Você tem preconceito com o Blogger?

julho 24, 2012



Eu sempre quis ter um blog com domínio próprio e só não tenho até hoje porque não sei se continuarei blogueira e não quero desperdiçar dinheiro. Mas o quanto vale um domínio próprio quando a questão é publicidade e visitantes?

Eu vou ser bem sincera, eu sempre tive preconceito com blogs gratuitos - especialmente o Blogger. Isso porque a maioria dos blogs desse tipo que eu visitei tinha conteúdo, imagem, linguagem ruins. Péssimos, na verdade. Bem estilo miguxo - se você usou o orkut lá em seus primórdios sabe o que eu quero dizer. Outros começaram muito bem com duas ou três postagens e pararam por aí. Enfim, eu não tive muitas experiências boas com blogueiros do Blogger.

Já o Wordpress eu não posso falar muito porque só o conheci quando estava procurando um bom lugar gratuito para fazer o meu blog. Eu percebi que a maioria que usa o Wordpress tem um preconceito ainda maior com o Blogger - talvez pelo fato de o Blogger estar realmente cheio de conteúdo ruim. Mas na minha opinião o Wordpress não é tudo isso que dizem, talvez seja porque eu não tenha conseguido me identificar com a plataforma.

Agora tem um outro nível: o pago. A grande massa prefere entrar em um site/blog que seja .com, .com.br, .net, etc. Isso é fato. É um preconceito que sempre irá existir. Porque é mais profissional e quem paga o domínio não quer fazer qualquer coisa, quer um retorno. Claro, que essas pessoas também existem no Blogger gratuito, mas estamos falando de maiorias.

Meu preconceito com o Blogger ainda não desapareceu, mas com o tempo eu fui percebendo que há muitos, muitos mesmo, blogs gratuitos que são ótimos, tanto quanto os pagos - alguns até melhores. E que não há nenhum motivo para me envergonhar de ter .blogspot.com no endereço.

Isso tudo é como o pessoal que usava o Orkut o dia inteiro desde que foi criado e migrou para o Facebook porque de repente o Orkut era ruim e o Facebook era elite, o que é uma grande besteira, visto que o Facebook também tem suas pérolas - correntes de que "você irá morrer se não repassar" que o digam.

A lição aqui é que não devemos descartar um recurso apenas por ele ser MUITO mal-utilizado. É como decretar o blogspot como um lixo sem tamanho, só porque 90% dos blogs miguchos de lá fazerem parte da categoria “lixo”. Alguns dos melhores blogs do mundo estão no blogspot. Não visitar alguém por “estar no blogspot” é puro pré-conceito e no final vai prejudicar muito mais quem deixa de ler do que quem lá escreve. - Contraditorium

Então eu deixo essa pergunta para você:

Você tem preconceito com os blogs/sites gratuitos do Blogger?

You Might Also Like

5 comments

  1. Preconceito algum. Até porque todos os sites Blogger que eu leio são,fruto da minha exigência, bons (excluindo o meu, e não pelo fato de ter sido "limpo" muitas vezes). Esse aqui é um que incluio à minha seletiva lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinnicius!
      Mas não dá pra negar a quantidade [assustadora] de conteúdo ruim rodando por aí, principalmente no Blogger. E já tive amigos virtuais que torceram o nariz quando disse que meu blog era no Blogger. Com "limpo" eu me referi à poluição visual [tipo blogs multicoloridos, que agridem os olhos]. Agora que aprendi a usar melhor a plataforma eu também encontrei MUITOS blogs bons. É só saber procurar ;)

      Excluir
  2. Preconceito nenhum! até porque, sejamos sinceros: a maioria dos sites, tiveram inicio como blog. Todos com o seu lindo blogspot.com no final u_u. Eu não acho que seja o Blogger ou o Wordpress que determina a qualidade de um blog, e sim a determinação do autor.
    Pessoalmente, eu tenho dois blogs, o que eu uso atualmente (Língua dos Livros) e o meu blog de assuntos femininos, que está inativo no momento (Space of Girls) e eu posso dizer que esse negócio de blogar pra ser reconhecido não leva a lugar algum! muito menos isso de número de seguidores. No meu blog inativo, eu tenho quase 500 seguidores em 2 anos de blog, mas de todos esses seguidores, nem um terço deles realmente lêem o blog ou dão valor no trabalho postado (um dos motivos de estar inativo atualmente). Já nesse meu 'novo' blog, eu basicamente não tenho seguidores, mas tenho leitores, pessoas que realmente participam e interagem.
    Eu acho que no fim é isso que importa, o valor que as pessoas dão no que você escreve e compartilha, e não o 'servidor' que você usa ou quantos comentários/seguidores possui.

    Beeeeeeeeijinhos :*
    http://linguadoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que hoje em dia melhorou MUITO o conteúdo dos blogs. Como eu disse, minhas experiências do passado não foram muito boas, mas hoje vejo blogs maravilhosos e muito bem organizados.

      É por isso que eu não entro nessa de "segue que eu sigo de volta", nem fico implorando para seguirem meu blog. Só peço quando formo alguma parceria. Acho que se todos os blogueiros pensassem assim, não teríamos tanto conteúdo ruim rodando pela internet.

      Obrigada!

      Excluir
  3. No começo eu tinha, até eu começar a usar, principalmente por que os Blogs que eu entrava eram exagerados, com letras coloridas de mais e etc..
    Mas quando experimentei e deixei do meu jeitinho eu adorei!

    ResponderExcluir