Resenha: A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan

janeiro 11, 2013

As Crônicas dos Kane - Livro 1
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Páginas: 445
Gênero: Fantasia/Infanto juvenil
Nota: 5 corujas.
Skoob
Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avôs e Carter viaja o mundo como o pai, o Dr.Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao Bristish Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada em busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós.. - Sinopse retirada do Submarino.


Sempre gostei da Mitologia Egípcia, acho que em parte porque eu adorava o filme A Múmia, então quando vi esse livro na livraria da cidade vizinha fui logo pegando para folhear. Me assustei quando vi que era do Rick Riordan e o nome dele na capa era o empurrãozinho que faltava pra que eu comprasse.

A Pirâmide Vermelha é o primeiro volume da trilogia As Crônicas dos Kane e conta a história de Sadie e Carter Kane, dois irmãos que cresceram separados depois da morte da mãe, Ruby. Carter viajava o mundo com o pai Julius, que era arqueólogo. Sadie morava com os avós maternos em Londres. Duas vezes por ano Carter e seu pai iam visitar Sadie e passar o dia com ela. Em uma dessas visitas, Julius aproveita para ir ao museu resolver uns assuntos e faz uma promessa: tudo voltaria a ser como antes. Mas tudo dá errado e Julius desaparece. Carter e Sadie entram em uma busca para encontrar o pai, descobrem algumas coisas sobre sua família e que os deuses Egípcios foram libertados.

Adorei a ideia dele de explorar uma mitologia tão complicada. Rick conseguiu fazer tudo bem mais simples do que essa mitologia realmente é e encaixar coisas da realidade em uma história fictícia de um jeito muito realista, além é claro de dar muitas reviravoltas e ter muitas descobertas empolgantes no final. Se você já leu algum dos livros do Rick, já sabe que as histórias dele são completamente agitadas, de tirar o fôlego. Quase não tem momento de paz para os personagens e com este não foi diferente. Eu diria até que ele usou exatamente a mesma base de escrita e que funcionou muito bem.

Além de deuses aqui nós temos magos e a Casa da Vida, um lugar para... bem, magos. Estes não vão muito com a cara dos deuses. O que eu achei legal é que é magia a moda egípcia, um tanto não convencional.

A cada dois capítulos Sadie e Carter revezam a narração, o que eu achei muito bom para nos fazer entender a personalidade dos dois. Carter é deslocado, não consegue se socializar muito bem devido ao pouco contato que teve com pessoas da sua idade enquanto viajava. Ele é racional e sério, o que entra em total contraste com Sadie, que é sarcástica, descolada, usa coturnos e está sempre com fones de ouvido. O que é claro resultou em muitas brigas (e eu adoro brigas entre os principais). Os dois foram muito bem construídos e não contradisseram suas personalidades em momento algum.

Eu não sei como explicar o quanto esse livro é bom, divertido e emocionante sem contar nenhum spoiler, então acho que vou deixar só assim mesmo. Mas saibam que vocês não vão conseguir deixá-lo de lado nem por um minuto.


Por fazer a Mitologia Egípcia tão divertida, com personagens muito legais e uma história de tirar o fôlego.

You Might Also Like

18 comments

  1. Nossa Mari eu preciso ler esse livro o mais rápido possível ! Nunca li nada do Rick acredita ? É tenho que tomar vergonha na cara e ler logo , mais assim que surgir uma oportunidade vou comprar essa série . Parabéns pela resenha beijos :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca!? Assim, eu considero Os Heróis do Olimpo os melhores dos melhores do Rick, mas pra isso é bom ler PJ antes. Os Kane também é muito bom :D

      Obrigada! *--*
      Beijos!

      Excluir
  2. Pensei em outra essa livro essa semana, mas acabei deixando de lado a ideia porque ainda estou lendo Percy Jackson. Ms pretendo começar essa trilogia em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O legal de ler essa depois de Percy é que tem umas referências bem bacanas e sutis a Percy aqui. Mas não é nada importante, são só easter eggs legais haha ;D

      Excluir
  3. Não li realmente um livro do Rick, mas li boa parte de Percy Jackson mas parei... E agora estou com tanta vontade de continuar a ler a série e ler outros livros dele. Esse parece ser interessante

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler, adoro os livros do tio Rick!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que linda a resenha! eu amo os livro Rick Riordan, são repletos de aventura e ação e muito divertidos, você não se cansa de ler. tenho esse volume aqui em casa mas ainda não dei uma chance, mas logo irei lê-lo.
    parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Rian Bicalho
    http://euelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cara, todo mundo fala tão bem desse Rick, que, SINCERAMENTE, preciso ler algo desse homem. hahaha
    Adoro essa mistura que ele faz de História e ficção. Acho que eu ia gostar disso.

    ;)

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho tão estranho quando alguém me fala que nunca leu nada do Rick haha. Enfim, leia sim, todos os livros dele são bons (pelo menos os infanto juvenis) ;D

      Excluir
  7. Desculpe minha classificação mais comprei a trilogia dos kanes [incluindo o especial] e não gostei muito ... do primeiro até gostei muito mais no 2 eles ficam enrolando para achar uns papiros para reviver amon-rá e depois quando revive que ele é um velho que não vai servir para nada... sem contar que eu achei uma encheção de linguiça , só para ter assunto para alcançar trilogia , porque eles ficam 1 livro como foco derrotar Set e depois quando alcançam o objetivo era outro foco por isso não gostei nada eu achei um super cliché não consigo explicar em palavras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. Anony!
      Bom, essa é uma resenha de A Pirâmide Vermelha, não tem porque falar de O Trono de Fogo aqui ;D

      Excluir
  8. Oi Má!!!
    Essa série parece ser muito legal!!!
    E adorei sua resenha. Sempre me incentivando a ler coisas diferentes do que costumo ler... rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Ganhei o terceiro livro dessa trilogia numa promoção e estava com um pé atrás se comprava os dois primeiros pra acompanhar. Sua resenha fez com que minhas dúvidas acabassem: preciso ler "As Crônicas dos Kane"! Ah, e eu também acho "Os Heróis do Olimpo" a melhor série do Rick que eu já li. Muito bem elaborada, a história.

    É isso, abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Shadowhunter João, que alegria!
      Eu gosto dos livros dos Kane, apesar de achar a série mais fraquinha do Rick. Mas vale muito a pena ler ;D

      Abração!

      Excluir
  10. Estou lendo o livro dois dessa trilogia, e estou amando.
    Espero que todos estejam amando ele, assim como eu.

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, atrilogia é muito boa.
      Até hpje não vi ninguém que disse que não gostou ;)

      Beijos!

      Excluir
  11. Rick é um gênio, e isso é incontestável[risos], estava louco para começar a comprar a trilogia das crônicas dos Kane e com sua resenha, estou mais louco ainda!! Mari, vc tem a habilidade de fazer as pessoas quererem desesperadamente comprar um livro!!!!!
    Até +!!! bjão
    http://oapanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Mariana, tudo bem?
    Estou super ansioso para ler este livro, vai ser o 11º que eu leio do Rick Riordan. Adoro esse autor. Sempre tive muita curiosidade em conhecer a mitologia egípcia. Gostei muito da sua resenha.
    Abraços, Jean.
    sorcerersreaders.blogspot.com.br

    ResponderExcluir