Resenha + Vídeo: Sussurro - Becca Fitzpatrick

fevereiro 10, 2013

Hush, Hush - Livro 1
Autor: Becca Fitzpatrick

Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Páginas: 264
Gênero: Fantasia Juvenil / Romance
Nota: 4.5 /5
Se apaixonar nunca foi tão fácil… ou tão mortal. Para Nora Grey, romance não era parte do plano. Ela nunca se sentiu particularmente atraída por nenhum garoto de sua escola, não importa o quanto sua melhor amiga Vee os empurre para ela. Não até a chegada de Patch. Com seu sorriso tranquilo e olhos que parecem enxergar dentro dela, Nora é atraída por ele contra seu bom senso. Mas após uma série de acontecimentos aterrorizantes, Nora não sabe em quem confiar. Patch parece estar onde quer que ela esteja, e saber mais que ela do que seus amigos mais íntimos. Ela não consegue decidir entre cair nos braços dele ou correr e se esconder. E quando tenta encontrar algumas respostas, ela se acha próxima de uma verdade que é bem mais perturbadora do que qualquer coisa que Patch a faça sentir. Pois Nora está bem no meio de uma antiga batalha entre os imortais e aqueles que caíram – e, quando se trata de escolher lados, a escolha errada poderá custar sua vida. - Skoob

Sussurro é o primeiro livro da série de livros de fantasia YA Hush Hush. Me falaram muito desses livros, principalmente depois que eu me apaixonei pela série de anjos Os Instrumentos Mortais. Então depois de presenciar uma incrível promoção no Submarino eu decidi comprar. Embora eu pareça super crítica eu adorei o livro, não consegui largar, fiquei até tarde lendo, vocês sabem como eu sou.

Acompanhamos Nora Grey (quantos personagens "Greys" estão aparecendo ultimamente, né?) enquanto ela se apaixona pelo cara misterioso novo na escola. É uma história basicamente de romance e eu gostei muito, muito mesmo. Porém eu senti que a autora ficou tão focada no romance que a história de fundo (toda a coisa sobre os anjos caídos, que é muito legal, os objetivos do Patch*, essas coisas) ficou um pouco de lado, superficial, faltou um pouco de profundidade. 

Nora é uma menina comum, não tem uma personalidade extremista (tipo bobinha demais ou rebelde demais), ela é normal mesmo, o que eu achei muito bom. Ela tem uma melhor amiga, Vee, que é engraçada, louquinha, ousada, gostei muito dela. Patch, o cara misterioso, é um bad boy. Sua presença praticamente grita PERIGO! Gostei muito dele, principalmente de como ele agia com a Nora - uma coisa de outro mundo, nem dá pra explicar, simplesmente perfeito. Ah, e nada daquele cara dramático super protetor, eba! O pessoal do mal teve poucas cenas, o que é uma pena. Mas eu gostei deles.

A escrita do livro é simples, mas super empolgante. Li páginas e mais páginas sem nem perceber e eu adoro quando isso acontece porque quer dizer que eu estou realmente absorta no que estou lendo. Achei que a autora conseguiu passar tudo muito bem, em momento algum fiquei perdida. 

Agora, o que me incomodou mesmo é que todos os acontecimentos do livro envolvem Nora e Patch. Sempre. Se em algum momento Nora está sozinha ou com outra pessoa, é questão de parágrafos para o Patch aparecer. Não gostei disso porque ficava previsível, eu sabia que ele ia aparecer. Senti falta de personagens secundários, também. Eles estão ali, mas raramente ficam por muito tempo. Isso também contribuiu para que eu desconfiasse de algumas coisinhas (meus palpites estavam certos e eu não gosto muito quando eu adivinho as coisas). 

Poxa, Mari, mas você criticou tanto, como disse que gostou?

Eu avisei que ia ser crítica, mas isso não quer dizer que não me apaixonei pela história. Eu AMEI Sussurro, especialmente a forma como foi feita o romance. E romance é uma coisa chatinha de eu realmente gostar, hein? A premissa da história também é maravilhosa e eu realmente espero que fique mais profundo nos próximos livros. Minhas críticas se resumem a "poderia ter mais sobre a história dos anjos e ter mais personagens secundários realmente importantes".

Ah, e podemos falar dessa diagramação perfeita? Os números dos capítulos, os detalhes das penas, a textura da capa e do papel. É muito capricho, gente.

Obs: Obrigada, Bia linda, por ter me convencido a ler esse livro <3

* Spoiler Alert! Se você já leu e quiser saber e discutir o que eu quis dizer com ter achado "os objetivos do Patch" terem  sido tratados superficialmente, é só selecionar o texto abaixo ;D

Ok, só eu que fiquei realmente tão frustrada com a superficialidade que o fato de que o Patch queria matar a Nora para se tornar humano foi tratado? Sério, eu achei que foi tratado de forma tão simples, tão sem profundidade, poderia ser uma coisa muito OMG, mas foi tão rápido, sei lá. Senti falta de um draminha aí, poxa, ele queria ser humano mas não podia matar a Nora e ele não demonstra nada! Na verdade, o Patch não demonstra emoção quase nenhuma, né. Pronto, precisava extravasar isso.



You Might Also Like

22 comments

  1. Oie Mari :)

    Concordo com absolutamente tudo na sua opinião , eu também acho que deveriam ter personagens secundários com mais importância mais sou super fã da saga beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu também virei fã da saga, Gabriel. Tem seus defeitinhos, mas fazer o que, nada é perfeito :)

      Beijos!

      Excluir
  2. Sempre fico com os dois pés pra trás em relação a livros que se tratam, principalmente, de romance. Mas gostei de saber que nesse livro o romance não é meloso, mas fiquei triste pelo fato da estória não ser complexa... Enfim, ainda não me decidi se o lerei ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas já adianto que isso da complexidade da história muda totalmente em Crescendo, só te adiantando pra vc não desanimar ;)

      Excluir
  3. Adoooooro essa serie!!!
    Patch eh tudo de bom!
    Devorei os livros em poucos dias!

    Adoro seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai, esses bad boys me matam um dia HAHAHA.
      Eu estou indo até devagar, se for parar pra pensar.. Comecei a ler dia 03/02 e estou na metade de Silêncio agora. Mas já estou louca pra postar a resenha de Crescendo *---*

      Obrigada, Gabi!

      Excluir
  4. Adorei a série hush hush, mas se tratando de anjos, prefiro a série Fallen e sou do tipo que gosta de romances impossíveis daqueles q eu fico suspirando por dias, mas a Nora e o Patch são um casal um pouco longe disso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já gosto do Patch e da Nora porque eles são do jeito que são. Me disseram que Fallen é muito meloso, eu não gosto de romances melosos então não é pra mim...

      Em questão de anjos, sempre vou preferir Os Instrumentos Mortais hahaha

      Excluir
  5. Nora parece ser uma ótima personagem nesse livro, não li, mas a série só recebe elogios

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro a Nora e o Patch... Vee, também é um amor, não pra pra não gostar dela HAHAHA <3

      Excluir
  6. Realmente, eu concordo com você. Achei que a autora deu mais importância para o romance no primeiro livro mas no segundo é completamente o contrário! No segundo livro eu senti muito a falta do romance, dos dois juntos e isso me fez ralentar a leitura muitas vezes. Sei lá, acho que cheguei a sentir falta até da vida pessoal da Nora... Não sei, realmente não é a mesma coisa.
    Adorei a resenha, Mari!

    Beijos,
    http://minhassinceridades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vamos atropelar as coisas, Dayane ;D A resenha escrita de Crescendo já está feita, só falta o vídeo *--*

      Beijos!

      Excluir
  7. Opa, só li o primeiro e fiquei totalmente encantada *o*
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu adoro essa série <3 Amo muito o Patch, e apesar de gostar da Nora ela consegue me irritar bastante durante a leitura. Entendo completamente os pontos negativos que você destacou, nos próximos livros toda a questão sobre anjos é mais desenvolvida. Ótima resenha (:

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gosto da Nora, apesar de achar que ela não sustenta essa história sem o Patch. Mas enfim, os outros livros são assunto para as próximas resenhas..

      Beijos!

      Excluir
  9. Olá :)
    Eu comprei os 3 primeiros livros numa promoção e estou enrolando pra ler. Fui começar Os Instrumentos Mortais e to com a sensação que vou achar Sussurro muito bobo >< Mas pela sua resenha quem sabe eu dê outra chance pra saga!
    É a primeira vez que comento no seu blog, assisto seus vídeos e adoro eles.
    Parabéns pelo blog e uma boa semana :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bobo não, Mariana, muito pelo contrário!

      Muito, muito obrigada!
      Ótima semana pra você :D

      Excluir
  10. Eu queria tanto ler essa série, mas sempre fico com um pé atrás. Mas depois da sua resenha, eu acho que vou ler logo kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tinha um pé atrás porque achava que era um romance meloso, o que ironicamente é exatamente o contrário HAHAHA.

      Excluir
  11. Já ouvi muitas pessoas falando bem dessa série, mas tenho algo atrás com Anjos. Acho que algo terminar Fallen eu leio Hush Hush.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei de todas as histórias sobre anjos que eu já li (: Mas não tenho vontade nenhuma de ler Fallen. Não gosto de romance meloso e foi exatamente isso que ouvi dele :/ Mas quem sabe um dia eu animo algum dia.

      Excluir