Resenha [filme]: O Hobbit - Uma Jornada Inesperada

dezembro 23, 2012


Título Original: The Hobbit - An Unexpected Journey
Ano: 2012
Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, James Nesbitt.
Direção: Peter Jackson
Gênero: Aventura / fantasia.
Trailer: Legendado.



A aventura segue a jornada de Bilbo Bolseiro, que é levado à épica missão de retomar a posse do reino dos anões, Erebor, do dragão Smaug. Abordado inesperadamente pelo mago Gandalf, o Cinzento, Bilbo se encontra no meio de treze anões liderados pelo guerreiro Thorin Escudo-de-Carvalho. A jornada os levará ao desconhecido, por terras repletas de Goblins e Orcs, lobos selvagens, aranhas gigantes, metamorfos e feiticeiros. Apesar de sua missão estar no leste, nas desoladas terras da Montanha Solitária, primeiro eles devem passar pelos túneis dos Goblins, onde Bilbo encontra a criatura que mudará sua vida para sempre, Gollum. Aqui, sozinho com Gollum, às margens de um lago subterrâneo, o discreto Bilbo Bolseiro não apenas descobre sua astúcia e coragem, mas toma posse do "precioso" anel de Gollum, um objeto com inesperadas qualidades. Um simples anel que muda o destino da Terra Média de formas que Bilbo não consegue nem começar a compreender" - Omelete

Então, eu mencionei no twitter que da minha casa até o cinema mais próximo era cerca de 2hs de viagem. Bom, demoramos mais que isso. Saí de casa 10am e chegamos lá 1:15pm. Não deu tempo de fazer quase nada antes do filme e nem depois (porque senão chegaríamos em casa muito tarde).

Eu não li o livro ainda, mas depois do filme fiquei com vontade de ler. Para quem não sabia nada da história, eu entendi [quase] tudo. Eu adorei o filme, que teve aventuras sem fim e atuações impecáveis, efeitos maravilhosos, trilha sonora maravilhosamente épica, paisagens belíssimas e com o 3D foi como olhar por uma janela. Tudo parecia de verdade mesmo! Ri muito [muito mesmo], me assustei, fiquei sem fôlego... 

Adorei o fato de Bilbo não querer deixar seu lar confortável, mas acabou não resistindo à ideia de poder viver uma aventura como as que ele lia em seus livros. Apesar de ele ser o escolhido de Gandalf, ele não tinha nenhuma obrigação de ir naquela aventura, o que o diferencia de muitos personagens nas histórias de fantasia por aí. Nós acompanhamos a jornada dos anões, Bilbo e Gandalf para tentar reconquistar a montanha dos anões. É um filme de viagem e fugas, assim como O Senhor dos Anéis.

Uma coisa que eu achei um avanço para esse tipo de filmes é que eles superaram aquela coisa de que "na hora da batalha tem que ser tudo cinza". São poucos os que não fazem isso, como se o tempo fosse mudar só por causa de uma guerra [tem os casos de que o cinza é fumaça, mas fumaça não tampa o sol]. Aqui tudo é bem colorido e co cores ironicamente alegres, apesar das infelicidades acontecendo. 

Clique para ampliar


Mas nem tudo são flores. Não sei se foi só comigo, mas eu achei desnecessário o tamanho do filme com cenas tão repetidas e exageradamente longas. Gandalf desaparecendo e aparecendo no último minuto, as cenas de ação eram quase iguais. Estava ficando até previsível. Eles saíam do lugar, descansavam, fugiam, aí saíam, descansavam, fugiam, eram quase mortos toda hora, fugiam de novo [sempre das mesmas coisas]. 

Também me senti vendo um filme da Disney, com canções, coisas fofinhas, o modo como a cena decorria em perfeita sincronia. Sem falar que eles caem de alturas enormes, toneladas de pedras caem em cima deles e, pasmem, ninguém se machuca! Eles simplesmente se levantam e continuam correndo [sim, os idosos também]. Aí, no final eles desmaiam com uma pancadinha de nada na cabeça [afinal, a luta tem que ter drama, né?].

Agora, talvez seja porque eu não conheça bem a obra de Tolkien, mas eu não vi vantagem nenhuma em o Gandalf ser um mago... se ele mal usava magia quando obviamente eles precisavam. E eu nunca vou entender a Galadriel, pelo menos não até ler os livros (então, não me expliquem!).

Mas nenhuma dessa reclamações teriam aparecido se o filme não fosse desnecessariamente grande e repetitivo.

Bom, mas eu sou assim: se eu tenho de gostar de um filme eu gosto apesar de todos os defeitos. E eu amei O Hobbit. E vou ver novamente quando sair em DVD.





















You Might Also Like

24 comments

  1. Oi, Mariana! Ainda não o filme! Bom saber que você gostou, apesar de todos os pesares! (rs)

    Um beijo e um feliz natal,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo muitíssimo, "apesar de todos os pesares" como você mesma disse ;)
      Feliz Natal e um 2013 fantástico pra você :D

      Beijos!

      Excluir
  2. Gandalf - O mago mais inútil de todos os tempos!!Me diverti com o filme,mas achei ele leve demais e muito infanto juvenil.Acho que eu estava esperando por outra coisa.E realmente muitas cenas longas e repetitivas.As cenas de confronto,poderiam ser melhor exploradas,já que sabemos que nada acontecerá a eles,o filme acaba ficando desprovido de qualquer tensão.De qualquer forma,é um bom divertimento!
    O 3D desse filme está escurecendo o filme como de costume?Vi em 2D,pq todos os filmes que vi em 3D estavam extremamente escuros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Gandalf - O mago mais inútil de todos os tempos" Morri! HAHHAHA. Dizem que o livro é mais leve também, não sei porque nunca li. Isso não me incomodou, achei bonitinho hihi.

      É, eu ficava com o coração na mão no começo, mas depois eu já sabia o que ia acontecer (não na história, na cena) então só me diverti com os efeitos..

      Bom, não vi em 2D pra comparar, mas acho que é do 3D mesmo ficar um pouco escuro. Quando eu tirava os óculos (porque a vista doía de vez em quando) dava pra ver que era bem mais claro. Mas a mim não incomodou, ver tudo como se tivesse na minha frente compensou isso :D

      Excluir
  3. Bia surtando em 3,2... Pera ai. Bia surtando no 3 já, que inveja de você ~ inveja boa okay? u.u ~ To simplesmente doida para ver esse filme. Eu também não li o livro ainda, mas a curiosidade para ver o filme é imensa.
    Mari se ficou muito fofa nessa foto com o óculos *-*

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Biazinha, não tenha inveja, eu só fui ao cinema 3 vezes na vida, então quando vou tenho que saber escolher hehe. Simplesmente digo: veja. É maravilhoso, lindo mesmo *--*

      Awn, eu me odeio de óculos u.u Mas tenho que usar para enxergar longe, ou seja, cinema 3D exige dois óculos hahaha.

      Beijos! ;*

      Excluir
  4. Esse filme em 3D deve ser incrível mesmo.A fotografia desse filme é muito linda!!!Alguém já te falou que você parece com a Ellen Page?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, a fotografia, os efeitos e a música são perfeitos! Muita gente já me disse que eu pareço com ela hahaha. Sério mesmo? Vou levar isso como um elogio ;)

      Excluir
  5. Esse filme em 3D deve ser incrível mesmo(apesar de escurecer).A fotografia dele é linda!!!Alguém já te falou que você parece com a Ellen Page??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena o 3D, mesmo escurecendo :D Gente, estou levando esse negócio de Ellen Page como um elogio, hein. Porque adoro ela *--*

      Excluir
    2. Hahaha ignora esse comentário aí de cima.Fui postar,e nem vi que a conta do meu namorado que estava logada.

      Excluir
    3. Imaginei que seria outra conta sua, mas respondi assim mesmo haha.

      Excluir
  6. Não gosto muito de O Senhor dos Anéis, tanto que só assisti o primeiro. Mas esse até parece ser bom, rs. Beijo e Feliz Natal!

    OBS: Amei o layout novo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu gosto :D Mas também é muito difícil eu não gostar de algo nesse gênero hehe.

      Muito obrigada, fico muito feliz que gostou *-----*

      Beijos!
      Feliz Natal!

      Excluir
  7. Acho que foi o lado nerd em mim, mas eu gostei de tudo no filme, e espero que depois que eu ler o livro a magia do filme não desapareça pra mim hahaha
    Mas isso que você falou do filme ser desnecessariamente longo é verdade, eu sei agora que eu não fui feito pra ver 3 horas de filme no cinema, isso se comprovou pelo seguinte fato: O filme acabou, eu falei "Aleluia" e uma mulher que estava do meu lado e do meu amigo falou "Mas já??" hahaha enfim, 3 horas de filme é demais pra mim, devia ter uma pausinha no meio do filme pra todo mundo esticar as pernas kk
    Mas em resumo gostei do filme, das batalhas, das músicas, do Gandalf(que pode ser apenas opinião minha, mas acho super interessante ele não ficar usando e abusando de magia só por ser um mago, só usa quando precisa, eu pelo menos acho interessante esse diferencial nele, mas talvez seja apenas a minha estranheza haha)
    E só uma coisa que não tem a ver com o filme e que eu não ia nem falar, mas não vou resistir: Mariana, o cartaz que tem o Gandalf é tão grande mesmo ou você que é pequena? kk
    Sorry, não resisti kk ;)
    Enfim, gostei da sua resenha, ansioso pelas suas próximas!!
    Abraço. Se cuida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me importo com filmes longos desde que exijam isso e não senti que O Hobbit precisava das 3 horas hihi. Bom, o meu problema com o Gandalf é que tinha horas em que eles estavam quase morrendo, ele tava lá e não fazia nada. Pelo menos nesse filme. Mas eu gosto do Gandalf em LotR :D

      Não, o cartaz é do tamanho certo, eu que não tenho nem 1,50m de altura Kkkkkkk

      Obrigada! *---*

      Excluir
  8. Olá,
    também gostaria de falar sobre o filme que assisti.
    O Hobbit - uma jornada inesperada - é uma ótima produção, com cenários impecáveis, efeitos especiais muito bons.
    Alguns criticam a atuação de Gandalf (que de fato por ter o titulo de MAGO ele se torna muito inútil), porém na concepção de magos do Tolkien ele é o melhor de todos, já que essa ''classe'' tem algumas restrições para suas magias.
    As musiquinhas dramáticas é realmente o estilo do Autor mesmo, as obras dele são cheias delas e gostei do fato de Peter Jackson não ter excluído isso do filme.
    Ouvi dizer que terá mais duas partes e acredito que se for o caso a terceira parte será de uma história não contada no livro ''O Hobbit'', algo sobre o Rei Bruxo de Angmar, um daqueles de roupa preta no cavalo preto de ''O Senhor dos Anéis''.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li os livros, sabe, então nos olhos de uma pessoa que só viu os filmes achei o Gandalf um excelente personagem, mas não como um mago e sim como um sábio, entende? Não sei como será essa coisa toda de um livro em 3 filmes (se vai ter histórias não contadas), mas eu achei um certo exagero. Poderiam ter feito talvez dois, mas três foi um capricho. O primeiro foi ótimo, tomara que os próximos sejam ainda melhores ^^

      Excluir
  9. se sou sincero digo que vc "vacilou" em ñ ler o livro antes do filme.Por que é capaz q o livro ñ tenha a mesma graça. Em respeito ao filme eu como sou um fan fiel de Tolkien digo q me emocionei no começo do filme quando bilbo começa a escrever recitando as mesmas palavras do começo do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se eu amei o filme com certeza ire amar o livro também e não irá perder a graça. Ler é sempre melhor *---* Não gosto de ver o filme primeiro, também, mas não queria deixar passar a oportunidade. Poder ir ao cinema é algo raro para mim :/

      Excluir
  10. O melhor 3d que eu vi no cinema foi esse. Não sei se a questão dos 48fps ajudou, mas foi perfeito. Cenário, maquiagem, tudo. Posso te garantir que o filme é mais longo que o necessário em relação ao livro. Não sei se vc sabe, mas o livro será dividido em 3 filmes diferentes (de 3 horas cada), ou seja...
    Leia o livro, certeza que você vai gostar.


    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, os únicos 3D que eu vi foram esse e Os Vingadores e os dois foram excelentes, na minha opinião. Sim, eu sabia que o livro (que nem é tão grande assim) vai ser dividido em 3 filmes - totalmente desnecessário, golpe de marketing pra fazer mais dinheiro. Poderiam fazer os filmes com menor duração, pelo menos. O livro tá na minha listinha de leitura de 2013 ;)

      Excluir
  11. Oi Mari!
    Eu até hoje não li os livros do Senhor dos Anéis e nunca consegui assistir um dos filmes até o final, sério, parecia que uma força superior não queria que eu assistisse, porque sempre acontecia alguma coisa, hahaha.
    Quero dar um jeito de ler e assistir esse e os do Senhor dos Anéis, porque adoro esse tipo de história de fantasia ^^
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Julia, que pena! Eu também ainda não li os livros (nenhum do Tolkien), mas os filmes estão entre meus preferidos *-* Espero que consiga ver tudo um dia :D

      Beijos!

      Excluir