NaNoWriMo time! Uma pequena explicação

outubro 31, 2014


Chegou aquela época do mês em que várias pessoas no mundo se juntam para escrever um livro. Yay! Vamos ser objetivos e ir direto ao ponto, né?

O que é esse tal de NaNoWriMo? É um site, uma sigla para National Novel Writing Month, que se traduz mais ou menos em Mês Nacional de Escrever um Livro (mais ou menos, mais ou menos). Bom a ideia geral é essa, escrever um livro de 50 mil palavras em um mês. E sim, o site é todo em inglês, mas tem tópicos de gente brasileira lá nos fóruns.

Por que 50 mil palavras? Porque o site quer assim. 

Como funciona o site? O site serve mais para você reunir com outras pessoas no fórum, comprar coisas legais e fazer sua contagem. Você não escreve no site, escreve onde quiser - de preferência em um computador para poder fazer a contagem de palavras. Por exemplo, no Word, você vai escrevendo e atualizando seu progresso no site. Tem como colocar o título do seu livro, uma sinopse, uma capa, compartilhar trechos (se quiser) e colocar quantas palavras você já escreveu. Só isso. Sua história não será publicada lá.

Por que tanto rebuliço na internet com esse troço? Acho que o que atrai mais as pessoas é o fato de que vários escritores "de verdade" apoiam o site, chegando até dar dicas para quem quer escrever. Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Scott Westerfeld, John Green, Philip Pullman e Veronica Roth são apenas alguns deles. Você pode ver todas as Pep Talks dos autores aqui. Também tem o fato de que alguns livros, como Anna e o Beijo Francês, terem começado em uma ideia de NaNoWriMo.

Como participar? É só se inscrever no site. Você só vai realmente entender como funciona despois que começar a mexer lá.

E qual a graça de se estressar para escrever assim se eu poderia escrever no meu tempo? Bom, isso você é quem decide. Eu gosto pelo espírito de união, pelos fóruns, pela comoção universal da coisa. E pelo incentivo que a competição dá. Nem tanto para vencer e concluir as 50 mil palavras.

A ideia disso tudo não é que você tenha um livro lindo e pronto para ser publicado no fim de novembro, mas sim que você possa praticar sua escrita e desenvolver ideias.


Eu compartilhei meus planos para o NaNoWriMo em vídeo e você pode vê-lo aqui. Espero também compartilhar algumas das minhas inspirações nesse blog, mas não sei exatamente se isso vai acontecer, tudo vai depender de como as coisas vão se sair.


Xoxo!



You Might Also Like

6 comments

  1. Já tinha ouvido falar sobre esse projeto, mas nunca participei. Eu escrevo muito todos os dias sobre todos os assuntos variados. Adoro escrever, mas não sei se conseguiria participar disso e conseguir. Tem dia que não tem nenhuma hora pra escrever. Hehehe Boa sorte e se puder postar, compartilha. Eu ia gostar de ler. Adoro dragões também x)

    ResponderExcluir
  2. eu fiz ano passo e não deu muito certo, mas nem pensei em tentar esse ano sabe!

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa sua matéria Mari! Só uma dúvida, eu devo escrever em inglês ou posso escrever o meu livro em português mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Olá Mari =)
    Eu queria muito participar mas estou muito ocupada esse ano e minha escrita ainda precisa melhorar muito haha quem sabe ano que vem :D

    ResponderExcluir
  5. NaNoWriMo \o/ nunca participei, por que todo ano é a mesma coisa, esqueço que está chegando e só lembro depois que passou, to pensando em participar esse ano, mas já ta muuuito em cima da hora.
    boa sorte com seu livro Marina ^^

    ResponderExcluir