Rótulos ~ deixe para o enlatado

junho 28, 2013

breath-defying

Não sou e nem serei muito de fazer esse tipo de texto, mas hoje eu me inspirei. Há algum tempo eu venho pensando nesse assunto, em como desde que me lembro já fui rotulada de várias coisas. Quando eu era criança, todos me olhavam como a certinha e a consequência disso é que me sinto a pessoa mais horrível do mundo quando erro. Eu era a inteligente, entrava em real pânico quando tirava notas ruins. Era fofa demais para gostar de rock e ser nerd, nããão, não fazia meu estilo, não encaixava, era o que diziam. 

Pode parecer um assunto bobo pra alguns, mas é muito sério pra mim. Porque só quem já foi rotulado e sofreu quando "quebrou a regra" sabe que isso é péssimo pra auto estima. É quase como se estivéssemos fazendo algo muito errado, quando na verdade estamos sendo quem queremos ser ~parte brega.

Eu odeio isso. Rótulos. Detesto que achem que eu sou apenas de um jeito o tempo inteiro, que não mudo, que não tenho o direito de fazer tal coisa porque tal coisa não é a minha cara.

Geralmente quando falo um palavrão todo mundo arregala os olhos pra mim, assim como quando bebo, quando saio sozinha, quando uso roupas diferentes... Por quê? Por que eu não posso? Vou dar um ataque infantil e perguntar por que todo mundo pode, mas quando eu faço é abominável? Por que a minha carinha é fofa!? Eu não sou fofa o tempo todo, caralh*. 

Não que eu ache ruim me acharem fofa, considero um elogio e gosto, apesar de parecer uma contradição. O que eu acho ruim é quando acham que eu tenho que ser fofa sempre, que qualquer coisa que eu faça que fuja disso está errado, não é meu estilo, não é a minha cara, que eu não posso.


A coisa é exatamente isso, o rótulo. Eu sou adulta, daqui a dois meses faço 20 anos! Não que eu me considere uma pessoa cult e séria, porque eu acho que serei forever young, mas não é nesse sentido que quero dizer, é que as pessoas (VOCÊS) precisam parar de olhar pra mim como uma menininha de 12 anos! Ah, Mari, mas sua carinha é tão fofinha e você é pequenininha e mimimi... Não. Isso tá errado, é errado me julgar pela minha aparência, isso nada tem a ver com meu cérebro. É ele quem dita as regras. 

É como aqueles atores, sabem, que fazem o grande papel de suas vidas e quando fazem uma coisa diferente vêm e falam que "não é o estilo deles". Por quê? São papéis em filmes, o que isso tem a ver com quem eles são de verdade? Só porque eu usei calça jeans hoje não posso usar vestidos? E se eu usei um vestido hoje, amanhã não posso usar coturno? Quem disse? 

A coisa é que eu estou cansada de viver nas expectativas dos outros, cansada de me espelhar no que os outros esperam de mim, cansada de olhos arregalados, cansada de não me sentir confortável em ser o que eu quero ser hoje, mesmo que amanhã eu seja diferente, cansada de rótulos.

E agora... foda-se.


You Might Also Like

31 comments

  1. Rótulos, são uma perdição, só por que vc é de um jeito em uma etapa de sua vida, não quer dizer que vc será eternamente daquele jeito...

    Afs...

    P.s. Te Entendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso eu sou do tipo de pessoa que curte mudar de cidade, mudar de escola, ir pra lugares onde ninguém me conhece desde sempre :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Exatamente como me sinto, incrível, as palavras são suas, mas os sentimento são exatamente os meus...
    Como sempre ótimo. Adorei. Parabéns! :3

    ResponderExcluir
  4. Gostei do teu post xará!
    Realmente rótulos limitam, tiram a liberdade de sermos mais do que uma única coisa, não é bom rotular, ser rotulado. Bom mesmo é ser diferente a cada dia, mudar, melhorar, sem ter com o que se preocupar.

    Já fui chamada de emo, romântica, cafoninha, antiquada, blá blá blá..
    me considero uma peça que não se encaixa, acho que todos devíamos nos sentir assim, peças que nem sempre se encaixam, pois não existe um modelo perfeito, uma forma correta, somos assim, diferentes um do outro!

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com
    Sigo aqui.

    pS. seu layout é uma graça! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já fui chamada de emo, pqp, na época que ser emo era vestir de preto e ter franja. Concordo contigo, também sou uma peça que não se encaixa e quer saber? Eu gosto disso :)

      Obrigada, flor *-*

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sei que esse post é efeito da runa do ontem! kkkkkkkkkkkkk
    Adorei seu mimimi, espero que todo mundo leia (;

    ResponderExcluir
  7. Também sofro o mesmo rótulo que você, mas no meu caso é porque eu simplesmente uso óculos, quando as pessoas falam pra mim que eu pareço ser nerd, culta e certinha, eu fico perguntando o que se passa na cabeça dessas pessoas, mas o pior de tudo, é que eu me importo com os rótulos, mesma coisa acontece comigo, quando tiro notas baixas, eu fico muito mal, pensando em várias coisas, tento ao máximo ignorar pra não me sentir tão mal, mas é difícil. :\
    Amei o seu texto, super me identifiquei!
    beijinhos Mari!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto quando me chamam de nerd porque eu sou mesmo hahaha. Mas culta e certinha.... não, é estranho. Pior que é, o problema é que querendo ou não a gente se importa :/

      Obrigada, flor *---*

      Excluir
  8. Mariana, não tenho palavras para concordar com você. Você já disse tudo!
    Sei exatamente o que é isso, e sério, é um porri mesmo!
    Quantas vezes já tive que ser de um jeito para superar as expectativas de alguém.. Estudei um ano inteiro para um vestibular que eu não queria; e quando passei (Medicina), provei que eu era capaz, mas não cursei por não querer.
    Sou filha de professora, e sei exatamente o que é "ter que ser" uma aluna exemplo, ainda mais que minha mãe era professora da escola em que estudei por 9 anos!
    Chega. Cansa mesmo.

    Fico feliz que tenha se expressado.
    Vamos lá, sermos nós mesmas!

    Beijinhos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo caso meu, minha mãe era a secretária da escola onde estudei por 9 anos também. É um saco isso. E quando dizem que suas boas notas é só porque sua mãe trabalha lá, então? aff.

      Vamos sim \o/

      Beijos!

      Excluir
  9. Acho que é primeira vez que comento no blog, antes só acompanhava o vlog...Lá no yt sou a Sara Skywalker. Oi!:D
    O quanto eu amei este texto? DESTE TANTO ASSIM!
    Isso me fez pensar sobre mim e sobre meus amigos. Já cometi o erro de julgar pela aparência e rotular, mas com o tempo fui aprendendo que isso é péssima ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo já rotulou alguém, não tem jeito. Mas é legal se policiar nisso, porque ser rotulado não é legal :/

      Muito obrigada, Sara! Volte sempre aqui :3

      Excluir
  10. Você não está sozinha nessa, Mari. Também sofro disso :/
    Amei o desabafo (e o "foda-se" no final hahaha).

    ResponderExcluir
  11. Super me identifiquei com este texto. Concordo a 100% Mari. Eu passo o mesmo mas o contrário de você. Eu tenho cara de "quem nao parece que parte um prato mas deve com certeza fazer asneiras", como é possivel ver isto olhando so pra minha cara eu nao sei, pr gunta a quem diz, mas a verdade é que sim, eu sou um pouco rebelde?, faço as coisas a minha maneira, nao tenho papas na lingua e bla bla bla e então quando as pessoas sabem que eu tiro boas notas, que estudo e principalmente que adoro ler, vêm com a conversa de que "não tem nada a ver contigo". E eu fico tipo "Se Foda", se eu gosto de ler como pode nao ter nada a ver comigo? Nao entendo, mas pronto. FALEI#
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo, o que tem a ver uma coisa com a outra né? As pessoas inventam cada coisa, cada regrinha sem sentido ¬¬

      Excluir
  12. Adorei seu texto e me identifiquei muito, pois sofro do mesmo problema que você Mari..
    Infelizmente :/
    Mas bola pra frente, não ligue para o que as pessoas pensam!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Mari, disse tudo!
    Acho que muita pessoa vai se identificar com esse texto, eu inclusive. Sempre tive essa coisa de ser certinho e tal e acho que nunca saí da linha, mas qualquer coisa 'errada' que eu faço é como se o mundo tivesse acabando. E não sei se isso já mudou pra ti, mas com eu ainda morando com meus pais e tendo uma idade relativamente baixa, isso ainda continua assim. É um saco, só sei disso.
    Parabéns, muito bom o texto!

    PS.: odeio fazer isso mas é inevitável: qual é a fonte que você usou na texto da primeira imagem? (vergonha :S, rs).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pior é que não mudou. Acho que eu fico tão puta com isso justamente porque eu já to velha pra ficarem se assustando com o que eu faço. Tudo culpa da minha cara e do meu tamanho HAHAHAH.

      Obrigada, Matheus *-*

      Ps: a fonte é Brain Flower (:

      Excluir
  14. Eu super concordo com esse seu post, sempre sou rotulada. Considerada só porque eu sou quietinha intelingente, então quando eu não faço alguma tarefa ou se por acaso eu tiro nota baixa já é um motivo de todos ficarem de boca aberta. É exatamente assim que eu me sinto, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem um escândalo como se fosse o fim do mundo, né? Mas fazer o que, o jeito é ter paciência. Beijos!

      Excluir
  15. Oi Mari!

    Nossa, poderia ser eu desabafando ai em cima! Acontece o mesmo comigo. Sempre fui a certinha, a que tirava boas notas e que nao era muiot de sair. Esse ano estava com muitos problemas e achei conforto nos meus amigos, acabei saindo bem mais do que costumava. E todos julgam è como se do nada eu ficasse vadiando o dia inteiro por aí e estivesse nas companias erradas. Pelo amor de Deus, sao os mesmos amigos de sempre, e só tô indo no barzinho aqui do bairro. Qual o problema????????

    P.S.: Permissão pra postar esse texto no meu Reblogando dessa quinta?

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Affe. Ano passado comecei a sair mais também, nem quero saber o que falaram de mim u.u

      Se colocar o link pra cá tudo bem :)

      Beeijos!

      Excluir
  16. Mariii
    Adorei o seu post e acredito que este seja uma assunto extremamente interessante para ser discutido. Rótulo é uma coisa que me estressa bastante. Principalmente pq algumas vezes eu cai nessa armadilha e acabei internalizando coisas que não eram minhas, ideias de outras pessoas sobre mim. Fiquei com a auto estima lá embaixo e acreditava que não poderia fazer algumas coisas ou pior que eu não era capaz. Se as pessoas soubessem como as palavras magoam iriam pensar mil vezes antes de nos rotular. Hoje eu dou aula para adolescentes e nossa como eu sofro para colocar na cabela deles que eles são mais do que dizem, que são capazes, que vão conseguir se estudarem. Desculpe o desabafo mas realmente esse é um assunto que eu me identifico bastante.

    Beijos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse post é pra desabafar mesmo, Talita. Pior que é verdade, eu me tornei uma pessoa tímida por causa dos rótulos, ou melhor, pra tentar evitá-los, então mostrava o menos de mim possível. E acho super importante trabalhar isso com crianças e adolescentes.

      Beijos!

      Excluir
  17. Eu adorei o texto em si, mas não sei se concordo totalmente com ele. Eu vivo rotulando tudo e todos e até eu mesmo. Mas meus rótulos são mentais. Eu olho para alguém eu começo a traçar todo um personagem e se não for assim e eu acho que isso é mais uma mania ou brincadeira, porque se as pessoas não seguirem o que eu acho adequado para elas de acordo com o estilo delas ou coisas do gênero, eu não me importo. Desde que nasci sempre fui muito "foda-se" com tudo, então, se quiserem me rotular, fiquem a vontade porque eu não consigo me importar e já que eu não me importo com encheção de saco dos outros por causa desse tipo de coisa, eu ligo o foda-se para as outras pessoas também. Eu acho que cada um tem é que viver a sua vida, só.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser fácil pra você, mas se a pessoa já tem algum problema com isso desde criança não é tão fácil ligar o botão do foda-se, infelizmente. Se fosse fácil não ligar, não teríamos ninguém com esse tipo de problema :(

      E meu mimimi não é com o que as pessoas pensam em si, mas com o que elas falam, tentando limitar quem eu sou e fazendo eu me sentir culpada por não atender às expectativas delas. Isso é um problema não muito fácil de simplesmente desligar :(

      Excluir
  18. Concordo com tudo o que você disse!!!!
    Fiz algo fora do habitual na escola-não bati em ninguém,nem roubei nada,apenas escrevi um texto puramente ficcional -e acabei indo para a diretoria.Ficou muito obvio que se outra pessoa tivesse feito o texto A DISCUSSÃO TERIA SIDO BEM MENOR!!!!
    "Mas,Ana,você não é assim!!!
    (Belo argumento)
    É Realmente lindo:ver outra pessoa dizendo a você o que você é!!!Como se soubesse melhor que você!!!

    É MUITO JULGAMENTO !!!



    ResponderExcluir
  19. Eu concordo exatamente com tudo o que tu disse. Até porque eu adquiri problemas emocionais e problemas de saúde somáticos muito fortes por causa disso. Não é se basear no que os outros pensam de mim, é que palavras pesam e uma vez jogadas ao vento, não podem mais ser recolhidas. Atualmente estou assim, desse jeito, me doo até com um gesto e isso pode acabar com meu dia. É horrível demais e ser rotulada é pior ainda. Quer dizer, nem você se conhece totalmente direito e vem um monte de gente dizer que isso ou aquilo não combina com você baseado na sua aparência, do que a pessoa acha quem você seja. ISSO É MUITO SACAL! Poxa, eu achava que só eu me sentia assim dessa maneira. Mas vejo que não estou só nessa. Eu vou fazer 20 anos daqui a 1 mês, mais ou menos, e ainda existe isso onde quer que eu vá. Não aguento mais, mas o mais importante é eu saber quem eu sou e o que quero ser, fazer, vestir, falar ou seja lá o que for, independentemente do que "os outros" vão falar de mim ou não. OS outros são isso, os outros.. eu sou eu. E ponto final.

    Micaela Ramos
    http://feitadeversoseletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir