Resenha: O Mistério da Estrela (Stardust) - Neil Gaiman

agosto 27, 2012

Autor: Neil Gaiman
Ano: 2007
Nº de Páginas: 280
Gênero: Fantasia
Editora: Rocco
Sinopse: O jovem Tristan Thorn fará tudo para conquistar o coração frio da bela Victoria - até mesmo trazer a estrela que eles veem cair no céu. Mas para isso, ele deve entrar nas terras inexploradas do outro lado da velha barreira que cerca seu pequeno vilarejo. E além da segurança de Muralha, coisas estranhas podem acontecer a um rapaz determinado perseguindo o Desejo de seu Coração em um mundo mágico de maravilhas e perigos - onde tudo que pode ser imaginado pode ser encontrado. - Skoob (sinopse de outra edição disponível no site porque a sinopse desta estava horrível)





Certo, a sinopse parece o maior clichê do mundo, é verdade, mas o nome de Neil Gaiman me deixou curiosa.

O livro conta a trajetória de Tristan em busca da estrela cadente que ele prometeu para sua amada em troca de sua mão, mas durante o caminho ele descobre que não é o único que quer a tal estrela. Príncipes competindo pelo trono, bruxas obcecadas por beleza, todos parecem querer algo dela. O outro lado da muralha se mostra mais complicado do que parecia. É tudo tão bizarro que é impossível parar de ler. 

Mas já vou avisando que, apesar de muitas coisas nele serem típicas de fantasia, este não é um conto de fadas comum - é mais para adultos. Sim, há algumas cenas de violência e sexo que eu não recomendaria para criancinhas. Mas não são muitas, o que me deixou confusa na hora de classificá-lo (Adulto? Jovem Adulto?).

Além disso Neil Gaiman não trata seus leitores como se eles precisassem da textura da grama da campina para poder entender o cenário. Ele descreve as pessoas, as paisagens, tudo de uma forma naturalmente diluída durante o decorrer da história, isso faz com que a leitura não seja cansativa e você devora o livro em pouco tempo - até porque ele só tem 280 páginas. 

Os personagens são bem construídos e cativantes, principalmente por não serem aqueles heróis e vilões extremamente exagerados em sua bondade/maldade. É tudo um jogo de desejo - a estrela, o reino, a beleza - e até onde os personagens vão para conseguirem o que querem.

Vocês devem conhecer o filme de mesmo nome - com Michelle Pfeiffer, Robert DeNiro, Claire Danes e um ainda inexperiente e desconhecido Ben Barnes. E o filme é fiel ao livro, apesar de suas inevitáveis modificações. Eu, gostei mais do livro, mas vejo muitos falando que gostaram mais do filme.


4,5 estrelas
Por dar uma nova forma à fantasia, mantendo-se na essência do gênero, trazer personagens verossímeis e uma trama cativante.

You Might Also Like

5 comments

  1. Eu conheço o filme e sou muito apaixonada! Que surpresa boa encontrar sua resenha deste livro *o* O título do livro me impressionou e o filme é um dos meus favoritos, com louvor. É difícil de classificá-lo mesmo, mas como não terminei de ler o livro não saberia te ajudar. Eu comprei uma edição que mais parecia com uma revista cheia de ilustrações da história. Fiquei tão triste que não li. Fresca até dizer chega, XD Foi muita decepção. UHSUHAHUSHUSAHUHUSHUAHUHSUAUASH Beijos!


    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi, Chel, você chegou a ler o livro?. Porque acho que ele tem mesmo muitas ilustrações. O que eu li tinha essa capa aí. Se não leu, pode ler sem medo, ele não é infantil HEUEHEU

      Excluir
  2. Stardust é meu filme favorito, amo fantasia e conto de fada. Agora que estou lendo o livro noto algumas diferenças, mas estou gostando mesmo assim. Ah, a estória não é infantil mesmo, assim como vc disse, tem até algumas cenas meio picantes no começo do livro, fiquei meio supresa quando li! kkkkkk! :) Vamos ver, quando terminar é que vou descobrir se gosto mais do filme ou do livro :)

    bjos

    ResponderExcluir
  3. HAHA Eu já esperava uma coida mais adulta nele, acho que por causa de outras resenhas que tinha lido antes. Acho que só acho o livro melhor porque li primeiro. A maioria das pessoas com quem conversei sobre ele preferiram o filme.

    Beijos! Volte sempre :D

    ResponderExcluir
  4. Acho que a Rachel estava se referindo a uma edição ilustrada por Craig P. Russell. Pessoalmente, eu prefiro as edições da Conrad (esgotada) e a da Pixel, com as ilustrações originais de Charles Vess.

    http://gatosmucky.blogspot.com.br/2013/12/stardust.html

    Abraços.

    ResponderExcluir