Resenha: O Filho de Netuno - Rick Riordan

agosto 02, 2012



Autor: Rick Riordan
Ano: 2012
Nº de Páginas: 432
Assunto: Literatura Juvenil
Editora: Intrínseca
Sinopse: Em O Filho de Netuno, Percy está confuso após acordar de um longo sono e não sabe muito mais que o próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus sua, mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de meios-sangues, mas surpreendentemente o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth. - Skoob.







Quando comecei a ler a nova série de semideuses do Rick Riordan, Os Heróis do Olimpo, eu já imaginava que seria mais uma série fantástica do autor, que tem criatividade de sobra. Não me decepcionei com o primeiro livro, O Herói Perdido, [apesar de não ter gostado de algumas coisas]. Na verdade eu me surpreendi com o rumo que a história tomou e fiquei feliz por ele ter incluído os antigos heróis também – Percy, Annabeth e Grover.

Em O Filho de Netuno temos Percy de volta, na mesma situação em que se encontrava Jason em O Herói Perdido, sem memória. A única coisa que se lembra de sua vida antiga é Annabeth. Depois de ser treinado por Lupa ele precisa encontrar um acampamento. Lá ele conhece os outros dois protagonistas do livro, Hazel e Frank, com quem Percy dividirá as aventuras e o ponto de vista da história.

A história é fantástica, é claro, com muitas reviravoltas, vilões, aventuras, batalhas, tudo sem perder o foco principal que liga todos os livros. A junção dos semideuses romanos e gregos promete muito atrito, Gaia me parece uma vilã ainda mais cruel do que seu filho Cronos e nós temos aquela sensação de que dessa vez os deuses e semideuses realmente precisam se reunir se quiserem derrota-la.

A única coisa que eu acho que Rick está perdendo o foco é com os relacionamentos de seus personagens. Enquanto ele ganha pontos por amadurecer nossos heróis já conhecidos e por criar ótimas personalidades para os novos ele perde um pouco ao não colocar muito atrito.

Em uma situação de pré-guerra onde todos estão à flor da pele, eu esperava muitas discussões para decidir qual o melhor plano de ação, não somente na preparação para a missão, mas também durante a mesma. Depois que os três saíram do acampamento não houve mais atritos e brigas entre eles. Na maioria das vezes quando um pensava que aquele era o melhor plano todos concordavam e se discordavam não discutiam [exceto os vilões/chatinhos, tipo o Octavian, é claro]. Eu senti falta de uma briga entre amigos – como era com o Percy e a Thalia, Percy e Annabeth, etc. Tanto em O Herói Perdido quanto em O Filho de Netuno. Todos estão compreensivos demais.

Eu gostei da volta do Percy, mas confesso que achei um pouco estranho que, pra quem perdeu a memória, acordou em um lugar totalmente desconhecido, e encontrou monstros, ele aceitava tudo muito bem. Que eu me lembre, somente uma vez ele sentiu uma pequena inveja do Frank, mas não passou de algumas páginas. Tudo bem que ele amadureceu, mas nenhum adolescente de 16 anos com a memória recém perdida é tão calmo assim. Mas apenas isso me irritou. Percy continua um excelente personagem, brincalhão, irônico e, claro, mais apaixonado do que nunca pela Annabeth.

Hazel, a menina, me agradou muito. Seu passado é o mais tenebroso e confuso e eu gostei do fato de ela não ficar martelando nisso o tempo todo. Já o Frank foi o único com quem eu não fui muito com a cara. Ele é extremamente inseguro, sem nenhuma autoestima, reclamão. Achei ele exagerado demais nesse ponto porque a cada segundo do livro ele está reclamando “eu não tenho talento algum”, “todo mundo é melhor que eu”. Achei que ele demorou demais a superar isso. Entretanto, a história do seu passado é muito bem montada e uma das mais legais.


Eu gostei mais desse do que do primeiro. Achei a história mais bacana e a jornada teve um porquê maior. Adorei ver o Percy de volta, mesmo sem memória. Fiquei tão ansiosa por A Marca de Atena que, de novo, eu li o primeiro capítulo em inglês. Espero que o Rick não deixe o relacionamento do Percy e Annabeth ficar sem graça, agora que eles estão juntos.

5 Estrelas


You Might Also Like

5 comments

  1. Mais uma ótima resenha! *-* e novamente, você me deixou a beira da loucura com tudo de positivo que disse a respeito do livro u_u shiudhaushdiuashdi. Eu realmente NECESSITO ler essa série! Mesmo eu achando chato isso do Percy perder a memória, afinal, e todos os atos heroicos e momentos fofos que ele viveu em 'Percy Jackson e os Olimpianos' ? será que ele recupera a memória? to louquinha pra saber! *.*

    Grande beijo, e um ótimo fim de semana! :*
    http://linguadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas você vai ver que o Percy sem memória foi o que deu um charme a esse livro, afinal, ele só se lembrava da Annabeth *---* Acredite, você não sabe o que está perdendo nessa série. O final desse livro me deixou maluca pelo próximo *--*

      Obrigada, Pra você também!

      Beijos..

      Excluir
  2. Eiii! *-*
    Li esse livro nessa semana...
    É otimo, sem duvida!
    Rick como sempre arrasando em suas historias!
    A resenha ficou ótima :D
    Estou super ansiosa pra ver o reencontro do Percy com a Annabeth!
    Não vejo a hora de ler o terceiro livro! Promete ser ótimo!
    Sem duvida Gaia é a vilã mais poderosa que eles poderiam encontrar! haha
    beijos,
    Lara E.
    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!
      Realmente, o Rick está arrasando com a nova série.
      Ah, eu acho que A Marca de Atena tem de tudo pra ser beeem melhor do que os dois que já foram lançados. Mal posso esperar pra ler *--*

      Obrigada pelo seu comentário!
      Beijos!

      Excluir
  3. Adoro suas resenhas! E amo o Tio Rick haha, gosto de todos os livros. xx

    ResponderExcluir