu com Nárnia. Mesmo sabendo que músicas eu escutava na época, nenhuma delas me lembra do livro. Mas eu acho que nunca uma trilha sonora foi tão perfeita para uma adaptação quanto a de Nárnia (e de Harry Potter, claro, John Williams, seu lindo)  e como eu vi o filme primeiro e baixei as músicas fiquei com elas na cabeça enquanto lia. Claro, as músicas lembram Nárnia porque são para o filme, mas elas também despertam minha memória de estar lendo o livro. 

As músicas de Nárnia refletem tão perfeitamente o clima de florestas, inocência e fantasia, ah, são tão lindas! Minhas preferidas são Only the Begining of the Adventure, The Wardrobe, Narnia's Lullaby.



Eu não tenho os livros da série Percy Jackson e os Olimpianos, mas quando li foi na mesma época que descobri 30 Seconds to Mars e não tem um dia que eu não escute Kings and Queens e não me lembre do Percy correndo pra cima e pra baixo com o raio mestre de Zeus. Recomendo que vocês escutem (e vejam o vídeo) dessa música, é uma das minhas favoritas.


E vocês? Alguma música faz vocês se lembrarem de algum livro, por mais bizarro que seja? haha!


Ps: Bleeding Out do Imagine Dragons me faz lembrar das primeiras temporadas de Teen Wolf. Vai entender.

Obrigada por tudo!
Xoxo!


You Might Also Like

14 comments

  1. A música "End Of An Era" me lembra Harry Potter, além de ter uma ligação.

    eueminhapequenaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Radioactive e Demons me lembram Hush Hush. E enquanto eu lia TMI, ouvia a Banda Épica, ouça mariana, é muito agradável ler ouvindo as musicas dessa banda.
    http://minhamini-biblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ah Mari! Eu também sou assim, estou começando a ter o hábito de ler ouvindo música e é tão owww ^_^.
    O cantor "Oliver Boyd and the Remembralls" só faz músicas inpiradas em HP e são lindas!
    Eu amo o filme "Coração de tinta" e cada vez que você menciona este livro eu quero ir correndo comprar.
    Post incrível!
    Bjss | http://curtindoavidalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que diferente! Nunca experimentei ler ouvindo música, mesmo que tenha o hábito de leitura há anos, sempre o fiz no silêncio. Experimentarei em meu próximo livro!

    ResponderExcluir
  6. Civil War do Guns me lembra guerra dos tronos, e Its my Life me lembra Percy Jackson hahaha. Parabens pelo post me fez lembrar de livros que eu adoro, mas com o tempo eu tinha esquecido

    ResponderExcluir
  7. Que post mais sensacional!
    Desses livros só li Harry Potter mesmo, mas me identifiquei completamente!
    Eu sempre associo, mesmo que sem querer, certas músicas a certos livros/personagens/acontecimentos, acabo transformando tudo num musicalzão HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  8. DEUS AMADO!
    Eu não acredito que eu achei cara *---*
    Mari, faz um tempo que eu escuto "Radioactive" - Imagine Dragons e não sabia quem cantava!!!
    Oh Deus! graças ao teu post, essa música vai entrar na lista dos repeats 1500 vezes do momento! hahahaha
    #FELIZ

    Quanto a Nárnia, tem uma que você não citou, mas que é da trilha de "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" chamada "Wunderkind" - Alanis Morissette. É simplesmente divina! Eu sou completamente viciada nela e toda vez que eu penso em Nárnia é dela que eu lembro =)

    #partiuouvirRadioactiveinReapet

    Beijos!




    Meu Mundo depois da Meia noite

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Não tenho esse costume de associar musicas aos livros e vice versa, mas parando pra pensar, tem muitas musicas que me trazem boas recordações sobre a época de determinadas leituras.

    Mil beijos!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Cara, que sonho esse seu post! Adoro ouvir músicas enquanto estou lendo um livro e até esse que têm adaptações, acabo me apaixonando pela trilha sonora. Por exemplo, We Found Love, da Rihanna, me lembra automaticamente de O Futuro de Nós Dois, ouvia muito a música na época que lia o livro, e ela ainda casa perfeitamente com a história! Demais, não?
    E respondendo você, sim, eu gosto de músicas épicas e um post sobre isso seria... épico! \o/

    blog-espelhodigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu acabo sempre lendo ouvindo alguma coisa, principalmente para me isolar dos barulhos em volta (televisão, conversas), mas não costumo assimilar músicas aos livros.

    Duas conexões que fiz foram:

    - "Radioactive" com A hospedeira, justamente por causa do trailer também, que vi umas seis vezes antes do filme sair, e agora acabo pensando nas cenas em algumas vezes que escuto a música.

    - Acabei ligando "Clarity", do Zedd, com Cidade dos Ossos, e queria que fizesse parte da trilha sonora do filme rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Amo músicas é picas e Two Steps From Hell é perfeito :3 finalmente achei alguém que goste. Amo a trilha sonora dos filmes Nárnia *---* principalmente The Battle Song

    ResponderExcluir
  13. Mariana, adorei seu blog! Gosto muito de ler, mas ainda não ouvi músicas junto com a leitura, pois sempre que lei ou estou lendo com meus filhos e a Sofia ainda é pequenina, ou leio de madrugada, no transito parado, nos consultórios médico, no intervalo das aulas. É uma loucura. Gosto muito de trocar sugestões de livros com meus alunos, estão sempre conectados as novidades. agora vou pesquisar as músicas que você sugere. Gostei muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Adorei, gosto muito de ler, mas ainda não experimentei ler com música até porque estou sempre em situações não muito cabíveis para as duas coisas, mas vou experimentar.

    ResponderExcluir