Resenha + Vídeo: Cidade das Cinzas - Cassandra Clare

janeiro 21, 2013

ATENÇÃO! Essa resenha está cheia de spoilers de Cidade dos Ossos. Se você ainda não leu o primeiro, PARE AGORA!

Os Instrumentos Mortais - Livro 2.
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 404
Gênero: Fantasia juvenil
Nota: 5 / 5
Skoob
Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações. 

Ao final de Cidade dos Ossos: QUE FOI AQUILO, DONA CASSIE? Como você faz uma coisa dessas!? Não preciso dizer que eu mal terminei Cidade dos Ossos e já fui correndo para Cidade das Cinzas. E ele conseguiu ser melhor do que o primeiro!

Começa exatamente onde o outro parou. Nada de meses de treinamento para Clary se tornar uma ninja como Jace - o que eu achei uma maravilha, afinal já temos Isabelle como ninja hahaha.

Cidade das Cinzas foca muito nos relacionamentos entre os personagens, nas descobertas sobre eles e sobre o passado deles. Diferentemente do que parece, isso não faz dele chato, muito pelo contrário! Só que é difícil falar sobre ele sem revelar algo importante porque ele é todo mistério, tensão, revelações, reviravoltas e pontas soltas para ao próximo. Ele é incrível, fantástico e em questão de desenrolar da trama e história foi meu favorito. Infelizmente pra mim, eu consegui estragar algumas surpresas (desse e do primeiro livro) com a página da Wikipédia, então não procurem nada lá, sério. Mesmo assim, meu queixo caía cada vez mais enquanto eu descobria as coisas.

E eu tenho que falar, tem muita tensão mesmo aqui. Principalmente com o que aconteceu com o Jace e a Clary no final do primeiro, porque, né, foi o maior choque que já levei com um livro na minha vida (sim, isso inclui A Guerra dos Tronos porque eu já sabia que George Martin matava os personagens. E sim, mesmo tendo lido o spoiler eu continuei chocada).

Também tem o fato de que grande parte dos mocinhos fizeram parte do Ciclo, o que faz com que eles sofram um preconceito terrível, além de todos sempre desconfiarem deles - inclusive nós, leitores. E com Valentim sendo pai de Jace, começam a desconfiar dele também, o que causa muitos problemas. E Jace apaixonado pela Clary... E Clary apaixonada pelo Jace... Enfim, esse é o meu preferido justamente porque tem muita história acontecendo.

E tem a cena da Corte Seelie*, que é minha cena preferida de todos os tempos.

Definitivamente concordo com a citação atrás do livro:
Engraçado, misterioso e sexy. Um dos meus livros favoritos.
            - Holly Black (autora de As Crônicas de Spiderwick)

Ps: Sinto que esta resenha não ficou muito boa, mas é porque como eu disse ali em cima ele é todo revelações e é difícil falar sobre ele sem falar mais do que devia.

*No site oficial da Cassandra Clare tem a mesma cena contada pela perspectiva do Jace, chamada Because It's Bitter, que foi bem mais intensa e detalhada. Embora eu ache que é um bom bônus, não acho que ficaria legal na edição final do livro. Mesmo assim, eu senti como se meu ossos estivessem derretendo enquanto eu lia, é muito tenso. Se você já leu o livro, ou pelo menos leu até essa parte, leia também vale muito a pena conferir ;D

You Might Also Like

21 comments

  1. Adorei a sua resenha, faço das suas palavras as minhas, haha!

    Abraços,
    Laura.
    http://resenhasdalau.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tô louca para ler a saga inteira. Por isso nem li sua resenha para não ficar sabendo de nada antes da hora u-u Enfim, amei o blog!

    Beijos,
    http://minhassinceridades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resenha de Cidade dos Ossos não tem spoiler, ela vc pode ler tranquila :D Espero que goste da série.

      Obrigada! *-*
      Beijos!

      Excluir
  3. Mesmo não tendo lendo o anterior, li essa resenha, sou curioooooooooosa! uash
    Estou louca pela série desde o ano passado, mas n sei quando poderei comprar os livros ;/
    Sua resenha esta magnífica!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito! Vc estragou o final de Cidade dos Ossos lendo essa resenha KJADHBASJBDSJF. Mesmo assim, leia a série quando puder, é maravilhosa :D
      Obrigada! *--*
      Beijos!

      Excluir
  4. Adoro essa série. Li os tres. E tb o primeiro das Peças Infernais... que alias, gostei MAIS ainda.

    O Jace é tudo de bom!!!!

    Mas quando li a relação dos 2 fiquei em CHOQUE! Fui no Google pra tentar descobrir se toda essa historia era mentira!!! o.O

    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que procurei antes de eles sequer se beijarem? HAHAHHA. Estou lendo Anjo Mecânico agora *--*

      Ai, Jace <333 HAHAH

      Beijos!

      Excluir
  5. Necessito urgentemente continuar lendo os livros da série, li o primeiro já tem um tempinho e vou reler pra lembrar de algumas coisas, principalmente agora que vem os filmes.
    Parabéns, sua resenha está ótima e me fez lembrar que PRECISO ler esses livros!

    beijos^^^
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, Lívia, continue lendo! Aproveite a onde de que 2013 é o ano dos Shadowhunters :D

      Obrigada! *-*
      Beijos!

      Excluir
  6. Seguindo princesa'' ;)
    Nossa tenho que ler essa série nesse ano urgente cara, me parece ser muito fod@!!! Muito boa sua resenha.!
    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Muito obrigada!
      Sim, é muuuuito boa, me apaixonei por esses livros e pela Cassandra *--*

      Excluir
  7. Oi Má!
    Adorei o vídeo!
    Ainda não cheguei nessa série (a fila tá looooonga! rsrs), mas não vejo a hora de ler!!!! Pelo que você coloca é muita informação, muita tensão mesmo!.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas vale a pena passar ela na frente, Mari! Sim, essa parte da série é bem tensa mesmo HAHAHA.

      Beijos!

      Excluir
  8. Li o primeiro livro tão rápido e o final sobre eles ser irmão, eu fiquei maluca tipo preciso saber se é verdade, porque não poder ser kkkk
    Amei sua resenha !
    Beijos :D

    http://listandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Xará! HAHA
      Oh, muito obrigada! Fico muito feliz com isso! *-------*

      Ah, Jace, tsc, tsc... HAHA
      Mas depois de Cidade de Vidro tem mais! Hehe.

      E eu não estou tão descrente, o trailer está ótimo ;)

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Eu fico mais preocupada com as modificações, sabe. Nada, não fizeram a cena com o Harry dentro de um carrinho em HP 7.1? No cinema tudo é possível kkkkkkkkkkk.

      E diretor experiente não quer dizer nada ~cof cof Percy Jackson cof cof~ kkkkkkkkkk. Acho que os inexperientes são até mais cuidadosos, às vezes.

      Catching Fire também vai ser ótimo (:

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir