Terminei O Temor do Sábio ~ e meus temores pra o terceiro livro (sem spoilers)
novembro 23, 2014ATENÇÃO!
Esse é o segundo livro e não recomendo que você leia essa resenha sem ter lido o primeiro livro!
Clique aqui para sinopse!
Então, nesse post eu expliquei mais ou menos que estava um pouco garrada com a leitura de O Temor do Sábio, o que é um enorme eufemismo já que estou tentando lê-lo faz um ano. No começo a vagareza era apenas a dó de acabar, já que o terceiro livro não tem nem sombra de previsão de lançamento (e francamente, estou com medo de que nunca será publicado), mas logo a vagareza se tornou tédio com a leitura e resolvi deixar essa relíquia de lado por um tempo. Não estava com o humor para lê-lo e sinceramente foi a melhor decisão que tomei.
Porque quando finalmente tive cabeça para mergulhar na história foi incrível e eu me lembrei de porque gostava tanto tanto tanto da escrita do Pat e de porque o considero um dos melhores escritores por aí, sem precisar nem pensar no assunto.
A coisa é que eu realmente estava entediada no momento que dei um pause na leitura. Estava cansada da Universidade e queria que a história avançasse para além das aulas e do Ambrose. Como eu já estava esperando, assim que essa fase passou ~ bam! ~ o livro voltou a ficar cheio de mistério de novo.
Não me lembro muito bem de todos os detalhes de O Nome do Vento (resenha aqui), até porque o li em 2012, mas acho que posso me arriscar em dizer que esse foi melhor em uma infinidade tremenda. Em primeiro lugar porque os personagens secundários ganharam mais vida e deixaram de ser tão "enchedores de espaço". Tiveram mais propósito e até os amigos do Kvothe tiveram um foco maior e ficaram memoráveis.
Segundo, porque as coisas estão mais maduras e adultas e conhecemos tantas facetas do Kvothe, tantos lados bons e sombrios que o tornam mais real e as histórias a respeito dele mais fantasiosas (o que não faz a verdade ser menos incrível). E novamente o vemos passar por uma gama de emoções.
Aqui já temos um certo conhecimento de como as coisas funcionam na República, que é basicamente como o nosso mundo, mas eu estava intrigada mesmo é com as outras partes do mapa.
E o que me deixou fascinada nesse livro foi descobrir sobre as outras culturas e não só isso: descobrir que o Pat pensou em cada detalhezinho, mesmo que às vezes passe despercebido aos nossos olhos.
Esse mundo é muito rico e detalhado, mesmo que o Pat não te encha de detalhes explícitos. Ele tem um folclore completo, com direito a seres, histórias e canções sobre eles, que aparecem nas mais diversas formas. Tem culturas e costumes diferentes, cada um pensado e detalhado, cada um com um peso gigante na história. E é incrível!
***
E é tanta coisa que quando terminei fiquei com um medo terrível. O medo de que nem tudo ganhe uma conclusão no terceiro livro. Temos diversas tramas e subtramas e parece impossível colocar tudo em só mais um livro.
E tem mais. Esses não são livros comuns. Não são sobre a jornada de um herói. É uma “história de vida” e do jeito que o Pat conta eu não duvido que coisas fiquem em aberto porque na vida não descobrimos tudo a respeito do que acontece com a gente.
O Chandriano é uma frustração só de falta de informações e tenho medo de que o Kvothe conclua que nunca conseguiu descobrir nada sobre eles. Ou sobre os Amyr. O Kvothe mesmo menciona na pousada Marco do Percurso que o mundo está daquele jeito por culpa dele e pelo menos isso acho que saberemos porquê.
Desisti de tentar resumir em poucos parágrafos a minha opinião sobre um livro. Sempre acabo dizendo menos do que queria e parece que minha opinião ficou incompleta. Então, resenhas maiores a partir de agora.
E vocês, o que estão achando da Crônica do Matador do Rei até agora?
Xoxo!
4 comments
Eu nunca li nenhum, mas meu melhor amigo tem os dois primeiros. To super pensando em ler agora. Mas vou terminar de ler Fangirl primeiro :-)
ResponderExcluirEu amei "O Temor do Sábio". Já li algumas entrevistas que o Pat iria lançar ate o ano que vem mas nada confirmado né.
ResponderExcluirTerminei "O Nome do Vento" hoje e preciso dizer que estou TÃO apaixonada por ele que minha vontade é começar a ler "O Temor do Sábio" agora mesmo, mas não vou fazer isso. Vou esperar algum tempo, ainda mais agora que sei que o autor pode demorar séculos pra lançar o terceiro.
ResponderExcluirEnfim, Mari, só queria agradecer, já que segui sua indicação e comprei o livro, descobrindo uma das melhores leituras desse ano.
Beijos, até :*
Aeae \o/ Fechando o ano com chave de ouro, né?
ExcluirAi Pat, quando será que esse seu terceiro livro irá sair, hein? tsc tsc.
Beijo!