Resenha [filme]: As Vantagens de Ser Invisível

dezembro 13, 2012


Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Ano: 2012
Elenco: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller.
Direção: Stephen Chbosky.
Gênero: Drama.
Trailer: Legendado.
Charlie (Logan Lerman) é um estranho simpático e ingênuo, que enfrenta o delicado momento de lidar com o primeiro amor (Emma Watson), o suicídio de seu melhor amigo, e sua própria doença mental enquanto juntos lutam para encontrar um grupo de pessoas com qual ele pertença. O calouro introvertido é tomado sob as asas de Sam e Patrick, que recebe-o ao mundo real. - Cine Pop







Eu não sei se vou conseguir fazer uma resenha propriamente dita, então vamos dizer que eu vou falar do filme e o que eu senti ao vê-lo.

Eu nunca li o livro, então algumas partes eu não entendi (tipo, qual o sentido daquela peça de teatro?). Mas foram poucas partes.

Eu entendi o Charlie, entendi seus problemas, sua história e o quão perturbado ele era. E eu me identifiquei com ele de uma forma surpreendente, mesmo sem ter passado por nenhuma das situações que ele passou. Nós temos algumas coisas em comum, como o fato de às vezes ele não ser aceito, estar em uma multidão e se sentir deslocado, fora de lugar, rejeitado. Me identifiquei com os milhões de pensamentos que ficam martelando na cabeça dele e com o fato de que não dá pra evitar que as pessoas pensem errado sobre a gente. Mas embora nossas semelhanças parem por aí, eu considerei Perks um filme muito especial para mim.

Em aspectos técnicos, eu amei todos os personagens e todos os atores desse filme. Logan fez tão bem o papel do garoto perturbado, que é ignorado e não tem amigos. Acho que ele realmente se provou nesse filme. Emma, gente o que dizer sobre a Emma? Em momento algum eu me lembrei da Hermione! Ela mergulhou de cabeça no papel da Sam, que tem tantas coisas em comum com Charlie, e também acho que ela se provou nesse filme, mais ainda do que o Logan. E o Ezra, bom, eu nunca vi outro filme dele, mas acho que ele encontrou a profundidade certa do personagem dele e eu o considerei a alma do filme. Maravilhoso. 

Esse não é um filme pra qualquer um. Não estou dizendo que sou um ser especial ou que as outras pessoas são ignorantes, de maneira alguma, mas só alguém que tem uma mente turbulenta como a de Charlie é capaz de realmente entender a profundidade desse filme e sentir algo especial quando ele acaba. E mentes turbulentas existem em todos os lugares de diversas formas.

Enfim, não considero isso uma resenha. Nem de perto consegui expressar as emoções que eu senti, mas também não queria deixar tão pessoal. Acho que filmes que envolvem emocional e psicológico têm uma certa tendência de causar esse tipo de reação esquisita em mim. ASSISTAM.

Tinha tudo para ser um clichê, mas foi extremamente inovador e especial

You Might Also Like

22 comments

  1. Estou louca atras do filme online!
    Um beijão.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu ponto de vista!!!Estou louca para assistir a esse filme. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!
    Esse filme é realmente muito especial não? Nós nos identificamos tanto com Charlie como com os outros personagens, porque cada um deles passa por coisas que estamos passando - no meu caso - ou coisas que já passamos. Chorei da metade do filme ao fim e raramente choro com filmes.
    Eu ainda não li o livro, mas estou com ele aqui na minha estante aguardando por sua vez.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tem cenas nele que é de cortar o coração, mesmmo :( Fiquei com vontade de ler o livro, apesar de que o formato de cartas não me chama muito atenção..

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Mari,
    agora fiquei mais ansiosa ainda para assistir este filme. Eu quero muito ler o livro primeiro e depois assistir o filme, mas não sei se vou conseguir me controlar até ler o livro, ashuahsuahsu.
    Adorei a maneira como você fez esta "resenha", haha. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Letícia (:
      Eu não consegui esperar heuehue. Até porque eu estava mais interessada no filme do que no livro, confesso hihi.

      Beijos!

      Excluir
  5. Ah, eu quero muito assistir! Mas antes eu queria ler o livro...
    Logan Lerman <3

    Beijos,
    Mandi - Book and Cupcake.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Mari!

    Louca para assistir ao filme também! E ler o livro, claro! Li ótimos comentários a respeito de ambos, e o enredo chamou muito a minha atenção! E a Emma como atriz... Puxa, não consigo vê-la a não ser como a Hermione, por isso estou ainda mais curiosa para assistir ao filme! ;)

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mari.

    Uma amiga minha leu o livro e detestou. Ela disse que queria ver o filme para tirar a prova. Bem, não entendi muita coisa da história, acho que terei que assisti-lo para compreendê-lo também. Gosto de complexidades, e drama, seguido por ação e aventura, é meu gênero favorito. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, uma menina que eu acompanho no YT também não gostou do livro. Mas eu também não sei se me adaptaria com esse negócio de cartas, sabe. Mas o filme é muito lindo, de verdade. Só que não tem muita ação e aventura, é mais sobre dramas da adolescência mesmo ;)

      Beijos!

      Excluir
  8. Quero muito ver esse filme, principalmente por causa de Emma <3 Mas, como um bom amante de livros, pretendo ler primeiro.

    ResponderExcluir
  9. Oi Má!
    Preciso dizer que me interessei pelo filme assim que vi que a Emma estava nele. Sinceramente dou muuuuito fã dela!!!
    Mas com certeza quero ler primeiro!
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras coisas que me chamaram a atenção foram a Emma e o Logan também :D

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi MariCorujinha
    Bem, assisti o filme, porém não li o livro ainda. No entanto eu irei ler esse ano. rs
    Mas pelo que sei, o filme foi bem fiel ao livro, com exceção de algumas partes.
    Confesso que já assisti o filme, sabendo praticamente da história toda, pois sei quase tudo o que acontece no livro #AmoSpoilers. kkkkkkkkkkkkkk
    Imaginei que o filme teria algo diferente, todavia quase todos tem. rs
    Enfim.... Gostei da review e espero que faça muito mais.
    Bj =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mys!
      Então, eu amei o filme, foi bem mais que eu esperava.. Também quero ler o livro, apesar de não ter me chamado tanto a atenção assim, só não sei se será esse ano (:

      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  11. Nossa esse livro é incrível amei mesmooooo o filme tbm é muito bommm :D

    ResponderExcluir
  12. O livro é ótimo. Mas para entendê-lo é necessário ler o livro.
    Charlie é conturbado, perturbado, mas ao mesmo tão parecido comigo que sinto como se fossemos a mesma pessoa.
    Leia o livro, recomendo!
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com.br/
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que é preciso ler o livro para entender o filme, eu entendi muito bem o que quis passar e me identifiquei muito. Mas o livro tá na listinha :D

      Beijos!

      Excluir
  13. Mari, descobri seu blog há pouco tempo! E esse post me fez gostar ainda mais do blog e de você! (:

    ResponderExcluir