Resenha + Vídeo: Divergente - Veronica Roth

janeiro 27, 2013

Divergente - Livro 1.
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 504
Gênero: Distopia / YA
Nota: 5 / 5

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Primeiro livro que li em 2013! E foi um ótimo começo!

Veronica foi muito feliz em seu primeiro livro. Ela conseguiu criar um futuro muito interessante e realístico, embora no começo eu tenha achado um pouco estranho essa divisão por personalidade. A narrativa que ela usa, em primeira pessoa e em tempo real, é empolgante e flui muito bem. Acompanhamos Beatrice Prior (Tris) durante a mudança mais drástica de sua vida e ela se revela ser uma personagem maravilhosa e perturbadora ao mesmo tempo. 

As primeiras páginas são muito interessantes e intrigantes enquanto conhecemos brevemente a vida na facção de Beatrice. Porém, logo após a iniciação chegamos em um ponto em que o ritmo rápido dá lugar a páginas e mais páginas somente com treinamentos e interações entre os personagens. Sem nenhuma revelação e nenhuma informação diferente. Não é chato de maneira alguma, é até muito intenso, mas é repetitivo. Mas calma, porque essa é quase a única coisa que me incomodou e o livro é incrível depois que essa fase passa.

O que me fez realmente não deixar de gostar da primeira metade é que os personagens são muito bons e o relacionamento entre eles também. Gostei do modo como Tris amadureceu e mudou durante o decorrer do livro. Pelo menos todo aquele lenga lenga com o treinamento serviu para enfatizar sua personalidade e mostrar sua evolução. Os amigos (e inimigos) de Tris também não ficam para trás, todos eles têm muita personalidade.

Se você tiver paciência vai amar esse livro. Eu sei que vai, porque ele é maravilhoso! Depois as coisas começam a acontecer de verdade e ele pega um ritmo agitado, cheio de ação. Achei que ela poderia ter dividido um pouco melhor a agitação do final para o meio porque a impressão que tive é que o final é rápido demais.

O que me impediu de amar completamente esse livro é o fato de ele ser mal divido (lento demais no começo, rápido demais no final), porque a história é realmente muito boa, tudo por trás das facções é incrível, os personagens são ótimos, tudo cuidadosamente montado.

Eu tenho muito mimimi com romance. E eu não sei o que acho do romance aqui. Eu gostei, porque gosto de romance (muito, adoro, amo romances de livros jovem adulto), não foi amor instantâneo, mas também não gostei muito de como aconteceu. Eles se falavam brevemente o tempo todo e na primeira vez que eles conversam à sós já estão cheios de carinho. Mas, se tem uma coisa que adorei é que ele não fica querendo proteger ela o tempo inteiro, como se ela não pudesse fazer nada sozinha.

Enfim, me conquistou no final e já estou louca para ler Insurgente.


You Might Also Like

18 comments

  1. Já li a resenha do Igor, agora li a sua e bom... acho que vou tentar ler esse livro. Todo mundo que leu esse livro comenta que ele é repetitivo no meio ou algo do tipo, mas eu fiquei curiosa pra ler, principalmente agora que vi sua resenha HAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li a resenha do Igor porque não leio nenhuma resenha depois de ter lido o livro e antes de fazer a minha, sabe hehehe. Mas a gente tinha conversado sobre ele e apesar de ser bem repetitivo ele é muito bom mesmo... Espero que goste :D

      Excluir
  2. Comprei esse livro hoje pela Saraiva e ao ler a sua resenha vi que fiz um ótimo investimento. Estou curiosa para ler essa história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, espero que goste! Volte aqui quando terminar e me diga o que achou *---*

      Excluir
  3. Eu estou para fazer uma super compra na livraria mais perto de casa graças a você! haha Quando eu decido que livro comprar você me aparece com uma resenha melhor que a outra. Aí já é brincadeira viu! u-u Ah! Tem um meme bem legal pra você lá no blog. Dá uma passadinha lá! *-*

    http://minhassinceridades.blogspot.com.br/2013/01/campanha-incentivo-literario-porque-eu.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico muito feliz com isso! *----* Depois volta e me fala o que achou, viu? :D

      Então, eu já respondi esse meme há um tempinho, mas obrigada por me marcar *-*

      Beijos!

      Excluir
  4. Hey Mari *-*
    Então acredita que é a primeira vez que eu paro para ler a sinopse e uma resenha sobre esse livro?! =O
    Eu fiquei interessada pela forma como a sociedade e dividida, mas como um pé atras com relação ao romance, você sabe que sou doida por romances, e se o mesmo não é incrível o livro acaba sendo, não tudo aquilo pra mim ;x

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooo Bia, o romance é bom, eu que sou cheia de mimimis com romances u.u Só não gostei muito de como as coisas começaram entre eles, mas mesmo assim é impossível não amar aqueles dois juntos HAHAHA.

      Beijos! ;*

      Excluir
  5. Oi Mariana, to aqui retribuindo seu comentário lá no post da caixa de correio do meu blog. Amei sua resenha de divergente e to doida pra ler, pois só escuto falar bem dele. Parabéns pelo blog, tá muito lindo. Se puder me diz depois quem fez o layout, pois to a procura pra fazer o meu. Bjus...

    Kivia
    http://cabanadoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kívia!
      Divergente é muito bom mesmo, pode confiar.
      Ah, muito obrigada! Quem fez o cabeçalho foi um amigo meu dono do blog odevoradordelivros.com. O resto eu mesma fiz com as ferramentas do blogger mesmo (:

      Beijos!

      Excluir
  6. OOi Mari, nossa estava com o pé atrás com esse livro, não sei se é por causa das resenhas que eu li falarem o mesmo que você falou, que ele é meio repetitivo ou se realmente ele não me atraiu... Mas com essa resenha, e que resenha em? hahaha Acho que "Divergente" merece uma chance! Quando tiver uma oportunidade vou comprá-lo haha
    Mudando completamente de assunto, muitooooo chique o som da corujinha no comecinho do vídeo! Super fofo *--*, fiquei derretida aqui ahaha Para falar a verdade tudo aqui é fofinho haha

    Beijinhos Bi
    http://www.janeladela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um ótimo livro, só tem que ter um pouquinho de paciência hehehe. Eu me interessei por ele desde a primeira resenha que eu vi (:

      Ah, obrigada! *--*

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Má!
    Como sempre eu gostei muito da sua resenha!!!!!
    Não vejo a hora de ler esse livro!!!!! Com certeza ele me chamou mais atenção que a série Instrumentos Mortais (hei, eu sei que você é suuuuper fã, mas a história não me cativou 100%... rsrs), só espero não me decepcionar com a leitura... rs
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nem tem como comparar os dois, são totalmente diferentes um do outro. Em estrutura eu prefiro IM porque a repetição de fatos aqui até a metade e o fato da história não andar me irritou. Mas não vai se decepcionar, não, o final é incrível!

      Beijos!

      Excluir
  8. Esse é um dos livros que eu mais quero ler este ano, mas vou deixar mais pra frente por que quero dar uma pausa nas distopias. Também sou crítico por natureza assim como você!

    Abraços,

    Alisson
    contandolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ler muitos livros do mesmo gênero pode dar ressaca. Mas não deixe de ler, Alisson, é muito bom! :D

      Excluir
  9. Terminei de ler o livro é ADOREI! É meu primeiro livro de distopia, então não posso fazer um comparativo, mas o que eu li da Veronica foi ótimo! Trice e Quatro fazendo um casal que me faz ficar interessada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carol!
      Não li muitas distopias, mas as poucas que li eu adorei :D

      Excluir