Resenha: Academia de Vampiros ~ sem spoiler

março 01, 2014

couchempress

A resenha é grande, mas são seis livros pra tentar abordar sem nenhum spoiler, então, acho que está justificado. E não tem nada do filme aí porque eu não vi ainda. E eu sei que foi cancelado aqui #chorando.

Vocês não fazem ideia do quanto é difícil falar desses livros. Primeiro porque uma sinopse não é suficiente para mostrar o quanto a história é rica. Na verdade, a sinopse faz tudo parecer bobinho e clichê. Acredite, é exatamente o oposto. E não é uma história de romance. Tem romance? Tem. Muito? Sim. Mas é o principal? Não. É a história da Rose. Não da Rose e do Dimintri.

Tem política, amor, amizade, ódio, traição pra todo lado, de todo tipo de pessoa, tem gente mudando de lado, psicopatas, depressão, tem de tudo.

Você nem precisa ler essa resenha, esqueça o título e vá logo ler, porque nada que eu tenha dito aqui realmente mostra o quanto esses livros são incríveis.

Things die, but they don't always stay dead.
(Coisas morrem, mas nem sempre permanecem mortas.)


Vou tentar explicar, mas saibam que isso é só pra vocês saberem mais ou menos como é. Aqui nós temos duas raças de vampiros, os Moroi - que pra resumir são "bonzinhos" (reparem nas aspas). São vampiros que têm consciência. E os Strigoi, que são os vampiros do mal. Eles não têm nenhuma moral e só querem saber de sangue e poder (por natureza, não por escolha). Logicamente essa é uma explicação muito simplificada, as coisas são mais complicadas do que isso.

Os Moroi têm toda uma sociedade, uma realeza, um sistema. E como todo o sistema ele é completamente injusto para alguns, é corrupto, tem muita coisa acontecendo por debaixo dos panos. Lissa Dragomir é uma moroi parte da realeza (que é bem diferente da realeza que nós conhecemos) e a última dos Dragomir. Ela é uma garota doce, delicada e sofre com muitos problemas com depressão. Rose Hathaway - nossa protagonista e melhor amiga de Lissa - é uma dampira, que são a raça de meio humanos e meio vampiros. Ela é o oposto de Lissa, rebelde, e boa de briga.

Os Dampiros são os guardiões dos Moroi. Desde sempre são treinados para combate contra Strigoi a fim de proteger os Moroi de possíveis ataques, porque os Strigoi adoram o sangue dos Moroi. 

No primeiro livro, temos Rose e Lissa foragidas, vivendo entre humanos. E não é um spoiler dizer que elas acabam voltando para a Academia St. Vladimir (afinal, é o nome da série, Academia de Vampiros). Só que, apesar de todo o clima estudantil com direito a panelinhas, garotas populares, invejosas, nós temos um lado mais sombrio cercando Lissa e Rose.

Alguém está perseguindo Lissa. Há algo de muito errado com ela e com Rose, uma mágica poderosa e nunca vista antes. E basicamente isso é um resumo sem graça do que são os seis livros, que são incríveis.



MINHA OPINIÃO

Eu li Laços de Sangue antes de VA, então eu já sabia de quase tudo que acontecia nos seis livros. Eu não gosto de entrar em uma história já sabendo tanta coisa, mas na verdade, isso me deixou mais curiosa ainda para ler VA. Como diabos eles foram parar em tanta confusão? (Pra quem não sabe, Laços de Sangue se passa depois de todos os seis livros de VA).

O que eu acho super interessante nessa série é que ela não é contínua. Tipo, nós não temos um único mistério para os seis livros. É tipo a vida, coisas acontecem, são resolvidas, têm consequências que geram mais problemas e por aí vai até os sexto. Isso faz com que seja muito difícil falar sobre VA. 

Vou falar a verdade, eu achei os primeiros livros muito mal escritos. Tanto a escrita mesmo, quanto os mistérios, coisas que estão realmente na cara e óbvios e a Rose não percebe. Algumas razões que elas têm para fazer certas coisas não me convenciam totalmente.

Mesmo assim minha vida acabou depois que eu comecei a ler esses livros haha. Eu criticava a escrita, era ruim, mas ao mesmo tempo era tão gostosa que eu não conseguia parar de ler. Eu li o segundo inteiro em um dia. O terceiro foi suuuuper lento, mas o fim é tão OMFG! A partir dele as coisas ficam muito mais sérias, muito mais realistas, tensas e a escrita da Richelle ficou incrível. Sério, mulher, você voltou pra ler os primeiros? Os três últimos são meus preferidos.

Todo tipo de coisa acontece com os personagens nesses livros. Sério, é tanta reviravolta! E preciso dizer que a Richelle realmente tem um talento magnífico com seus personagens. Eles evoluem de uma forma tão perfeita, sem perder a essência de quem eles eram. Rose era muito bitch e merecia os apelidos que tinha no primeiro, mas o tanto que ela cresce é incrível. Todos os personagens são incríveis, os bons, os ruins, ela prestou atenção em cada um deles.

O que eu não gostei e não gostei mesmo é da idolatria que todo mundo tem com a Rose. Ela é badass? É. Linda? É. Mas a personalidade dela é muito forte, arrogante, egoísta e eu simplesmente não consigo acreditar que todo mundo é totalmente compreensivo com ela toda hora. Com exceção do Christian, ele não engole a Rose sempre e por isso ele é meu personagem preferido. Ele e o Adrian. 

Não me entendam mal, eu adoro a Rose e eu sei que ela faz de tudo pelos amigos dela, mas eles só têm tantos problemas porque ela os coloca nessas situações na maioria das vezes. Algumas vezes algumas pessoas jogam isso na cara dela, adoro.

E não, eu não ligo nada pro Dimitri. Tudo que sabemos dele, na maioria das vezes, é por visão da Rose, o que ela pensa, o que ela vê, mas não sei, ele não interage muito o suficiente para eu gostar dele. É mais a Rose contando sobre ele, não sei explicar. Ele me conquistou mesmo no sexto livro, porque aí sim nós vemos uma gama de diferentes interações com ele, pude conhecer ele melhor. Aí, sim. Antes tarde do que nunca, né, Dimitri?

Ah, e apesar de Vampire Academy ser lindo e maravilhoso, eu prefiro Bloodlines.

Wow, vocês leram isso tudo? hahaha!
Xoxo!

You Might Also Like

15 comments

  1. Eu não estava muito com vontade de ler esse livro. Soube dele através da divulgação do filme (wtf foi cancelado aqui no Brasil? o_o) e, sério, não bati bem de cara com ele. Pelo nome, eu pensei que seria um tipo de 'hogwarts dos vampiros' hdusahduahduha T_T
    Sua resenha despertou uma vontade de ler essa série! :)
    Kissus
    penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que vontade de ler estes livros :33 A história parece legal ~apesar de um certo ressentimento por causa de outro livro de vampiros~, e indicação sua é sempre boa.
    Uma pergunta: o nível de inglês deles é fácil?
    Bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu achei super fácil o inglês dele (eu li todos em inglês). É até mais engraçado em inglês do que em português :D

      Excluir
  3. Nosssa!! hahaha Sim, li isso tudo sim! Ainda não li Academia de Vampiros, mas tenho todos os livros e tenho Laços de Sangue e O Lírio Dourado também, mas estou esperando a oportunidade de ler Academia de Vampiros primeiro e adorei sua resenha, me deixou mais a par do que acontece com um toque da sua opinião, o que é mais legal. Muito legal mesmo essa saga parece ser. E eu sou muito atraída pelas capas de Bloodlines, poxa vida!

    Micaela Ramos
    http://feitadeversoseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que tinha perdido a vontade de ler a série, já que muito dos meus amigos criticam, a maioria nem passa do primeiro livro. Mas com a sua resenha fiquei com bastante vontade de ler. Parabéns por conseguir falar de 6 livros sem colocar nenhum spoiler *-* Beijos

    ResponderExcluir
  5. Graças ao "trauma pós - crepúsculo" pensava que o livro não seria legal . Então fiz varias pesquisas e fui direto baixar no Kindle . É muito legal o inicio,tava com medo deter muito romance e ser o tema principal . Graças a essa resenha agora sei que é legal !

    ResponderExcluir
  6. Bom,tinha um certo trauma "pós - crepúsculo" mas depois de muito pesquisa vi que era uma coisa super diferente.Tava com medo de ter romance como tema principal. Então baixei no kindle e to gostando.Depois dessa resenha tenho certeza que é uma serie muito boa !
    Parabéns pelo blog e canal !

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariana!
    Eu amo seu blog e o canal do yt. Está entre meus favoritos. Eu provavelmente já disse isso, sou muito repetitiva :)
    Eu amo, amo, amo Vampire Academy! Já li todos os livros e já estou no Bloodlines! Pena que cancelaram a estreia do filme no cinema, fico caçando trechos no yt, enquanto não acho um link pra download.
    O fim do 3º livro é PERAÍ SERÁ QUE IMAGINEI? DIMITRI, VOCÊ ESTÁ BEM, NÉ? A Richelle não tem dó dos leitores.
    Eu adoro o Adrian. Ele é um personagem tão bom que ganhou saga própria. Bloodlines é legal, mas não rouba o posto de VA no meu coração.
    Bom Carnaval!

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esses livros já faz um tempo e fico super curiosa quando leio resenhas assim como a sua hahaha!
    Adoro o canal do Youtube e sempre visito *-*
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  9. Mari, eu amo as suas resenhas. Eu já tinha lido o primeiro livro e gostado e não sabia se ia mesmo continuar. Mas agora que eu sei que vai melhorar e muito tanto a história quanto a escrita nos próximos livros, quero continuar a ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Resolvi ler a serie n dando nada.... E me surpreendi! Li o primeiro e gostei bastante (demorou pra me prender).... Já comprei o segundo e vou ler em
    Breve!!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Depois que você recomendou eu comprei para mim e o Laços de Sangue tb...chegou dia 25 doida p ler

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente não consigo ter ânimo pra ler esses livros todos =/
    Mas você indica com tanta veemência, que eu acho que darei uma chance!
    Em PDF mesmo rsrsrs


    Meu Mundo depois da Meia noite

    ResponderExcluir
  13. Olá Mari, adorei a sua resenha!!!!
    Podia-me só dizer de onde conseguiu a edição linda que tem na fotografia da resenha??

    ResponderExcluir