Resenha + Vídeo: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

janeiro 04, 2013

Os Instrumentos Mortais - Livro 1.
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 462
Gênero: Fantasia juvenil
Nota: 5 /5
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores de Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. - Skoob
Sem palavras para descrever. Fim.

Eu li esse livro em dois dias. Um, se você contar que comecei a ler dia 25 à tarde e terminei dia 26 à tarde também. E eu tenho a audácia de dizer que esse foi o melhor livro YA (Young Adult) que eu já li na vida. Sério, eu enchi o saco de muita gente. Eu queria ter alguém para dar meus ataques de fangirl porque eu estava completamente histérica e eufórica com a história hahaha. Esse livro tinha tudo que eu gostava de ler! 

Tem todo tipo de seres sobrenaturais (vampiros, lobisomens, fadas, magos, inúmeros demônios), muita ação mesmo, uma narrativa empolgante, personagens ótimos e bem construídos, sociedades secretas. E claro: um romance que eu simplesmente amei! Não ocupava tanto espaço (de modo que não ficou enjoativo e deixou um gostinho de quero mais), mas também não foi seco e sem graça. Eu simplesmente adorei ver o casal brigando demais e depois se aproximando aos pouquinhos <3

Os acontecimentos do começo, apesar de muito empolgantes e divertidos, pareceram atrasar o desenvolvimento da história. Li isso em algumas resenhas antes de começar a ler, concordei e decidi enfatizar. Fica difícil entender realmente qual era a grande trama da saga, o que me deixou um pouco impaciente, mas nada disso importou porque não era chato - muito pelo contrário. Mas depois que passa essa fase introdutória do Mundo das Sombras e é revelado quais são os reais problemas que eles terão que enfrentar, o que já era bom fica muito melhor. Tem muita correria, lutas, revelações, brigas, discordâncias, amor, ódio. Raramente eles ficam parados, sempre tem alguma coisa acontecendo.

Todos os personagens me encantaram. A narração super empolgante é em terceira pessoa, pelos olhos de Clary (algumas vezes temos o ponto de vista de outra pessoas também, mas a maior parte é ela), que eu achei uma excelente protagonista feminina. Como ela não sabia nada sobre o mundo de monstros e Caçadores eu imaginava que ela seria ou chorona demais ou então uma daquelas que aprendem tudo milagrosamente rápido e ficam ainda melhores que os experientes (aff, odeio quando isso acontece). Com ela não foi nem um nem outro. Clary é corajosa até certo ponto, apavorada na medida certa e talentosa de um jeito limitado - foi tudo muito bem dosado. Se você gosta de garotos sarcásticos e bad boys (como eu rs), vai adorar o Jace, que na minha opinião foi o mais bem trabalhado. Mas, se você também gosta de caras mais fofos e engraçados vai gostar do Simon. Alec e Isabelle também são ótimos. Cada um tem seu espaço, então você tem muitos personagens diferentes para se apaixonar.

Cidade dos Ossos me surpreendeu em todos os sentidos. Já o peguei diversas vezes na livraria, li a sinopse e não tinha me interessado. O que me fez realmente querer ler foi o trailer do filme. Imediatamente pedi de Natal, sabia que ia gostar. E não deu outra, eu simplesmente não conseguia largar! Se eu quisesse fazer alguma outra coisa durante o dia tinha que fazer antes de pegar o livro, porque quando eu pegava só largava porque já eram 4h da manhã e eu estava quase dormindo em cima dele.

Não consegui achar semelhanças com Harry Potter (a autora escrevia fanfics de HP), como muita gente disse que viu de cara. Bom, achei, mas só porque eu fiquei procurando e eram coisas muito presentes em histórias sobrenaturais.

Ah, acredite, o final é super chocante ;D



Trailer do filme

You Might Also Like

34 comments

  1. Nossa Mariana agora você meu deu vontade de ler essa série , vou comprar todos os livros de uma vez só em Fevereiro e tenho certeza de que vou gostar muito , beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba! Eu me esforcei muito pra demonstrar meu amor pela série sem falar o que não devia aqui hahahaha. Tenho certeza que vai gostar :D Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Mariana!

    Ah, PRECISO ler essa série! Não acredito que ainda não li! Tantas resenhas positivas, e ouvir você falando também... Quero muito ler!

    Beijos,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tenho uma coisa a dizer: leia, Inara! É uma coisa de louco! HAHAHA
      Beijos!

      Excluir
  3. Ebaa, você fez uma resenha de Cidade dos Ossos *-* Fiquei com muito mais vontade de ler agora! Vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Nah! Depois vem cá me contar o que achou *---*

      Excluir
    2. aaah, esqueci de perguntar: você já fez resenha de Percy Jackson?

      Excluir
    3. Não, já faz muito tempo que li e não tenho eles pra reler, então não sei se vou fazer :/

      Excluir
  4. Eu já peguei esse livro pra ler algumas vezes e acho que não passei da 10ª página, mas sua resenha me deixou empolgada, quem sabe eu não me animo? A resenha ficou ótima! Bjs

    ResponderExcluir
  5. O filme sai quando?
    Tô com pilha de livros pra ler aqui, acho q só verei o filme, gostando eu pego o livro pra ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, o filme só sai em Agosto :/ Acho que vc vai até conseguir ler antes e se puder leia primeiro porque senão vai perder a graça do choque no final ;D

      Excluir
  6. Li sua resenha agora, ficou muito boa Mariana, da pra ver a sua empolgação em ter lido os livros kk
    Eu li faz um tempinho ja, e gostei da história, narração, personagens e tal, só não tive essa empolgação de ler rapidez kk
    E é injusto que você vai passar na minha frente porque vai ler a Cidade dos Anjos Caídos >.< kkkk
    Parabéns por mais uma resenha, mesmo eu não tendo costume de visitar blogs, cada vez mais visito esse ;)
    Continue com esse entusiasmo.
    Qualquer hora temos que discutir O Nome do Vento no Twitter, acho que nunca falamos dele direito hahaha
    Bye Mariana
    Até mais ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Empolgação? Talvez histeria seja mais apropriado hahahaha. Mas acho que vou ler Anjo Mecânico primeiro ;)
      Ebaa, continue visitando! \o/
      Obrigada!

      Excluir
  7. Oies!!!
    Poxa, já li algumas resenhas sobre esse livro, mas com certeza a sua é que demonstra mais empolgação... uhauhahuauhauh
    De qualquer forma não vejo a hora de ler esse!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Mari, leia sim e depois venha cá me contar o que achou *---*
      Li Os Instrumentos Mortais no finalzinho de 2012 e foram os melhores do ano :D

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi mari, sou nova aqui no seu blog, e amei suas resenhas :) Principalmente essa >< também fiquei interessada no livro depois de ver o trailer, lendo várias resenhas positivas sobre ele, e lendo a sua fique com mais vontade ainda de ler! Com certeza vai para minha lista de leitura :D Parabéns, continue com as resenhas, são muito boas :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Carol, muito obrigada e seja bem vinda!
      Eu simplesmente amei esse livro, não é o meu preferido da série, mas ele é muuuito bom :D Não esqueça de me dizer depois o que achou *-*

      Excluir
  9. Ai meu Deus,preciso ler esse livro ! Quase comprei ele semana passada,mas não sabia qual era o primeiro ( que sonsa rs ).Amei o trailer,mas quero ler o livro antes de ver o filme.
    Adorei seu blog ! Eu amo corujas e meu apelido era Corujinha haha
    beijos !
    modiceselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te culpo, eu também não sabia qual era o primeiro aí fui pesquisar na Wikipédia e encontrei um baita spoiler estampado lá (nunca entre na wikipedia dessa série até ter lido hahaha).

      Awn, obrigada *-* Muitas pessoas também me chama de corujinha hahaha.

      Beijos!

      Excluir
  10. Comecei a acessar seu blog agora e simplesmente amei a resenha! Fui hoje na livraria e me odeio por não ter visto a resenha antes pra comprar o livro hoje kkkkkk mas tinha visto primeiro o trailer e me deu muita emoção só de ver ele, então lá fui eu pesquisar alguma resenha sobre o livro haha to louca pra ler o livro e também pra ver filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda, Rafaella! Muito obrigada! Espero que leia e que goste porque ele é muito bom mesmo! Também estou louca pelo filme *-*

      Excluir
  11. cara, eu li e também adorei *o*
    Acho a Lily Collins super perfeita pra ser a Clary, mas o Jace (não lembro o nome do ator) me desapontou no começo. Aí, comecei a ler umas entrevistas e tals, e falavam super bem dele, de como ele era perfeito pra ser o Jace, e comecei a ver ele por outros olhos.
    Super ansiosa pra ver o Jace e a Clary nas telonas *-------------*

    http://seesparkles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily é perfeita pra Clary *--* Eu também fiquei cética com o Jamie pra interpretar o Jace no início, mas é porque eu só conhecia ele por Sweeney Todd. Depois de ver muitas entrevistas dele e outros trabalhos eu me convenci, ele realmente é o Jace. Sem falar que ele está super dedicado, né? *-*

      Ansiedade e surtos me definem HAHHAA.

      Beijos!

      Excluir
  12. Eu não gostei pq prezo muito por originalidade, e ao contrário de você vejo muitas semelhanças a HP.

    MundanosxTrouxas
    IdrisxMundo dos bruxos
    InstitutoxHogwarts
    ClavexMinisterio da Magia
    ValentimxVoldemort

    Até concordo que é uma história muito boa, mas nada original!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz a Vi (do canal aViviu) ¯\_(ツ)_/¯
      Afinal, eu gostei muito.

      Excluir
  13. Eu demorei um tempãaaaaaaaaaaao lendo. ):
    Não gostei mesmo, achei os personagens chatos. Menos o Jace, é claro. UHSAUHASUHASUUASH' E sei lá, não combinou comigo. Mas como comprei todos, então vou continuar lendo a série. ;p
    Mas confesso que tive uma crise no final, como não ter? UASHUASHUHASUHAS

    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena que não gostou. Eu adoro os personagens da Cassandra, mas eu digo isso agora e acho que ela evoluiu muito. Ai Jace... hahaha. Quem sabe não te conquista lá no 3º assim como conquistou tantos, né? (:

      Cassie tem essa mania de dar ataques do coração na gente HAHAHAH

      Excluir
  14. Acabei de conhecer essa série e nossa, estou MUITO apaixonada por ela! Não vejo a hora de assistir ao filme!
    Terminei de ler Cidade dos Ossos e realmente, que final chocante xD
    Super recomendo!

    Só fiquei 'chateada' que a edição do meu livro que eu comprei pela Saraiva, a capa não brilha ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm fiquei Hellen, minha capa tbm nao brilha ! Pensei que eu fosse a unica mas achei vc ! rs ... Nao demos sorte ein ?

      Excluir
    2. Minha capa tbm nao brilha Hellen ... pensei que eu fosse a unica ! :/
      Fiquei chateada tbm, nao demos sorte viu? rs

      Excluir
    3. kkkkkkkk!!!!
      A capa do meu tbm não!!!
      Mas foi pq comprei na AVON!!!

      Excluir
  15. Resenha ótima ! Eu estou relendo esse livro e amando , a primeira vez que li (não sei como) não senti ligação nenhuma . Mas agora definidamente : fui abduzido pelo mundo dos caçadores de sombras

    ResponderExcluir
  16. Com esta resenha fiquei muito animado Cidade dos Ossos já tera de me aguardar na minha estante,pois estou empenhado em um trilogia mas em breve estarei a ler...

    ResponderExcluir
  17. Essa é a melhor serie que eu já li.

    ResponderExcluir