Resenha: Coração de Tinta - Cornelia Funke

agosto 09, 2012

Autor: Cornelia Funke
Ano: 2006
Nº de Páginas: 456
Gênero: Fantasia / Infanto juvenil
Editora: Cia. das Letras
SinopseHá muito tempo Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.

É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta". Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de "Coração De Tinta" um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu. - Skoob

Vamos à minha opinião:


Se tem uma coisa que me arrependo é de não me lembrar de como conheci Coração de Tinta. Sei que foi em 2009, mas não sei onde! Enfim eu conheci o livro antes do filme. Li e simplesmente A-M-E-I! Nunca tinha visto uma história como aquela, onde alguém conseguia ler os personagens para fora do livro. Acho que Cornelia foi a primeira pessoa que escreveu sobre isso (se eu estiver errada, por favor me corrijam!). 

À medida que ia lendo eu me empolgava cada vez mais com aquilo tudo. E o que eu achei interessante é que não é uma história tão previsível. Não é do tipo: "Eu estou lendo isso, mas já sei que o herói vai escapar do vilão dessa, dessa e dessa maneira". E a narração é empolgante, tem um ritmo acelerado, sempre tem alguma coisa acontecendo. Não demorei nem uma semana para ler tudo.

Eu gostei da edição. Geralmente não gosto quando traduzem nomes (quem se lembra da confusão em Harry Potter e a Câmara Secreta, quando foi revelado que os nomes das casas eram o sobrenome dos fundadores? Seria Helga "Lufa-Lufa"?), mas no caso desse livro fizeram certo, pois são nomes estranhos como "Dustfinger" que se tornou "Dedo Empoeirado". A maioria dos personagens que Mo tirou do fictício "Coração de Tinta" tem nomes como esse e ficaria sem sentido se não traduzissem.

Outra coisa que achei muito interessante é que a cada início de capítulo tem uma citação de outros livros. Alguns têm a ver com o capítulo, outros nem tanto. Mas mesmo assim é muito legal.

Livro aprovadíssimo! Se vocês gostam de fantasia, esse livro é perfeito.

Obs: Esse é o primeiro livro da trilogia Mundo de Tinta. Logo, logo, falarei sobre os outros dois.

5 Estrelas
*****


You Might Also Like

8 comments

  1. Eu sou simplesmente LOUCA por esse livro! *o* . Eu já to babando nele desde que assisti o filme, mas pelo preço ser meio salgadinho, eu acabo priorizando livros mais baratos \: . Com certeza eu investirei os meus próximos R$50,00 (porque o preço, infelizmente, é aproximadamente esse) nesse livro! *----*

    Beeeeeeeijinhos e um ótimo fim de semana! :*
    http://www.linguadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!
      É, infelizmente é bem caro mesmo. Mas vale a pena, é um ótimo livro! História e escrita excelentes. Na Submarino está por R$38,00

      Obrigada, pra você também!
      Beijos!

      Excluir
  2. Eu já tinha ouvido falar do livro e claro, do filme. Mas é a primeira resenha que eu vejo do mesmo e também nunca vi o filme (não sei o porquê).
    Enfim, eu me interessei bastante pelo livro! Porque acho que a autora pegou uma coisa que geralmente acontece em nossas cabeças - de trazer os personagens para vida real - e transformou em uma história de fantasia.
    Vou querer ler com certeza!

    beeeiijos,
    Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente fala que achou o filme fraco. Eu não achei, mas o livro é infinitamente melhor (principalmente o final).
      Eu também nunca tinha visto uma resenha para esse livro - ou para a triologia Mundo de Tinta. Por isso decidi fazer, porque acho que é aquele tipo de livro que todos que gostam de fantasia deveriam pelo menos tentar ler. Não sei porque tenho esse sentimento.
      Vale muito a pena ler.

      Obrigada.
      Beeijos!

      Excluir
  3. Wow, the Brazilian cover of Inkheart is gorgeous!! I love Inkheart as well (especially the beautiful quotes that start every chapter). I didn't like the second and third book as much, but I hope you enjoy them! And thanks for the follow! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I think that this cover is the same as the German. Some people didn't like it, but I loved. I was really surprised to find some quotes of Carlos Drummond de Andrade, a brazillian writer, in it (:

      Yep, I didn't enjoy the second and the third as much, but still is a magnificent history as a whole.

      Thank you for the comment :D

      Excluir
  4. Oi Anna ^^ Vi seu tweet e vim aqui! Nossa, já ouvi falar muito (e muito bem) desse livro, ele tem até uma adaptação pra filme com o Brendan Fraser né? E não sabia que era uma trilogia, muito melhor do que ser um só né? Livros bons mesmo sempre devem ter uma continuação, sofro com alguns que amo e que ou não têm continuação ou tem e não foi publicada aqui, como Swoon, daqueles fdps da Record ¬¬
    Adorei seu blog e essa temática de corujas também *-*
    Bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jun, obrigada por visitar!

      É, tem o filme também com o Brendan :D Eu tembém demorei a saber que era uma triologia.. Já li os três e já resenhei o segundo, Sangue de Tinta. Super recomendo a triologia toda!

      Que lindo, lindo, lindo é seu blog *---*

      Beijos!

      Excluir