Resenha: O Trono de Fogo - Rick Riordan

março 04, 2013

ATENÇÃO! Esta resenha contém spoilers de A Pirâmide Vermelha.

As Crônicas dos Kane - Livro 2
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 398 
Gênero: Fantasia/Infanto juvenil
Nota: 4,5 / 5.
Skoob
Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico. Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus.

Rick está fantástico em suas narrações como sempre. Tudo de última hora, a história inteira acontece em dias e só descobrimos como as coisas são de verdade no final. Embora possa parecer repetitivo às vezes, Rick sempre consegue me surpreender e acho que é isso que mais me faz gostar das histórias dele. E como ele me surpreendeu no final, caramba.

A história é muito legal. Toda essa busca pelo deus do sol, Rá, tudo que eles passam pra conseguir, o que eles ganham e perdem, foi tudo muito bem construído e emocionante. As características dos principais também ficaram bem marcadas e, apesar de terem amadurecido emocionalmente, ainda continuam os mesmos: Sadie irônica e Carter responsável. O relacionamento dos dois também cresceu e eu gostei de ver os dois tentando conciliar as diferenças em meio a todos os problemas.

Agora Carter e Sadie são professores, tsc, tsc. Foi meu desgosto com a continuação. Uma coisa que tinha achado legal no primeiro livro é que os enormes poderes deles vinham de algum lugar (dos deuses que eles estavam hospedando) o que fazia mais acreditável que dois adolescentes tão novos e que nunca tinham praticado magia pudessem ser tão poderosos mesmo sem treinamento nenhum. Mas agora que eles não hospedam mais ninguém ficou muito estranho imaginá-los como professores. Tudo bem, se passaram meses, eles treinaram, aprenderam a canalizar o poder dos deuses sem hospedá-los, mas daí a professores

Gostei muito dos novos personagens, apesar de que alguns eu simplesmente não entendi a "utilidade", como o Felix e seus pinguins. Gostei especialmente do Bes, o deus egípcio da feiura hahaha (é sério). Não gostei do Walt de jeito nenhum e não me perguntem porque. Sadie teve um interesse por ele, talvez seja isso (porque sempre serei Team Anúbis). As coisas ficam mais bonitinhas entre o Carter e Zia também.

Não sou muito boa em falar de continuações. O Trono de Fogo foi bem divertido, mas gostei bem mais de A Pirâmide Vermelha.

You Might Also Like

10 comments

  1. opa opa, não li sua resenha, porque ainda n li o anterior. uahsuha
    Mas quero dizer que estou com saudade dos vídeos mimi :(
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode, não pode ler essa sem ler o livro anterior HAHAHAH.
      Em breve vai ter ~eu espero (yn)

      Beijos, Kat!

      Excluir
  2. Oi Mari!
    Você sabe que concordo com você sobre quase tudo nesse livro, mas eu amo Walt u.u AKLSDJKLASJDKLASJLSAK Escrever resenha de continuações é mesmo terrível!
    Beijos, sua linda! <3

    http://www.odevoradordelivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim, Walt no HAHAHHAHA. Ele é legal, mas no JSADKJSABDJHFB.
      Beijos, seu lindo! <3 haha

      Excluir
  3. uau ! não vejo a hora de ler logo ele G.G .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom tenho certeza ^^ , nunca tinha lido um livro sobre esse tipo de mitologia , rick riordan explorou super bem a mitologia egípcia ^^.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. To doida pra ler esse livro!


    Adorei o blog. Seguindo!

    Beijos
    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!
    Eu adorei o livro, adoro o jeito como o Rick retrata a história! Eu curti o Walt, mas também sou Team Anúbis, porque Anúbis é <33333 o final me surpreendeu também e fiquei muito triste por causa do Bes ): mas no todo, o livro me agradou!
    Beijos!

    ResponderExcluir