Resenha + Vídeo: Anjo Mecânico - Cassandra Clare

março 10, 2013

Autor: Cassandra Clare

Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas: 392
Gênero: Fantasia juvenil / steampunk
Nota: 5 / 5
Skoob
Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo. 


Este livro é simplesmente ÍNCRÍVEL. No começo eu estava receosa por ele se passar no século XIX porque eu não conseguia associar os Caçadores de Sombras a uma época que não fosse moderna. Se você também tem esse receio pode esquecer porque ficou maravilhoso!

A primeira coisa que me veio à cabeça quando comecei a ler é que Anjo Mecânico tem um tom maduro - até a resenha ficou mais séria haha. É até difícil imaginar os personagens tão novos. Também notei o quanto Cassie evoluiu de verdade em sua escrita e até mesmo em sua criatividade. Não consegui adivinhar os mistérios e se você gosta de máquinas e engenhocas, tem muito disso aqui. 

Gostei do compasso da história. Tudo foi bem dividido, não achei que tinha pedaços desnecessários ou faltando. Senti que ele é bem parado (em quesito ação mesmo, lutas, essas coisas), mas acho que era o que Cassie queria aqui, mais mistério e investigação do que lutas. Mas em nenhum momento isso me entediou ou cansou porque a história é envolvente e me deixou curiosa do início ao fim.

Personagens, ah, personagens. Eu gostei de todos, sem nenhuma exceção. Tessa Gray convence muito bem como menina que sonha com as aventuras que leu nos livros, mas que ao mesmo tempo se assusta ao ver mulheres de calça lutando ao lado dos homens Caçadores de Sombras. Will Herondale, ah, esses Herondales tsc, tsc. Will é misterioso, sarcástico, grosso e encantador. Irrita às vezes com sua grosseria, mas fica claro que tem uma razão por trás dessa máscara. Jem Carstairs é encantadoramente bondoso, parece não se irritar com ninguém e aparentemente é o único que consegue suportar Will. Também tem um passado bem misterioso. Os secundários não ficam para trás, cada um com sua importância.

Pela primeira vez eu não consegui escolher um time óbvio para torcer no triângulo amoroso. Acho que torço pelo Will, mas também gosto muito do Jem, o que me deixa confusa nesse ponto. Não tem muito romance aqui (quase nenhum, na verdade), mas o jeito que ele foi montado foi perfeito - e olha que eu sou cheia de mimimis com romance, vocês sabem.


Observações

Embora a história se passe antes de Os Instrumentos Mortais eu aconselho que se leia os livros pela ordem de publicação, ou seja, comece por Cidade dos Ossos. A explicação do Mundo das Sombras - que é muito complexo - é bem superficial aqui e pode deixar muita gente confusa. Também aconselho que leia Anjo Mecânico antes de Cidade dos Anjos Caídos por causa das referências que são feitas a acontecimentos de Anjo Mecânico.

Já sei que vão me perguntar: Qual é melhor, Os Instrumentos Mortais ou As Peças Infernais? 

Nenhum. Sério, cada um tem seu trunfo, uma coisa que me conquistou e me fez amar. Cada vez que penso em qual livro da Cassandra Clare é o melhor não consigo chegar a uma conclusão, porque o que falta em um tem no outro. Por exemplo, Anjo Mecânico tem um clima mais crescido e sério, mas Cidade dos Ossos tem mais ação e mais lutas. E temos que contar também, o quanto a Cassandra Clare evoluiu como escritora. Então, não acho que tem um melhor que o outro, é apenas um caso de evolução.

You Might Also Like

17 comments

  1. Hey, Mariana!

    Olha, antes de falar de "Clockwork Angel", que é, definitivamente, uhm livro incrivel, eu quero falar de você resenhando. Você fala MUITO bem, e isso é ótimo nos vídeos! Então continua fazendo sempre que possível e principalmente quero ver os de Clockwork Prince e Clockwork Princess!

    Já sobre TID... concordo com tudo que você falou. TUDO. E é minh saga favorita ever <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virnaaa *--*

      Muito obrigada! Acabei aprendendo a falar com a câmera, mas ainda tenho muuuito a melhorar (:
      Eu vou fazer até unboxing de Clockwork Princess *-* Meu primeiro livro hardcover e em inglês, ele merece <3

      TID é vida <3 Tentei segurar um pouco a fangirl dentro de mim hahaha.

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu tenho muuita vontade de ler essas duas series, mas vou começar com Cidade dos Ossos mesmo.O ruim é que eu só to lendo livros de serie então ta ficando complicado pra ler outros hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Maysa, leia! São muito legais *--*

      Sei beeeem como é! To cheia de resenhas prontas aqui, mas são todas da mesma série, então estou tentando intercalar pra nçao ficar uma seguida da outra. Sem falar que a gente lê o primeiro e se gostamos só queremos saber do próximo hahaha.

      Excluir
  3. oie )O) , bom nesse livro não possui relação nenhuma mesmo com instrumentos mortais ? a autora já disse quando livros terão essa saga ? ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luke!

      Claro que tem relação, especialmente com Cidade dos Anjos Caídos, MAS você pode ler separado se quiser. Só que eu acho legal ler as duas séries e entender completamente as referências que são feitas, entende? Mas dá pra ler sim, separadamente.

      Os Instrumentos Mortais são 6, sendo que o 5º vai ser lançado aqui em Maio e As Peças Infernais são 3, sendo que o segundo será lançado esse mês ainda aqui no Brasil :D

      Excluir
  4. Awn minha diva, que saudade que eu tava dos teus vídeos! Estou louca para ler algum livro da Cassandra, o que me falta é dinheiro KKKKKKK
    Ei, estava louca para ver seus momentos fangirl, adoro eles hihi
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, Kat! Realmente, a Cassie me deixou falida com tanto livro pra comprar HAHA.

      Muito obrigada, linda!

      Beijos!

      Excluir
  5. eu prefiro muito mais essa trilogia do que a série dos Instrumentos Mortais, e todo mundo me acha meio doido por causa disso. acho que gosto mais por causa da protagonista. Tessa é perfeita e Clary é meio burra às vezes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo achar um melhor que o outro! Mas realmente, eu gosto mais da Tessa também ;) Mas também gosto muito da Clary.

      Excluir
  6. Ainda estou bem dividida sobre essa série. Já ouvi resenhas ótimas, mas também já li umas que detonam os livros. Vou esperar mais um pouco antes de ter uma opinião, mas gostei muito da sua resenha, ela me deixou mais em duvida ainda hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAH Sabe, eu já notei que parece que os livros da Cassandra é o seguinte: ou você ama ou odeia. Eu amo todos os livros dela, é bem meu tipo de história (:

      Excluir
  7. Oi Mariana! Adorei a sua review. Concordo com quase tudo. Eu não achei o livro parado não, por outro lado, acho que a ação não ficou só nas batalhas, sempre tinha uma tensão, em alguma cena ou diálogo. Esse foi o primeiro livro da Cassandra que eu li e me apaixonei pela escrita dela. Pela ousadia também. Achei ela com a escrita parecida com a da "deusa" JK Rowling (sim sou fã doente de HP, hehehe). E agora que estou lendo os livros de TMI, vejo a evolução na escrita dela. Eu acho que o tom maduro, que eu também notei, em Anjo se deve ao tempo em que a história se passa. Creio que naquela época os jovens amadureciam mais cedo, logo se casavam, constituiam família, era para isso que eles eram educados. Diferente de hoje, os jovens são mais independentes, livres, se casam cedo ou não, vão para faculdade, vão viajar, tudo mais despojado, como em TMI. Sem falar que a Cassie é mestre em nos matar do coração, hehehehe. Bom, parabéns pela review e pelo blog. Vou esperar ansiosamente pelas reviews de CP e CP2, =).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Então, eu disse explicitamente que achei ele parado no quesito lutas, mesmo. Cassie se inspirou muito em HP (apesar de que eu não encontrei tantas semelhanças como todo mundo alega), o que eu achei ótimo, de verdade (e olha que sou fã ciumenta e doente de HP, igualmente hahahaha). Sim, é verdade, também acho que é mais maduro porque ela evoluiu na escrita, sabe. Nossa, sempre digo que a Cassie me mata de um jeito diferente em cada livro HAHAHAHAHA.

      Muito obrigada! *---*

      Excluir
  8. Mari, queria saber se a escrita da Cassandra Clare é fácil de ler em ingles.
    Não quis comentar no Clockwork Princess porque ainda estou esperando meu Anjo Mecânico chegar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não dá pra eu te responder isso porque é muito relativo. Depende muito do seu nível de inglês, sabe. Eu não tive nenhum problema, mas eu estou super confortável com meu inglês. Não sou fluente, mas sou muito boa. É um livro de época, então tem coisas de época, palavras, frases, gramática, essas coisas que vc tem que ter em mente.

      Excluir
  9. OI Mari.Mari eu queria te pedir pra que você faça um video ou só responda, se é verdade que a cassandra clare vai criar 5 serie contando com os instrumentos mortais e as peças infernais, no mesmo mundo dos instrumentos mortais,assim como ela criou as peças infernais, ela vai criar series futuras?

    ResponderExcluir