Resenha: A Pirâmide Vermelha - Rick Riordan
janeiro 11, 2013
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Páginas: 445
Gênero: Fantasia/Infanto juvenil
Nota: 5 corujas.
Skoob
Os irmãos Carter e Sadie Kane vivem separados desde a morte da mãe. Sadie é criada em Londres pelos avôs e Carter viaja o mundo como o pai, o Dr.Julius Kane, um famoso egiptologista. Levados pelo pai ao Bristish Museum, os irmãos descobrem que os deuses do Egito estão despertando. Para piorar, Set, o deus mais cruel, tem vigiado os Kane. A fim de detê-lo, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada em busca que revelará a verdade sobre sua família e sua ligação com uma ordem secreta do tempo dos faraós.. - Sinopse retirada do Submarino.
Sempre gostei da Mitologia Egípcia, acho que em parte porque eu adorava o filme A Múmia, então quando vi esse livro na livraria da cidade vizinha fui logo pegando para folhear. Me assustei quando vi que era do Rick Riordan e o nome dele na capa era o empurrãozinho que faltava pra que eu comprasse.
A Pirâmide Vermelha é o primeiro volume da trilogia As Crônicas dos Kane e conta a história de Sadie e Carter Kane, dois irmãos que cresceram separados depois da morte da mãe, Ruby. Carter viajava o mundo com o pai Julius, que era arqueólogo. Sadie morava com os avós maternos em Londres. Duas vezes por ano Carter e seu pai iam visitar Sadie e passar o dia com ela. Em uma dessas visitas, Julius aproveita para ir ao museu resolver uns assuntos e faz uma promessa: tudo voltaria a ser como antes. Mas tudo dá errado e Julius desaparece. Carter e Sadie entram em uma busca para encontrar o pai, descobrem algumas coisas sobre sua família e que os deuses Egípcios foram libertados.
Adorei a ideia dele de explorar uma mitologia tão complicada. Rick conseguiu fazer tudo bem mais simples do que essa mitologia realmente é e encaixar coisas da realidade em uma história fictícia de um jeito muito realista, além é claro de dar muitas reviravoltas e ter muitas descobertas empolgantes no final. Se você já leu algum dos livros do Rick, já sabe que as histórias dele são completamente agitadas, de tirar o fôlego. Quase não tem momento de paz para os personagens e com este não foi diferente. Eu diria até que ele usou exatamente a mesma base de escrita e que funcionou muito bem.
Além de deuses aqui nós temos magos e a Casa da Vida, um lugar para... bem, magos. Estes não vão muito com a cara dos deuses. O que eu achei legal é que é magia a moda egípcia, um tanto não convencional.
A cada dois capítulos Sadie e Carter revezam a narração, o que eu achei muito bom para nos fazer entender a personalidade dos dois. Carter é deslocado, não consegue se socializar muito bem devido ao pouco contato que teve com pessoas da sua idade enquanto viajava. Ele é racional e sério, o que entra em total contraste com Sadie, que é sarcástica, descolada, usa coturnos e está sempre com fones de ouvido. O que é claro resultou em muitas brigas (e eu adoro brigas entre os principais). Os dois foram muito bem construídos e não contradisseram suas personalidades em momento algum.
Eu não sei como explicar o quanto esse livro é bom, divertido e emocionante sem contar nenhum spoiler, então acho que vou deixar só assim mesmo. Mas saibam que vocês não vão conseguir deixá-lo de lado nem por um minuto.

Por fazer a Mitologia Egípcia tão divertida, com personagens muito legais e uma história de tirar o fôlego.
18 comments
Nossa Mari eu preciso ler esse livro o mais rápido possível ! Nunca li nada do Rick acredita ? É tenho que tomar vergonha na cara e ler logo , mais assim que surgir uma oportunidade vou comprar essa série . Parabéns pela resenha beijos :D
ResponderExcluireuvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )
Nunca!? Assim, eu considero Os Heróis do Olimpo os melhores dos melhores do Rick, mas pra isso é bom ler PJ antes. Os Kane também é muito bom :D
ExcluirObrigada! *--*
Beijos!
Pensei em outra essa livro essa semana, mas acabei deixando de lado a ideia porque ainda estou lendo Percy Jackson. Ms pretendo começar essa trilogia em breve.
ResponderExcluirO legal de ler essa depois de Percy é que tem umas referências bem bacanas e sutis a Percy aqui. Mas não é nada importante, são só easter eggs legais haha ;D
ExcluirNão li realmente um livro do Rick, mas li boa parte de Percy Jackson mas parei... E agora estou com tanta vontade de continuar a ler a série e ler outros livros dele. Esse parece ser interessante
ResponderExcluirBeijos,
Mandi - Book and Cupcake.
Quero muito ler, adoro os livros do tio Rick!
ResponderExcluirUm beijo.
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Que linda a resenha! eu amo os livro Rick Riordan, são repletos de aventura e ação e muito divertidos, você não se cansa de ler. tenho esse volume aqui em casa mas ainda não dei uma chance, mas logo irei lê-lo.
ResponderExcluirparabéns pela resenha!
Beijos!
Rian Bicalho
http://euelivros.blogspot.com.br/
Cara, todo mundo fala tão bem desse Rick, que, SINCERAMENTE, preciso ler algo desse homem. hahaha
ResponderExcluirAdoro essa mistura que ele faz de História e ficção. Acho que eu ia gostar disso.
;)
Sacudindo Palavras
Acho tão estranho quando alguém me fala que nunca leu nada do Rick haha. Enfim, leia sim, todos os livros dele são bons (pelo menos os infanto juvenis) ;D
ExcluirDesculpe minha classificação mais comprei a trilogia dos kanes [incluindo o especial] e não gostei muito ... do primeiro até gostei muito mais no 2 eles ficam enrolando para achar uns papiros para reviver amon-rá e depois quando revive que ele é um velho que não vai servir para nada... sem contar que eu achei uma encheção de linguiça , só para ter assunto para alcançar trilogia , porque eles ficam 1 livro como foco derrotar Set e depois quando alcançam o objetivo era outro foco por isso não gostei nada eu achei um super cliché não consigo explicar em palavras...
ResponderExcluirOlá Sr. Anony!
ExcluirBom, essa é uma resenha de A Pirâmide Vermelha, não tem porque falar de O Trono de Fogo aqui ;D
Oi Má!!!
ResponderExcluirEssa série parece ser muito legal!!!
E adorei sua resenha. Sempre me incentivando a ler coisas diferentes do que costumo ler... rsrs
Bjos
Ganhei o terceiro livro dessa trilogia numa promoção e estava com um pé atrás se comprava os dois primeiros pra acompanhar. Sua resenha fez com que minhas dúvidas acabassem: preciso ler "As Crônicas dos Kane"! Ah, e eu também acho "Os Heróis do Olimpo" a melhor série do Rick que eu já li. Muito bem elaborada, a história.
ResponderExcluirÉ isso, abraços :)
Meu amigo Shadowhunter João, que alegria!
ExcluirEu gosto dos livros dos Kane, apesar de achar a série mais fraquinha do Rick. Mas vale muito a pena ler ;D
Abração!
Estou lendo o livro dois dessa trilogia, e estou amando.
ResponderExcluirEspero que todos estejam amando ele, assim como eu.
http://luadesangue1.blogspot.com.br/
Siim, atrilogia é muito boa.
ExcluirAté hpje não vi ninguém que disse que não gostou ;)
Beijos!
Rick é um gênio, e isso é incontestável[risos], estava louco para começar a comprar a trilogia das crônicas dos Kane e com sua resenha, estou mais louco ainda!! Mari, vc tem a habilidade de fazer as pessoas quererem desesperadamente comprar um livro!!!!!
ResponderExcluirAté +!!! bjão
http://oapanhadordelivros.blogspot.com.br/
Olá Mariana, tudo bem?
ResponderExcluirEstou super ansioso para ler este livro, vai ser o 11º que eu leio do Rick Riordan. Adoro esse autor. Sempre tive muita curiosidade em conhecer a mitologia egípcia. Gostei muito da sua resenha.
Abraços, Jean.
sorcerersreaders.blogspot.com.br