Resenha: Não Conte a Ninguém - Harlan Coben

fevereiro 17, 2013

Autor: Harlan Coben
Ano: 2009
Número de Páginas: 250
Editora: Sextante
Gênero: Suspense
Nota: 4 / 5

Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter sido enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido? - Skoob

Querendo embarcar na aventura de ler outro gênero que não seja o meu usual (sobrenatural, fantasia...), acabei optando por este livro de suspense. O que me chamou atenção, a princípio foi o título, depois que li a sinopse, acabei ficando muito intrigada com a história,  por fim me rendi completamente e decidi ler.

O livro conta a história de Elizabeth e David Beck, que se conheceram na infância, se apaixonaram e por fim, acabaram se casando. Tudo vai indo bem na vida do casal, entretanto, em um momento que tinha tudo para ser um dia especial, David leva Elizabeth para o lago onde trocaram seu primeiro beijo, quando alguém os ataca. Ela acaba morta aparentemente por um serial killer, e Dr. Beck, como era conhecido, tem que reaprender a viver sua vida sem Elizabeth. Oito anos se passam, e nada de anormal acontece em sua vida, porém, depois de receber um enigmático e-mail, dúvidas sobre a morte de sua esposa surgem. Será que foi mesmo KillRoy quem a matou?

No começo eu achei a história um pouco confusa, não sei se eu senti isso por causa da minha falta de costume em ler livros de suspense, porém, depois que você se “acostuma” com os personagens e com a trama, ela acaba seguindo o seu curso mais ordenadamente. Também gostei dos diálogos e pensamentos do Dr. Beck e de alguns personagens. Gosto quando a narrativa traz respostas inteligentes, engraçadas e muitas vezes inesperadas, ou coisas que me levam a refletir, mesmo concordando ou não com o que foi dito.

Achei surpreendente também, que quando você acha que sabe uma informação ou decifrou os “porquês” da história, no final ela é muito mais abrangente do que você imaginou. Que as afirmações ou pequenos detalhes colocados pelo autor, não estavam lá por acaso, elas tinham um fundamento muito maior do que parecia a princípio. Essa inteligência, na escrita deste autor me fez admirá-lo.

Eu vivia ouvindo aquele besteirol de “melhor ter perdido a pessoa amada do que nunca ter vivido um grande amor”.

Outra besteira. Acredite, não é melhor. Não me mostre o paraíso e depois o destrua. Pode ser egoísmo meu, mas foi isso o que aconteceu.                           

Não conte a Ninguém – Harlan Coben

Durante a leitura somos introduzidos a diferentes tipos de amor. Como por exemplo, até onde um ser humano pode ir por um filho, ou para encobrir uma mentira? Até que ponto estamos dispostos a ir por um conhecido, por uma amizade, por amor, por gratidão ou por medo? Será que vale a pena deixarmos os nossos conceitos de lado para salvarmos quem mais amamos? Se nos sentirmos pressionados, acoados, ou nos encontrarmos em um momento em que depende de nós mesmos, o que será que somos capazes de fazer?

Apesar de ter gostado a história, não sei o quão cedo irei me aventurar novamente neste desconhecido pelo menos pra mim mundo dos livros de suspense. Durante uma breve pesquisa na internet sobre o livro, descobri que houve uma adaptação cinematográfica, porém, ainda não assisti o trailer. Outra descoberta, foi que houveram outras edições do livro ao longo dos anos por outras editoras, algumas com capas diferentes, então não se assustem se por acaso, se depararem com outra capa ou a mesma com o nome de outra editora.

Então, vocês já leram algum livro de suspense?


Resenha feita pela colunista
Jucimara Monteiro

You Might Also Like

19 comments

  1. Estou curiosa para ler esse livro e os outros desse autor. Só elogios a ele, rs. Parabéns pela resenha =)

    Beijos

    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta,
      Lê sim, acho que você vai curtir bastante. Eu particularmente gostei muito da escrita do Harlan Coben, acho que vou acabar me arriscando em mais algum livro dele... rs
      Bjux e obrigada

      Excluir
  2. Eu vi esse livro na biblioteca, acho que vou alugá-lo uash
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katrine,
      Pega sim, é muito interessante a história. Vale a pena!
      Bjux

      Excluir
  3. Suspense é o meu gênero preferido! Leia as obras de James Patterson e John Verdon, sao ótimas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas,
      Confesso a você que nunca havia me arriscado por outros gêneros, e admito que até gostei da "aventura"...
      Obrigada pelas dicas de livros, vou pesquisar e ver se compro algum desses autores...
      Bjux

      Excluir
  4. Amo suspense. Esse livro está na minha wishlist há tempos e sempre compro outro na frente. Aliás, todos os livros do Harlan está na minha lista rs.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andressa...
      Eu me surpreendi muito com esse autor. Assim que você tiver a oportunidade, lê porque a história vale a pena. ;)
      Bjux

      Excluir
  5. Eu li este livro, porque adoro suspense. Gostei bastante do livro, principalmente porque não fazemos ideia do que ocorreu de verdade, ficamos sabendo só nas últimas páginas, gosto de ser surpreendida pela história.
    Entra lá no meu blog, adicionei você para participar de uma tag...
    Bjos

    http://desejoinquieto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa...
      A escrita do Harlan Coben é muito boa, né? Fiquei de boca aberta nas últimas páginas desse livro... rsrsrs
      Bjux

      Excluir
  6. Ahh..
    Eu já li este livro e adorei. Eu gosto MUITO de suspense, rs.. Ainda mais em livros!

    Beeijos
    luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza...
      Eu também gosto de um certo suspense nas histórias, mas nessa... vou te falar, teve um momento que eu estava devorando as páginas para descobrir o que ia acontecer, rsrsrs.
      Bjux

      Excluir
  7. To doida pra ler esse livro! Amo livros/filmes de suspense, são tão fantásticos! Além da resenha, já ouvi falar dele de um amigo meu que leu, e parece realmente bom.
    Beijos.

    http://thief-of-words.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Debora,
      Vale a pena se você curte suspense, ler esse livro. Super recomendo!
      Acho que vou acabar me rendendo a mais um livro de suspense... vamos ver no que vai "dar" isso... rsrs
      Bjux

      Excluir
  8. Nossa adorei sua resenha! Suspense não é muito meu gênero favorito, mas se a história for boa leio feliz o/
    Esse autor me parece saber exatamente o que fazer pra prender a atenção dos leitores, espero não está enganada. Vou ler esse livro com certeza!

    Beijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Livia....
      Suspense também não é meu gênero favorito, entretanto, esse autor é muito bom! Espero que você goste do livro.
      Bjux

      Excluir
  9. Estou aqui só fuxicando seu blog, pois adorei tudo que vi/li até agora. Ai me deparei com uma resenha do meu autor favorito, eu tinha que ler pra saber a sua opinião. É bom saber que alguém que não é fã desse gênero literário, curtiu o livro e tem opiniões parecidas/iguais sobre o autor e sua obra. Harlan é assim em todos os livros que li até hoje, ele é capaz de te surpreender na ultima página e você vai perceber que tudo fez sentido, que foi por causa de algum detalhe que foi citado em alguma parte do livro que tudo se encaixou. Não é meu favorito dele, mas com certeza é muito bom! Depois que você se acostuma a ler o que o autor escreve, você deixa de achar confuso os inícios dos livros dele.
    No mais, é isso. Amei sua resenha, adorei saber a opinião de alguém que curte outros tipos de livros e descobrir que a opinião é boa <3
    http://www.marcelecambeses.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, vou deixar pra Jucimara te responder porque essa resenha não é minha, é dela ;D

      Excluir
    2. Olá Marcela,
      Eu realmente me surpreendi muito com este livro, principalmente com o desfecho final.
      Também gostei muito da inteligencia na escrita deste autor.
      Espero ler outro livro de suspense.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha...
      Bjux ;)

      Excluir