NaNoWriMo - Que diabos é isso!?

outubro 29, 2012



Eu andei conversando com algumas pessoas no twitter sobre o NaNoWriMo - Mês Nacional para Escrever um Livro. Essa é pra você que gosta de escrever, mas não encontra motivação ou está sempre arrumando uma desculpa - tipo eu.

NaNoWriMo é um site (em inglês, mas tem brasileiros lá) que propõe o desafio de escrever uma história completa de 50.000 palavras durante o mês de novembro (começa dia 1º de novembro, mas você já pode fazer uma conta e se familiarizar com o site). Você tem 30 dias para ter uma ideia e colocá-la no papel. Ao final desse tempo, se você tiver conseguido, manda sua história para o site. 

Aí você me pergunta: pra que eu vou me estressar com isso se eu posso escrever no tempo que eu quero? Bom, a ideia é incentivar as pessoas a escreverem qualquer coisa para exercitar a escrita, não é pra terminar novembro com uma história pronta para ser publicada. É um desafio, uma brincadeira, podemos dizer assim.  Uma mobilização global em que todo mundo tenta colocar aquela história que fica martelando na sua cabeça mas que por alguma razão nunca colocou no papel.

Sem falar que você pode conhecer escritores de qualquer lugar no mundo (só brasileiros o site tem mais de 1500 cadastrados). Você pode adicionar amigos escritores e mandar mensagens para eles. Tem um fórum onde você pode discutir suas ideias, tem uma área de adoção onde você pode adotar personagens, tramas, cenas, situações, tudo pra quem não tem ideia de onde começar.

Eu ganho alguma coisa com isso?
Não, só o incentivo para escrever.

Mas eu tenho que escrever a história em inglês?
Não, o site só faz a contagem de palavras, independentemente do idioma.

Mas eu não tenho nada planejado!
Essa é a ideia! Começar do zero em novembro, sem nenhum planejamento antes.

As pessoas vão ler minha história antes de ela estar terminada? E depois?
Não, ninguém vai ler sua história porque você vai escrever no seu computador (ou em um caderno, isso é com você) não no site. O site é somente para você fazer sua contagem de palavras. Não sei se dá pra ler as histórias de outras pessoas ao final, o mais provável é que não. Eu criei uma conta e não consegui ler a de ninguém até agora. Só dá pra ver o título e a capa das histórias dos anos anteriores.

Vou tentar responder o que eu souber nos comentários.

E você, aceita o desafio?

You Might Also Like

12 comments

  1. Oi, Mari! tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse site, mas eu eu sou uma pessoa, vamos dizer, UM POUCO irresponsável. então provavelmente não daria conta disso; é uma pena mas não tenho paciência.
    Meu sonho é escrever um livro, mas o problema: paciência para desenvolver o meio da historia. :/mas ainda vou superar isso e conseguir escrever.,
    Um beijo, Rian Bicalho
    http://euelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rian!

      Ainda não sei se vou fazer, sabe, mas o meu problema também é justamente esse: eu não consigo desenvolver a trama. Quem sabe a partir dessa pressão eu consigo pelo menos um impulso pra continuar, não é?

      Beijos!

      Excluir
  2. Interessante... O problema é que minha história é grande o suficiente pra ser dividida em três partes. Dá muito mais do que 50000 palavras :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a ideia é você começar do zero e não fazer com uma história já feita. Senão, qual seria a graça? Hahaha

      Excluir
  3. Eu vou participar! \o/ hahaha
    Tomara que dê pra terminar, eu trabalho melhor sob pressão :P

    vamos ver se vai dar certo, vai ser meu primeiro ano :D

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é meu primeiro ano \o/
      Eu acho que não consigo, mas vou ficar feliz se conseguir pelo menos um impulso pra continuar hehe.

      Beijos!

      Excluir
  4. Nossa, eu sempre quis participar do NaNo, mas esse ano não rolou!
    Quem sabe ano que vem eu não me empolgo e participo, né? Um monte de livro de sucesso surgiu a partir dele, o que só comprova a eficácia do negócio (eu preciso de muita disciplina pra escrever, senão acabo dispersando um pouco).
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale em dispersar durante a escrita porque eu sou mestra nessa área haha.

      Excluir
  5. Oi, Mari!

    Legal que vai participar! Boa sorte!!!
    Eu não participo porque não tenho vontade/ideia de escrever um livro, rs. Então não me vejo participando, mas acho legal demais. É um incentivo e tanto mesmo. Eu nunca me dou bem com metas, mas se elas são pra motivar acho suuuuper válidas.
    Eu estou tentando seguir uma meta também, a partir desse mês. Escrever todos os dias. (seja pro blog literário ou pro meu blog pessoal... escrever resenhas ou textos meus). Tomara que eu consiga! Vivo abandonando minhas metas. rs

    Beijos, boas semana!

    ResponderExcluir
  6. Eu me inscrevi mas ainda estou sem ideia, então não sei se vai acontecer alguma coisa rs

    ResponderExcluir
  7. (Copiando e colando o cimentário que fiz no Facebook) Mari, dá uma conferida no site ficção em tópicos. É excelente e, provavelmente, vai ajudar você com a sua dificuldade de desenvolver uma trama objetiva.

    http://ficcao.emtopicos.com/

    ResponderExcluir
  8. Já comecei, e sinceramente? Fiquei surpreso comigo mesmo, hê-hê.
    Tomara que eu atinja as 50.000 palavras.

    ResponderExcluir