Resenha + Vídeo: O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

dezembro 26, 2012

Da saga: A Crônica do Matador do Rei
Autor: Patrick Rothfuss
Editora: Sextante (minha edição é da Arqueiro)
Ano: 2009
Páginas: 656
Gênero: Aventura/fantasia
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso. Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios responsáveis por um episódio trágico em sua vida. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança. - Skoob
Pela originalidade, especialmente se tratando dos termos: magia e heróis.

Eu escolho cuidadosamente os livros que vou comprar, então dificilmente eu me decepciono. Com este não foi diferente porque O Nome do Vento é um livro fantástico. Como uma amante de livros de fantasia e aventura, esse foi perfeito pra mim. Não sei se essa resenha vai realmente passar o quanto eu me apaixonei por ele.

Nessa história temos Kote, um homem aparentemente comum que é dono de uma hospedaria. Um dia, um cronista aparece dizendo que estava procurando o lendário Kvothe para registrar sua verdadeira história, livre de boatos, vinda da boca do próprio Kvothe. Com certa relutância, Kote concorda com ele e diz que contará sua verdadeira história, mas que precisaria de três dias. O Nome do Vento é o primeiro dia.

As lendas que giram em torno de Kvothe falam mais de um assassino do que de um herói, embora ninguém tenha sabido realmente quem era Kvothe. Ele sempre foi um mistério para todos. No primeiro dia nós acompanhamos a infância e parte da adolescência dele, desde quando ele ainda fazia parte da trupe (uma espécie de povo circense), até quando ele teve que se virar nas ruas e depois conseguir entrar na Universidade para se tornar um arcanista e aprender a arte de nomear as coisas, além de obter informações sobre o Chandriano - que é aparentemente o vilão da história, mas não faz muitas aparições nesse e eu não vou falar porque ele quer informações sobre ele, pra quem quer ter uma surpresinha :D

Aqui nós temos um universo alternativo incrível que não é aquele estilo "baseado na Inglaterra antiga". Eu não vi como um lugar medieval, visto que parece ser bem mais avançado e tem algumas tecnologias (mesmo que sejam tecnologias mágicas). Na Universidade é que nós vemos muita magia acontecendo, mas o que eu achei muito interessante é que não é magia de varinhas e palavras mágicas, é bem mais lógico. Sabe aquela história de que só conseguimos usar 10% do potencial do nosso cérebro? É como se quem aprendesse magia adquirisse o poder de aumentar essa porcentagem (essa comparação é minha, não fala nada disso no livro).

Kvothe é um personagem maravilhoso. Ele é muito inteligente desde cedo, aprendendo coisas mais rápido do que outras pessoas, mas passou por muitas coisas realmente terríveis nas ruas, chegando a apanhar muito, ter que roubar pra sobreviver, uma coisa de louco. Na Universidade ele consegue mostrar seu potencial, tendo muita sorte às vezes e muito azar em outras, fazendo amigos e inimigos. A única coisa que me incomodou era o modo como ele se safava de um modo dramático toda vez que ele fazia alguma coisa errada. Ele recebia punições, mas conseguia levar os professores na lábia muito fácil, às vezes. 

A escrita de Patrick é descontraída, o que faz você devorar o livro. A história flui num ritmo gostoso e quando menos se espera muitas paginas já se foram. Entretanto, achei que ele descreveu alguns personagens de uma forma muito superficial, ficando difícil visualizá-los algumas vezes. Também senti falta de um certo atrito entre Kvothe e os amigos, afinal, nas amizades nem tudo são sempre flores. 

O Nome do Vento é mais uma introdução para a verdadeira história, um alicerce, algo que o próprio Kote diz no final. Aparentemente os lados mais sombrios de sua vida ainda estavam por vir. Estou extremamente ansiosa para ler O Temor do Sábio apesar de que não estou com tanta pressa, já que Rothfuss ainda nem começou a escrever o terceiro e último livro.


Nossa, ficou maior do que eu esperava! Péssimo pra quem não gosta de resenhas grandes. Posso tentar diminuir, se vocês preferirem...

You Might Also Like

27 comments

  1. Oláaa! Sempre achei a capa desse livro lindaaa *.*
    Adorei o video e saber que o livro não tem começo, meio e fim, assim me dá mais vontade de ler hehehehe! Vou ter que comprar Logo... FIQUEI MTO CURIOSA AQUI....

    Suuuper beijo
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda de morrer, não é? Mai linda do que O Temor do Sábio *--*
      Fiquei com medo de acharem que eu achei que era ruim o livro não ter necessariamente um final. O que não é ruim (talvez um pouco frustrante, ler e não chegar nenhuma conclusão rs), mas isso vai ficar para o último rsrs. Espero que leia e goste!

      Beijos! ;*

      Excluir
  2. Oi Mariana,
    gostei da sua resenha. Comprei o livro mas tive que abandonar a leitura, não porque não gostei, mas sim porque os livros que estava esperando chegar faz tempo pelo correio finalmente apareceram.
    Lendo a resenha fiquei com vontade de retomar a leitura, já que a história é realmente boa. A magia é realmente lógica, muito mais aceitável por ter uma coerência...sei lá com a física e química. Concordo quanto a personalidade de alguns na história, mas tenho esperança que isso melhore até o Terceiro Dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, obrigada!
      Eu também demorei para lê-lo porque li junto com A Guerra dos Tronos e este me cansava muito :/ Mas acho que teria devorado em dias se não fosse por isso. Também espero que melhore algumas coisinhas até o terceiro dia haha.

      Excluir
  3. Oi Mari :D

    Quero muito ler esse livro estou bastante curioso com a estória sua resenha me deixou mais curioso ainda a capa do segundo livro da série e uma das minhas preferidas até foi para um post que fiz no blog rs. Beijos .

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda gosto mais dessa do que do segundo. O cara é muito bom artista, não é? Esse é um que você pode comprar pela capa haha.

      Beijos!

      Excluir
  4. Ohhh *-----*
    Resenha do livro da minha vida gente, adorei ja kk
    Primeiro de tudo, o atrativo do livro logo de cara ja é a capa dele, que é perfeita(pelo menos a edição aqui no Brasil, que a editora optou por pegar a capa francesa, que é 1000 vezes mais linda que a capa americana original que é sem sal), mas enfim, você passa da capa e pelo menos pra mim, o começo do livro é confuso na verdade, o primeiro capítuo é aquele do silêncio em três partes que hoje em dia eu admiro, mas quando li a primeira vez fiquei boiando, e depois ja começa com uma das histórias daquele mundo(que nós só descobrimos ser uma história depois, mas quando vemos pensamos que ja começa numa bela ação kk), mas enfim, vemos que é uma história e depois o pessoal lá começa a conversar descontraidamente até certo ponto, e mesmo sem nada acontecer ali, tem alguma coisa na narrativa, no jeito da escrita parece que te puxa a virar mais páginas. Mas enfim, o Kvothe começa a contar a história dele, desde criancinha com a trupe dele e você acha que vai ser descontraído, sem ação, mas aí ele conhece um
    arcanista, vê ele chamando o vento e fica fascinado(e nós também). E um dos pontos mais interessantes que eu vi pelo menos foi a "magia" por conexão, demorei tanto pra entender a lógica por trás daquilo que simplesmente fiquei fascinado.
    Deixando de falar do Kvothe agora, falando do mundo no livro, só desse primeiro livro você ja consegue ver que a história passada daquele mundo é gigantesca, tem mitologia própria(isso fica comprovado pelas histórias dos povos passados contadas no meio do livro, são poucas histórias, mas você vê o peso delas), tem vários sistemas monetários, tem vários povos, várias canções, tem uma diversidade muito grande, e todos esses atrativos todos foi o que com certeza me fizeram colocar O Nome do Vento como meu preferido dentre todos que ja li, e me fazer lê-lo mais de uma vez(não costumo nunca ler um livro mais de uma vez).
    Em várias partes do livro você torce pro Kvothe mas você também acha ele um belo de um malditinho porque ele não é um herói, ele mente, engana, faz de tudo ali pra nada estragar a reputação dele, e a reputação dele crescer ainda. As lendas que tem dele e que falam nesse primeiro livro, você vê que a maioria foi ou da própria autoria dele, ou que ele deixou as pessoas pensarem aquilo e não as contrariou ou que ele teve sorte e foi seguindo no fluxo kk
    E apesar dele tentar passar uma imagem de "eu sou demais" você vendo a narrativa dele, percebe que ele mal tem dinheiro pra comer, teve uma infância super traumatizante e mesmo assim está lutando pra ter um futuro, isso é o que nos faz ficar dos lado dele, porque se fosse do ponto de vista de alguns outros personagens, o Kvothe é uma pessoa extremamente falsa e odiosa kk
    Quanto ao que você falou sobre a falta de descrição em alguns personagens, isso é verdade, na narrativa ali não se para tanto assim para os detalhes quanto a personagem, ele te da uma descrição básica do personagem e o resto você preenche com a sua imaginação kk
    Do presente, o Kote contando a história pro Cronista, você vê que é uma pessoa que carrega uma tristeza tão grande nos ombros, que ele contando a própria história, você pensa o que pode ter acontecido na vida desse rapaz pra ele ter esse peso nos ombros, não fico com vergonha de falar que me envolvi com o livro e a narração o suficiente pra chorar em algumas partes do livro, eu choro mesmo u.u
    Meu personagem preferido no livro é o Elodin(pelo que me lembro, no primeiro livro ele aparece pouco rs)
    Enfim Mariana, meu comentário não ficou linear em relação a assuntos sobre o livro, eu vou escrevendo na medida que me vem na mente e fico com preguiça de arrumar depois kkk
    Adorei sua resenha, ficou fiel ao livro, e aos que não leram, tenho certeza que atiça a vontade de ler kk
    Esperando no futuro por mais resenhas suas de livros que eu ja tenha lido haha
    Assista Matrix, não vai se arrepender ;)
    Beijo Mariana. Até mais. Se cuida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, vc fez um resenha! HAHAHHA. Enfim, a capa dispensa comentários, né? Eu adorei aquele começo confuso, adoro começos assim (só odeio quando não entendo depois rsrs) Eu também gostei muito do Elodin. Fiquei com medo de descrever o Kvothe assim e fazer com que as pessoas tomassem antipatia por ele. Porque ele realmente é muito convencido e mesquinho hahaha.

      Muito obrigada :D
      Beijos!

      Ps: pode deixar que vou assistir, sim (:

      Excluir
  5. Oi, Mari!

    Acho que nunca tinha visto esse livro antes. Ou, se vi, ele nunca havia chamado a minha atenção. Confesso que ainda não me animei muito para ler esse livro, não... =(

    De qualquer forma, adorei ver você no vídeo!

    Beijos,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Inara!
      Ah, que pena, foi um dos melhores que li esse ano.. Espero que se anime algum dia :D

      Obrigada *--*
      Beijos!

      Excluir
  6. Hey Mari, tudo bem?

    Bom essa é a segunda resenha que leio desse livro, eu até fiquei curiosa apra conhecer esse novo mundo pelo que você falou dele no vídeo. Mas sabe o que me desanima ler esse livro? exatamente isso, ele ser só uma introdução, eu acabo me casando e desistindo ><

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Bia, o fato de ele ser uma introdução não o deixa monótono nem nada. Pelo contrário, ele é cheio de emoção *-* O que eu quis dizer com isso é que ele não é um livro com uma história completa, é literalmente um pedaço, e que ainda não vimos o pior de Kvothe (que está em um comentário na orelha do livro). Foi um dos melhores que li esse ano :D

      Espero que se anime um dia, de verdade ;)

      Beijos ;*

      Excluir
  7. Gostei muito da sua resenha e estou bastante animada para comprar e ler esse livro uma pena se muito caro :S

    beijos, me visita?
    http://www.amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! *-*
      É, realmente, o preço dele não é tão acessível... Mas vale muito a pena ;D

      Beijos!

      Excluir
  8. Que bom que você gostou, eu comprei este livro terça e não vejo a hora de ler! :DD. Gostei muito da resenha, parabéns...
    tudodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é muito bom mesmo, se tornou um dos meus favoritos da minha vida ;)
      Obrigada!

      Excluir
  9. AAAAAHH, FANTASIA *------------*
    Quando você falou que ele é mais um livro introdutório, eu lembrei muito da trilogia Gemma Doyle. O primeiro livro, Belezas Perigosas, é bem introdutório também e muita gente acaba se decepcionando com ele por causa disso. Acham que o ritmo é um pouco lento e que não acontecem muitas coisas e o pior é que é verdade, hahah, apesar de o livro ser muito legal (é um dos meus favoritos *-*), onde as coisas realmente passam a acontecer é no segundo livro, Anjos Rebeldes.
    Vou tentar ler O Nome do Vento assim que puder!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Julia vc vaia char muito livro de fantasia aqui HAHAHA.
      Sabe, apesar de esse ser bem introdutório ele é bem agitado. Ainda não li o segundo (O Temor do Sábio), mas dá a entender que as coisas vão realmente acontecer nele *-*
      Sim, leia sim, é muito bom! :D

      Beijos!

      Excluir
  10. Otima resenha,a historia é muito envolvente e nao se arrasta como acontece de vez em quando no cronicas do gelo e fogo. Kvothe é um protagonista fantástico, ele é super inteligente e ambicioso , mas voce percebe que ele possui defeitos e problemas que pessoas normais tambem têm.Mesmo com um pouco de azar em certos momentos o jeito que ele influencia as pessoas e vira o jogo a seu favor sao muito espertos e algumas vezes comicos .Nao vou me prolongar aqui para nao fazer uma resenha tambem , continue com o blog esta muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Alexandre! Concordo com tudo que você falou, o Kvothe é realmente um protagonista bem diferente do que estamos acostumados :D

      Excluir
  11. Parece ser bem legal, e assim eu gosto desses livros que tem o título meio misterioso sabe. Vai pra minha wishlist literária haha , amei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, títulos misteriosos são tão atraentes quanto capas bonitas e esse tem os dois.. E o melhor é que a história também é maravilhosa haha.
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Má!(opa, acho que agora eu acertei... rs)
    Esse livro me parece muuuuuito interessante. Na verdade, acho que ele deve seguir +/- na linha do livro "Os Magos".
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, agora acertou HAHAHA
      É muito bom sim, mas nunca li Os Magos, então não vou saber te responder rsrs
      Beijos!

      Excluir
  13. Mariana, eu li esse livro em inglês (e a sequencia) e to com uma dúvida. O que exatamente é o Chandriano? The Chandrian, no original, é o nome do grupo de 7 imortais que assassina os pais do Kvothe etc etc., e Haliax é o nome do "líder"
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, tem tanto tempo que eu li esse livro. Bom, ele vive chamando o cara de O Chandriano, é sobre esse nome que o Kvothe procura informações, não sobre o Haliax. Na verdade eu achava que esse era o "apelido" dele, não o nome do grupo hahaha :P Mas a verdade é que eu não me lembro muito, mesmo, posso estar me confundindo agora :/

      Excluir