Resenha + Vídeo: Cidade de Vidro - Cassandra Clare

fevereiro 07, 2013

ATENÇÃO! Essa resenha está cheia de spoilers de Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas. Se você ainda não leu os dois, PARE AGORA!

Os Instrumentos Mortais - Livro 3.
Autor: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2011
Páginas: 474
Gênero: Fantasia juvenil
Nota: 5 / 5
Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. - Skoob



Vocês devem saber que resenhar um livro que você gostou é muito difícil, mas resenhar um livro que você amou é tortura, porque quando eu amo eu quero comentar sobre as cenas perfeitas e não posso fazer isso aqui. E pra mim foi um suplício resenhar a primeira trilogia de Os Instrumentos Mortais.

Não achei um jeito de falar pra vocês a trama principal desse livro sem revelar nada importante. Basta vocês saberem que eles vão para Idris, a Cidade de Vidro, onde a Clave convocou todos os Caçadores de Sombras ativos para discutirem toda a situação do Valentim. Clary, por outro lado, quer ir por causa de Madeline, que no final de Cidade das Cinzas disse saber como salvar a mãe de Clary. Mas, como sempre, as coisas não acontecem como planejado por causa de milhões de coisas que eu amaria discutir aqui, mas não vou porque são spoilers.

Esse é o livro com mais coisa acontecendo, justamente por ser o "final" (entre aspas, porque depois ela decidiu fazer outra trilogia completando uma... sextologia?). Enfim, na época que ela escreveu seriam só três livros, então aqui termina o que começou no primeiro. Temos muitas surpresas guerras, batalhas e as revelações são tão OMG, que fazem o final de Cidade dos Ossos parecer uma simples pedra no sapato. Ai, não dá pra explicar!

Bom, enquanto eles estão em Idris as pontas soltas dos outros livros começam a ser resolvidas e aparecem outras. Uma coisa que sempre admirei nesses livros foi a atenção que Cassandra dá aos personagens secundários. Eles são importantes e ela consegue mostrar isso sem ter que forçar. Eles não estão ali pra encher espaço.

Clary é uma idiota aqui, mas eu não odiei ela. Ela ficou impulsiva e insensata demais e causou muitos problemas por causa disso. Comecei a gostar mais do Simon aqui, acho que porque ele ganhou mais espaço próprio, não só o de "melhor amigo". Já o Jace, bem... eu achei que a Cassandra exagerou um pouquinho no drama, ele deu muitas declarações pra Clary que soaram muito não-Jace* na minha opinião (e não, eu também não odiei o Jace, ele continua meu queridinho hihi).

Fechou com chave de ouro a primeira parte de Os Instrumentos Mortais.

* Não-Jace é um termo que eu vi a Juh Oliveto usando e achei que se encaixa perfeitamente haha.

You Might Also Like

5 comments

  1. Olá, Mariana!

    Adorei sua resenha. Bem direta, escrita, gostei mesmo e olha que eu prefiro Cidade das Cinzas no geral! E você falando no vídeo também ficou ótima. Vou ver mais resenhas suas ;)

    Já sobre Cidade de Vidro, tem algo que eu não sei se você notou (acredito que sim), mas como você não menciona, o farei: Alicante se torna um personagem do livro também. É aonde fica toda a ação, mas ela, em si, é cenário de uma grande luta, sem contar que é lá que temos todo o filme de toda a primeira trama de TMI.

    Enfim, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virnaaa, linda! Obrigada! *---* Eu fico meio perdida em falar sobre continuações haha.

      Eu fiquei encantada com Alicante, duas batalhas importantíssimas ocorreram lá. Esqueci de mencionar, putz.

      Obrigada, Virna :D

      Excluir
  2. OMG!
    Até agora, Cidade de Vidro é o melhor.
    E aquele final?

    Agora resolvi que não importa, quanto mais filmes vierem, melhor.
    Quero minha viagem à Idris.

    Ps: Você já deu uma olhada no elenco?
    OMG! KKKK
    Magnus e Valentim são gatíssimos.
    Kkkkkkk

    Ótima resenha, xará.
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já sim, xará, eu sou louca por tudo que sai de Instrumentos Mortais, estou sempre antenada :D Recomendo o grupo do IdrisBR no Facebook, só tem gente legal lá.

      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Mari, encontrei o seu blog pelo seu antigo canal no Youtube e acabei vindo parar aqui.
    Eu demorei muito para ler o primeiro livro da saga ( Cidade dos Ossos ) porque eu não tinha ele fisicamente e sim em Ebook ,acho que demorei um mês inteiro, agora um amigo meu tem os três primeiros livros e ele esta me emprestando os livros, eu já terminei os três primeiros e estou louca para ler a continuação.
    Eu também achei o Jace bem...Forçado, como se ele fosse obrigado á se declarar para a Clary, querer manter ela segura e tudo mais. Acho que isso me fez ficar no Lado do Simon .
    Amei sua resenha, por causa das suas resenhas vou correr para ler Academia de Vampiros.

    ResponderExcluir