NaNoFailMo seria um nome mais apropriado

dezembro 01, 2012

Então o NaNoWriMo acabou ontem e eu não consegui realizar nem metade da metade da metade. Pode fazer as contas, é verdade. Pra você que não leu meu post no fim de outubro e está aí se perguntando: Que diabos é NaNoAlgumaCoisa?, saiba que NaNoWriMo é o Mês Nacional para Escrever um Livro, um site que propõe o desafio de escrever uma história completa de 50.000 palavras durante o mês de novembro. Muitos livros publicados começaram lá, inclusive Anna e o Beijo Francês e Cuco. Até Neil Gaiman já deixou uma mensagem parar os escritores do NaNo. Para mais detalhes leia esse post.

Enquanto muitas pessoas planejam suas histórias com antecedência eu tive apenas 3 dias para decidir se realmente iria aceitar esse desafio. Isso porque eu fiquei conhecendo o NaNo 3 dias antes dele começar. Resolvi tentar, afinal não custava nada. Foi um completo fail, é claro.

Embora eu tenha tido muitas ideias para personagens, cenas e subtramas, meu maior problema desde que comecei a inventar histórias (na minha vida!) é definir a trama principal. E eu não consegui encontrá-la a tempo. Na verdade eu só a encontrei ontem, ironicamente no último dia. Durante o mês eu escrevi cenas aleatórias que eu tinha planejadas, mas não conseguia achar um objetivo. 

E o pior é que a inspiração não vinha quando eu estava pronta para escrever. Ela vinha quando eu estava no ônibus (eu viajo à noite todos os dias, não dá pra escrever), na faculdade, na hora que eu já estava deitada para dormir. Isso é frustrante! No final das contas eu tinha somente pouco mais de 2000 palavras. Se contarmos o que escrevi ontem, provavelmente mais de 3000. Sim, é vergonhoso, mas eu não tinha uma trama, afinal. E eu também enrolei muito, confesso.

Mas acho que posso dizer que uma coisa muito boa saiu disso tudo. Eu voltei a escrever, a colocar minhas ideias em algum lugar. E vou continuar tentando fazer essa história começada no NaNo acontecer. Claro, não prometo nada, mas pelo menos ainda estou animada. Ainda mais agora que estou de férias (quase). 

Então, se vocês estavam se perguntando, é isso que aconteceu. Se quiserem acompanhar o que eu estou fazendo na minha história é só seguir o tumblr: writerwatch.tumblr.com.

Ah, e pra quem não quer esperar até novembro, tem o Camp NaNoWriMo que acontece em Junho e em Agosto.


You Might Also Like

6 comments

  1. Nossa, não conhecia esse projeto. D: Mas pelo menos agora que já sei, terei tempo para planejar alguma coisa e participar também.
    Voltei a escrever ontem e tenho o mesmo problema quanto à inspiração. Estava morrendo de sono, às 1 da manhã quando veio aquilo do nada. KKKK Fiquei até as 2 escrevendo e ainda bem que gostei do resultado. Foi uma completa catarse.
    Espero que você continue com sua estória e que tudo funcione. (:
    Beijos. ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, agora você tem tempo para se preparar pro ano que vem! É muito legal, principalmente pra quem tem um conhecimento de inglês. Tem muita gente se ajudando lá :D

      Sei bem como é ficar acordada escrevendo HAHAHA.
      Obrigada, espero que dê tudo certo com a sua também!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Mariana!
    Eu não sabia que existia essa Nano. Que legal!!!!
    Acho que vou começar a pensar na história e a montar para o ano que vem... rsrs!
    Com certeza vou ler o que você está escrevendo!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se animou!
      É realmente uma experiência muito boa, mesmo quando a gente não consegue terminar.
      Se eu finalizar minha história vou postar ela em algum lugar :D

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi! Nem me comprometi a participar do NaNo porque já sabia o que não ia dar muito certo.
    Mas agora nas férias, voltei a escrever. É melhor assim porque sobra bastante tempo. Na correria que é o mês de Novembro é bem mais complicado.
    Enfim! Que a inspiração te encontre sempre que precisar, espero poder ler sua história algum dia. *-*

    Anna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novembro é mesmo um mês muito corrido, mas acho que essa é a beleza, sabe, mesmo com tanta coisa conseguir escrever um livro.

      Obrigada! Já prometi que se eu finalizá-la vou postar em algum lugar ;D
      Espero que você também tenha muita inspiração!

      Beijos!

      Excluir