E quando a ressaca literária aparece?

novembro 11, 2012

Descobri meu problema com A Guerra dos Tronos! A Nilsen linda do blog Mudando de Assunto fez uma postagem super interessante sobre uma coisa que eu não sabia que existia: a ressaca literária. Eu achava que tinha alguma coisa errada comigo - por que eu não estava conseguindo ler como antes? Acontece que de julho para cá (justamente quando eu criei o blog) eu estou lendo um livro atrás do outro, coisa que eu não fazia antes por falta de $. É a primeira vez que tenho livros realmente meus aguardando na estante para serem lidos. E eu comecei a ficar muito preguiçosa para ler. Procrastinação rolando solta. Mas eu estou amando a história, o que há de errado então? Se identificou? Então esse artigo é para você.

O texto abaixo foi retirado na íntegra (incluindo as imagens) do blog Mudando de Assunto com o devido consentimento da autora. Todos os direitos reservados a ela.

Quantos livros você lê por ano? Cinco? Dez? Trinta? Vamos supor que você leia uma média de vinte títulos, um número relativamente bom. Ler um livro e meio por mês, se você tiver tempo livre por pelo menos um período do dia, não é uma tarefa tão difícil assim. Mas e se de uma hora para outra isso se tornar um suplício? Ler, antes aquela atividade tão prazerosa, agora está se tornando uma obrigação. A vontade de devorar páginas e páginas por horas a fio sumiu. E agora, o que fazer?

Antes de mais nada, vamos aos fatos: isso acontece com todo mundo. E tudo bem, meus professores da faculdade sempre dizem que um jornalista não pode inventar informações, mas o blog é meu e eu vou afirmar isso com todas as letras, porque é verdade. Às vezes pode ser por um motivo maior, como a escola ou a faculdade exigindo demais de você. O seu trabalho pode estar te deixando tão estressado durante o dia que à noite você só quer saber de deitar na cama e morrer (isso se você não levar trabalho para casa). Mas e quando o pior acontece e você tem todo o tempo do mundo, mas não lê… porque simplesmente não consegue?


Vamos começar do básico. Metade dos brasileiros declara não ler por falta de tempo e outros 30% dizem não gostar de livros. De acordo com educadores e escritores brasileiros, o problema é que ler deixou de ser uma prioridade na vida das pessoas. O índice de leitura do brasileiro, que corresponde a quatro livros por ano em média – dos quais 2,1 livros são lidos inteiros e dois em partes – é baixo se comparado a outros países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Os franceses leem em média sete livros ao ano, os chilenos 5,4 e os argentinos 4,6. Clique aqui para ver um infográfico sobre o hábito de leitura no Brasil.

Assustador, né? Talvez nós, de ressaca literária, não estejamos tão mal assim.

Porém, muitos esquecem que “ler não se trata necessariamente de ler livros”. Foi o que afirmou Roger Chartier, historiador e um dos maiores especialistas em leitura do mundo, em uma entrevista para o Agência Brasil. De acordo com ele, pesquisas do gênero sempre ignoram que a leitura é muito mais do que ler livros, pois há muitos objetos impressos que podem ser considerados, como jornais, revistas e revistas em quadrinhos..Veja abaixo algumas dicas que te ajudarão a recuperar o ânimo:

1. Deixe seu cérebro relaxar

Só porque você lê por prazer não significa que, quando não tem vontade, tem que enlouquecer e achar que está doente ou se transformando em um alien. Às vezes a nossa mente precisa de descanso mesmo. Encare isso como férias. Ler é uma atividade que, pode não parecer, mas requer muita concentração e disposição. Afinal, você tem que se focar nas palavras, interpretar o texto, entender o que está sendo dito. Sabe quando um professor cobra a leitura de dez capítulos enormes para uma atividade? Com certeza vai chegar um ponto em que você não vai aguentar mais ler, e vai passar a fazer isso de uma maneira mecânica. Ou seja: sem absorver nada. Quando isso acontecer, vá até a janela, respire um pouco de ar puro e tome um vento na cara. Não exija muito do seu cérebro! Ele já tem problemas demais para você teimar com mais um. Ler também força a vista, então é bom descansar seus olhos. O que eu quero dizer é: se a vontade de ficar sem ler aparecer, deixe-a tomar conta e descanse.

2. Procure outras atividades

Por mais que ler seja a oitava maravilha do mundo, às vezes é bom fazer outras coisas para se distrair. Que tal aproveitar a ressaca para se dedicar a algo novo? Pode ser qualquer coisa. Se você não tiver um blog sobre livros, que tal escrever resenhas dos livros que você já leu? Se livros estão te enjoando tanto assim, tudo bem. Volte a escrever aquele livro que você desistiu. Planeje seu próximo feriado. Aprenda outra língua. Toque um instrumento. Saia mais com os amigos. Assista àqueles filmes clássicos que você sempre teve preguiça de ver. Enfim: mude a rotina.


3. Não insista

Sério, insistir não vai adiantar. Tudo o que você vai conseguir com isso é ficar ainda mais chateado por ver aquela pilha enorme de livros esperando para serem lidos. Conforme-se com a sua realidade de ressaca! Uma hora ela vai embora. Pode demorar (uma vez eu fiquei seis meses sem nem encostar num livro), mas ela vai. O que você pode fazer é tentar descobrir se o enjoo é de livros ou de um tipo de livro. Se o enjoo for de livros no geral, retorne ao item 2. Se o enjoo for de um gênero…

4. Procure gêneros diferentes

Às vezes a gente pode achar que está de ressaca literária simplesmente porque não tem ao alcance nenhum livro de gênero diferente. Às vezes você lê tanto um mesmo tipo de livro – que pode até mesmo apresentar sempre a mesma fórmula – que vai acabar ficando cansado disso. Tente variar. Se não adiantar, pelo menos você vai poder dizer que tentou e ainda por cima ter certeza que o seu caso é um pouquinho mais grave. O que você pode fazer também é levar em conta as sábias palavras do cara ali de cima e ler outras coisas como revistas, HQs e mangás. Como para estes a leitura é mais leve, talvez você volte à forma – ou talvez não, mas acabe se apaixonando por novas histórias.

5. Leve um livro com você

Tanto faz se o livro for uma novidade ou uma releitura. Você deve estar preparado para quando a vontade de ler aparecer. Isso pode ser quando você menos esperar: na volta da escola, faculdade, trabalho… ela sempre está na espreita esperando a sua vulnerabilidade se sobressair. E você não vai querer desperdiçá-la, certo? Além do mais, a não ser que você decida levar A Guerra dos Tronos na bolsa, livros não pesam tanto assim.

Não importa a sua velocidade de leitura, mas o seu prazer em fazer isso. Você pode até se sentir mal por ter um amigo que é – ou está sendo – capaz de ler o triplo que você no mesmo período de tempo, mas, de verdade, não se sinta. Cada um tem um ritmo, cada um tem uma vida. Lembre-se de não ler por obrigação, nem mesmo se você tiver um blog sobre livros e tiver que postar resenhas com certa periodicidade. Os leitores não mordem! Se você explicar o que está acontecendo eles vão entender e podem até te ajudar.

A ressaca literária ainda não foi classificada como doença, mas tem os mesmos sintomas. E, assim como boa parte dos males do mundo, ela vai embora.

Fontes: Gazeta do Povo, Livros e Afins, Agência BrasilSugestão de post: Ronei (@roooron)
Retirado na íntegra do blog Mudando de Assunto, com o consentimento da autora.

You Might Also Like

12 comments

  1. Adorei as dicas. Nunca tive uma ressaca tão forte rs, procuro sempre variar os estilos das obras que leio para não ficar sem ler por causa da ressaca de determinado tema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou em uma ressaca enorme no momento hahaha. Minha ressaca é de "ter que ler". Está virando meio que uma obrigação. Melhor eu dar um pause hahaha.

      Excluir
  2. Tive duas ressacas, acho que ano passado e esse ano - uns meses atras. Ainda estou um pouco, mas não igual antes que eu tinha parado de vez.
    Tenho tantos livros de editoras, pelo fato de ter parado por causa da ressaca... E agora estou super atrasada.

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  3. Adoooooorei esse post! me encontro exatamente assim nesse momento, com uma 'Ressaca Literária' daquelas ~.~ e olha que isso já faz um tempinho. Mas essa matéria é totalmente sincera, "(...) assim como boa parte dos males do mundo, ela vai embora". O livro que está me ajudando a sair dessa ressaca é "Ladrões de Elite", uma leitura bem leve e que flui muito bem. Estou lendo uns três capítulos por dia, o que pra mim é meio frustrante já que se estivesse 'saudável' já teria terminado essa leitura em um, no máximo dois, dias. Maaas, os sintomas dessa ressaca estão indo embora com o tempo, e finalmente, acho que logo logo estarei no meu ritmo normal. Espero que em breve você também volte ao seu ritmo de leitura Mari ((((:

    Beeeeeeeeeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo, vai embora com o tempo.. Ainda bem!
      Obrigada flor, espero que a sua também passe logo.

      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa! Adorei! Eu tenho ressaca literaria com certeza, parei de ler Amanhecer no ano passado e vim terminar neste ano.. É muito ruim para mim isso, quanto mais eu ler melhor, pra minha profissão, sabe...
    No momento não estou lendo, mas eu acho que é porq estou sempre lendo romances, preciso mudar de gênero...
    Muito bom o post amor!
    lelusantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é ruim pra gente que lê por diversão imagino como deve ser pra você na situação da sua profissão! Mudar o gênero ajuda mesmo!

      Excluir
  5. Não adianta, ressaca literária acontece com todo mundo, principalmente com quem lê muitos livros por mês, seja por causa de um blog literário, faculdade ou escola. Cabe a nós esfriarmos nossas cabeças! Pegar livros pequenos e de fácil entendimento também é bom para quando se tem uma dessas ressacas, rs. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ler muitos livros por mês é o que me causou isso. Concordo, andei lendo coisas menores e menos capítulos por dia, o que ajudou muito!

      Beijos!

      Excluir
  6. ADOREI o post! Veio na hora certinha. Estava suspeitando que estivesse com isso, e pelo visto, acho que estou. Quando ouvi falar do termo achei que fosse brincadeira - cá entre nós, ressaca literária é um termo bem engraçado. Me sinto uma "lesma literária", por demorar mais do que os outros para efetuar uma certa leitura.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que era brincadeira, mas depois vi que tinha tudo a ver com o que eu estava passando! Imagina meu desespero: eu tenho o costume de ler um livro em 2 dias e estou há 3 meses lendo A Guerra dos Tronos! Mas comigo já está passando, logo volto ao meu ritmo normal.

      Boa sorte!
      Beijos!

      Excluir
  7. Ótimo, gostei bastante e ajudou. ^^

    ResponderExcluir