Retrospectiva 2012, Natal e a vida de blogueiro

dezembro 20, 2012

Começa 2012 com toda aquela agitação de fim de mundo e bla, bla, bla. Eu começo meu 3º período na faculdade, que acabou se tornando um pesadelo por motivos que é melhor não mencionar aqui alguns professores e matérias

Li poucos mas bons livros. Comecei um blog enquanto estava entediada, modificando templates, mas logo percebi que não queria expor minha vida na internet (nem mesmo anônima, como era antes). Deixei o blog pra lá. Encontrei o grande mundo dos blogs literários enquanto procurava informações sobre um livro. Voltei com a grande ideia de resenhar minhas leituras. 

Me desesperei quando me lembrei que eu não leio com tanta frequência para manter o blog atualizado. Me acalmei e decidi que ia me virar conforme as coisas fossem acontecendo. Dei gritinhos histéricos de alegria quando vi os primeiros comentários e os primeiros seguidores [ainda acontece com frequência]. Fiz a maior compra de livros da minha vida e fiquei sem dinheiro por 3 meses para poder pagar. Ganhei livros de aniversário. Passei para o 4º período, que foi mais puxado, mas decididamente melhor que o 3º. 

Fiz muitos amigos no twitter, rede social que eu desprezava até então. Mal acabei de pagar minha grande compra e já tinha comprado mais livros. Mais uma dívida, meu Deus! Desespero na faculdade, ressaca literária, desânimo com a vida e com o blog. 

Fui a muitas festas durante o ano. Viajei pouco, mas cada viagem valeu a pena. De novo comecei a pensar que o blog ficaria sem resenhas mais cedo ou mais tarde. Pedi ajuda a quem quisesse ser colunista. Comecei a me sentir obrigada a estar lendo sempre pra postar aqui pra vocês.  Logo percebi que todo o desânimo era cansaço. A férias chegaram. Relaxei novamente e deixei o barco andar. Parei para pensar na minha vida depois que fiz o blog e percebi que foi um ano muito feliz pra mim.



Resumi meu meu ano. Como vocês podem perceber tem muito sobre o blog ali. Isso porque as coisas mais interessantes (que não são pessoais) que aconteceram comigo foram acerca do blog. Claro, muitas coisas maravilhosas aconteceram na minha vida pessoal, mas não me sinto confortável falando sobre isso aqui.

Nunca achei que ter um blog seria como está sendo. Achava que os blogueiros eram "inimigos" por causa da concorrência e que logo eu seria massacrada. Mas é exatamente o contrário! Todos os blogueiros mais experientes com quem conversei me trataram com muito carinho e igualdade, mesmo quando eu tinha acabado de começar. Muitos me deram dicas, responderam minhas dúvidas e alguns se tornaram amigos muito queridos. Não é atoa que os leitores gostam tanto deles.

Desde Julho (quando comecei a levar o blog realmente a sério) tenho recebido muito carinho de vocês, leitores e blogueiros. E saber que tem alguém gostando do blog e não me achando tão esquisita é uma coisa sem preço. Se soubesse que seria tão bom teria começado isso tudo muito antes. Ter um blog mudou completamente minha vida online.

Queria agradecer a todos vocês o carinho que têm comigo e com o blog. Quero estar sempre em contato com vocês, quero que vocês puxem minha orelha se eu estiver me distanciando [porque eu sou uma pessoa extremamente distraída na internet e as vezes eu esqueço do twitter fazendo alguma outra coisa], quero que me digam quando alguma coisa está errada e quero ajudar cada um de vocês que estão começando um blog agora (não que eu seja experiente, mas quero ajudar no que eu puder, de verdade).


Um feliz Natal pra vocês e que todas as coisas boas quadrupliquem em 2013 para todo mundo. E claro, muitos livros para nós!


You Might Also Like

22 comments

  1. Oláaa! Que lindooo o seu texto.... ameeei *.*
    E eu sei exatamente como é olhar o GFC e ter mais um seguidor e melhor ainda mais uma pessoa comentando frequentemente.... É único ^^

    Feliiiz Nataaaal, tudo de bom, mtoooos livros e resenhas ;)

    Suuuper beijo!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu posso ter 32948374326 seguidores/comentários e ainda vou ficar histérica quando ver mais hahaha

      Obrigada, pra vc também!

      Beijokas!

      Excluir
  2. Mari sua linda *-*
    Sabe eu estou para fazer um poste parecido, sobre como o blog mudou minha vida, porque realmente muda. Tenho amigas de twitter que eu considero mais do que as que eu conheço.
    Fico super feliz que o blog tenha se tornando algo tão bom na sua vida. E sobre o que postar, um blog literário não é só de resenha não minha flor, pode postar musicas que gosta, competição entre capas de um mesmo livro em vários países.
    Biografias de autores... Enfim, arrumo um monte de tema de post para que você não suma daqui O/

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biaaa, sua linda! <3
      Concordo plenamente com você, tenho tantos amigos tão especiais por causa do twitter.
      Parei com essa paranoia sobre ter o que postar há pouco tempo, sabe, mas agora percebi que pra isso tudo continuar sendo tão bom eu tenho que parar de inconscientemente pensar nisso como uma obrigação. E é o que estou fazendo agora ^^

      Nhaaaa, não vou sumir não <3

      Beijos ;*

      Excluir
  3. Oi Mari!
    Lindo texto, parabéns!

    Eu me identifico com muita coisa que você citou. Aquela coisa de o blog ficar desatualizado e você não saber o que escrever, ou de vez quando você nem tem vontade de escrever algo e depois parece que bate aquela cobrança. Acho que isso acontece com muitos blogueiros que estão começando e mesmo que eu não esteja no início, também não sou uma veterana e às vezes ainda me sinto assim. Só que então a gente chega em uma fase onde o amor por blogar cresce consideravelmente e não conseguimos nos imaginar fazendo outra coisa.

    É uma pena que eu não venha tanto aqui e não falei muitas vezes com você, mas te acho uma pessoa muito meiga e te desejo todo o sucesso do mundo de coração :D
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma pessoa muito paranoica em deixar outras pessoas na mão, e deixar o blog desatualizado é o mesmo sentimento. Só que então a gente chega em uma fase onde o amor por blogar cresce consideravelmente e não conseguimos nos imaginar fazendo outra coisa. - falou tudo!

      Ai Ju, como eu disse, eu sou uma cabeça de vento na internet, acabo nem conversando com muitas pessoas que gostaria :/ Vamos mudar isso, hein?

      Awn, muito obrigada, também de desejo todo sucesso!
      Beijos! *-*

      Excluir
  4. As vezes quando paramos de colocar tanta pressão em algo,aí que as coisas fluem naturalmente.Adorei seu texto!Eu adoro o fato de mesmo o blog sendo literário,tem um tom intimista.Vocês já me ganharam como seguidora :p.Boas festas e muitos,inúmeros e incontávéis livros !!!!Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu que sou uma pessoa paranoica demais hahaha.
      Muito obrigada, fico muito feliz mesmo!

      Pra ti também, boas festas e infinitos livros *--*
      Beijos!

      Excluir
  5. Nossa, que legal a retrospectiva e o blog.
    Eu cheguei agora por aqui e voltei à vida blogueira faz pouquíssimo tempo. O blog traz vida nova pra vida da gente, porque se conhece muuuita gente. Se entregue, não se cobre, se precisar de tempo sem postar tire uns dias, mas não abandone porque você vai sentir falta e vai voltar, experiência própria.
    Gostei daqui e também já fiz dívida comprando livros.
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâmela!
      Realmente, ter um blog abre muitas portas, não é mesmo? Acho que não consigo largar isso aqui nunca mais hehe.
      Muito obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  6. Mari espero que o próximo ano seja ainda mais especial pra você... Eu também quero me dedicar mais ao bloguito, acho que todo mundo que tem um blog, fica com esta mesma sensação... E como a esperança se renova a cada dia, preciso criar o hábito da leitura em minha vida e seu blog tem um papel muito especial nisso, quando leio suas resenhas fico naquela vontade de ler o livro kk.

    Super bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, Jéssica, que 2013 também seja só maravilhas pra você *-*
      Agora só falta sair da vontade e começar a ler hahaha ;D

      Beijos!

      Excluir
  7. Adorei sua retrospectiva linda. Esse ano muita coisa mudou né?
    Eu entrei no primeiro ano do ensino médio em uma nova escola. Iniciei o blog em Maio e desde então não me arrependo de nada.
    Desejo tudo de bom nesse fim de ano e que 2013 seja cada vez melhor, muito sucesso com o blog e a faculdade, você merece!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita coisa mesmo! Quando eu passei pro EM também tive que mudar de escola, mas eu gostei muito da mudança ^^
      Muito obrigada, linda, pra você também, todo sucesso do mundo :D

      Beijos!

      Excluir
  8. Feliz natal e boas festas. Continue sendo sincera em seus posts que vai conseguir muito mais leitores.

    ResponderExcluir
  9. Que post mais lindo!!! Achei muito legal sua caminhada até aqui e queria te parabenizar, já que seu blog já é um dos meus favoritos!!! Parabéns por suas conquistas nesse ano, na net e em sua vida. Q suas festas sejam maravilhosas. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, Lu!
      Ótimas festas pra você também!
      Beijos! ;*

      Excluir
  10. Adorei seu post Mari! Conheci teu blog ontem e já tô amando! Meu blog também está nesse estilo mais literário, pois é o que eu mais gosto! Beijos, fique com Deus. ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi Má!!!
    Adorei seu post!!!! Sabe que eu também tenho a mesma preocupação de ter não ler o suficiente para alimentar as resenhas do blog ????? Acabei deixando umas resenhas reserva... rsrs
    Eu adoooro seu blog e comento sempre que possível!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mari!
      Eu também tento deixar algumas reservas, mas ainda sim sempre bate aquele medidnho de ficar sem nada pra postar. Mas é uma coisa que a gente vai driblando com o tempo.

      Muito obrigada!
      Beijos! ;*

      Excluir