Resenha + Vídeo: A Guerra dos Tronos - George R. R. Martin

dezembro 07, 2012

Da saga: As Crônicas de Gelo e Fogo
Autor: George R. R. Martin
Editora: LeYa
Ano: 2010
Páginas: 592
Gênero: Fantasia adulta / Medieval

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família. - Skoob

Ouço sinos tocando e anjos cantando hahaha. Até que enfim terminei esse livro! Eu demorei quase quatro meses para lê-lo. Vocês não têm noção do quanto essa demora foi... frustrante. Mas calma, eu não odiei o livro, pelo contrário, me apaixonei por ele!

Westeros é um reino que já foi dividido em Sete Reinos e agora está unificado. Onde antes eram os sete reinos agora são sete fortalezas comandadas por lordes. As famílias influentes, como os Stark, Lannister, Baratheon, têm as menos influentes como vassalos (lembra da aula de história?). A história gira em torno do poder pelo trono e o que as pessoas são capazes de fazer para consegui-lo. Não vou contar muito, pois o legal é ir descobrindo à medida que vamos lendo.

Logo pela sinopse já vemos que tem muita política, problemas familiares, intrigas, traição, esse tipo de coisa. A trama é louca, complexa, cheia de reviravoltas, subtramas e detalhes interessantes. É tão complicada que em certos pontos acontecem algumas coisas que eu achei que nunca ia entender, que o autor com certeza ia esquecer de explicar, ou então eu achava que deveria ter entendido e não entendi, mas tudo faz sentido à medida que avançamos. A narração é maravilhosa, bem descritiva, do tipo que você vê o cenário perfeitamente e é muito instigante. Porém, por ser um livro muito grande, algumas partes se arrastavam, mas nada que compromete a história. 

Cada capítulo o ponto de vista de um personagem diferente. Temos Eddard Stark e sua esposa Catelyn, seus filhos e filhas Bran, Arya, Sansa e seu bastardo Jon Snow, temos Tyrion Lannister, o anão e meu favorito. Temos também a princesa Daenerys, que é filha do antigo rei, antes de Robert invadir. Todos eles são maravilhosamente bem compostos. O que eu mais gostei é que ninguém é inteiramente bom ou ruim (com exceção de Eddard), todos eles erram em algum ponto, fazem besteiras, escolhem lados errados... Tudo com uma boa história por trás. Também fiquei surpresa ao ver que alguns pontos de vista eram de crianças e adolescentes e, apesar dos olhos infantis, a narração continua perfeita.

Ter muitos pontos de vista é muito bom por um lado, pois podemos ver a história de um modo mais abrangente e nos permite entender melhor cada lado, mas por outro me irritou profundamente e foi o que mais me fez demorar a ler. Isso porque muitas vezes o capítulo estava interessantíssimo e estava em uma super revelação, uma coisa muito empolgante e então... o capítulo acabava e o próximo era uma calmaria toda, do outro lado do mapa, sobre um personagem que nem sabe o que estava acontecendo anteriormente. E pra mim foi frustrante terminar tantos capítulos em completa euforia e entrar em outro que fala de uma coisa totalmente diferente. 

É uma fantasia para adultos, com conteúdo adulto (não tanto quanto na série homônima da HBO) e muita violência, então esteja ciente disso. Apesar de se passar em um mundo medieval, não é tão mágico quanto se pode pensar desse gênero, pelo menos são neste primeiro. A magia vista é pouco usada e quando aparece são coisas malignas. Há muitos lordes, cavaleiros, damas, mas é tudo tratado de uma forma tão realista que é quase como se aquilo tivesse acontecido mesmo.

E mesmo sendo épico, com batalhas e todo aquele drama, há também espaço para humor e sarcasmo, vindos principalmente de Tyrion, o anão, que é a ironia em pessoa. As cenas com ele são mais descontraídas e ele é de longe é meu preferido.

Minha recomendação é não ver a série sem ler o livro, por motivos óbvios, e em hipótese alguma sair procurando qualquer coisa a respeito da história ou personagens. Eu encontrei spoilers horrendos onde menos esperava e eles estragaram metade das surpresas que eu sei que teria.

A edição brasileira a meu ver está impecável. Não encontrei nenhum erro, gostei do tradutor, que soube manter a narrativa bem épica. Gostei das traduções dos nomes, porque nesse caso se tivessem mantido os originais em inglês, o sentido dos nomes se perderia, algo que está escrito prontamente em uma nota do tradutor.


Por ter renovado o estilo de fantasia medieval, narração perfeita, personagens bem construídos e a complexidade sem perder o foco.

Desculpem pelo tamanho, mas, enfim, não dá pra falar menos que isso desse livro hahaha.

You Might Also Like

23 comments

  1. Olá Mari,
    amei a sua resenha esse livro é realmente muito bom também gostei bastante da tradução, o Tyrion é o meu personagem favorito também :D

    beijos, me visita?
    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie ;D

    Eu li esse livro é adorei realmente e uma boa pedida para ficar sem dormir a noite e ficar pensando na estória hahahaha , confesso que não peguei o 2 livro ainda mais farei em 2013 lá para Fevereiro , meu personagem preferido e o Sam ( me julgue U.U kkkk ) , beijos !

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nah, o Sam é um amor *-*
      Eu não sei o que faço, não quero começar a ler outro livro denso agora, mas quero saber o que acontece hahaha. Devo começar a ler no ano que vem também ^^

      Beijos!

      Excluir
  3. Bom Mariana, falei pra você uma vez que não sou muito de entrar em blogs, e é verdade, tanto é que essa é a segunda vez que entro no seu haha mas depois de conversar com você e ter visto a sua angústia por ser difícil ler esse livro e mesmo assim conseguir gostar dele, me deu vontade de ver o que você escreveria sobre o livro, eu mesmo fui assim, comecei a ler a primeira vez, quando chegou em torno da página 100(era um capítulo da Daenerys, nunca me esqueço) eu larguei o livro no chão do meu quarto e lá ele ficou por lindos seis meses kk não me orgulho disso, mas um dia tomei vergonha na cara e falei "Paguei R$40,00 nessa droga de livro, então vou ler" aí por algum motivo que nem eu entendo, acabei gostando, só tive que forçar um pouco a memória pra lembrar o nome de todo mundo, mas isso é o de menos rs mas vamos à sua resenha/vídeo:
    Aquilo que você falou sobre estar lendo e ficar com aquela sensação irritante na cabeça "será que pulei alguma página?", ou "eu não devia ter entendido essa droguinha??" é normal, principalmente no primeiro livro ja que nos é explicado o contexto daquele mundo através de poucos diálogos dos personagens, o narrador nunca fala a história de nada ali, como se fosse óbvio pra qualquer leitor, vide o Prólogo do livro, eu pelo menos boiei legal ali kkk
    Outro tópico que você falou foi o fato dos capítulos darem foco a um personagem de cada vez, o que eu acho interessante, porque você fica sabendo o que aquele personagem pensa, e em capítulos que dois personagens principais se comunicam um com o outro, você acaba sabendo o que os dois estão pensando, como agem, mesmo que o capítulo dê foco a apenas um deles. Mas também é super irritante, porque em vários capítulos como você falou, a pessoa fica arrancando os cabelos, aí depois acaba o capítulo e começa outro falando de um personagem que não tem nada a ver com aquele pedaço da história, nessas partes me dava um desespero tão grande, que eu tinha que folhear o livro pra ver quando ia começar outro capítulo daquele personagem, resumindo, é um desespero só.
    A série de TV eu sinceramente só aguentei assistir 2 episódios, porque os atores que usaram pra interpretar os personagens, eram beem diferentes dos que eu tinha criado na minha cabeça, os da minha imaginação eram mais bem feitinhos, só o Tyrion que eu achei mais fiel ali se não levarmos em consideração todas as descrições no livro, porque no livro ele é feio coitado =/
    Meus personagens preferidos são, nessa ordem: Tyrion(1º Aeee), Jon(2º \o/), Arya(3ª ), Daenerys(4ª *--*),e o resto(pros outros eu não tenho bem uma escala porque sei la, me apaixonei pela Arya, Daenerys, Jon e Tyrion, aí os outros eu respeito, mas não chegam no top haha)
    Bom, é isso Mariana, muito boa sua resenha e seu vídeo.
    Não sei se vai ter resenha d'O Nome do Vento, mas se tiver lerei a resenha e assistirei o vídeo pra opinar denovo. Espero que tenha paciência para o meu humilde comentário.
    Se cuide. Abraço! =)

    ResponderExcluir
  4. MEU DEUS! Quando vi isso achei até que era um bug do blogger hahaha. Enfim, eu li tudo (sim) e é muito bom saber que eu não fui a única que se desesperou com a complexidade da história no começo hahaha.

    "(...)essas partes me dava um desespero tão grande, que eu tinha que folhear o livro pra ver quando ia começar outro capítulo daquele personagem, resumindo, é um desespero só." Tipo, eu fiz isso tantas vezes que perdi a conta HAHAHAHA.

    Seus personagens preferidos são os mesmos meus (:

    E sim, vai ter resenha de O Nome do Vento e vai ser bem em breve.

    Obrigada pelo big comentário hahaha. Vou querer mais desses :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei do seu plano de ler o segundo só ano que vem, mas fala a verdade, deu uma curiosidade depois de ver o final do primeiro né? hahaha
      Não tem como não folhear o livro pra ver quando o capítulo do personagem que você quer ver vai começar, é impossível hahaha
      Quando sair resenha de O Nome do Vento, pode esperar um comentário maior ainda porque ele é um dos pouquíssimos livros que tive coragem de ler umas 3 vezes, então vou comentar lindamente, enquanto isso aguardarei kk

      Excluir
    2. Dá sim, uma curiosidade enoooorme! Acho que não vou conseguir resistir até ano que vem hahaha.

      Pode mandar ver, adoro quando alguém comenta com esse entusiasmo hahaha

      Excluir
  5. Por ser muito "realista", como vc diz, o livro me parece se aproximar de escritos medievais, o que é muito maçante, na minha nem tão humilde assim opinião. Ou talvez eu tenha esse preconceito com a série por não ser um grande fã do tempo em que a estória se passa, e ter uma relação perturbada com o tema.

    O que me chamou a atenção foi o fato da trama ser narrada por vários personagens... Mas em primeira pessoa? Se sim, mais uma prova de que é quase impossível ser único no mundo. Mas enfim, talvez encontrei aí o único motivo para eu ler isso. O segredo pra esse tipo de narrativa é se organizar e ter certeza de que suas personalidades são bem contruídas. Além, é claro, de fazer com que seu leitor saiba quem está falando (no meu caso, mudo a forma de escrever pra cada protagonista). Quem sabe o livro me dê mais visão sobre isso? Isso é claro, se meu orgulho se rebaixar o suficiente pra que eu sequer toque nesse livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se você não gosta da época medieval bem provavel não irá gostar desse. Mas eu acho, na minha opinião, época em que ele se passa pouco tem a ver com a qualidade da história. Não, a história é narrada em 3ª pessoa, sob o ponto de vista de vários personagens.

      Eu acho que quem leu esse livro e gostou nunca mais verá outros livros da mesma forma que antes dele. Apesar de ser massante, achei ele perfeito.

      Já parou pra pensar que talvez seu preconceito seja com o fato de ele estar "na moda"? ;)

      Excluir
    2. Pode influenciar, mas acho que pouco. Acho que me expressei mal, o ponto central do meu comentário foi "não me interesso pelo tema -e mesmo que a história seja digna de um oscar de tão bem feita-, não lerei até que alguma condição me faça mudar de idéia". Valorizo o trabalho dos outros, tanto a ponto de não depredá-lo com visões pessoais. Desejo nada mais que sucesso ao Martin.

      Excluir
  6. Oi Má!
    Amei a sua resenha!!!!
    Faz o maior tempo que quero ler esse livro, mas cadê que começo... rsrs!
    Fico imaginando que se demorei quase 1 ano para ler Senhor dos Anéis, imagina quanto tempo vou demorar para ler A Guerra dos Tronos... huahaua
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente diz que Tolkien é mais massante que o Martin, mas ainda não li O Senhor dos Anéis então não posso dizer. Mas A Guerra dos Tronos é muito bom! :D

      Excluir
  7. Então, não posso comparar porque ainda não li o Martin. Mas o problema do Tolkien é a quantidade imeeeensa de nomes, árvores genealógicas, guerras, períodos de tempos enoormes divididos em eras... É muuuuito legal, mas tem horas que você não sabe mais de quem ele está falando .... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o Martin também é assim, mas eu não tive dificuldades [só no começo, depois acabei me acostumando hahaha]

      Excluir
  8. Olá corujinha estou muito querendo ler esse livro mas soube que tem temas adultos como sexo e eu queria saber qual idade vc acha boa para ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anony!
      Então, realmente tem umas coisas bem pesadas nele (não só sexo, mas violência muito explícita, linguajar, essas coisas), só que eu não sou muito boa com idades, isso depende da mente de cada um. Mas se eu fosse chutar, eu não recomendaria para menores de 14 anos, não só pelo conteúdo adulto, mas porque a narração e a linguagem usadas são bem massantes e difíceis, principalmente pra quem não tem o costume de ler (o que não sei se é seu caso, só estou chutando rsrs). É complicado definir isso ;)

      Excluir
  9. Boa tarde!
    Eu stava procurando onde comprar o livro na lingua inglesa (método aprenda inglês na marra =p) e acabei caindo aqui no blog. Gostei dos comentários.
    Bem, eu conheci a série por acaso, pela internet. Apesar de gostar do tema voltado à era medieval desconfiei da série por causa do nome que deu a entender que seria algo apenas baseado em intrigas. Assisti o primeiro capítulo e vi que era muito mais que isso e virei fan da série de TV e agora quero conhecer o livro.
    Realmente a história é voltada a um público mais adulto. Em se tratando da série de TV, eu diria que é mais indicado para maiores de 16 anos. A nudez tanto feminina quanto masculina é explícita e constante, assim como a violência. É tudo muito bem feito, até o inglês falado pelos personagens varia de acordo com a raça, região, se é um lord, um selvagem, além das linguas fictícias criadas. Ou seja, quem assiste tem a impressão que está naquele lugar, naquela época. Imagino qe o livro traga a mesma sensação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Will!
      Bom, o livro é bem mais complexo que a série e não tem tanto sexo e nudez. Mas a linguagem dele é um pouco complicada, em inglês deve ser bem difícil :P Enfim, ele é quase todo intrigas, tem muita coisa acontecendo "debaixo dos panos" a todo momento. O que eu gostei muito foi justamente que é tudo tão realístico que parece que existiu de verdade *-*

      Excluir
    2. Realmente, a história prende a atenção. Tudo muito real e muito tenso. Longe de um conto de fada. Sem salvadores de ultima hora ou algo parecido. Meio que não há o bom ou o mal. Há aquele que é justo e aquele que é cruel.
      Livros como estes tem que se estar bem atendo pra não perder o fio da meada.
      Há um livro, que até hoje foi o melhor que eu li e o que me trouxe mais sentimentos de alegria, triste a e revolta com o que acontecia na história que foi o livro TRINDADE (Trinity), do autor Leon Uris que acabei encontrando por acaso numa biblioteca. Esse livro narra a história fictícia de 3 famílias de origens diferentes mas ligadas entre si. Tudo se passa na Irlanda do final do século XIX (antes de 1900) até o início do século XX (mais ou menos até 1922 quando se deu a Independência da região Sul e Central da Irlanda). É um romance apoiado em fatos históricos reais, envolvendo casos amorosos, guerra, miséria além de mostrar a cultura do povo irlandês. Nunca vi filme ou livro que se compare. Ali mostra por exemplo de onde vem todo aquele ódio e terrorismo que até a pouco tempo devastava a Irlanda do Norte. Vale muito a pena ler. O começo é um pouco menos emocionante por que visa explicar algumas coisas antes de começar a ação. Tipo o que ocorre no primeiro filme do Senhor dos Anéis. Comecei a ler a continuação do livri (RENDENÇÃO) mas dei uma pausa por causa da faculdade, filha e trabalho, mas assim que possível vou encontrar tempo pra continuar.

      Excluir
    3. Realmente, a história prende a atenção. Tudo muito real e muito tenso. Longe de um conto de fada. Sem salvadores de ultima hora ou algo parecido. Meio que não há o bom ou o mal. Há aquele que é justo e aquele que é cruel.
      Livros como estes tem que se estar bem atendo pra não perder o fio da meada.
      Há um livro, que até hoje foi o melhor que eu li e o que me trouxe mais sentimentos de alegria, triste a e revolta com o que acontecia na história que foi o livro TRINDADE (Trinity), do autor Leon Uris que acabei encontrando por acaso numa biblioteca. Esse livro narra a história fictícia de 3 famílias de origens diferentes mas ligadas entre si. Tudo se passa na Irlanda do final do século XIX (antes de 1900) até o início do século XX (mais ou menos até 1922 quando se deu a Independência da região Sul e Central da Irlanda). É um romance apoiado em fatos históricos reais, envolvendo casos amorosos, guerra, miséria além de mostrar a cultura do povo irlandês. Nunca vi filme ou livro que se compare. Ali mostra por exemplo de onde vem todo aquele ódio e terrorismo que até a pouco tempo devastava a Irlanda do Norte. Vale muito a pena ler. O começo é um pouco menos emocionante por que visa explicar algumas coisas antes de começar a ação. Tipo o que ocorre no primeiro filme do Senhor dos Anéis. Comecei a ler a continuação do livri (RENDENÇÃO) mas dei uma pausa por causa da faculdade, filha e trabalho, mas assim que possível vou encontrar tempo pra continuar.

      Excluir
  10. Boa tarde!
    Estava procurando onde comprar este livro na língua inglesa (método estude inglês na marra =P) e acabei caindo nesse blog e gostei dos comentários.
    O livro ainda não li, mas conheci a série “Game of Thrones” na TV por acaso navegando na internet. Apesar de gostar da temática medieval, desconfiei um pouco pelo título que me deu uma idéia de que tudo giraria em torno de intrigas restritas a um castelo, etc., mas após assistir o primeiro capítulo vi que era muito mais que isso e virei um fan da série. Daquelas que tu não consegue deixar pra depois pra assistir o próximo capítulo.
    Realmente é uma história voltada para o público mais adulto como você comentou Mariana. Pelo menos na TV, eu diria até que com censura 16 anos, devido às cenas de nudez tanto masculina quanto feminina explicitas e constantes, além da violência. As cenas de sexo também são bem impactantes, mas breves.
    Como não li o livro ainda, posso falar mais da série de TV (HBO/internet). Surpreende a qualidade com a qual a série foi feita e o cuidado que tiverem com tudo, desde o cenário até o sotaque dos personagens que remete a um inglês mais antigo, britânico talvez. Sotaque esse que acaba mudando dependendo da região, raça, cultura do personagem; se é da cidade ou selvagem (esses falam inglês com dificuldade e tem sua própria língua). Ou seja, tu acabas se sentindo naquele lugar, naquela época. Muito bom!
    Acredito e espero ocorrer o mesmo com o livro. =)

    ResponderExcluir
  11. Terminei o quinto livro e agora não sei o que fazer da minha vida. Ótima resenha.

    ResponderExcluir