Resenha: Sangue de Tinta - Cornelia Funke

agosto 19, 2012

Autor: Cornelia Funke
Ano: 2009
Nº de Páginas: 560
Gênero: Fantasia / Infanto Juvenil
Editora: Cia. das Letras
Sinopse: "Sangue De Tinta" dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia "Mundo De Tinta", a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta", e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina. Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura. - Skoob


Atenção, pode conter pequenos spoilers para quem não leu Coração de Tinta.


Enquanto em Coração de Tinta vemos Meggie e Mo retirando personagens de livros, em Sangue de Tinta a história se passa dentro do mundo criado por Fenoglio. Neste ponto da história percebemos que há muito mais no Mundo de Tinta do que apenas aquilo que Fenoglio escreveu. Ele mesmo percebe que a história continuou seu rumo sem precisar dele, mesmo não admitindo que perdeu o controle de seu próprio mundo.

Dedo Empoeirado arruma um jeito de voltar. Meggie, fascinada pelo que a mãe contava sobre o Mundo de Tinta, não resistiu e foi com Farid atrás de Dedo Empoeirado. E, claro, Mo e Resa vão atrás de Meggie.

Como a história reagirá a seus visitantes estranhos, vindos de outro mundo além das palavras? 

Foi essa a pergunta que me fez mais curiosa a respeito da continuação. E a verdade é que se tornou uma bagunça - pelo menos na visão de Fenoglio, que via seus personagens tomando um rumo totalmente diferente daquele que ele escreveu. E ao tentar consertar acaba piorando as coisas!

No geral eu gostei muito. Assim como Coração de Tinta a história é imprevisível. Somos apresentados a novos vilões e personagens que antes eram apenas mencionados. Por ter mais pontos de vista a história deixa de se concentrar tanto em Meggie. Dedo Empoeirado continua sendo meu favorito e as cenas com ele são as melhores. E Mo recebe um novo papel que eu, huumm, adorei.

Quem leu o primeiro sabe que Meggie e Farid estavam caminhando para um romance e ele finalmente acontece, mas eu achei que ficou muito forçado. Do nada eles pá, se apaixonam, estão juntos, sem aviso prévio. E Mo não fala/sente nada, mesmo Meggie tendo acabado de completar treze anos e Farid ser um dos 40 ladrões. O romance não acrescentou nada à história e ficou parecendo que só estava ali porque os fãs queriam.

É um livro longo, mas de leitura fácil. Terminei em poucos dias e o final surpreendente me deixou louca para ler o próximo (e último).

You Might Also Like

6 comments

  1. Oi Mari!!! amei seu cantinho muito bom menina, tô chocada, kk já sou sua seguidora... quem sabe assim viro também uma corujinha leitora como deve ser, kk.

    Super Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii Jéssica! Obrigada!
      Pois é, esse é o objetivo, transformar mais pessoas em corujinhas leitoras ;)
      Beijos!

      Excluir
  2. Sua resenha me impressionou! Confesso que eu não estava com aquele ânimo para ler Sangue de Tinta (e nem para terminar Coração de Tinta!!! Shame on me). Sua resenha está ótima, tem tudo o que eu precisava saber para me animar. Será que o romance ficou forçado? Tudo bem que ela é meio novinha, mas eu adoooooro um romance. Parece ser simplesmente delicioso! *o* Vou correr atrás da história.
    Beijos


    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chel!
      Então, eu realmente acho que a Cornelia não trabalhou bem o romance da Meggie. Até o Mo com a Resa, Dedo Empoeirado e Roxane, ficaram melhores, na minha opinião. Não é que não tenha ficado bonitinho - em algumas cenas a gente até suspira - mas o modo como ela apresentou o romance não ficou muito legal rsrs.

      Leia mesmo, é uma ótima continuação *--*

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá :)
    Eu não li a resenha por causa dos possíveis spoilers UAHSUAHS Mas vi que você gostou e ficou intrigada para o próximo. Eu tenho vontade de ler esses livros, mas sempre que eu vejo para comprar estão tão... caros D: Daí estraga tudo, né? UASHUAHSUAHS Enfim, adorei seu blog, acho que não tinha passado por aqui ainda. Na verdade só vi ele porque você colocou lá no twitter sobre o blog estar no blogroll aqui do seu blog. Enfim, agora vou tentar acompanhar sempre :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooi, Vannessa :D
      É, essa resenha tem alguns pequenos spoilers rsrs (de Coração de Tinta, não desse!). Eu ouço muita gente falar isso e eu também achei os livros muito caros. Os dois primeiros da triologia eu li no computador, só comprei o terceiro.
      Obrigada! Ele é relativamente novo, então ainda está um pouco vazio e poucas pessoas conhecem AHUSAHS.

      Obrigada..
      Beijos!

      Excluir