Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

agosto 14, 2012

Autor: Suzanne Collins
Ano: 2010
Nº de Páginas: 397
Gênero: Distopia/ Jovem Adulto
Editora: Rocco
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? - Skoob

Terminei de ler Jogos vorazes ontem e já estava louca para fazer uma resenha. Eu li esse livro tão rápido, acho que em menos de três dias - eu fiquei alguns dias sem ler absolutamente nada e quase morri de ansiedade.

Confesso que estava relutante em ler este livro, justamente por causa do barulho que ele estava causando. Quando li que tinha romance pensei logo que seria algo extremamente meloso e que teria mais romance do que ação.

Nos primeiros capítulos eu estava pensando que o livro não era tudo aquilo que os fanáticos falavam. Katniss narra em primeira pessoa e em tempo real, o que eu achava muito estranho e demorei a me acostumar. O início se arrasta, mostrando a vida dura no Distrito 12, e algumas coisas são exageradamente explicadas e descritas. Mas ainda bem que não desisti.

Depois que eles vão para a Capital a história começa a acontecer de verdade. O ritmo acelera, e a tensão começa. Nesse ponto eu me animei. Quando eles chegam na arena eu não tive mais dúvidas. Tudo funcionou tão bem.

Katniss é uma ótima protagonista feminina. Ela é forte e corajosa, mas também está com medo do que possa acontecer. E o triângulo amoroso ficou tão perfeito, justamente porque não era o tema principal e não foi tão dramático. A sobrevivência vinha em primeiro lugar, depois o romance, o que achei que deixou tudo mais verossímil. Os personagens secundários foram muito bem trabalhados e o final definitivamente vai te fazer querer ler Em Chamas.

Enfim, não me tornei uma fã louca, apaixonada pela série, mas definitivamente superou minhas expectativas. Recomendadíssimo.

4,5 estrelas

You Might Also Like

10 comments

  1. Interessante. Merece meu (do meu pai, actually) dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA Comprei com o maior medo de me arrepender e não me arrependi. O livro é muito bom mesmo. Em Chamas já está na minha lista, mas devo demorar a comprar por causa dos que estão na frente. Enfim, vale a pena.

      Excluir
  2. Anna adorei a resenha, acabei de ler o livro tem mais ou menos dois meses. achei o mesmo que vc, que Jogos Vorazes podia nao ser tudo que os fãs falavam, mas felizmente me tornei um desses fãs;)

    um beijao para vc. sempre arrazando nas resenhas!

    Rian Bicalho - Eu & Livros
    http://euelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Rian, eu também me tornei uma fã HAHAH

      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  3. Eu amei o livro! Eu li e fiquei viciada muito rápido - também não imaginava que o livro era tudo isso! Eu só não gostei tanto do último livro, mas ainda quero voltar a ler e dar uma chance! Os dois primeiros são incomparáveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!
      Eu ainda não li Em Chamas e Esperança. Tenho alguns que estão na frente. Mas quero logo ler. Nossa, é tão ruim quando isso acontece com o último livro - que a gente imagina ser espetacular. Aconteceu algo parecido comigo. Ainda vou postar sobre isso por aqui.

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  4. Eu ainda estou lendo Jogos Vorazes e eu estou adorando! Concordo com você que a Katniss é uma ótima protagonista, detesto aquelas mocinhas indefesas que a coisa principal na vida delas é o romance e a Katniss pensa na sobrevivência dela e da família primeiro e o romance ficapor último.
    Tô seguindo e aguardando sua visita no meu blog :)
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né? Eu costumo não gostar de protagonistas femininas justamente porque elas são donzelas em perigo - ou são "fodonas" demais, o que também acho chato. A Katniss tem um equilíbrio.

      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  5. Quero ler esse livro, mas sem muitas pretensões. Nunca li uma distopia e acho que Jogos Vorazes será o meu primeiro livro desse gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi o primeiro livro de distopia que li e achei muito bom mesmo :D

      Excluir