Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan

julho 28, 2012

Autor: Rick Riordan
Ano: 2011
Nº de Páginas: 432
AssuntoLiteratura Juvenil
Editora: Intrínseca

Sinopse: Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles: "Sete meios-sangues responderão ao chamado. Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado. Um juramento a manter com um alento final, E inimigos com armas às Portas da Morte afinal." Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito. - Skoob

Rick Riordan mais uma vez nos traz os semideuses, mas dessa vez Percy Jackson é somente uma peça importante e não a principal. Heróis do Olimpo é contado em 3ª pessoa pela perspectiva de três heróis: Jason, Piper e Leo. O livro começa com Jason sem memória, ele não lembra nada do seu passado e Leo e Piper parecem ter lembranças com ele de que ele tem certeza não serem reais. Quando são atacados por ventus, espíritos da tempestade, Leo e Piper descobrem que são semideuses e conhecem Annabeth que está em busca de Percy. O garoto desapareceu do Acampamento meio-sangue misteriosamente e sem deixar rastros. A perda da memória de Jason e o desaparecimento de Percy entre outras coisas parecem ser obra de Hera, a senhora do céu, que foi capturada. Os heróis então tem que sair em missão para livrar Hera do cativeiro e Jason recuperar sua memória, mas a vida não é fácil quando se é filho de um deus, e os nossos heróis tem que enfrentar muitos desafios antes de completar a missão, descobrir o que realmente está acontecendo e impedir que antigos inimigos dos deuses destruam o Olimpo. - Andressa, resenha do Skoob.

Sou fã incondicionável do Rick Riordan, não nego isso. Mas também sou muito crítica, até mesmo com meus autores preferidos. Eu terminei de ler O Herói Perdido já faz um tempinho e confesso que esperava mais.

Rick é totalmente informal ao narrar suas histórias, o que deixa a leitura prazerosa e não cansativa. Quando li Percy Jackson eu me apaixonei imediatamente e não me importei muito com o fato de os personagens simplesmente tropeçarem nos perigos em sua jornada.

Em O Herói Perdido, Rick deu maiores justificativas para cada batalha (assim como em A Pirâmide Vermelha, também de sua autoria), mas teve coisas que não desceram redondo, como Jason voltando a se lembrar das coisas sem uma explicação. Ele simplesmente se lembrava e ponto, ninguém se surpreendia com a repentina volta de sua memória. Piper nem sabia que era uma semideusa e se mostrou uma ninja nas batalhas, assim como Leo. Tudo que eles precisavam estava à mão, graças ao cinto mágico de Leo (confesso que não gostei nem um pouco desse cinto). Eu me senti um pouco confusa no mar de informações dos três principais.

Em contrapartida a tudo isso, a ideia do Rick de juntar as duas faces dos deuses, grega e romana, foi muito, mas muito legal. Poderia ter sido mais explorada, mais explicada, mas isso ficou para O Filho de Netuno. A trama principal é excelente, mas só a conhecemos realmente no finalzinho do livro, onde tudo faz sentido e me fez querer devorar o próximo livro o mais rápido possível. Tanto que na época em que terminei não aguentei e li o primeiro capítulo de O Filho de Netuno em inglês mesmo.

Resumindo, Rick conseguiu mais uma vez mostrar que é um escritor que veio pra ficar na cabeça das crianças, adolescentes e adultos amantes de fantasia. Tenho certeza que minhas frustrações citadas acima não incomodariam em nada uma criança ou alguém não muito exigente. Nem a mim incomodaram tanto. Mesmo assim, continuo achando os personagens de Percy Jackson mais fáceis de se relacionar e continua sendo minha série preferida do Tio Rick.

4,5 Estrelas
Leiam, não irão se arrepender

You Might Also Like

2 comments

  1. Ain eu to loooouquitcha pra ler esse livro! *-* mas eu já começo com o pensamento negativo de que essa série não será tão boa quanto Percy Jackson u_u eu acho que quando é uma série mitológica, sempre tem que ter o 'narrador' definido, se não fica muito confuso no decorrer das páginas. Com excessão de "As Crônicas dos Kane" porque aquela narrativa é perfeita! *-*
    Enfim, não posso ficar julgando sem conhecer né? e como eu ainda não li, vou fechar o bico u_u.
    Ótima resenha! *-*

    Beeeeeeeijinhos! :*
    http://linguadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano, seu, Rafaela! A promessa da série é muito melhor que a de Percy Jackon (apesar de que eu gostava mais dos personagens de PJ). Até que não fica confuso, não.. Eles trocam a cada 3 capítulos então fica fácil de situar. Está do mesmo modo como em As Crônicas dos Kane.

      Obrigada!

      Excluir