Resenha: Estilhaça-me (Estilhaça-me #1) - Tahereh Mafi

outubro 05, 2014


Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Título original: Shatter Me
Livro #1 da trilogia Shatter Me
Autora: Tahereh Mafi
304 páginas (edição brasileira)
Editora: Novo Conceito
★★★

Então, para começar eu li esse livro sem saber nada sobre ele, além  do fato de que a garota podia matar com o toque da pele tipo a Vampira e estava com altas expectativas. Eu gosto de entrar em livros sem saber nada sobre eles. Depois, eu acho que o principal motivo pelo qual eu não gostei tanto é que não é meu tipo de livro. Eu comecei amando, depois odiei e terminei gostando.

Começando com coisas boas. A escrita da Mafi é incrível e completamente diferente de qualquer outra coisa que eu já li. Ela usa de muitas metáforas (tipo, muitas mesmo) e tudo tem um tom um pouco sonhador e delirante. É muito gostoso de ler e provavelmente o principal motivo que me fará ler os próximos.  

A história começa bem intrigante com a situação em que a Juliette se encontra e com todo o mistério envolvido em como diabos ela foi parar ali apesar de não ser muito difícil adivinhar. Não só isso, mas o mundo distópico também era intrigante. Essa primeira parte é minha favorita, principalmente com a chegada do Adam.




Só que eu achei que nada disso desenvolveu. Eu esperava mais explicações sobre o Restabelecimento e sobre os planos que o Warner tinha para a Juliette. Eu sabia para quê ele queria ela, mas por quê? Qual é o motivo disso tudo? O que ele quer exatamente? Talvez seja abordado mais nos próximos livros.

Juliette é muito dramática. No começo, as reações que ela tinha com relação às coisas que aconteciam a ela eram muito plausíveis, devido a tudo que ela passou. Porém, com o passar do livro eu, como leitora, esperava que ela evoluísse e parasse de se enrolar num canto a cada coisa que acontecesse que a assustasse. Mas não. Ela nunca se impõe pra nada. Tudo que ela faz vem do medo, da pressão, de ser obrigada, de ser induzida. Ela não faz quase nada por conta própria, então fica meio difícil pensar nela como uma heroína. É IRRITANTE! Também tem o fato de que todo mundo é obcecado com ela. Diga o nome de um personagem que não ficou de queixo caído com a Juliette. Julgando pelas condições em que ela esteve, achei difícil que ela estivesse tão estonteante.

Não consigo nem pensar no que dizer sobre o Adam. Eu gosto e não gosto dele. Acho ele muito perfeito. Argh! Na verdade os dois são santos. Booooring. Mas eu devo admitir que o romance dos dois é de tirar o fôlego! Warner, Kenji e James foram meus preferidos até agora. O que eu gosto deles é que eles são aqueles personagens cheios de personalidade. Enquanto Adam e Juliette são sem gracinha e previsíveis. Adam nem tanto, mas Juliette...





Entrando em mais detalhes sobre o romance, mesmo eu tendo gostado em geral da história deles, eu achei um pouco "destinado para ser". Eles nunca se falaram e bang! se amam. Eu gostaria de ter visto eles se apaixonando, sabe, e eles são apaixonados desde o princípio, o que me desapontou um pouco.

O final é bem X-Men e não sei se isso me agrada tanto. Parece legal, mas eu não sei como a Juliette-desmaia-toda-hora vai se encaixar nisso.

Como eu disse, o problema é que esse não é meu tipo de livro. É focado muito no romance e pouco desenvolvido em outras coisas. Recomendo? Pra quem gosta de muito romance, sim.





Fiquei um bom tempo pensando no que diria na resenha de Estilhaça-me e cheguei à conclusão de que faria apenas a resenha escrita. O motivo: eu não gostei tanto dele assim e não estava conseguindo organizar meus pensamentos para fazer um vídeo. Se você quer um vídeo, veja o Christine, nós dividimos as mesmas opiniões.  

Sobre o inglês, achei fácil. Se você é intermediário deve conseguir ler sem problemas.


E vocês, já leram? O que acharam?
Xoxo!

You Might Also Like

11 comments

  1. Oi Marina :) Tudo bem?
    Esse livro ainda não foi lançado cá em Portugal, mas eu sigo bastantes blogs de meninas/meninos brasileiras/os e a maioria das críticas são muito positivas. Como você falou que é bom para quem gosta de romance, penso que talvez seja o meu tipo de livro. Eu gosto muito de romance, mas não tenho paciência para livros que só focam nisso (vai entender??!) mas quando o livro é de fantasia, distopia, sobrenatural, mas foca no amorzinho dos personagens eu costumo gostar bastante. Talvez eu leia em e-book :)
    Beijo <3
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt
    Se você quiser fazer uma visitinha no meu blog e deixar um comentário com aluma opinião eu ia ficar muito feliz.

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha, Mari! Mas se você achou o romance do primeiro livro muito "do nada", espere por Liberta-me e pelas incríveis (não!) coincidências super verossímeis (HA-HA não mesmo) entre a protagonista, o Warner e o (coitado) do Adam. Acredite, as coisas podem piorar e muito! A trilogia toma rumos, desculpa o termo, ridículos que te fazem odiar profundamente a Tahereh Mafi. Sabe quando o escritor age como se o leitor fosse burro demais para questionar suas decisões? Então. Ela simplesmente destruiu todo e qualquer potencial que a história tinha. Enfim... O que acha de fazer um booktalk sobre essa trilogia? Adoro o seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito começar essa série mas tenho medo de não ser tudo o que eu espero, em um futuro próximo, quem sabe? adorei a resenha

    ResponderExcluir
  4. Oiii!
    Também li o livro sem saber nada sobre ele e me surpreendi!
    Também achei a escrita da Mafi uma maravilha, super poética, porém em umas partes as metáforas foram meio forçadas, mas outras eu simplesmente amei!
    Achei que esse livro foi mais focado no romance e os outros vão desenvolver o resto melhor, estou louca pra ler a continuação!
    Eu acho que a Juliette passou por muito e ficou meio louca mesmo, sla, ficar presa tanto tempo, sem comunicar com ninguém da um tilt na cabeça!
    Eu tenho a mesma opinião sobre o Adam!
    Sou team Warner, pq né?! SPOILER: Na cena em que ele beija a Juliette e ela atira ou esfaqueia ele ~ não lembro ~ é tão :O E ele é um antagonista brilhante, é tão complexo e louco <3
    Também amei o Kenji, ele apareceu na hora certa do livro!
    Também achei o fim bem X-Men kkkkkkkk
    Eu simplesmente me apaixonei pelo livro ~tirando as partes mimizentas entre Adam e Juliette~, li em menos de 24 horas, quando eu resenhar provavelmente vou dar 4 estrelas!
    Adorei a resenha, um beijão! http://curtindoavidalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. preciso comentar isso aqui pra vc... no início do post vc estava se perguntando pra que o Warner queria tanto ela e pra quê, enfim NÃO VOU DAR SPOILERS, mas vc vai descobrir isso só no terceiro livro, que é o que to lendo agora... e está muito envolvente, é o melhor da trilogia até agora. E se vc quiser mesmo descobrir mais sobre o Restabelecimento, sobre o Warner, aguenta mais um pouco, tudo vai fazer sentido no terceiro livros :D
    obrigada pela atenção, beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Não li esse livro ainda, e nem tinha visto ainda nenhuma resenha sobre ele, só pessoas comentando mesmo...
    acho que também não muito o meu tipo de livro, mas a história/enredo parece ser bem interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu não suportei o romance da Juliette com o Adam, então nem preciso dizer que sou team Warner desde que pus meus olhos nele não? kkk os próximos livros melhoram bastante, principalmente o terceiro *-*
    Aaaah antes de você começar Liberta-me leia Destrua-me *-* é no ponto de vista do Warner... tipo... Perfeito :D
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Cara, não acredito que perdi o comentário gigante que tinha feito, mas enfim, vou resumi-lo aqui: Apesar de tudo o que você achou negativo, continue a ler, o terceiro livro é o melhor dos três e nele a Tahereh se supera e explica tudo o que não ficou claro nos outros dois, além da Juliette não ficar apenas chorando pelos cantos e começar a tomar decisões por vontade própria.

    ResponderExcluir
  9. Apesar do comentário extremamente negativo do anônimo, continue a série, porque promete muitas surpresas e melhoras: a Juliette deixa de ser a menina chorona e se torna forte, a intenção do Warner e do Reestabelecimento é explicada. Enfim, continue a ler, vale a pena! (God, é a terceira vez que escrevo um comentário e não vai!)

    ResponderExcluir
  10. Eu li esse livro em 2013. Eu tbm não gostei e até parei de ler no capítulo 48. Um mês dps eu fui ler os últimos capítulos mas msm assim não me agradou. E sobre continuar a leitura da trilogia, eu estou um pouco pé atrás, mas vou comprar os outros livros e ver no q dá.

    ResponderExcluir
  11. O melhor da trilogia é ver a Juliette amadurecer.

    ResponderExcluir