Resenha: Jogador Nº 1 - Ernest Cline

março 22, 2014


Já deve fazer um ano que meu amigo Guilherme do Ourives das Palavras vem insistindo para que eu lesse esse livro e ele estava certo. Esse livro é só amor nerd <3

SINOPSE 

Nós temos a história do Wade Watts, um garoto pobre do ano 2044, onde o mundo está no auge da negligência e do egoísmo. A única escapatória é o OASIS, um videogame completamente interativo, em que a pessoa usa um visor e luvas para controlar seu avatar em um mundo virtual completamente inspirado nos anos 80. Assim como a maioria das pessoas do mundo, Wade passa a maior parte do tempo na realidade virtual do jogo, que é basicamente como morar na internet e nas redes sociais. As coisas mudam completamente quando o criador, James Halliday, morre e deixa em seu testamento que toda sua riqueza juntamente com o OASIS serão passados para quem desvendar os enigmas e encontrar o Easter Egg* dentro do jogo. Durante anos, milhões de pessoas tentaram encontrar o prêmio, sabendo apenas que os enigmas se baseiam na cultura pop doas anos 80. A empolgação com o concurso esfriou até que Wade encontra o primeiro enigma e o primeiro desafio. E o mundo no OASIS vira um caos.




MINHA OPINIÃO

Esse livro, gente, ESSE LIVRO! Não dá nem pra descrever, simplesmente amor eterno. Foi o que me tirou mesmo da ressaca literária que eu estava (ainda por causa de Academia de Vampiros e nada conseguia realmente me interessar). Só demorei tanto pra ler porque eu leio aos pouquinhos durante o dia: no ponto de ônibus, no intervalo da aula e uns 15 minutinhos antes de ir dormir. Mas eu tive um problema com isso porque eu não queria parar de ler haha.

Primeiramente, é um livro completamente sobre os anos 80. Se você não gosta dessa época vai acabar se irritando com as milhões de referências. Mas se você, assim como eu, é uma pessoa nerd, geek, que adora videogames clássicos, músicas e filmes dessa época, esse livro é pra você.

Por favor, o teletransporte do OASIS é uma TARDIS <3

Nas primeiras páginas eu achei um pouco excessivo o número de referências. Do nada eles mencionavam (e discutiam) sobre filmes e eu achei um pouco desnecessário. O que muda completamente nas páginas seguintes e todas as referências começam a ter um grande propósito e são cruciais para a história. Tudo fica INCRÍVEL.

A história em si é simplesmente FANTÁSTICA. Toda a ideia de competição e videogames dentro de um videogame foi incrivelmente bem feito, muito bem escrito. Os desafios que Wade tinha que cumprir, as consequências da fama repentina que excederam o limite do jogo e vieram para a vida real, a realidade do mundo no ano de 2044, o que as pessoas são capazes de fazer pelo dinheiro, a competição em si, os desafios e enigmas que são simplesmente fantásticos e bem bolados. Não dá nem pra explicar o quanto é incrível.



Os personagens são outra coisa que fizeram meu amor só aumentar. Wade é aquele garoto que é completamente introvertido na vida real e que usa a internet (o OASIS no caso) para ser quem ele quiser ser. E ele foi tão bem escrito que o autor não sente a necessidade de ficar descrevendo o Wade para que possamos perceber como ele é, como a personalidade dele é. Eu acho isso fantástico. E os amigos dele também são ótimos, ponto a mais por coadjuvantes tão maneiros.

Sem falar que é totalmente acreditável que ele tenha encontrado a primeira dica, porque ele passa todo segundo da vida dele se dedicando às obsessões do Halliday, videogames, livros, filmes, músicas, para tentar desvendar os desafios e ele é muito inteligente.

E nem dá pra acreditar que esse é o primeiro livro do Ernest Cline, de tão bem escrito que é. E a LeYa também fez um ótimo trabalho de tradução e revisão, em momento nenhum achei que perdi alguma coisa por ler uma tradução.

Em breve vou fazer um vídeo também, assim que der!


★★★
464 Páginas
Editora Leya


*Easter Egg: são coisas extras escondidas em filmes, videogames e mídias em geral, como acontece, por exemplo, nos filmes da Pixar, em que alguns personagens fazem pequenas aparições nos filmes uns dos outros, ou em videogames, quando encontramos alguma coisa extra escondida que tecnicamente não deveria estar ali.


You Might Also Like

8 comments

  1. Adorei sua resenha Mari, e deu muita vontade de ler esse livro, sou apaixonado por videogames.

    eueminhapequenaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Mari ♥

    Eu preciso ler esse livro, tipo preciso mesmo, todo mundo que lê fala o quão bom que ele é! Eu só preciso me lembrar dele na hora das compras, sabe? HAHAHAHHA
    Primeiro o Gui e agora você... Tenho certeza que irei adorar cada página <3

    Beijão, dearie! O Devorador de Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprou trinta mil livros da última vez e não separou um dinheirinho pra Jogador... que feio, Sr. Igor u.u

      Excluir
  3. A Primeira vez que eu li esse Livro, eu fiquei MALUCO, eu nao parei ... simplesmente fui lendo e lendo e lendo ... e Não sei com vc Mari , mas quando vc consegue descobrir uma pista antes do personagem é uma massageada no Ego incrivelmente foda hehehhee, foi esse livro que me criou vontade de fazer um canal ... apesar do vídeo estar bloqueado no meu canal ... Aguardando o vídeo

    ResponderExcluir
  4. Ai Mari, você e o Gabriel ( do cabine ) só querem me deixar falida ! Primeiro foi Prince of Thorns* ( sei que tu não fez resenha ainda, mas sua empolgação no vídeo do amigo secreto foi tão <3 ) e agora Jogador N° 1 !
    Amei a resenha. Só de saber que a história se passa nos anos 80 já me deixou louca de vontade de ler, é a minha época favorita.
    E as fotos, como sempre, espetaculares.
    * Sobre Prince of Thorns, você precisa ler, sério, to na metade, e pensa em um livro fantástico?!
    Xoxo

    ResponderExcluir
  5. haha, fiquei com vontade de ler ele agora ... gostei da resenha.

    beijos flor,
    giihflore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Mariana vou ler esse livro só porque vc indicou, espero que vc esteja certa mocinha :O

    Odeio vlogs e o seu é o único que eu vejo, porque vc é a melhor!

    Tente gravar pelo menos uma vez por mês, é terrível esperar tanto tempo para ver um vídeo seu ♥

    http://lumenseries.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  7. Acabo de ler este livro, gostei bastante. Muito por conta do envolvimento com a cultura Pop dos anos 80 e por sua originalidade em si. Depois de uma boa e rápida leitura, me bateu uma dúvida de qual ler agora. Estou pensando em ler o Nome do Vento... Mas a 5 onda e Insurgente estão me colocando em uma posição de dúvida. Rsrs' Parabéns, Mariana, teu blog e canal são fantásticos, muito bem feitos e enriquecedores.

    ResponderExcluir